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Imprudência de ciclista poderia ter matado meu filho, diz Eike

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O empresário Eike Batista afirmou que o acidente em que se envolveu seu filho Thor ocorreu por imprudência do ciclista, que morreu na ocasião.
"A imprudência do ciclista causou, infelizmente, a sua morte. Mas podia ter levado três pessoas [Thor e o amigo que estava com ele no carro]",
afirmou.

A declaração foi feita em entrevista à colunista Mônica Bergamo, publicada na na edição desta terça-feira da Folha. A entrevista completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

Ontem, o jovem já havia afirmado em seu Twitter que dirigia com cuidado e que "repentinamente" um ciclista atravessou do acostamento em sua direção.
"Me recordo que Wanderson [o ciclista] empurrava a bicicleta com o pé esquerdo no chão. Sentado, porém, no banco da bicicleta",
escreveu.

O advogado Cléber Carvalho, que representa a família da vítima disse, porém, ter testemunhas de que o ciclista trafegava no acostamento quando foi atropelado.

Um extrato obtido pelo "Jornal Nacional", da Rede Globo, aponta que Thor Batista somou 51 pontos em sua carteira de habilitação em um ano e meio.

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Mercedes SLR McLaren de Thor Batista, destruído após atropelamento de ciclista no Rio; veja mais imagens

Fonte
 
Ah, vai tomar na bunda (pra não dizer outro lugar mais específico).

O imbecil não era nem pra estar dirigindo por causa de tanta multa que tinha nas costas e o papai vem falar que a culpa era do pobre coitado que morreu ainda.
 
E o homem passava por ali há anos, era uma rodovia movimentada. COMO UM CARA ATRAVESSA UMA PORCARIA DE RODOVIA MOVIMENTADA SEM OLHAR? Não atravessa! Mas Thor-filho-de-pai-zilionário agora é uma vitima que deu sorte de não morrer? HÃ? Dinheiro compra cara de pau.
 
Dificil julgar sem ter os fatos.
Vendo o estrago do carro e o historico de multas dele, de fato parece que ele estava acima da velocidade. Mas seria injusto eu taxar isso assim sem saber.

E isso não elimina também se o ciclista foi imprudente. O que vai ser mais dificil de saber, a não ser com testemunhas.
Quantas vezes eu dirigindo já não me deparei com ciclistas simplesmente atravessando a pista toda de repente e fazendo uns 2 ou 3 carros terem que frear bruscamente. Se ele é atropelado, pra mim isso é suicidio e não homicidio.
 
As testemunhas afirmam que o morto, que tava vivo na hora, tava andando de bicicleta pelo acostamento quando o motorista tentou uma ultrapassagem pelo acostamento e achou o infeliz dando sopa.
 
Bom, se o cara tava circulando por aí com a carteira de habilitação estourada de pontos, pronto, já perdeu a razão, seja lá em qual velocidade ele estava dirigindo. É tipo o caso do Carli Filho, né, outro que deveria estar sem habilitação e se envolveu nesse tipo de acidente. Eu acho que era sob esse ponto de vista que deveriam analisar a situação, e não se o cara invadiu o acostamento ou o outro atravessou a rua de modo imprudente. Estivesse com o carro na garagem como deveria estar já que não estava mais habilitado, o acidente não teria acontecido. Simples assim.
 
post duplo só pq queria compartilhar esse texto que achei interessante:

Muitos leitores me pediram um texto após Thor, filho de Eike Batista, ter se envolvido em um acidente que resultou na morte de um ciclista no Rio de Janeiro, talvez pelo fato deste blog cobrir o direito à cidade e a uma mobilidade urbana mais digna. Há um inquérito para entender as causas da morte e, até lá, temos que ter cuidado com afirmações categóricas. Mas uma pessoa morreu e, novamente, em cima de uma bicicleta. Por isso, pedi para Maria Paola de Salvo, jornalista que foi editora de uma grande revista especializada em automóveis, um texto sobre o ocorrido. Com isso, temos uma visão diferente sobre o assunto, o que pode contribuir na busca de formas de diminuir a violência no trânsito. E colocamos elementos na mesa para garantir que o responsável seja apontado, independente de estar morto ou ser rico.

Por quê? Bem, se pergunta isso, você não mora em uma grande cidade brasileira. Segue o texto:

Toda vez que uma celebridade ou endinheirado a bordo de um carro potente de milhares de reais atropela e mata um pedestre ou um ciclista, o país inteiro se lança num processo inquisitório em busca dos culpados. Em geral, o condutor se apressa a apontar o dedo para a vítima, acusando-a de imprudente, como fez hoje Eike Batista ao defender o filho Thor em entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e os familiares do pedestre ou ciclista colocam a culpa na má conduta do motorista. Perdida em opiniões e preocupada em reproduzir declarações, a opinião pública dificilmente aponta o dedo para o lado que importa: o das evidências, fatos e provas técnicas.

Todos têm direito ao benefício da dúvida e são inocentes até que se prove o contrário. Por isso, minha intenção aqui não é acusar Thor nem o ciclista, mas levantar algumas dúvidas em relação ao caso. Não sou perita científica, mas, tendo produzido várias matérias sobre acidentes de trânsito e perícias de colisões para várias publicações e como ex-repórter e ex-editora de uma revista especializada em automóveis como a Quatro Rodas, não consegui ficar calada diante das declarações de Eike de que o ciclista foi imprudente e o filho dele correu risco. É possível, sim, que o ciclista Wanderson Pereira da Silva tenha se arriscado mais do que devia ao atravessar a rodovia. Contudo, se isso realmente aconteceu, é pouco provável que a colisão tivesse sido frontal e tão violenta e ele tivesse o corpo tão dilacerado, se Thor não estivesse em alta velocidade.

É difícil acreditar em Thor apenas no papel de vítima, como seu pai alega, simplesmente porque algumas estatísticas, evidências científicas e comportamentais de trânsito nos mostram o contrário. Vejam abaixo meus argumentos, que não refletem a opinião da revista nem da editora para a qual já trabalhei um dia:

1) Se o filho de Eike correu risco, como afirma o empresário, foi porque devia estar em alta velocidade. Segundo dados do National Pedestrian Crash Report do NHTSA, o órgão de trânsito que reúne estatísticas de acidentes nos Estados Unidos, 0,3% dos motoristas envolvidos em atropelamento com vítima fatal morreram nos últimos 10 anos nos Estados Unidos. Em outras palavras, as chances de prejuízos fatais são sempre maiores para o pedestre e para o ciclista e não para os condutores. Logo, pelas estatísticas, era infinitamente baixo o risco de o filho de Eike ter morrido ou se ferido no acidente – a menos que estivesse em alta velocidade. Por outro lado, as chances de morte de Wanderson eram praticamente certas, de 100%, considerando que o carro estivesse a 90 km/h, como Thor afirmou em entrevista. A 70 km/h, o risco de morte de um ciclista ou pedestre já é de 85%.

2) Há grandes chances de a colisão ter sido frontal. Thor diz que o ciclista saiu do acostamento e entrou de repente na pista. Se assim fosse, a maior probabilidade seria o ciclista ter sido atingido de lado e, provavelmente, caído do outro lado do carro. No entanto, o ciclista parece ter sido colhido de frente e voado por cima do capô, o que pode indicar uma colisão frontal – não se sabe se na pista ou se no acostamento, como alega a defesa da vítima. Segundo especialistas, num atropelamento em que a colisão é frontal, o primeiro contato do corpo é com o início do capô. Nas fotos da Mercedes de Thor, é possível ver que a grade frontal foi de fato danificada. Em colisões assim, carros de passeio tendem mesmo a jogar o corpo para cima do capô. Aqui, de novo, as fotos do Mercedes depois do acidente mostram evidências de que isso pode ter mesmo acontecido: o para-brisa e o teto estão completamente destruídos. Para uma melhor compreensão de como acontecem os choques frontais entre carro e corpo humano, veja o infográfico aqui.

3) A Mercedes de Thor deveria estar a pelo menos 80 km/h quando atingiu o rapaz. Segundo legistas, o risco de morte é de praticamente de 100% quando o carro está a mais de 80 km/h. Ultrapassados os 80 km/h, a cada quilômetro a mais, aumentam as chances de fratura na coluna, rompimento de artérias importantes e até desmembramentos e amputações. No caso em questão, testemunhas afirmam que o tórax do ciclista se abriu ao meio, o coração dele foi parar dentro da cabine do motorista e seu corpo foi totalmente dilacerado. O que leva a crer que Thor poderia estar rodando bem acima dos 80 km/h.

4) Qual era a distância do corpo do atropelado em relação ao carro? A distância do corpo da vítima ajuda a entender a dinâmica da colisão e dá pistas sobre a velocidade do carro. A mancha de sangue revela o local do choque. A partir dela, sabe-se por quantos metros o corpo foi arrastado. Se a distância é grande, é porque o veículo devia estar em alta velocidade, o que poderia ser confirmado pelas marcas de frenagem. Para isso, é extremamente importante manter intacta a cena do acidente. No entanto, ao que parece, não se tem nenhuma dessas respostas até agora simplesmente porque a cena da colisão foi alterada e o veículo foi rápida e estranhamente retirado do local.

5) Histórico de imprudência: o motivo da maioria das multas da carteira já “estourada” de Thor era excesso de velocidade. A literatura de trânsito é farta em estudos mostrando que motoristas tendem a repetir o mesmo comportamento imprudente quando não são punidos. Diante disso, o que levaria um garoto na faixa dos 20 anos (a mais propensa a se envolver em atropelamentos com morte, segundo o mesmo relatório do NHTSA) e com histórico de excesso de velocidade ter alterado seu comportamento imprudente justamente naquele dia, tendo nas mãos o volante de um Mercedes-Benz SLR McLaren, que chega a mais de 300 km/h?

Quando recebem punição, no entanto, os motoristas tendem a mudar o jeito de agir no futuro. Há dezenas de estudos na área. O instituto australiano Centre for Accident Research and Road Safety, de Queensland, fez uma pesquisa em 2007 com 309 motoristas que dirigiam sem carteira de motorista e foram punidos. Mediram-se as intenções de dirigir sem habilitação de novo no futuro. A conclusão é que o comportamento imprudente não se repetiria se o motorista percebesse a alta probabilidade de ser preso e se as penas fossem suficientemente severas.

Enquanto não tivermos as respostas para essas dúvidas técnicas, será impossível emitir um veredicto e eximir Thor de qualquer culpa no acidente e acusar Wanderson, o ciclista, como deseja Eike Batista.

(Maria Paola de Salvo é jornalista, foi repórter e editora da revista Quatro Rodas e também repórter de Veja São Paulo, onde costumava cobrir trânsito. Suas opiniões não refletem a posição das revistas ou da editora para a qual já trabalhou um dia.)

http://blogdosakamoto.blogosfera.uo...sta-ou-wanderson-da-silva-quem-foi-o-culpado/
 
Thor é nome de cachorro, sem maldade...

E 51 pontos com dois anos de carta é um recorde! Muleque ou é muito sem noção, ou é muito braçudo mesmo.

Eu também não quero julgar o cara antes de surgirem mais evidencias e etc, mas que ta tudo se desenhando para mostrar que o Thor fez merda...
 
Eu não concordo em fazer justiça com as próprias mãos, mas concordando com um amigo meu, se esse imbecil sumisse da face da Terra, eu seria pessoa que menos iria sentir falta, é muita cara-de-pau, ele estava a mais de 100 por hora e
Me recordo que Wanderson [o ciclista] empurrava a bicicleta com o pé esquerdo no chão. Sentado, porém, no banco da bicicleta
ele conseguiu ver isso? que belo cérebro ele tem, é superior a todas as outras pessoas do mundo, o cérebro de pessoas normais (não do Thor, óbvio) não registra, considerando a velocidade dele e todos esses detalhes, e agora a culpa é do ciclista que se não estivesse com o pé esquerdo no chão não teria morrido, tal pai, tal filho, os dois são farinha podre do mesmo saco. Afinal papai não se tornou um dos 10 homens mais ricos do mundo em menos de 20 anos sendo santo, ou alguém acredita mesmo nisso?
 
Eu ainda prefiro esperar a palavra do especialista. Uma jornalista não é especialista, apesar de muitos se acharem.
Mas eu tendo a concordar.
 

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