• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indenização por informação errada em site

Eu concordo com quem disse que o valor da indenização é muito alto.

Apesar de ter ficado 17 horas parado em uma cidade por culpa da empresa, ele também não se interessou em confirmar a informação na empresa antes de pegar o onibus. Caso isso tivesse sido feito, ninguém teria problemas.

Até da pra pensar que o cara fez isso de propósito. :think:

Como assim? Quer dizer que o site da empresa não pode ser considerado como "confirmação da informação junto a empresa"? Pô, pra que existe o site então? Se está no site, a empresa tem que ser responsabilizada pelo que está escrito.

Eu acho que o justo é pegar o valor da hora de serviço dele e multiplicar por 17.
 
O McDonald's anunciou em algum meio de comunicação o suposto sabor?
Ué. No site tem tudo lá, sanduiches, sorvetes, bebidas, etc.



Você dependia dele para a realização de possíveis negócios?
Nisso eu não consigo pensar em algo.
Mas o que ele pediu, de qlq forma, foram danos morais.
Não vi nenhuma citação de ele ter perdido alguma hora com cliente e coisa do tipo.



A situação lhe causou algum constrangimento? Qual?
Bom.
E o constrangimento dele?
Chegar lá e ficar lá por 17 horas.
Acredito que seria o mesmo de eu chegar no Mcdonalds e ficar 17 horas.
 
E o constrangimento dele?
Chegar lá e ficar lá por 17 horas.
Acredito que seria o mesmo de eu chegar no Mcdonalds e ficar 17 horas.
Não é não... A menos que existam várias outras opções de ônibus pra ele pegar. Você sempre pode pedir outro sabor ou ir a outro lugar (Bob's?). Se você está indo pra São Paulo, não pode simplesmente chegar no guichê e dizer: "Ah, não tem? Então me vê uma passagem pra Brasília."

Além do que esse exemplo do Mcdonalds é meio descabido.
 
Não é não... A menos que existam várias outras opções de ônibus pra ele pegar. Você sempre pode pedir outro sabor ou ir a outro lugar (Bob's?). Se você está indo pra São Paulo, não pode simplesmente chegar no guichê e dizer: "Ah, não tem? Então me vê uma passagem pra Brasília."
Se as outras opções de sorvete não agradam, não dá pra pedir outro tb.
Qto ao Bobs, se a cidade não tem aeroporto ou não há outro meio que ele queira ir, não é culpa da rodoviária.



Além do que esse exemplo do Mcdonalds é meio descabido.
Eu vejo a ideologia similar. Apenas numa proporção menor.
Não daria pra pedir a indenização que ele quer (ele quer mais de 3,5 mil). Com 2 ou 3 mil já taria bom.
 
Jedan, em tese tu tá certo, mas a realidade é bem diferente. A desorganização é inerente ao mundo. Esse mesmo advogado que processou a empresa de ônibus perdeu um prazo de um processo do cliente e deixou o cara na mão e deu uma desculpa esfarrapada.

Não, cara. A tendência é de isso diminuir cada vez mais e anomalias desse tipo, ainda que não desapareçam por completo, tendem a se tornarem cada vez mais raras. Uma prova disso é o desenvolvimento de técnicas como o 6Sigma, e outras ferramentas de qualidade, que agora tem sido muito aplicadas na venda de serviços.

Eu vejo a ideologia similar. Apenas numa proporção menor.
Não daria pra pedir a indenização que ele quer (ele quer mais de 3,5 mil). Com 2 ou 3 mil já taria bom.
Há consultores que chegam a cobrar R$ 5,000 p/ hora.
 
Última edição por um moderador:
Bem, nós não sabemos o que ele perdeu passando 17 hrs numa rodoviária,além da paciencia.Mas imaginem que por causa disso ele tivesse perdido algum prazo qualquer.Que por causa disso,não só ele,mas um cliente dele tivesse sido prejudicado(apesar de que não acho que tenha sido isso o acontecido,senão o proprio cliente entraria na justiça atrás de danos morais...)
Parece muito,e à primeira vista parece mesmo,mas ninguem sabe quais os transtornos que ele passou.

E concordo com o Isiuldur.A empresa tem que cumprir o que ela anunciou como sendo a realidade,mesmo que tenha sido em um site.
 
Bom, se isso acontecer no Rio de Janeiro, você não vai pra outra rodoviária não, a menos que existam duas e ninguém nunca tenha me dito (obviamente estou falando de lugares onde saem ônibus pra outros estados). E se eu tivesse dinheiro pra ir de avião (ou se eu pudesse pagar por isso facilmente) eu já teria ido para o aeroporto.

De qualquer forma, até onde me consta Teófilo Otoni não tem aeroporto. E muito provavelmente só tem uma rodoviária. :mrgreen:
tem um aeroporto - tvz seja no município vizinho, não lembro - mas realmente áté onde sei não tem vôos regulares.

eu acho até que cabe punição à empresa, mas acho que essa punição deveria ser independente do tempo que o cara passou na rodoviária. se por acaso houvesse um ônibus de hora em hora, ele não teria motivo para entrar na justiça. No entanto, o erro da empresa não teria sido menor. então acho meio complicado que o caso seja apenas de pagar indenização ao cara, a empresa deveria ser multada.
 
Última edição:
Como assim? Quer dizer que o site da empresa não pode ser considerado como "confirmação da informação junto a empresa"? Pô, pra que existe o site então? Se está no site, a empresa tem que ser responsabilizada pelo que está escrito.

Sim, claro. Mas o que custa ele chegar e perguntar "ei, o onibus tal passa por tal lugar, certo?" Ele provavelmente não teria nenhum problema e teria que arranjar uma outra maneira de ir para o destino que ele queria. Seja de outra forma (taxi, carona, whatever), ou com uma outra empresa.
 
Esse sujeito é um pilantra, isso sim.

Se eu estivesse esperando um ônibus chegar em um horário X, e após uma hora ele ainda não estivesse lá, eu já iria tratar de verificar qual o problema. Mas esperar 17 horas? Isso é muita idiotice, e o cara só pode ter feito de propósito para conseguir alguma indenização mesmo.
 
Galera, eu trabalho com Logística e sei da dificuldade de algumas regiões na diposbilidade de horários.
Vocês falam como se o Brasil inteiro fosse como o Sudeste ou regiões próximas a capitais, com várias empresas fazendo o mesmo trajeto e uma infinidade de horários disponíveis. Infelizmente não é assim. Há muitos e muitos locais onde há apenas uma empresa que realiza determinado trajeto sendo que muitas vezes dispõe de apenas uma horário por dia, ou as vezes nem isso.

Ninguém pode tomar um táxi para rodar digamos 100 Kms assim do nada. Quem vai arcar com os custos?
Carona? Ha ha ha

Há locais no Brasil de acesso realmente difícil, e para estes esperar 17 horas para a próxima chance de se deslocar não é apenas uma opção, e sim a única opção.
 
Esse sujeito é um pilantra, isso sim.

Se eu estivesse esperando um ônibus chegar em um horário X, e após uma hora ele ainda não estivesse lá, eu já iria tratar de verificar qual o problema. Mas esperar 17 horas? Isso é muita idiotice, e o cara só pode ter feito de propósito para conseguir alguma indenização mesmo.

Mas Fëanor, será que ele tinha uma outra opção ?

Cidades pequenas como essas costumam ter onibus em horários bem especificos e nem terem outros meios de transporte para sair de lá. Se foi esse o caso, ele ficou preso na rodoviaria por 17 horas e não escolheu por isso.
 
Mas Fëanor, será que ele tinha uma outra opção ?

Cidades pequenas como essas costumam ter onibus em horários bem especificos e nem terem outros meios de transporte para sair de lá. Se foi esse o caso, ele ficou preso na rodoviaria por 17 horas e não escolheu por isso.

Certo, talvez ele não tivesse outra opção mesmo. Na notícia também não explica se ele esperou essas 17 horas na rodoviária (que foi o que eu entendi inicialmente), mas se esperou, foi burrada dele. Voltasse para casa, e retornava mais tarde para a rodoviária.

Outra coisa: é necessário ver o que ele realmente perdeu com isso. Se essas 17 horas não fariam diferença alguma para os negócios dele, ou não era um caso de vida ou morte, acho que o processo é desnecesário.


Dias atrás meu avô paterno faleceu, e meu pai decidiu ir ao velório dele. Entrando em contato com a empresa de ônibus que fazia o trajeto, eles confirmaram que um ônibus saía daqui às 23:00. Porém o dito ônibus só chegou na rodoviária às 04:00. Detalhe que em momento algum eles informaram alguma previsão de atraso, etc. Cinco horas de atraso com mais alguns contratempos na estrada, e o resultado: meu pai viajou quase 1000Km e não conseguiu chegar a tempo para o velório do pai dele. Gastou dinheiro e perdeu tempo a toa, além de ficar puto por causa da situação. Isso sim é passível de indenização.
 
Texto inicial disse:
O advogado enfrentou 17 horas de espera em uma rodoviária, pelo fato de a empresa ter informado incorretamente em seu site um horário de saída de ônibus que não existia.


Além disso, é possível que ele não tivesse a opção de voltar pra casa. As vezes acontece de Consultor nosso ter que pegar uma conexão pra alguma cidade do interior depois de dar algum treinamento numa cidade...algumas centenas de quilômetros de suas casas...
 
Última edição por um moderador:
eu não tenho a menor dúvida de que ele poderia facilmente ter que ficar esperando horas na rodoviária, porque eu conheço Teófilo Otoni (é a cidade origem da minha familia e estive lá há menos de 2 anos). É um centro regional, não uma cidade tão pequena assim, mas a gente não sabe para onde ele estava indo - a matéria da a entender que um ônibus sairia de BH, passaria por Teófilo otoni e iria pra algum outro lugar, então provavelmente ele estava indo pra Bahia (ou mais pro nordeste). Provavelmente ele não tinha outra opção de transporte.

só que pra mim isso só torna mais surpreendente que ele tenha deixado pra comprar a passagem em cima da hora. não é como chegar ná ponte aérea RJ-SP, que tem vôo de 15 em 15 minutos, né?
 
Eu concordo com o advogado (algo raro) e acho que a multa foi condizente com o que ocorreu (o cara ficou 17 hrs esperando, qualé).

Você pode achar que é apenas frescura dele, mas um executivo que tenha que enfrentar 17 horas de espera numa rodoviária com certeza não pensará assim. Pois 17 horas dele custa bem caro. Imagine um consultor que cobre R$ 500,00 reais (um valor não tão absurdo assim) por hora e tenha perdido todo esse tempo.
Eu pessoalmente não entraria direto com uma ação. Primeiro entraria em contato com a empresa (de preferência com alguém do cargo de gerência pra cima) para reportar a situação e pedir algum uma posição, mesmo que seja a certeza de que medidas serão tomadas. Caso eu seja destratado, ai sim recorreria a meios legais.
Seria a minha atitute tb.
 
Há consultores que chegam a cobrar R$ 5,000 p/ hora.
Mas onde na noticia fala disso?
Se foi algo recente, bem capaz mais de ele estar de férias e viajando do q qlq coisa.
Pelo que eu entendi, o que ele pediu se resumiu apenas pq ele achou muito ruim ficar 17 horas esperando por uma falha de informação.
E aí isso poderia caber a ficar 17 horas esperando por falha de informação em qlq lugar por qlq outra razão.

E eu acho exagerado.

Se ele tivesse ficado lá obrigado, amarrado, ou pq recusaram devolver o dinheiro. Aí tudo bem.
Caso tivessem aceitado a compra de um bilhete pra um onibus inexistente, terem relocado ele para um onibus 17 horas depois e se recusado a devolver o dinheiro pra liberá-lo de ir de outra forma.



Galera, eu trabalho com Logística e sei da dificuldade de algumas regiões na diposbilidade de horários.
Vocês falam como se o Brasil inteiro fosse como o Sudeste ou regiões próximas a capitais, com várias empresas fazendo o mesmo trajeto e uma infinidade de horários disponíveis. Infelizmente não é assim. Há muitos e muitos locais onde há apenas uma empresa que realiza determinado trajeto sendo que muitas vezes dispõe de apenas uma horário por dia, ou as vezes nem isso.

Ninguém pode tomar um táxi para rodar digamos 100 Kms assim do nada. Quem vai arcar com os custos?
Carona? Ha ha ha

Há locais no Brasil de acesso realmente difícil, e para estes esperar 17 horas para a próxima chance de se deslocar não é apenas uma opção, e sim a única opção.
Mas aí não é culpa da empresa que não haja outros meios.
E ele só acabaria viajando no mesmo horário do final da história.

Aí só faltaria ele processar pq não tinha horário qdo ele queria.
 
Ele não esperou 17 horas em pé, óbvio.

o outro ônibus demoraria 17 horas para passar. lógico que ele se hospedou em um hotel, tirou um cochilo, comeu e depois voltou à rodoviária.

foi na rodoviária de TO que ele foi informado que o ônibus - qual a empresa expressamente, através de seu site, garantiu que estaria lá - que a linha havia sido cancelada.

Ele tem sim direito à indenização. Não é caso de atraso de ônibus, é de oferecer um serviço qual não se tem condição alguma de prestar.
seria como eu montar uma loja, distribuir flyers dizendo que estou vendendo X. quando o cliente chega e pergunta se tem X eu digo que não vendo isso tem ano. Aí ele fala 'mas esse flyer tem a data de ontem!'.

e o exemplo do McDonald´s é totalmente absurdo.

e a indenização foi baixa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo