• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Incoerência com Sauron?

Curunír

Usuário
Sauron, com sua experiência de milhares de anos de guerras, sendo um Maia que foi o braço direito de Morgoth, a princípio seria o maior estrategista em se tratando de guerras. Então, segue-se a pergunta:

- Como pôde ele perder a batalha de Pellenor? Claro, inúmeras surpresas foram apresentadas por seus inimigos, mas ele, com o exército e a experiência que tinha, não deveria ter pensado em tudo, e ter pelo menos deixado um exército reserva nas proximidades? Afinal, se não me engano, ele não considerou imprescindível ganhar essa batalha?

Outra pergunta, sabendo que o único modo de ter seu Anel destruído era que ele fosse jogado nas lavas da Orodruin, mesmo que considerasse essa probabilidade como nula:

-Por que não deixou uma simples proteção, nem que fosse um muro, uma grade, com portões, ao redor da Montanha? Mesmo assim, para o caso supostamente improvável de alguém entrar lá, por que não deixar um Nazgûl vigiando ali eternamente? Afinal, estamos tratando do único modo do sujeito ser realmente destruído, se não estou enganado.

Isso tudo está parecendo bem incoerente para um amigo meu que está lendo os livros, e eu realmente não consegui convencê-lo de como poderia Sauron ser negligente para consigo mesmo a tal ponto, incoerentemente com a suposta vivência, manha, ardil e inteligência que ele deveria ter.

Obrigado a quem se dignar a me ajudar nessa! :wink:
 
Quanto ao fato da montanha estar desprotegida é porque não passava pela mente de Sauron que alguém que estivesse em posse do Anel resolveria destruí-lo ao invés de usá-lo contra ele. Imagina se você perde uma pistola e o seu adversário a acha. Você vai pensar que ele vai usa-la contra você ou que ele vai tentar destruí-la?
 
Certo, eu sei disso, mas mesmo assim confirma quando digo que está incoerente. Afinal, ele sabia que seu único modo de ser completamente destruído seria a destruição do anel. Como, a partir desse pensamento, não concluiria que alguém, um dia, poderia querer jogar o anel lá? Por mais ínfimas que fossem as probabilidades, e por mais que ele próprio as diminuísse, elas existiam.
Uma simples cerca demandaria esforços e tempo mínimos do Inominável. Realmente, isso está me trazendo dor de cabeça. :?
 
Mas aí é que tá! Para ele, NÃO HAVIA probabilidade alguma. Se ele estivesse no lugar dos seus inimigos, não pensaria nunca em destruir o anel. Então, na cabeça dele, eles também não o fariam. Era impossível. Ele nem cogitava a possibilidade de alguém pensar em destruir o Um Anel. Muito menos de conseguir entrar em Mordor e chegar à Montanha da Perdição. Já que era impossível passar pelo Portão Negro e ele considerava Cirith Ungol bastante protegida por Laracna, visto que ninguém nunca tinha escapado dela. E depois disso ainda tinha seus exércitos dentro de Mordor. :wink:
 
Sobre a batalha nos campos de Pellenor, Sauron não foi incorente, pois além dos imprevistos, a sua estratégia era enfraquecer, e não imaginava que o Um Anel seria destruido num intervalo tão pequeno de tempo.

E sobre a Orodruin, a sua destruição já fora descartada.
Sobre Sauron construir um muro ou coisa parecida, também não havia nescessidade, pois não se esqueça, que para chegar a Orodruin, se tem que passar pelo vale de Gorgoroth, se não quiser passar pelos Portões Negros, e para Sauron e para praticamente qualquer pessoa sã, seria impossivel chegar a Orodruin sem ser morto. Olhe do ponta de vista de Sauron:
Como se foi provado na história, se o Um Anel caisse nas mãos gananciosas dos homens, provavelmente o corromperia, e nunca passaria pela cabeça destruir o um anel, e sim usar contra o seu mestre. Eu não acho de forma alguma que Sauron foi inconsequente, pois mesmo os sabios do conselho branco, nunca imaginaram da possibilidade do Um Anel estiver nas mãos de criaturas esquecidas,além de Gandalf que previra que algo parecido. :mrgreen:
Você pode ter certeza que se estivesse no lugar de Sauron, não iria pensar nessa infima possibilidade
 
