• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indicações do SdA:ADT ao Oscar 2003

Status
Fechado para novas mensagens.
Eu não sou nenhum entendido de cinema. Sou só um apaixonado por Tolkien e, por conseqüência, fiquei muito empolgado quando soube desses filmes. Mas tenho meu bom-senso e alguma coisa que eu andei lendo e ouvindo, então acho que posso falar alguma coisa.

Logo que eu vi as indicações, na Valinor mesmo, a "surpresa" foi o número de indicações. O Sociedade recebeu 13, ADT só 6. Não entrando no mérito da credibilidade e confiabilidade do Oscar enquanto premiação, esses números não escondem que se o PJ fez sim um filme mais poppy, mais pipoca, pra ganhar mais grana (como realmente está ganhando - isso ele conseguiu com méritos), ele também não teve a qualidade de crítica que o primeiro. Talvez tenha sido uma opção dele, talvez a tal "pressão da New Line", ou ele simplesmente errou na mão, não sei mesmo. A verdade é que eu achei esse filme bem pior que o primeiro, e as indicações concordaram comigo. Mas não vou entrar nessa discussão porque eu já desisti de ser imparcial.

Agora as indicações em si. É o seguinte, se a Trilha sonora merecia ser indicada - e merecia mesmo - edição não merecia não. Na verdade a edição foi um dos defeitos do filme, na minha modesta e leiga opinião.
A maquiagem foi exatamente a mesma do Sociedade, se bem que até com menos destaque nesse, talvez. Uma indicação seria legal, mas eu já duvidava mesmo que fosse ganhar. Não por falta de mérito, justament epelo contrário, já foi premiada antes.
Há quem possa falar com muito mais critério que eu (e inclusive já falou aqui mesmo), mas eu achei a direção nesse filme bem mais insegura que no outro, e o roteiro foi mesmo confuso pra quem não conhece o livro. Mas aqui tem a grande dificuldade que era adaptar o livro ADT especificamente. Três histórias separadas, cada uma com suas personagens principais, nas quais duas delas se encontram no final, do livro. No filme isso não foi possível, e eu até concordo com os motivos entendendo alguma coisinha deles.

Enfim, agora vai ser passional mesmo. Eu gostei do filme, mas foi bem mais decepção do que ter gostado. Alguém me chamou de frustrado uma vez aqui, eu quase respondi na hora, mas deixei quieto. Na verdade eu só não sou do tipo que me contenta com pouco. Eu esperava mais, e esperava mesmo.

Só o que foi 10 nesse filme foi o Gollum, e esse prêmio pro Andy Serkis não foi só "preconceito" ou "falta de reconhecimento". Não ser se todos viram a foto que a New Line mandou pra comissão do Oscar; ela comparava o Gollum com o AndySerkis gravando aquela cena. Tava cada um olhando pra um lado diferente... Por isso que é complicado, se a maioria dos movimentos corporais era do ator, a expressões a gente não tem como saber até onde eram.

Então, a indicação pra melhor filme, eu não fiquei muito satisfeito com ela. Acredito que haja filmes que mereçam mais. Só que aí vem o que eu tinha falado de validade do Oscar enquanto prêmio... existe aquela coisa de lobby, que a New Line deve ter caprichado.

Mas deixa estar, eu acho que o RdR vai ser legal.
 
peretti disse:
Knolex, entenda o seguinte, eu sou bitolado na obra literária de Tolkien, o que quis dizer é: Para avaliar o filme é necessário separar a paixão pela literatura e ter critérios "cinematográficos", o que acontece é que a pessoa começa a ser bitolada em tudo relativo a Tolkien, e tudo é ótimo, perfeito, como o livro, mas nã é bem assim ...
.

Se vc está escrevendo isso não leu um post meu páginas arás, logo após sua primeira repsosta.

Eu falei exatamente que sempre que avalio um filme, independente da sligaçõe semocionais com o background dele, analiso puramente no aspecto cinematográfico.
 
=-- { Éowyn } --= disse:
em? alguém poderia me responder? como é possível? eu acho q ou esses caras da academia numn assistiram o filme ou entaum eles dormiram no meio... mas o mais impossível ainda é naum se apaixonarpelo Aragorn... :grinlove: eu simplesmente num entendo. num entendo.
:twisted:

Vai ver esse bando de velhos gagás quase morreram de reumatismo ao assistir um filme de 3 horas.... palhaços, idiotas... apenas 2 filmes foram indicados para maquiagem... e o SdA naum estava no meio... Fotografia, que seria o prêmio quase certo naum teve nem indicação... :disgusti:

BOICOTE!! :x
BOICOTE!! :x
BOICOTE!! :x
 
Já disse, sou purista (e bitolado) quanto a obra literária, quanto ao filme é algo diferente, não confunda ...

Tudo bem, se você achou a Direção Ótima, é sua opinião e não quero muda-la, mas existem aspectos técnicos, erros que não são questão de preferência de uma ou outra pessoa, não é questão de opinião, são erros que de fato aconteceram, gostando ou não.

Bom, mas o Deriel está certo ... vamos parar de ofensas pessoais, me desculpe pelas feitas, mas é que a arrogância realmente me irrita, como minha opinião te irritou, paro por aqui respeitando sua opinião. Sou Professor Universitário e tenho diversos alunos que alguma vez ou outra discordam de mim, é um direito de todos.
 
Eu acho q merecia pelo menos uma indicação de melhor maquiagem, figurino e fotografia. E ainda podia levar uma indicação de melhor diretor, pq o PJ fez um excelente trabalho.
 
O negócio tá pegando FOGO neste tópico :mrgreen:
Ah! Quer saber? Que se dane a academia! Eu gostei de ADT e pronto!
Se os roteiristas e a direção não estragarem, "O Retorno do Rei", com todo seu conteúdo dramático, bate alguns campeões facilmente.
 
Sam disse:
Lorien_bsb disse:
Melhor filme com certeza AdT não ganha. Indicaram nessa categoria só pq a Sociedade foi indicada.
naum entendi :o?: :o?: :o?: :o?:

Se os três filmes foram rodados juntos, não tem sentido indicar um deles e não indicar outro. Eu acho isso...

nhé.. sua lógica tá errada.. não é por terem sido filmados juntos que possuem qualidades iguais.. esse é o primeiro ponto.. o outyro é que os adversários mudam..
 
Sir Ian McKellen ser indicado, nem pensar, né? O coitado já merecia um faz tempo!!!! e Gandalf Branco Rula!!!!!! Chapinha neles! hahahaha

e melhor que o Oscar é o Razzie Awards que sai um dia antes.... escolhem os piores do ano... a Madonna tá cheinha de indicação... mas nem se compara à Mariah Carey em Glitter!!!!! Acho (e espero) que LOTR não foi indicado pra nenhum...
 
Ano que vem ele ganha, pessoal.
Pelo Sociedade ele talvez merecesse, mas no ADT ele teve bem pouco tempo em tela. No RdR é bem possível, se não provável, que ele leve; também pelo que disseram, de compensar perdas passadas.
 
Knolex disse:
Duque DécioZico95 disse:
Knolex disse:
Cidade de Deus foi boicata sem razão...

Po Knolex...então me conta ai.To louco pra assistir "O crime do padre Amaro" que entrou no lugar de "Cidade de Deus" como representante latino.
Como é o filme? Então num é tão bom assim como tão falando ?

O livro é ruim.
O filme consegue ser pior.

Deixa de ser cascateiro Knolex...vai dizer que tu saiu de casa com a perna engessada pra assistir o filme aonde ? Só se vc. foi até Sampa.O filme nem estreou no Rio ainda ...
 
Ian Mackellen mal aparece em As Duas Torres, e mesmo assim, nem de perto sua atuação foi tão boa quanto no primeiro. No primeiro filme parece que ele realmente parou e falou: "Sou o Gandalf" E realmente acreditou nisso. A interpretação dele em Sociedade do Anel foi de longe, disparado, a melhor até agora (sem falar que o próprio Gandalf do Sociedade é mais legal). As Duas Torres é consideravemente pior que o Sociedade do Anel; esse sim, ficou realmente excelente. Mas aquilo que o Maglor já disse, As Duas Torres foi muito pop, muito pipoca. No Sociedade o cuidado com a obra foi bem maior, o filme ficou muito mais "Tolkien", por assim dizer.

Eu gostei do As Duas Torres, não como Sociedade do Anel; mas tá na cara que As Duas Torres não seria sucesso de crítica. E é impossível sair do cinema sem pensar: "Putz, poderia ter ficado MUITO melhor..."

---------
Eu relação ao Crime do Padre Amaro, não sei do filme, mas o livro é uma pentelhação. :roll:
 
Sabem que pode ser bom o que aconteceu hoje?

Tipo, deixarem As Duas Torres de fora de algumas categorias foi sinônimo de revolta pra muitos críticos... até daqueles "chatos", que reconheceram a qualidade do filme...

Assim no ano que vem podem falar: não dessa vez vai!!!!!!! :grinlove:
 
Eu gostei do As Duas Torres, não como Sociedade do Anel; mas tá na cara que As Duas Torres não seria sucesso de crítica.
Puxa, q azar, hein? As Duas Torres é sucesso de crítica. Segundo o Rotten Tomatoes, foi o filme com as melhores críticas de 2002. 97% de críticas positivas (179 de 184) no total. 100% de críticas positivas entre o "cream of the crop" (os críticos "tarimbados").

http://www.rottentomatoes.com/features/rtawards/index.php?type_intro=yes&type=b

Tudo bem vc não ter gostado tanto do filme. ;)
 
Para maquiagem apens Frida e A Máquina do Tempo eram possiveis indicados. o Oscar dá uma lista antes dos indicados e soh esses dois eram os de maquiagem. AdT com certeza, e merecidamente, ficou fora pq JÁ GANHOU O SEU!! Assim como ocorreu com Fotografia e com a Trilha (q por sinal está proibida pela Academia de concorrer ano q vem. As trilhas agoram devem ser 100% originais)
Mas Figurino foi dose tripla!!! COmo podem ter deixado o figurino de fora???????? Foi a única coisa q detestei. O resto, se vc parar e raciocinar, vai ver q é o certo.
E sobre o PJ... ele tem q concorrer ano q vem pra ganhar, né?? Pois ele naum vai poder concorrer a diretor 3 ANOS SEGUIDOS!!!

AdT deve ganhar Som, Edição de Som e Efeitos.
Mais q isso impossível

Entaum, ano q vem, devemos ter:
Filme, Diretor (agora de novo), Roteiro (de novo), Direção de Arte (naum ganhou ainda), Figurino (naum ganhou ainda), Canção (esse ano naum deu pelo mesmo motivo do diretor - a direção de arte entrou pq ainda há ateh uma chance de ganhar... Mas Gangues é tudo em direção de arte e figurino tb.), algum ator (vai precisar...) Efeitos Visuais (esse é eterno)

Total de umas 7 ou 9 indicações. Poderia levar Filme, Diretor, Roteiro, Direção de arte e figurino. Efeitos pela 3 vez ia ser dificil, pq esse ano acho q tah ganho (Star Wars teve efeitos demais, ficou confuso. Homem-Aranha nunca vai ganhar. E nos temos Gollum)

Bem, é isso. E vale lembrar, quando eu vi A Sociedade achei q o filme merecia GANHAR todos os prêmios tecnicos (principalmente Direção de Arte). Jah as Duas Torres achei q naum merecia ganhar tudo. E realmente naum foi indicado a tudo. MAS FIGURINO FORA???????? :x
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo