1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Incidente em antares" (Erico Verissimo)

Tópico em 'Literatura Brasileira' iniciado por Marco, 25 Nov 2007.

  1. Marco

    Marco may the force be with... wait

    Um dos livros mais legais que eu fui obrigado a ler e acabei me apaixonando. Incidente em Antares é uma crítica social e política escrita no melhor realismo fantástico. Com um Érico Veríssimo inspirado, provando ainda que Luiz fernando tem de onde puxar a veia cômica.

    A obra é dividida em duas partes na primeira temos a descrição da histórica da cidade de Antares, sua origem e intrigas que giram em torna da disputa entre as duas famílias mais influentes na cidade, Campolargos e vacarianos.

    Na segunda parte temos o incidente em si. Explode a greve geral, a qual até os coveiros de Antares acabam aderindo. Entretanto numa fatídica sexta feira 13(data bem apropriada nesse caso) da greve morrem sete pessoas de diferentes classe sociais, mas que na morte são unidas pela mesma indignação, a falta de um enterro para poderem seguir em seu repouso final. É nesse momento que a obra de Erico Verísssimo se divide entre o encontro dos mortos com os vivos.

    Encontros emocionantes como o da prostitura Erotildes com sua colega de profissão, os casos chocantes e dramáticos do professor Menandro e Joazinho Paz, e obviamente a força e revelações da história de Dona Quitéria, matriarca do clã dos Campolargo.

    Incidente em Antares faz uma descrição histórica do Rio Grande do Sul, a política no país no período de sua publicação, misturando tudo isso à fantástica situação apresentada com os mortos em Antares.
     
  2. Anica

    Anica Usuário

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Eu "tive" que ler para o vestibular, anos atrás. Na época não dei tanta atenção, mas depois quando reli gostei muito, mesmo. As personagens do Érico são realmente especiais (incluindo as outras obras aí), ele as apresenta de um jeito que parece até que você, ao ler, está lembrando de alguém que já conhece.

    Vale muito a pena ler, é realmente um caso para usar de exemplo quando surgem em conversas aquelas histórias de que "literatura brasileira é chata"
     
  3. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    O primor, a grande sacada do Érico em alguns de seus livros é transformar o relato político e histórico (fundamentais para a nossa concepção atual de mundo como pessoinhas, etc) em uma trama que realmente te prende e diverte.

    Pra mim o princípio básico que me leva a ler livros é me divertir e ao mesmo tempo pensar (caso contrário fica meio Paulo Coelho, se bem que eu nunca me diverti lendo Paulo coelho... :think: ).

    Érico consegue com duas obras (Incidente e Tempo & o Vento) ser um dos meus autores favoritos. Sim, eu babo-ovo em demasia pra ele. :grinlove:
     
  4. Hamfast

    Hamfast Melodia e distorção

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Eu tambem fui obrigado a ler para o vestibular e gostei bastante.Adorei como ele usa da ironia para fazer críticas sociais.E ainda consegue tratar de assuntos sérios sem tornar a história cansativa.
     
  5. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Ah eu estou lendo Incidentes...
    tô gostando muito =D
    realmente como disseram aqui, o Erico coloca os fatos histórios do RS bem posicionados com a trauma dos personagens, algo que fica bem interessante e gostoso de se ler :eba:

    No começo, já fiquei incrédula com a tamanha crueldade que o Xisto fez contra um Vacariano, onde ele fritou-o literalmente em uma chaleira de azeite em ebulição =S
    Depois os Vacarianos se vingam, e bem...
    a vingança também foi forte xD

    aiaiaiaia só quero ver onde tudo isso vai parar....:traça:
     
  6. imported_Cleo

    imported_Cleo Usuário

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    E viva o Verissimo! Lembro que euando falei para os amigos que a história se desenrolava por conta dos defuntos não teve um que não manifestou vontade de ler. :lol:

    Não sei se foi porque li o Incidente logo após o Tempo e o Vento, mas achei a primeira parte repetitiva. Ele poderia ter abordado os fatos do país de forma diferente, porque Antares ficou muito semelhante com Santa Fé.

    E, como já falaram, mais uma vez o Erico nos dá de presente várias personagens geniais. Não acredito como todos, defuntos, gente pobre e gente de poder de Antares, podem ser tão incríveis! Por mim essa é a maior qualidade dele.

    Ah. Só não posso esquecer de coisa que mais me marcou no livro. O último capítulo, claro. A "palavra feia" escrita no muro. Veio até uma vontade de ouvir Apesar de Você agora.
     
  7. Jorge Leberg

    Jorge Leberg Palavras valem por mil imagens

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Uma resenha crítica que eu postei em outro fórum acerca de Incidente em Antares, de minha autoria:

     
  8. Anica

    Anica Usuário

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Ótima resenha, Jorge! Você não gostaria de publicá-la no nosso blog-site-whatever? =D
    Esse aqui, ó: http://www.meiapalavra.com.br/wordpress/
     
  9. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Puxa bem legal mesmo o artigo :traça::traça::traça:

    É verdade, já li as partes que ele fala de Getúlio e Juscelino, e não "heroiciza" nenhum, trata eles como humanos simplesmente, bem interessante.
    Na parte de Juscelino eu lembrava muito da minissérie que a Globo fez sobre ele, e bah como a Globo elogiou o Juscelino e tal...
    E com isso eu esperava que o Erico fizesse o mesmo xD
    Não o fez, depois eu tive a consciência de separar as coisas hehehe...

    Estou super ansiosa[/quote] para que chegue a parte dos mortos :eba:
    leio, leio e não chego hehehe
     
  10. Jorge Leberg

    Jorge Leberg Palavras valem por mil imagens

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Só para informar: esta minha resenha crítica sobre Incidente em Antares foi publicada em 08 de abril de 2008.
     
  11. Artanis Léralondë

    Artanis Léralondë Ano de vestibular dA

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Terminei de ler hoje, o livro é muito gostoso, vou recomendar pra minha mãe ler também.
    O cara faz váááárias críticas a sociedade e usando os defuntos, foi muito criativo!!!

    Quando eles morrem, depois não adianta mais o status, a riqueza, a moral..os vivos tratam-os todos da mesma forma, querem se livrar deles!
    E o mais curioso que quem tem amigo de verdade depois é o bêbado e a prostituta, pois quando eles aparecem mortos feito um zumbi e fedendo pra caramba, os seus amigos em vida não tem medo deles e nem receiam o seu fedor.Ao contrário de outros, como a ricaça que chega e vê seus genros e filhas disputando a riqueza da falecida os quais morreram de medo dela.
    E a disputa ente Vacarianos x Campolargos deu em nada, os dois chefes sempre queriam mais poder,dinheiro,glória,etc..Conseguiram até, mas e daí? Não eram felizes e morreram como todo mundo.E poucos sentiram suas faltas, aliás pouquíssimos.
    O que foi engraçado, é o Getúlio Vargas obrigando os dois chefes de família fazerem as pazes e acabar com as richas, para aumentar o poder e ajudar o Getúlio em sua campanha.Pareceu, duas crianças mimadas e o Getúlio sendo a professora, obrigando os moleques a trabalhar juntos.
    Bem, no final, foi o mais real,as acusações dos defuntos aos ladrões não vingou. Os corruptos armaram o pão e circo, oferecendo um jantar a todos da cidade, fazendo todo mundo esquecer.A operação borracha foi um sucesso! Tudo virou em pizza e teve alguns que se deram bem para variar, como o delegado que conseguiu subir de posto e passou a ganhar bem mais.
     
  12. Nekoju

    Nekoju Usuário

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Eu li não tem muito tempo. Li nas últimas férias.
    Sério, adorei o livro. Eu adoro livros que são ambientados em um certo contexto histórico e gosto ainda mais quando a ficção dialoga com a realidade, como acontece em grandes partes do livro.
    A parte sobre o Incidente em si também é maestral. A idéia dos mortos criticarem os vivos, denunciando a hipocrisia que domina a sociedade. Além disso, eu percebi uma certa crítica ao comportamento humano, que só é vencido com a morte.
    Enfim, um ótimo livro.
     
  13. imported_Luh

    imported_Luh Usuário

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Como a maioria, li esse livro por causa do vestibular.
    Desde o início, gostei da obra porque, como o Nekoju falou, Erico Verissimo combina fatos reais com a ficção. Pra quem gosta de história, é muito bom encontrar Getúlio Vargas, João Goulart, Júlio de Castilhos e fatos como a Revolução Federalista e a de 1930.

    Adorei a leitura, mas achei o final um tanto quanto corrido. A situação se resolveu de uma hora para a outra sendo que tudo indicava que seria um pouco mais complicado.
     
  14. Liv

    Liv Visitante

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Esse eu AINDA não li. :dente:, agora que passou essa loucura de vestibular, posso voltar a ler tranquilamente! ^^
     
  15. Liv

    Liv Visitante

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Ah, eu tenho que ler pro vestibular! :grinlove:

    Vou amar fazer isso asssim que conseguir encontrá-lo em Florianópolis. Você acreditam que só tem UM exemplar na biblioteca municipal? =X
     
  16. Oropher

    Oropher Hmm... oi?

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Fui na BU procurar esse livro e também não tinha nenhum disponível.
    Em compensação, tinha uns 15 exemplares do Um lugar ao sol. :rolleyes: Mas não me interessei (e aí fui atrás da Clarice xD).

    Engraçado é que sempre que eu comento que quero ler esse livro as pessoas falam que é muito chato, mesmo aquelas que dizem que gostam do Verissimo. :think:
     
  17. Liv

    Liv Visitante

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Na verdade, tem UM exemplar disponível ¬¬'
     
  18. Liv

    Liv Visitante

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Ah, eu já li! :hihihi:

    Achei incrivelmente foda, claro! Só que a coisa deu uma corrida na segunda parte, sei lá... sobre os mortos, também acho que o Veríssimo resolveu tudo em quatro linhas, mas não tem problema, pq a mensagem foi transmitida de uma forma brilhante!

    Aliás, eu adorei a última frase do livro. :grinlove:
     
  19. Knight of Cups

    Knight of Cups Usuário

    RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

    Bah, esse livro me ajudou a entender a mentalidade brasileira na época do golpe de 64...
    E a cidade de Antares que o Erico criou, ficou tão convincente, que eu fui procurar no mapa e fiquei indignado quando não achei... até me tocar que a cidade era fictícia... =}
     
  20. Liv

    Liv Visitante

    Hahahahahaha! Sério, Tivornas? Que barato! :hihihi:

    Ray, eu comprei o livro! Querendo emprestado, tamosaê! _o/
     

Compartilhar