O fato é que Frodo e Sam tiveram uma sorte absurda de conseguir chegar na montanha sem serem capturados/mortos/devorados por aranhas assassinas/perdidos.......
 
sauron perdeu pq tolkien quis oras, pq sauron fez um anel q continua qse 70% do seu poder? se ele não o fizesse não teria as guerras do anel :P
ficar questionando isso não leva a nada, no livro acontece assim e se ele foi burro apesar de tudo pra mim é q tolkien quis mostrar q o mal nunca é perfeito por mais q tente..sei la
 
eu acho que , por mais que ele seja arrogante, prepotente, nao poderia ter menosprezado tanto os pequenos, pois ele sabia que o anel estava com eles. só que ele pensou que os pequenos iriam ser q nem os homens... ai q ele errou feio..
tá certo, foi mta sorte frodo ter chegado ate o fim.. mas, na minha opiniao, sim, ele foi negligente sim. um pouquinho, mas foi. se aquela era a UNICA forma de ele ser derrotado completamente, pq nao deixar, na menor das hipóteses, alguns orcs , que morrem aos milhares, nascem aos milhares, alguns vigiando a montanha, essa tal de orodruin q eu nem sabia q tinha esse nome.
é q ele era mto poderoso e inteligente... por isso q eu fico pensando assim.
se ele fosse até mesmo um saruman da vida, ai sim... mas nao, ele era Sauron.
 
E como o Mestre Manwë falou ai em cima. Spoiler( não tão spoiler): Ninguém destruiu o Anel. Foi um acidente.

No grande momento Frodo desiste e faz exatamente o que Sauron sempre pensou que aconteceria, reivindica a posse do Anel, ou seja, no final ele estava certo.
 
É... era absolutamente impossível cogitar que alguém, quem quer q fosse, chegasse até a Montanha da Perdição... aliás, nem a Comitiva acreditava realmente nessa possibilidade...
Mas, pensando bem, Sauron poderia ter colocado uma cerca eletrificada em volta da montanha :lol:

Namarië
 
O negócio é que Sauron nunca preveu que alguém realmente fosse destruir o Anel. Tolkien diz, na Carta 131, que essa possibilidade não tinha lugar na mente de Sauron, e que mesmo o próprio Sauron jamais conseguiria desfazer o Anel. Em hipótese alguma o Anel seria destruído; era isso que Sauron pensava. E por isso que ele queria tanto o Anel de volta: por ter se apaixonado pela própria obra. E não, Sauron não precisava do Anel, mas ele o queria. Simplesmente isso.

E o Anel foi destruído por um acaso, além de tudo.

Quanto a Pellenor; gente, um cerco não é uma coisa fácil de se vencer, e Gondor + Dol Amroth + Rohan + o Exército dos Mortos liderados por Aragorn e Gandalf não é pouca coisa. Além do mais, as forças de Sauron também estavam atacando a Montanha Solitária e Esgaroth e Lothlórien. Não é pouca coisa. E pensar que no fim, Sauron quase venceu; foi por muito pouco mesmo.
 
Tem outra coisa que deve ser levada em consideração. A Montanha da Perdição ficava dentro de Mordor, nos domínios de Sauron. Ele considerava essa uma proteção suficiente, ou mínima como disse o Curunir. Ele considerava que os homens não alcançariam a Montanha da Perdição com exercito algum.
 
jah nao era o bastante deixar a entrada totalmente protegida???
Se vc tem uma fortaleza com todo tipo de entrada fortemente vigiada sendo possivel uma invasao apenas por uma força militar enorme, algo que nao existe nem se todos os povos se reunirem, vc tem total certeza de que eh impossivel alguem entrar sozinho. Mesmo passando pela laracna ainda tinham os orcs vigiando a passagem.

Se um exercito tentasse atravessar os portoes era soh dizima-los com os exercitos q estavam dentro de Mordor... nao era necessario proteger o Orodruin. Deixar um nazgul lah seria desperdicio. Colocar um orc q seja jah seria desperdicio, os proprios orcs ficariam revoltados com tamanho tedio vigiar um lugar onde ninguem consegue chegar.

Colocar um muro ao redor de Orodruin tb seria tolice jah q como foi dito a montanha criava e destruia seus caminhos a todo o tempo. Foi sorte dos hobbits acharem um caminho na montanha pq a maior parte do tempo era impossivel subi-la.

O cerco a Gondor foi derrotado na sorte. Se Aragorn nao tivesse atacado com os exercitos dos mortos entao Gondor seria dizimada pelos portos. Se qq coisa tivesse dado errado Gondor teria caido ao chao. Imaginem se Rohan nao tivesse destruido os orcs de saruman
 
Ainda se pode falar que Sauron tinha um certo medo que Aragorn reivindicasse o poder do anel e conseguisse assim vencê-lo.
Lembrem-se que o Tolkien falou em uma das cartas que se Gandalf reivindicasse o anel e enfrentasse sauron, poderia vencê-lo, mas o poder do anel o tornaria um senhor ainda mais maligno que Sauron.
Isso sem contar o fato de que o nale não poderia ser destruído pela força de vontade de praticamente ninguém na terra-média e só foi destruído por um acidente.
 
Lorelin disse:
E como o Mestre Manwë falou ai em cima. Spoiler( não tão spoiler): Ninguém destruiu o Anel. Foi um acidente.

No grande momento Frodo desiste e faz exatamente o que Sauron sempre pensou que aconteceria, reivindica a posse do Anel, ou seja, no final ele estava certo.

É verdade. Acho que, apesar de nenhum argumento ser infalível, isso meio que encerra a questão.

Sauron foi meio.. "negligente" porque sabia que, mesmo se algo conseguisse chegar até o fim para tentar destruir o anel, seria corrompido pelo poder do mesmo e ele logo tomaria conhecimento.

Afinal, tanto Isildur quanto Frodo sucumbiram* ao poder do anel na "hora H". E Sauron sabia disso? Provavelmente sim.

* - Vocês sabiam que na versão ext. de ADT, o verbo "sucumbir" é usado 7 vezes? Sim, eu contei.
 
Seu erro foi se achar o maximo. Ele se achava o ser maligno mais poderoso de Ëa, agora que Morgoth estava preso no Vazio... Jamais passaria pela sua cabeça que dois "anoezinhos impertinentes" se dariam ao trabalho de desafia-lo em seus proprios dominios! E no fim, o Ego derrotou o Necromante. :lol: :lol: :lol:
 
Eu acho q ele não tinha lugar na mente dele pra pensar nisso. Tantas outras coisas acontecendo; tantas batalhas ele precisava lutar; que ele simplesmente não pensou nisso. Eu acho que se ele tivesse parado pra pensar nisso; ele teria considerado essa hipótese, por mais ínfima que ela seja.
E além do mais, aconteceu exatamente o q ele previu. O Anel não foi destruído por ninguém, mas por um acaso. Pois nem Frodo, nem Gollum iriam destruir o Anel por vontade própria. E Sam certamente tb não.
 
sam nao possuiu o anel por tanto tempo, pra ele seria muito mais facil destruir o anel do que seria pro frodo. Pro sam seria dificil tomar o anel do frodo, mas destrui-lo nao... ele nao tinha se apegado ao anel o suficiente, tanto q nao foi dificil pra ele devolver o anel pro frodo.

sauron pensava muito no anel, o anel tomava quase todos os pensamentos de sauron. O q ele nao conseguia pensar eh q alguem conseguiria vencer a tentaçao do anel, jah q ele tb nao conseguiria

Nao faz sentido alguem ter em maos algo que pode nao apenas destruir o maior inimigo da terra media como tambem tornar o seu portador suficientemente poderoso para tornar a terra media um lugar melhor. Claro que na pratica nao funcionaria assim...
 
Sauron imaginar que dois hobbits vão chegar até lá para destruir o anel, aí um deles ser muito bonzinho e não se corromper etc..

Poxa, mas aí já é querer demais..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo