• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indestrutível? Nokia 3310 sobrevive a carregamento com 1 milhão de volts

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
a-1490062320133_300x420.jpg

O Nokia 3310, dos anos 2000, foi o responsável por fazer o "Snake", o popular "jogo da cobrinha", virar uma febre

Toda vez que derrubamos um smartphone no chão e, como resultado, "ganhamos" uma tela trincada ou uma carcaça riscada, o primeiro desejo que vem à mente é o de que eles fossem mais resistentes.

Um dos exemplos dessa resistência no mundo dos celulares é o Nokia 3310. Lançado em 2000, ele virou sinônimo de "duro na queda" e é frequentemente lembrado como contraponto à fragilidade dos smartphones atuais.

Mas será que o Nokia 3310 é, mesmo, indestrutível? Bem, um experimento realizado pelo canal de YouTube Kreosan decidiu fazer um teste extremo: carregar o aparelho com uma carga de 1 milhão de volts(!).

Para isso, foi criado um gerador específico, acoplado a um conector igual ao usado para carregamento do celular da Nokia.

A entrega de tensão também não era instantânea, podendo ser ampliada ou diminuída gradativamente.

1---isso-e-o-que-acontece-ao-carregar-um-nokia-3310-com-1-milhao-de-volts-1554749607015_v2_750x421.jpg

Imagem: Reprodução/Kereosan

Ao ser submetido à "tortura", o aparelho começa a soltar uma espécie de vapor azulado pelas aberturas de encaixe da carcaça. Em seguida, algumas de suas teclas são acionadas involuntariamente.
Conforme a voltagem aumenta, o aparelho começa até mesmo a emitir descargas.

2---isso-e-o-que-acontece-ao-carregar-um-nokia-3310-com-1-milhao-de-volts-1554749604257_v2_750x421.jpg

Imagem: Reprodução/Kereosan
Ainda que estivesse sendo alimentado com uma tensão muito alta, o telefone ainda foi capaz de receber chamadas. Ao final do teste, surpresa (ou não): ele funcionava normalmente, como se nada tivesse acontecido.
3---isso-e-o-que-acontece-ao-carregar-um-nokia-3310-com-1-milhao-de-volts-1554749601230_v2_750x421.jpg

Imagem: Reprodução/Kereosan
O teste, em seguida, foi feito com um smartphone moderno - no caso, um aparelho fabricado pela chinesa Umidigi. Poucos segundos após ser submetido à tensão elevada, o celular passou a apresentar problemas em sua tela sensível ao toque.
4---isso-e-o-que-acontece-ao-carregar-um-nokia-3310-com-1-milhao-de-volts-1554749597364_v2_750x421.jpg

Imagem: Reprodução/Kereosan

Ao final do teste ele ainda funcionava, porém os sensores da tela do aparelho já tinham ido dessa para uma melhor.

Além de extremamente resistente a pancadas, agora também sabemos que o Nokia 3310 também suporta tensões elétricas altíssimas. Resta, agora, saber se a versão moderna do aparelho faz jus ao modelo original.

https://noticias.uol.com.br/tecnolo...vive-a-carregamento-com-1-milhao-de-volts.htm

-----------------------------------------------------------------------------------------

Esse experimento é bem a cara dos Caçadores de Mitos da Discovery Channel :lol:

No meu trabalho, de vez em quando tenho que entrar em subestações de alta tensão. É ótimo saber que ele resistente a isso. Esse modelo realmente foi duro na queda.
 
Nossa, eu não imaginava que isso era possível! Eu sempre tive a opinião de que coisas eletrônicas são frágeis demais. Custam caro e quebram com muita facilidade, infelizmente. Mas esse celular aí é punk, hein? :rofl:
 
Realmente foi um modelo que perdi a conta de vezes que derrubei no chão e até levou algumas queimadas de ponta de ferro de soldar na minha bancada de trabalho. Até nisso ele foi bem resistente :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo