1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Imperdível!!!O final alternativo de SDA escrito por Tolkien!

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Pandatur, 14 Nov 2002.

  1. Pandatur

    Pandatur Usuário

  2. Beatris

    Beatris Chá-de-Panela

    Foi traduzido do HoME, adorei!!!
     
  3. Deriel

    Deriel Administrador

    Ahn... não é "alternativo". Ele cortou da edição final por falta de espaço mesmo.
     
  4. V

    V Saloon Keeper

    Tá bom, Deriel, deu pra entender da primeira vez, não precisa repetir. :mrgreen:

    Mas quanto ao final... achei mesmo meio desnecessário... :?

    Meio que uma quebra muito grande de ritmo... sei lá. Ah, já tô tão acostumado com o final do livro que isso aí me pareceu deveras estranho. Mas interessante, com certeza.
     
  5. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Tem uma coisa muito bacana no final desse artigo: a caligrafia tengwar da carta que o Aragorn mandou para o Sam (vide texto)! :D :D :D :D :D :D :D
     
  6. Pandatur

    Pandatur Usuário

    É bem legal a carta mesmo...
     
  7. liteeliniel

    liteeliniel Usuário

    Gente, que show!
     
  8. Mithrellas

    Mithrellas Usuário

    Ah.... eu curto mais o original... meio enrolaçao esse aí... tipo, foi realmente dispensavel...
     
  9. The Man T.

    The Man T. Usuário

    Ficou legalzinho mas nada de mais...
    Os apendices substituem ele mto bem.
     
  10. Esse final alternativo simplesmente não tem a cara do SdA. Tem muito diálogo.
     
  11. Swanhild

    Swanhild Usuário

    Também achei que como está no SdA como publicado, ficou melhor. Mais "acadêmico" 8-), não é? Eu gostei da caligrafia porque já procurei muito esse tipo de coisa. A gente até acha esse material na Rede, mas achar alguma coisa do Tio Tolkien mesmo, ah, c'est different...
     
  12. Carcharoth

    Carcharoth Usuário

    Falta de espaço????
    Achei q Tolkien podia escrever o qto quisesse que nego publicava!
     
  13. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    deve ter sido o proprio tolkien q cortou...
     
  14. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Pra falar a verdade, os editores não estavam empolgados com Sda não...o livro era grande demais.Isso fez tolkien rodar por algumas editoras até retornar para a Allen & Unwin.Estou sem tempo pra explicar direito, mas ele não tinha espaço à vontade para escrever e publicar não...mas creio que ele decidiu alterar o final por vontade própria sem intervenção de editores, mas não tenho certeza se estou correto.
     
  15. Deriel

    Deriel Administrador

    Ele alterou por causa dos editores, mas o resto da sua explicação tá bem errada.

    O que ele tentou fazer é publicar o SdA junto com o Silmarillion e a A&U não topou, pois não achou vendável (e eu concordo com eles). Ele entrou em contato com um segundo editor, mas este morreu e as negociações foram pro brejo. Meio desesperado ele voltou pra A&U dizendo que publicava sem o Simarillion, como eles queriam. E também não terminou alguns apêndices, pois era pós-guerra e o papel estava excepcionalemnte caro, portanto quanto mais papel mais caro o livro e menos vendagem.

    Tolkien ficou nessa enrolação de não publicação do SdA por quase 4 anos após o mesmo estar "acabado" (escrito, porém sem a revisão da editora).

    É importante ressaltar que Tolkien tinha escrito UM livro de razoável sucesso, para o público infantil e que esse novo livro era imenso e não era infantil (Tolkien afirma várias vezes que sente pesar por crianças menores de 15 anos o lerem) numa época de pós-guerra. Ele não tinha liberdade de publicação não.

    Após o sucesso do SdA ele estava com todos os canais abertos pra publicar o Silmarillion, mas por motivos diversos não o conseguiu terminar (e eu acho que nunca teria terminado por si mesmo).
     
  16. Pandatur

    Pandatur Usuário

    Olhe bem o que eu disse, Deriel...hehe....realmente o que vc disse é a verdade...e eu estava sem tempo pra contá-la.Quanto ao que eu escrevi errado, vc quer dizer sobre o pq da não publicação do final "extendido" de SDA?Bem, foi um chute esse meu...mas...qual é a verdade?Foi por causa da A&U?
     
  17. Saranel Ishtar

    Saranel Ishtar Usuário

    Meu, q 10!! Adorei, uma pena que nao tenha sido publicado no original. Acabei de ler, wow, mto legal, eu que sempre quis ver o q aconteceria com os personas depois da Guerra do Anel com mais alguma exatidao que no Conto dos Anos.
    Valew pela informaçao, Pandatur!
     
  18. Barlach

    Barlach Verde. E arqueiro

    eu acho meio longo... ficaria chato depois de ler o livro todo.... acho q o conto dos anos já faz o trabalho....
     
  19. Olwë

    Olwë Usuário

    Adorei.
    Acho que o livro todo vai perdendo ritmo depois da destruição do Um-anel - o que, na verdade, não é ruim. Um epílogo nesse ritmo não me parece que ficaria mal encaixado no resto da obra.
     

Compartilhar