• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Imprudência dos Valar

eu acho totalmente injusto isso, porque Morgoth era um Valar o que seria dos Noldor se ele usasse sua força? os Valar deveriam ser um pouco piedosos perante eles

Piedosos em relaçao aos noldo? eles nao foram piedosos ao cometer o fatricidio, ao seguir Feanor e sua prole de mequetrefes... particularmente acho q os noldo soh fizeram meleca, desde o momento q sairam de Aman ateh sua vivencia na TM... e vale lembrar q Galadriel voltou bela e faceira depois de 7 mil anos q demorou pra cair a ficha....

creio q se formos analisar os motivos q levaram ao bloqueio aos noldo, veremos q foi uma decisao acertada dos Valar... particularmente adoro Mandos e sua sentença... e demorou pros q acompanharam Feanor, pra cair em si e ver aonde eh q estavam se metendo, logo, nao acho q eles tenham o dirito de voltar... ninguem mando seguir o pulha... :twisted:
 
Tolkien fala um pouco sobre o exílio dos noldor nos Mitos Transformados:

"Mesmo assim, e com base nas histórias da forma como foram recebidas, é possível ver o assunto diferentemente. O fechamento de Valinor aos noldor rebeldes (que a deixaram voluntariamente e após advertência) foi justo em si mesmo. Mas, se ousamos tentar entrar na mente do Rei Mais Velho, determinando motivos e encontrando falhas, há coisas para se lembrar antes de fazermos um julgamento. Manwë era o espírito de maior sabedoria e prudência em Arda. Ele é representado como aquele que teve o maior conhecimento da Música, como um todo, possuído por qualquer mente finita; e apenas ele, de todas as pessoas ou mentes naquela época, é representado como tendo o poder de recurso e comunicação direta com Eru. Ele deve ter captado com grande clareza o que até mesmo nós podemos perceber vagamente: que o modo essencial do processo “histórico” em Arda era que o mal deveria surgir constantemente, e que fora isto um novo bem chegaria constantemente.

Um aspecto especial disto é o modo estranho no qual os males do Desfigurador, ou de seus herdeiros, se tornam armas contra o mal. Se consideramos a situação após a fuga de Morgoth e o restabelecimento de sua morada na Terra-média, veremos que os heróicos noldor eram a melhor arma possível para manter Morgoth à distância, virtualmente sitiado, e de qualquer modo completamente ocupado, no litoral norte da Terra-média, sem levá-lo a um frenesi de destruição niilista. E nesse meio tempo, os homens, ou os melhores elementos na Humanidade, escapam da sua sombra, entrando em contato com um povo que havia visto e experimentado de fato o Reino Abençoado."

Portanto o exílio dos noldor não só foi uma justa punição, mas também solidariedade com os humanos ainda nem despertos, e um ato de caridade com a TM. Por isso que digo que Manwe era foda. :)
 
Falou e disse Ringil Æ, vc fechou com chave de ouro e com sabias palavras o que eu estava dizendo antes de uma forma um tanto qto chula... hehehehe
:wink:
 
Portanto o exílio dos noldor não só foi uma justa punição, mas também solidariedade com os humanos ainda nem despertos, e um ato de caridade com a TM. Por isso que digo que Manwe era foda.

Mas Ringil, eles acabaram fazendo uma meleca na Terra Media mesmo assim... acredito q isso nao tava nos planos de Manwe...

Outra coisa, qdu tah escrito que eles eram a melhor arma para manter Melkor sitiado... os valar tinham noçao de que isso custaria as vidas deles? entao eles meio q mandaram os primogenitos pra guerrear enquanto eles esperavam?
viajei muito? :o?:
 
Lordpas, qualquer meleca que os noldor pudessem fazer seria preferível à melecas que os Valar poderiam fazer. Manwe estava preocupado que a destruição pudesse chegar até ao local de repouso dos humanos. Se isso acontecesse, seria o fim dos sucessores, que tinham o seu papel na redenção do planeta. Guerras entre deuses já tinham devastado continentes antes, e os Valar não podiam se dar ao luxo de isso acontecer nesse momento (ou até podiam, mas aí Eru teria que intervir).

Quanto à segunda pergunta, é mais complicada. Uma coisa é necessário colocar antes de todas, Manwe era puramente bom. Ele amava os elfos, principalmente, e nunca iria tramar o sofrimento de milhares deles. Ele não usou os noldor como cordeiros de sacrifício. Mas tinha responsabilidades por toda a Arda, e assim múltiplos motivos confluíram em um. Os noldor já haviam declarado a guerra à Melkor, o que Manwe fez foi fechar Valinor à volta deles, e não partir em guerra também. É aí que esses motivos entram.

Primeiro, ele tinha que punir os noldor pelo Fratricídio, mas sem passar a idéia que era só uma jogada para mantê-los em Aman. O exílio foi perfeito pra isso. E ainda os puniria também com sofrimento e sangue. Parece estranho que um ser tão bom pudesse pensar nisso, mas ele era o Rei, e tinha de ser justo.

Segundo, ele queria que os noldor aprendessem na dor o que tinham recusado. Ele sabia que os elfos teriam que dar lugar aos humanos na TM, e precisava que os noldor matassem suas tendências avari para que Aman não tivesse outra rebelião do tipo nesse futuro. O exílio mostrou aos noldor quanto custa morar na TM.

Terceiro, está o caso dos homens e da TM. Manwe sabia que os noldor seriam um bom desafio a Morgoth, mantendo sua atenção no oeste, e não no leste, onde estavam os humanos, e os noldor poderiam dar aos homens um vislumbre do Reino Abençoado, mesmo que só em palavras e na luz dos olhos deles. E também assim Morgoth concentraria seu poder, garantindo que na futura guerra de Valinor contra Melkor pouco seria destruído.


Essas três razões apontaram o exílio e o ocultamento como a melhor opção.
 
Ele amava os elfos, principalmente, e nunca iria tramar o sofrimento de milhares deles. Ele não usou os noldor como cordeiros de sacrifício. Mas tinha responsabilidades por toda a Arda, e assim múltiplos motivos confluíram em um. Os noldor já haviam declarado a guerra à Melkor, o que Manwe fez foi fechar Valinor à volta deles, e não partir em guerra também. É aí que esses motivos entram.

Primeiro, ele tinha que punir os noldor pelo Fratricídio, mas sem passar a idéia que era só uma jogada para mantê-los em Aman. O exílio foi perfeito pra isso. E ainda os puniria também com sofrimento e sangue. Parece estranho que um ser tão bom pudesse pensar nisso, mas ele era o Rei, e tinha de ser justo.

era exatamente este onto que eu havia ficado em duvida... pq eu realmente nunca imaginei isso, pq parece, como vc disse, estranho mesmo Manwe manda-los para o martirio... mas se formos levar em conta o fator justiça, entao tah certo mesmo... afinal eram tdos Noldo neh? hehe

E realmente, os noldo fizeram meleca, mas os valar iam fazer pior ainda...

valeu pelas respostas :mrgreen:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo