• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indecisão sobre meu futuro e vontade de cursar letras

rocinante

Usuário
pessoal, eu preciso da ajuda de voces

Vou me formar com 23 anos em Direito, e tenho que confessar que estou com muitas duvidas (e medo de deixar de ser aluno e medo do futuro )

Alguns dias uma coisa não sai da minha cabeça cursar letras,continuar sendo aluno, trabalhar na minha area e ao mesmo tempo cursar letras

eu quero continuar no meu curso, gosto muito e acho que meu futuro sera nisso, mas nao quero parar de estudar. Gostaria de cursar letras não visando trabalhar na área


Quais as faculdades recomendadas no curso de letras em sp?

Estarei entrando "velho" no curso?


obs : amo ler, talvez seja minha maior paixao na vida.. sou pessimo em escrever e nisso me sinto extremamente frustrado, sera que consigo desenvolver isso ao longo do curso?
 
eu quero continuar no meu curso, gosto muito e acho que meu futuro sera nisso, mas nao quero parar de estudar. Gostaria de cursar letras não visando trabalhar na área

se for só por cursar, beleza. mas trocar direito por letras pensando num futuro profissional é dar tiro no pé. aí vc tem que considerar se ao terminar a graduação você terá tempo e disposição para cursar letras só por cursar.

Quais as faculdades recomendadas no curso de letras em sp?

se é só por cursar o melhor é qualquer uma que vc não tenha que pagar, né.

Estarei entrando "velho" no curso?

para qualquer curso que vc entrar vc terá que lidar com um pessoal mais novo do que vc. eu não vejo isso como algo ruim. eu gostaria de voltar a fazer letras com minha cabeça de hj em dia, aliás.

obs : amo ler, talvez seja minha maior paixao na vida.. sou pessimo em escrever e nisso me sinto extremamente frustrado, sera que consigo desenvolver isso ao longo do curso?

não. vc desenvolverá suas técnicas de leitura, isso sem sombra de dúvidas, pq para dar conta do que os professores pedem vc tem que virar um ninja. mas para escrever, o melhor é procurar uma oficina de escrita.
 
Muitas duvidas!! uma verdadeira angustia com o final da faculdade..

lembro de um professor que tive no colegio (por sinal professor de lingua portuguesa, nossa ele pegava muito no meu pe ,eu ia bem mal ,lembro que no final ele me escreveu um recado que eu guardo ate me elogiando,e ele nao era de fazer elogios falsos..acho que no fundo foi quem mais me influenciou positivamente,lembro dele com muito carinho )

Esse professor dizia que entrar na faculdade com 18 anos eh muito precipitado..na época discordei.. hoje eu concordo totalmente
 
sim, eu tb concordo. ficamos meio deslumbrados. eu sabia o que queria, mas não fazia ideia de como aplicar aquilo na vida real, por exemplo. enfim, se eu não me engano o tuca aqui do meia fez uma coisa parecida com o que vc está planejando: ele se formou em direito, mas ao invés de fazer graduação em letras ele foi direto tentar mestrado. e passou. talvez seja uma melhor aplicação de tempo.
 
Eu acredito que fazer por fazer não tem muito sentido sendo sua segunda faculdade. Além disso, fica uma pergunta: você passou na OAB? Por que se não passou, terá que se dedicar bastante pra passar.
 
Eu acredito que fazer por fazer não tem muito sentido sendo sua segunda faculdade. Além disso, fica uma pergunta: você passou na OAB? Por que se não passou, terá que se dedicar bastante pra passar.

Shiryu

estou prestando OAB agora. fui para a segunda fase e a prova eh daqui uns 15 dias




Sabe, eu iria fazer como uma segunda faculdade, acho que em primeiro lugar me dedicaria ao trabalho e em segundo a faculdade (enquanto atualmente tenho preferencia sempre pela faculdade do que pelo estagio)
mas nao iria encarar como um hobby ou como um passa-tempo..a faculdade de letras poderia trazer uma amadurecimento e crescimento pessoal e intelectual grande?

abracos a todos e obrigado pela ajuda
 
a faculdade de letras poderia trazer uma amadurecimento e crescimento pessoal e intelectual grande?

a parte intelectual, sim. os professores trazem informações sobre autores de quem você nunca ouviu falar, ou dão novas perspectivas sobre assuntos que você considera liquidado. mas a parte de crescimento pessoal não é nada do que uma faculdade normal já não faça (no caso, o mesmo processo pelo qual vc passou com direito).
 
Eu fiz o caminho inverso e sou mais velho. Me formo agora em Letras e vou entrar no Direito quando estiver completando 30 anos.
Tô nem aí para a idade dos colegas; é pior para eles serem jovens. Hehehe.

Minha sugestão é: forme-se, passe na OAB, arranje um belo emprego.
Depois disso, você saberá quanto tempo terá livre, e se vai ser pela manhã ou só à noite; e quanto vai estar ganhando.
Tempo e dinheiro pesarão na escolha da universidade.
E escolha algo perto de casa ou do trabalho porque ninguém merece perder duas horas só de trânsito para ir e voltar da faculdade.
A gente aguenta quando é a primeira faculdade; na segunda, haja saco!
 
Quais as faculdades recomendadas no curso de letras em sp?

Como eu ainda não estou cursando nada de ensino superior, acho que só consigo te ajudar respondendo essa pergunta.

Em SP, de boas faculdades, tem a USP, a UNICAMP e a UNESP, que eu saiba, que não exigem mensalidade. Se você mora na capital, é legal fazer a USP, não só pela qualidade do curso, mas também porque é bem sossegado de passar. Estou dizendo isso porque eu imagino que depois de um tempo sem ver conteúdo de ensino médio deve ser meio desesperador ter que estudar tudo de novo. Quanto a esse quesito, não sei como é na UNICAMP e nem na UNESP, mas são cursos bem reconhecidos, se você mora pelo interior acredito que vale a pena sim.

Só que o curso ser fácil de passar não quer dizer que ele vai ser fácil de acompanhar. Tenho professores que falam que Letras e Física são os cursos mais difíceis da USP para chegar à formatura. Não sei se é exagero, mas saiba de qualquer forma que são difíceis. Fora que quem trabalha e estuda tende a pegar menos matérias no semestre do que é recomendado pela universidade, o que pode atrasar bastante a graduação. Mas se você quer fazer sem compromisso com o mercado de trabalho, talvez isso não seja um problema muito grande.

Acho que os outros podem te ajudar ou já te ajudaram com o restante ;-)
 
Rocinante.Se eu estivesse no seu lugar ( só com 23 anos e uma vida inteira pela frente) garantiria a carteira da OAB (Se não der certo outra atividade ou curso, você já terá uma profissão garantida) e, pensava com mais calma a respeito do futuro. A questão da idade para estudar vai depender da sua cabeça e disposição futuramente. No meu modo de pensar, nunca é tarde para adquirir conhecimento, temos diversos exemplos de gente que estudou depois que criou os filhos etc. A decisão é com você. Boa Sorte!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo