• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indicações: Livros de filosofia

Rauthar Hast

Usuário
Oi pessoal.
Queria que vocês me indicassem livros bons de filosofia.

Vale tudo Sócrates, Platão, desde os antigos até os novos.
 
Acho que não Pagz, é tipo um tópico comum, o único problema é que ele usou o Prefixo do clube de leitura. mas logo, logo um Mod aparece e resolve. =]

O tópico pode me render boas indicações também. \o/
 
se vc tá começando na filosofia, uma boa e ampla introdução é o mundo d sofia, do jostein gaarder. apresenta a evolução da filosofia d modo bem superficial, por isso indicado aos iniciantes. aliás, todos os livros do gaarder são assim, pq infanto-juvenis.

outro livro lançado ano passado, pela globo livros, é o livro da filosofia, d will buckingham, q já peguei em mãos e achei d 1 estilo interessante. ele apresenta uma ou duas pgs sobre 1 filósofo, mostrando em q ele contribuiu p o pensamento humano.

agora outros livros + profundos vão depender mto da linha filosófica q vc vier a se interessar e curtir. eu, particularmente, aprecio os estoicos, nietzsche e schopenhauer pq escrevem coisas q ou me provocam ou me parecem bons manuais p a vida. tb gosto dos escritos gregos, sufis d rumi ou orientais, hindus, budistas ou taoístas.
 
Última edição:
Eu sugeriria que você desse uma pesquisada nos principais nomes de filósofos, desde a Grécia Antiga até os tempos atuais e, selecionando algumas das obras deles que lhe interessar, fizesse um verdadeiro tour, indo de Platão a Karl Popper. Seria uma excelente experiência, tenha certeza.

Agora, em termos de livros específicos, fica difícil falar, pois como o JLM falou, vai muito da linha que lhe interessar. Particularmente, eu gosto muito de Aristóteles, Voltaire e Nietzsche. Do primeiro recomendo "Política"; do segundo "Cartas Filosóficas"; e do terceiro "Humano, Demasiado Humano".


[]'s!
 
Patrística.

Ninguém lê, ninguém conhece, por isso desdenham dessa coisa maravilhosa que é a filosofia cristã.

São Máximo disse:
A alma possui três faculdades: primeiro, a faculdade da nutrição e crescimento; segundo, a da imaginação e instinto; terceiro, da inteligência superior (logikos) e do espírito (nous). As plantas apresentam apenas a primeira dessas faculdades; os animais a primeira e a segunda; os homens possuem as três. As primeiras duas faculdades são perecíveis; a terceira é evidentemente imperecível e imortal
 
Malz pela TAG errada, pessoal, coloquei sem querer.
----------

Acho que vou dar uma olhada nesse "O livro da filosofia", parece um pouco que um livro que está comigo, "50 Grandes Mestres da Psicologia", que dá resumão de vários psicólogos importantes.

Patrística.

Ninguém lê, ninguém conhece, por isso desdenham dessa coisa maravilhosa que é a filosofia cristã.

Acho que eu já conheço esse verso de algum lugar, mas não sei nada de "Patrística"
 
Referência clássica da Patrística (e um de meus filósofos favoritos, embora eu não seja religioso): Santo Agostinho. O cara era um gênio.(*)

Sobre a Patrística: foi o período dos chamados "Pais da Igreja" e termina no século VII d.C. Dá uma lida aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Patristics


Edit.: (*) A idéia dele de ser a criação uma manifestação temporal da realidade eterna e imutável de deus é uma das idéias mais belas e profundas que já vi. Recomendo, também, um tratado lingüístico-teológico dele intitulado "Do Mestre".
 
Última edição:
Olha, eu sou uma ameba em filosofia, mas eu recomendaria que você procurasse (caso quiser ler direto na fonte) aqueles filósofos ou aqueles livros de filosofia, no caso dos mais modernos ou contemporâneos, que nasceram de palestras. Explico: um dos problemas de alguns filósofos é que eles querem pagar de artistas... Não julgo o pensamento deles a partir disso, mas acho que esse tipo de abordagem acaba deixando o texto excessivamente difícil. Vejo essa dificuldade nos textos do Guattari e do Deleuze (reitero que isso não diminui seu pensamento; apenas o inviabiliza em muitos casos).

O contrário já ocorre com filósofos como Foucault, cujos livros saíram em grande parte de palestras e, assim, são bem mais acessíveis, visto que somos sempre menos prolixos e mais coloquiais quando estamos falando. Não terminei ainda o "As Palavras e as Coisas", do Foucault, que é meu primeiro livro dele (e estou longe de terminar; sou meio preguiçoso), mas estou achando a linguagem até agora deliciosa, pra dizer o mínimo. Sem aquelas coisas psicodélicas e até mesmo herméticas, como ler um Fichte, por exemplo...
 
Os Padres realizaram a síntese da filosofia neo-platônica com o cristianismo além de darem contribuições originalíssimas. São os gestadores da filosofia medieval e os precursores dos modernos.

Quanto a esse treco da relação entre literatura e filosofia, isso é complicado mesmo. Eu leio Nietzsche há anos e ainda não creio que possa compreendê-lo de verdade, pela íntima relação, na filosofia dele, que há entre sua crítica da racionalidade e religião com sua visão e expressão extremamente poéticas. Por isso seus livros são maravilhosos também, tem um estilo belíssimo.
 
Bem eu não conheço nada de filosófia.
Mas prentendo mudar isso em 2013. E Que tal procurar obras de ficção de filosófos ?? Assim é mais fácil se acostumar e além de tudo é uma leitura que te faz refletir.
Tipo os contos de Voltaire e também Montesquieu ( li o História Verdadeira é muito bom). Esses livros são ficções mas tem algumas centelhas filosóficas embutidas em seu conteúdo.

Outro livro que comprei e que espero usar como guia foi o "História da Filosofia Ocidental" do Bertrand Russell. Infelizmente essa edição está esgotada a tempos e só em sebos é possivel encontrá-las. Mas eu paguei R$40,00 nos quatro volumes e estão novinhos, vou começar a ler ano que vem também.
Os volumes são divididos em Filosofia Moderna(Tomo 1 e Tomo 2), Filosofia Antiga e Filosofia Católica.

Comprei esses livros depois do Borges menciona-los várias vezes no seu livro de diálogos.
 
Pra quem não entende muito de filosofia (como eu!) apesar de gostar desse tipo de estudo, um livro que eu não esperava e que está me fazendo gostar mais ainda (e entender um pouco mais) de filosofia é "O Nome da Rosa" de Umberto Eco.

Alguns trechos, nos quais o monge beneditino Adso narra as conversas que teve com seu mestre, o franciscano William de Baskervile, são verdadeiras lições de filosofia.

Faz algum tempo que estou lendo esse livro e mal cheguei na metade, por conta das idas e vindas em alguns trechos que leio duas ou três vezes, e por antecipação já coloco O Nome da Rosa em minha lista de releituras. :yep:
 
outro livro lançado ano passado, pela globo livros, é o livro da filosofia, d will buckingham, q já peguei em mãos e achei d 1 estilo interessante. ele apresenta uma ou duas pgs sobre 1 filósofo, mostrando em q ele contribuiu p o pensamento humano.

Já comprei o livro no Submarino, aproveitei o frete grátis e ficou tudo por 31... Vamos ver como é :)
 
  • Curtir
Reactions: JLM
Acho que é possível pegar algum livro de Introdução, como o Convite à Filosofia (inclusive usado nas escolas) ou de História da Filosofia (a própria Marilene Chauí tem uma em dois volumes). E também dicionários de filosofia e obras de referência.

Você também pode procurar pelos volumes da coleção "Os pensadores", publicada desde algumas décadas atrás. Dá para encontrar em qualquer sebo, são baratos (que ninguém valoriza eles), mas (tenho quase certeza (no Brasil, nunca se sabe!) que) as traduções são confiáveis e contemplam muitos autores. As edições mais antigas são melhores. Aliás, isso das edições é importante. Lembra de não comprar os plágios de certas editoras que estão por aí só porque são mais baratos.

Em se tratando de um livro específico, recomendaria a República de Platão que fundamenta muita coisa que veio depois e não é difícil. (aliás, preciso reler ele que já faz 5 anos (?!) que li).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo