• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Incidente em antares" (Erico Verissimo)

Marco

may the force be with... wait
Um dos livros mais legais que eu fui obrigado a ler e acabei me apaixonando. Incidente em Antares é uma crítica social e política escrita no melhor realismo fantástico. Com um Érico Veríssimo inspirado, provando ainda que Luiz fernando tem de onde puxar a veia cômica.

A obra é dividida em duas partes na primeira temos a descrição da histórica da cidade de Antares, sua origem e intrigas que giram em torna da disputa entre as duas famílias mais influentes na cidade, Campolargos e vacarianos.

Na segunda parte temos o incidente em si. Explode a greve geral, a qual até os coveiros de Antares acabam aderindo. Entretanto numa fatídica sexta feira 13(data bem apropriada nesse caso) da greve morrem sete pessoas de diferentes classe sociais, mas que na morte são unidas pela mesma indignação, a falta de um enterro para poderem seguir em seu repouso final. É nesse momento que a obra de Erico Verísssimo se divide entre o encontro dos mortos com os vivos.

Encontros emocionantes como o da prostitura Erotildes com sua colega de profissão, os casos chocantes e dramáticos do professor Menandro e Joazinho Paz, e obviamente a força e revelações da história de Dona Quitéria, matriarca do clã dos Campolargo.

Incidente em Antares faz uma descrição histórica do Rio Grande do Sul, a política no país no período de sua publicação, misturando tudo isso à fantástica situação apresentada com os mortos em Antares.
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Eu "tive" que ler para o vestibular, anos atrás. Na época não dei tanta atenção, mas depois quando reli gostei muito, mesmo. As personagens do Érico são realmente especiais (incluindo as outras obras aí), ele as apresenta de um jeito que parece até que você, ao ler, está lembrando de alguém que já conhece.

Vale muito a pena ler, é realmente um caso para usar de exemplo quando surgem em conversas aquelas histórias de que "literatura brasileira é chata"
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

O primor, a grande sacada do Érico em alguns de seus livros é transformar o relato político e histórico (fundamentais para a nossa concepção atual de mundo como pessoinhas, etc) em uma trama que realmente te prende e diverte.

Pra mim o princípio básico que me leva a ler livros é me divertir e ao mesmo tempo pensar (caso contrário fica meio Paulo Coelho, se bem que eu nunca me diverti lendo Paulo coelho... :think: ).

Érico consegue com duas obras (Incidente e Tempo & o Vento) ser um dos meus autores favoritos. Sim, eu babo-ovo em demasia pra ele. :grinlove:
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Eu tambem fui obrigado a ler para o vestibular e gostei bastante.Adorei como ele usa da ironia para fazer críticas sociais.E ainda consegue tratar de assuntos sérios sem tornar a história cansativa.
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Ah eu estou lendo Incidentes...
tô gostando muito =D
realmente como disseram aqui, o Erico coloca os fatos histórios do RS bem posicionados com a trauma dos personagens, algo que fica bem interessante e gostoso de se ler :eba:

No começo, já fiquei incrédula com a tamanha crueldade que o Xisto fez contra um Vacariano, onde ele fritou-o literalmente em uma chaleira de azeite em ebulição =S
Depois os Vacarianos se vingam, e bem...
a vingança também foi forte xD

aiaiaiaia só quero ver onde tudo isso vai parar....:traça:
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

E viva o Verissimo! Lembro que euando falei para os amigos que a história se desenrolava por conta dos defuntos não teve um que não manifestou vontade de ler. :lol:

Não sei se foi porque li o Incidente logo após o Tempo e o Vento, mas achei a primeira parte repetitiva. Ele poderia ter abordado os fatos do país de forma diferente, porque Antares ficou muito semelhante com Santa Fé.

E, como já falaram, mais uma vez o Erico nos dá de presente várias personagens geniais. Não acredito como todos, defuntos, gente pobre e gente de poder de Antares, podem ser tão incríveis! Por mim essa é a maior qualidade dele.

Ah. Só não posso esquecer de coisa que mais me marcou no livro. O último capítulo, claro. A "palavra feia" escrita no muro. Veio até uma vontade de ouvir Apesar de Você agora.
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Uma resenha crítica que eu postei em outro fórum acerca de Incidente em Antares, de minha autoria:

Incidente em Antares (1971), do escritor gaúcho Érico Veríssimo, é um livro muito interessante e altamente recomendável não só para quem gosta de boa literatura, mas também quer se adentrar um pouco mais na História do Brasil.

O livro situa-se na 3ª fase do escritor, a fase política (a 1ª foi a fase lírica, e a 2ª a histórica, na qual destaca-se O Tempo e o Vento, um épico monumental que narra a história de uma família gaúcha desde os primórdios do Rio Grande do Sul até à época de Getúlio Vargas, considerada por muitos como a sua obra-prima máxima), da qual é a grande obra-prima desse período literário. Na fase política, Érico mostra-se mais preocupado com os aspectos sociais e políticos do país, além de temas de caráter universal, como a liberdade e a morte. É também nesse período que ele revela com intensidade a sua veia satírica.

A obra nos revela a história de uma cidadezinha gaúcha fictícia, Antares, desde os primórdios até o início dos anos 60, focada na rivalidade entre as duas grandes famílias locais, que detém todo o poder, os Vacarianos e os Campolargos. O patriarca de cada família, claro, é como um coronel na região, que manda e desmanda. E o livro não só critica o coronelismo - que até hoje, infelizmente, ainda existe em algumas porções do meu Nordeste. ACM mesmo não passava de um coronel arbitrário, um bandido -, mas também diversas outras sujeiras da política.

Simultaneamente que nos fala de Antares, também correlaciona a sua história com a história do nosso Brasil, e com maestria narrativa. Outra coisa interessante desse livro é que todos - inclusive grandes personagens históricos - são tratados como humanos, sem espaço para mistificações ou passionais “heroicizações”. O clímax do livro ocorre em 11 de dezembro de 1963 quando mortos que não foram enterrados – devido a uma greve geral dos trabalhadores – saem de seus caixões e iniciam um verdadeiro protesto.

É a morte ridicularizando os vivos – hipócritas, covardes, ambiciosos e presos ao convencionalismo e ao moralismo. Como os mortos não podem ser afetados, colocam a boca no trombone e metem "o pau" nos vivos - e inclusive entre eles mesmos. Neste livro, Érico Veríssimo revela a sua veia satírica e o seu talento para o realismo fantástico, com o intuito de criticar duramente a realidade e personagens históricos. Vale a pena ler! E para quem não sabe, já foi exibida a minissérie na Globo baseada nessa obra há alguns anos, e talvez já esteja disponível em DVD.
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Ótima resenha, Jorge! Você não gostaria de publicá-la no nosso blog-site-whatever? =D
Esse aqui, ó: http://www.meiapalavra.com.br/wordpress/
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Puxa bem legal mesmo o artigo :traça::traça::traça:

Simultaneamente que nos fala de Antares, também correlaciona a sua história com a história do nosso Brasil, e com maestria narrativa. Outra coisa interessante desse livro é que todos - inclusive grandes personagens históricos - são tratados como humanos, sem espaço para mistificações ou passionais “heroicizações”. O clímax do livro ocorre em 11 de dezembro de 1963 quando mortos que não foram enterrados – devido a uma greve geral dos trabalhadores – saem de seus caixões e iniciam um verdadeiro protesto.

É a morte ridicularizando os vivos – hipócritas, covardes, ambiciosos e presos ao convencionalismo e ao moralismo. Como os mortos não podem ser afetados, colocam a boca no trombone e metem "o pau" nos vivos - e inclusive entre eles mesmos. Neste livro, Érico Veríssimo revela a sua veia satírica e o seu talento para o realismo fantástico, com o intuito de criticar duramente a realidade e personagens históricos. Vale a pena ler!

É verdade, já li as partes que ele fala de Getúlio e Juscelino, e não "heroiciza" nenhum, trata eles como humanos simplesmente, bem interessante.
Na parte de Juscelino eu lembrava muito da minissérie que a Globo fez sobre ele, e bah como a Globo elogiou o Juscelino e tal...
E com isso eu esperava que o Erico fizesse o mesmo xD
Não o fez, depois eu tive a consciência de separar as coisas hehehe...

Estou super ansiosa[/quote] para que chegue a parte dos mortos :eba:
leio, leio e não chego hehehe
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Só para informar: esta minha resenha crítica sobre Incidente em Antares foi publicada em 08 de abril de 2008.
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Terminei de ler hoje, o livro é muito gostoso, vou recomendar pra minha mãe ler também.
O cara faz váááárias críticas a sociedade e usando os defuntos, foi muito criativo!!!

Quando eles morrem, depois não adianta mais o status, a riqueza, a moral..os vivos tratam-os todos da mesma forma, querem se livrar deles!
E o mais curioso que quem tem amigo de verdade depois é o bêbado e a prostituta, pois quando eles aparecem mortos feito um zumbi e fedendo pra caramba, os seus amigos em vida não tem medo deles e nem receiam o seu fedor.Ao contrário de outros, como a ricaça que chega e vê seus genros e filhas disputando a riqueza da falecida os quais morreram de medo dela.
E a disputa ente Vacarianos x Campolargos deu em nada, os dois chefes sempre queriam mais poder,dinheiro,glória,etc..Conseguiram até, mas e daí? Não eram felizes e morreram como todo mundo.E poucos sentiram suas faltas, aliás pouquíssimos.
O que foi engraçado, é o Getúlio Vargas obrigando os dois chefes de família fazerem as pazes e acabar com as richas, para aumentar o poder e ajudar o Getúlio em sua campanha.Pareceu, duas crianças mimadas e o Getúlio sendo a professora, obrigando os moleques a trabalhar juntos.
Bem, no final, foi o mais real,as acusações dos defuntos aos ladrões não vingou. Os corruptos armaram o pão e circo, oferecendo um jantar a todos da cidade, fazendo todo mundo esquecer.A operação borracha foi um sucesso! Tudo virou em pizza e teve alguns que se deram bem para variar, como o delegado que conseguiu subir de posto e passou a ganhar bem mais.
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Eu li não tem muito tempo. Li nas últimas férias.
Sério, adorei o livro. Eu adoro livros que são ambientados em um certo contexto histórico e gosto ainda mais quando a ficção dialoga com a realidade, como acontece em grandes partes do livro.
A parte sobre o Incidente em si também é maestral. A idéia dos mortos criticarem os vivos, denunciando a hipocrisia que domina a sociedade. Além disso, eu percebi uma certa crítica ao comportamento humano, que só é vencido com a morte.
Enfim, um ótimo livro.
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Como a maioria, li esse livro por causa do vestibular.
Desde o início, gostei da obra porque, como o Nekoju falou, Erico Verissimo combina fatos reais com a ficção. Pra quem gosta de história, é muito bom encontrar Getúlio Vargas, João Goulart, Júlio de Castilhos e fatos como a Revolução Federalista e a de 1930.

Adorei a leitura, mas achei o final um tanto quanto corrido. A situação se resolveu de uma hora para a outra sendo que tudo indicava que seria um pouco mais complicado.
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Esse eu AINDA não li. :dente:, agora que passou essa loucura de vestibular, posso voltar a ler tranquilamente! ^^
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Ah, eu tenho que ler pro vestibular! :grinlove:

Vou amar fazer isso asssim que conseguir encontrá-lo em Florianópolis. Você acreditam que só tem UM exemplar na biblioteca municipal? =X
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Liv disse:
Ah, eu tenho que ler pro vestibular! :grinlove:

Vou amar fazer isso asssim que conseguir encontrá-lo em Florianópolis. Você acreditam que só tem UM exemplar na biblioteca municipal? =X

Fui na BU procurar esse livro e também não tinha nenhum disponível.
Em compensação, tinha uns 15 exemplares do Um lugar ao sol. :rolleyes: Mas não me interessei (e aí fui atrás da Clarice xD).

Engraçado é que sempre que eu comento que quero ler esse livro as pessoas falam que é muito chato, mesmo aquelas que dizem que gostam do Verissimo. :think:
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Na verdade, tem UM exemplar disponível ¬¬'
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Ah, eu já li! :hihihi:

Achei incrivelmente foda, claro! Só que a coisa deu uma corrida na segunda parte, sei lá... sobre os mortos, também acho que o Veríssimo resolveu tudo em quatro linhas, mas não tem problema, pq a mensagem foi transmitida de uma forma brilhante!

Aliás, eu adorei a última frase do livro. :grinlove:
 
RE: Incidente em antares - Erico Verissimo(1971)

Bah, esse livro me ajudou a entender a mentalidade brasileira na época do golpe de 64...
E a cidade de Antares que o Erico criou, ficou tão convincente, que eu fui procurar no mapa e fiquei indignado quando não achei... até me tocar que a cidade era fictícia... =}
 
Hahahahahaha! Sério, Tivornas? Que barato! :hihihi:

Ray, eu comprei o livro! Querendo emprestado, tamosaê! _o/
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo