1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Incêndio destrói base de pesquisa brasileira na Antártida

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Fúria da cidade, 27 Fev 2012.

  1. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    São Paulo - Uma explosão, seguida de incêndio, destruiu a base de pesquisas que o Brasil mantinha na Antártida. O acidente matou dois militares da Marinha e desalojou a equipe de 59 pessoas composta por cientistas, biólogos e militares que viviam no local.

    De acordo com a Marinha, uma falha ainda não identificada nos geradores de energia que alimentam a estação brasileira no polo sul causou uma explosão. Uma hipótese é que o diesel contido nos reservatórios dos geradores tenha se espalhado pela base destruindo as instalações brasileiras no continente gelado.
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Em nota, a Marinha confirmou a morte do suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e o primeiro-sargento Roberto Lopes dos Santos. Segundo a equipe brasileira de biólogos, além das vidas perdidas, os danos causados pelo incêndio são incalculáveis. Pesquisas feitas com a fauna Antártida foram totalmente destruídas.


    Em breve nota, a Marinha, instituição responsável pela manutenção da base brasileira, afirma que todo efetivo nacional mantido na Antártida foi removido para Punta Arenas, cidade no extremo sul do Chile. Uma aeronave da Força Aérea Brasileira deve deixar o Rio de Janeiro para resgatar os brasileiros no Chile.
    Neste sábado, venta e neva na região da base brasileira, o que impede técnicos da Marinha de retornarem ao local do acidente para investigarem melhor as causas da tragédia. "Assim que as condições meteorológicas permitirem, a Marinha, com apoio de navios chilenos, enviará uma equipe à base brasileira para avaliar os danos causados à estrutura da Estação", informa a nota oficial.


    Além de 30 pesquisadores, viviam na Estação Comandante Ferraz, um alpinista, representantes do Ministério do Meio Ambiente e 12 funcionários do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Todos já deixaram a Antártida e estão em segurança no Chile, informa a Marinha.


    O foto destruiu totalmente a base, que além de cozinha e dormitório, mantinha laboratório de pesquisas biológicas e climáticas, biblioteca e oficinas para manutenção de embarcações.


    O Brasil mantém uma base na Antártida desde 1954. Um inquérito militar irá apurar as causas do incêndio.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Só resta dizer "que merda!" não faz muito tempo e explodiu a base aeroespacial da Alcântara no Maranhão e agora o Brasil consegue perder melancolicamente sua base científica na Antártida. É muita zica!

    Tomara que na reconstrução se faça algo mais seguro e a zica na área cientifica de pesquisa finalmente acabe.
     
  2. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

  3. Excluído047

    Excluído047 Banned


    Mas, se não me falha a memória, a explosão na base aeroespacial foi comprovadamente uma sabotagem, não? De qualquer forma, se eu estivesse no comando não pensaria duas vezes antes de mandar que investigassem essa possibilidade na base da Antártida, também. Espero que sejam inteligentes para não deixar passar batido essa possibilidade e severos o bastante para retaliar caso seja comprovada a sabotagem... Tá, agora já é exigir demais, hehehe.
     
  4. Bilbo Bolseiro

    Bilbo Bolseiro Bread and butter

    Realmente lamentável, além das perdas humanas que obviamente é o mais triste, também perderam muito tempo de trabalho árduo e pesquisa. Tomara que consigam recuperar e continuar de onde foram forçados a parar.
     
    Última edição: 27 Fev 2012
  5. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Enquanto não se apure o que realmente aconteceu todas as possibilidades são possíveis
     
  6. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Além de Alcântara e Antártida se não me engano teve o do Butantan também, catastrófico.

    Pra mim foi falta de dinheiro. Antigamente os locais de vitrine governamental usada pelos presidentes recebiam mais verba de manutenção mas tem havido cortes em cima de cortes e isso chega um ponto em que fica perigoso(o pessoal da base falou até que o equipamento de emergência não disparou). Tem coisa que não dá para economizar ("economia é o princípio da porcaria") e em se tratando de ambientes extremos como espaço sideral, antártida, fundo dos oceanos tudo tem que ser de primeira qualidade porque não tem segunda chance e a morte está perto. Resultado, uma base melhor só está a caminho porque pode afetar a imagem do país (o dinheiro apareceu não se sabe de onde!).
     
    • Gostei! Gostei! x 2
  7. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Hoje começou a aparecer nos noticiários que a organização do tratado da Antártida já tinha alertado alguns anos atrás que a base brasileira necessitava melhorar a sua estrutura contra incêndio, ou seja investir naquilo que era a sua obrigação, já que se trata de um item básico e obrigatório de segurança.

    E quanto ao que o Neoghoster Akira colocou esse incidente sem dúvida arranha a imagem do país já que o Brasil é uma das poucas nações privilegiadas em ter uma base montada lá num continente onde no fundo todos querem serem donos de pelo menos uma fatia, mas graças ao Tratado da Antártida o continente gelado não pertence a país nenhum ficando permitido apenas as instalações de bases científicas.
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  8. Turgon

    Turgon 孫 悟空

    Realmente uma pena o que aconteceu.

    Se haviam alertado e não fizeram nada com isso, fica complicado mesmo.
     
  9. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Aplicaram a mesma lógica durante a construção da estação espacial internacional.

    O governo só oferecia mostras de que a verba existia quando a imagem pública começava a ficar feia. No final, quando resolveram fazer algo na prática era tarde demais e o país estava fora do esforço conjunto.
     
  10. Pearl

    Pearl Usuário

    E continuam com a mesma lógica. Existe a questão do telescópio ESO que o Brasil teria acertado a participação mas não enviaram a verba.

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    A base da Antártida vai passar por inspeção e ser reconstruida. O resultado da inspesão duvido que vá apontar algum culpado. E vai ser segura de trabalhar depois da reconstrução, até o dia que vai de novo ficar sucateada, por falta de verba de manutenção, e outra tragédia acontecer. Brasil....
     
    • Ótimo Ótimo x 1
  11. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    Vi, não sei se é verdade, que o povo tentou apagar o incêndio com água do mar, mas a água congelou dentro das mangueiras.
    Mesmo com o aviso de que a base apresentava sinais de velhice, não fizeram porra nenhuma. O orçamento calculado pra esse ano é o menor desde sei lá quando... Bem, espero que liberem mais verba pra reconstrução da base agora.

    Brasil, o país do futuro.
     
  12. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Mesmo que tenha verba liberada agora, iniciar uma reconstrução já próximo do fim do verão fica complicado. É praticamente certo que ficará pro final do ano.
     
  13. General Artigas

    General Artigas Não tá morto quem peleia

    A "sorte" foi que isso aconteceu antes do inverno, senão tava todo mundo queimado ou congelado.
     
  14. EduAC

    EduAC Usuário

    Esse incendio me lembro daquele filme the thing.
     
  15. Fúria da cidade

    Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

    Com certeza o que só aumenta a importância de se fazer uma instalação bem segura e com manutenção preventiva constante num lugar tão inóspito e de dificil acesso
     
  16. Ivo Basay®

    Ivo Basay® Banned

    Triste ver vários anos de pesquisas sendo rapidamente devorados pelo fogo no meio de tanto gêlo ao redor...
     

Compartilhar