1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Impressora espiã

Tópico em 'Ciência & Tecnologia' iniciado por Skywalker, 4 Nov 2005.

  1. Skywalker

    Skywalker Great Old One

    Pontos minúsculos gravados no papel impresso fornecem informações a serviços secretosEFE
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    Um grupo de defesa da privacidade descobriu o que significam minúsculos pontos deixados no papel por algumas impressoras coloridas: um código que permite saber a data e a máquina na qual o documento foi impresso.

    Há algum tempo, a Fundação Fronteiras Eletrônicas (EFF, na sigla em inglês) - grupo de defesa dos direitos civis com sede em São Francisco (Califórnia) - suspeitava dos pequenos pontos que algumas impressoras a laser coloridas escondiam em documentos. Foram três anos de pesquisas com a ajuda de centenas de voluntários de todo o mundo, que enviaram aos escritórios da EFF documentos impressos em diferentes máquinas.

    Serviços secretos dos EUA admitiram a existência de um acordo com vários fabricantes para identificar produtos falsificados, mas até agora não se conhecia a natureza da informação contida em cada documento.

    - É estranho que alguém o trate como um criminoso sem que você sequer o saiba - disse Rebecca Jeschke, porta-voz do grupo.

    Segundo David Schoen, técnico da EFF, os pontos de pelo menos uma linha das impressoras codificam o dia e a hora em que o documento foi impresso, assim como o código de série da impressora.

    Cannon e Xerox estão na lista de fabricantes que usam códigos. Uma lista está disponível em
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

    As pequenas marcas são pontos amarelos com menos de um milímetro de diâmetro, repetidos em cada página do documento. Tão pequenos, só podem ser vistos com uma luz azul e uma lupa ou um microscópio.

    A fundação começou o projeto com a linha de impressoras Xerox DocuColor, uma máquina mais facilmente usada em escritórios e centros de fotocópias do que em residências.

    Uma equipe liderada por Schoen comparou diferentes documentos impressos na mesma máquina e encontrou a maneira de decodificar os sinais.

    - Até agora, só deciframos o código das impressoras DocuColor. Achamos que outros modelos de outras fabricantes incluem a mesma informação - diz Schoen.

    A organização pôs à disposição do público em sua página um programa automático para que qualquer um possa decodificar os pontos deixados por sua impressora. A Xerox admitiu previamente que estava atuando em conjunto com o governo neste sistema de rastreamento, mas assegurou que somente os serviços secretos poderiam decifrar a informação. O serviço secreto afirma que só usa a informação para investigações relacionadas a falsificações. Mas, segundo a EFF, não há uma legislação que impeça o abuso dessa informação por parte do governo.

    - Movimentos democráticos clandestinos que publicam panfletos sempre necessitarão do anonimato de uma simples página - disse Lee Tien, um dos advogados do grupo.

    - Esta tecnologia torna mais fácil o trabalho dos governos na hora de encontrar os dissidentes - afirmou Tien.

    O advogado da EFF ressalta que a descoberta tem graves implicações, já que estes códigos dão ao governo e à indústria privada chance de "enfraquecer a privacidade com um equipamento usado cotidianamente".
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  2. Cildraemoth

    Cildraemoth Usuário

    Meu detector de hoaxes, correntes, lendas urbanas, e similares, começou a apitar altíssimo aqui do lado. Não sei porque... :assobio:
     
  3. DW

    DW Usuário

    Com certeza é hoax.
     
  4. Omykron

    Omykron far above

    pode até não ser hoax, mas as maquinas de fotocopia deixam uma marca visivel apenas sobre luz ultravioleta...
     
  5. Nob

    Nob Usuário

  6. Aykürsch

    Aykürsch Breaking the Law

    Hoax ou não, acho que eles não têm o direito de manchar as nossas folhas branquinhas e macias com essa tinta amarela assassina! Abaixo a mancha no branco absoluto!
    :mrgreen:
     
  7. dermeister

    dermeister Ent cara-de-pau

    • Gostei! Gostei! x 1

Compartilhar