• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Imortalidade e envelhecimento.

Lessandri

A última rainha de Luni
Almarë! Após muito tempo aqui estou, de volta, e com novas duvidas hehehe.
Bem eu não sei se já houve alguma pergunta como esta, tentei procurar, porem deu erro fatal, foi muito estranho...,mas voltando ao assunto:

Os elfos são imortais, mas isso significa que eles nunca chegam a ser velhos? Digo alguns terão mais anos vividos que outros, mas quanto à aparencia eles nunca ficam bem velhos com rugas e etc?
Me recordo de uma passagem que comentava que mesmo quando velhos os elfos eram belos, se eles chegam a vicar velhos, como é esse amadurecimento e envelhecimento fisicamente?
Gostaria muito que respondessem minhas perguntas!
Um grande abaraço a todos deste mundo! (e de outros também)
Hantalë! Serë
 
Lessandri disse:
Almarë! Após muito tempo aqui estou, de volta, e com novas duvidas hehehe.
Bem eu não sei se já houve alguma pergunta como esta, tentei procurar, porem deu erro fatal, foi muito estranho...,mas voltando ao assunto:

Os elfos são imortais, mas isso significa que eles nunca chegam a ser velhos? Digo alguns terão mais anos vividos que outros, mas quanto à aparencia eles nunca ficam bem velhos com rugas e etc?
Me recordo de uma passagem que comentava que mesmo quando velhos os elfos eram belos, se eles chegam a vicar velhos, como é esse amadurecimento e envelhecimento fisicamente?
Gostaria muito que respondessem minhas perguntas!
Um grande abaraço a todos deste mundo! (e de outros também)
Hantalë! Serë
Acredito que a beleza élfica esteja mais na aura que os envolve, como quando em algumas passagens, comenta-se que é quase como uma luz que emanava de dentro da pessoa, como acontece com Galadriel, Elrond, e até com o próprio Frodo, descrito pelo Sam, com "uma ar élfico".
Eles envelheciam sim, mas pelo que me lembro, em um ritmo completamente diferente, mais lento, fisicamente, porém com intelecto diferente do humano, como dizem, alegres e tristes, ao mesmo tempo... Mas seu envelhecimento não devia....torná-los "idosos", eles conservavam suas características da juventude, como o Elrond, que parecia ser muito velho e também no auge da vida ao mesmo tempo...se é que me entendem :obiggraz:
 
Post original de Elrohir
Acredito que a beleza élfica esteja mais na aura que os envolve, como quando em algumas passagens, comenta-se que é quase como uma luz que emanava de dentro da pessoa, como acontece com Galadriel, Elrond, e até com o próprio Frodo, descrito pelo Sam, com "uma ar élfico".
Eles envelheciam sim, mas pelo que me lembro, em um ritmo completamente diferente, mais lento, fisicamente, porém com intelecto diferente do humano, como dizem, alegres e tristes, ao mesmo tempo... Mas seu envelhecimento não devia....torná-los "idosos", eles conservavam suas características da juventude, como o Elrond, que parecia ser muito velho e também no auge da vida ao mesmo tempo...se é que me entendem

Dá pra entender sim Elrohir...e, pelo q entendo, é isso mesmo: no olhar, os elfos são capazes de demonstrar tanto sua longa vivência, como o fogo da sua juventude, fogo esse que está ligado à Arda, por isso, é sempre tao intenso...

Acho difícil uma imagem de um elfo com cabelo grisalho, principalmente avaliando a descrição de elfos mais velhos, como Círdan por exemplo...Como Tolkien diz, a beleza e a reverência dos elfos cresce com sua idade, por isso, provavelmente (e eu disse provavelmente) eles não ficam velhos com rugas e cabelos brancos...


Post Original de Lessandri
Almarë! Após muito tempo aqui estou, de volta, e com novas duvidas hehehe.

Eu tb estou de volta após mto tempo...acho q estou meio enferrujado, mas aos poucos a gente volta ao normal...:lol:
 
Fisicamente os elfos não envelhecem (rugas, cabelos brancos, diminuição de estatura,etc...) isso fica bem claro ans várias descrições de elfos antigos nas Obras; uma vez que atingem sua "maioridade" eles param de envelhecer.
 
Ramalokion disse:
Fisicamente os elfos não envelhecem (rugas, cabelos brancos, diminuição de estatura,etc...) isso fica bem claro ans várias descrições de elfos antigos nas Obras; uma vez que atingem sua "maioridade" eles param de envelhecer.

Perfeito Ramalokion...

E para ilustrar melhor:

- O que acontece com os elfos é o mesmo que acontecia com as florestas de Galadriel (mas com ajuda do anel)... Me lembro do Legolas dizer que a floresta permanecia linda por muitos e muitos anos não se importando com primavera nem inverno. Quando os elfos atingem a maior idade, ou seja, sua plena beleza, eles param de envelhecer...


E to aceitando beijo e abraço de todo mundo que faz tempo que não vem aqui e que estão distribuindo caricias nesse tópico...rsss (isso que é carência...kkkkk) :D
 
A resposta não é tão simples quanto parece, mas depende diretamente de atentarmos para duas coisas:

  1. Elfos não são Imortais
    É-nos dito que os Elfos apenas parecem imortais, mas têem a mesma duração que Arda, ou seja, quando Arda acabar, eles acabam. Isso parece implicar que existem um processo de envelhecimento gradual élfico, ainda muito incipiente para ser percebido, embora em alguns casos possa ser claramente visto, como Círdan
  2. Elfos Têem Alterações na Aparência com o Passar do Tempo
    A aparência dos Elfos muda, e não apenas até atingir a maturidade. Um caso clássico é o das barbas, que aparecem em Círdan e Mahtan, ambos no "terceiro ciclo de vida".

Aparentemente Elfos envelhecem sim, mas sem doenças (é explicitado que eles não são sucetíveis a doenças) mas muito lentamente para ser perceptível por humanos.
 
Concordo em partes Deriel.

Concordo que Círdan e Mahtan estavam no "terceiro ciclo", mas discordo que as barbas sejam um fator predominante.
Sim, pode ser um signo de envelhecimento colocado por Tolkien mas se fosse teriamos mais elfos barbudos. Ou não????
O Celebor (da Galadriel) e Elrond não eram tão velhos quanto Círdan e Mahtan??? (não estou certo disso porque um !@##$$%&* levou meu Silma e o SdA)
 
Não...qnto a Celeborn não se pode precisar a idade, uma vez q existem diferentes versões de sua origem:
-uma remete à Valinor, onde Celeborn era um telerin que fez a grande viagem com os Noldor;
-outra diz que ele era um elfo de Doriath, parente de Thingol
Em ambas não se pode precisar sua idade, uma vez q não há nenhuma referência a seu nascimento.

Quanto a Elrond, podemos: sabemos que seu nascimento se dá próximo ao fim da 1a Era do Sol, ainda em Beleriand, portanto, comparado a Galadriel, Celeborn e Círdan, Elrond é mto, mas mto jovem.

E finalmente, concordo com o Deriel: mtos esquecessem ao citar os elfos que sua vida está ligada à existência de Arda, e logo, ele podem realmente morrer, mesmo que vivam mtos anos. O envelhecimento ocorre, mas em baixíssima velocidade e aparente somente para os antigos conhecidos.
 
Rufgand disse:
Não...qnto a Celeborn não se pode precisar a idade, uma vez q existem diferentes versões de sua origem:
-uma remete à Valinor, onde Celeborn era um telerin que fez a grande viagem com os Noldor;
-outra diz que ele era um elfo de Doriath, parente de Thingol
Em ambas não se pode precisar sua idade, uma vez q não há nenhuma referência a seu nascimento..

Hummmmmm...é verdade havia me esquecido que ele é o elfo sem identidade...rsss:obiggraz:

Rufgand disse:
Quanto a Elrond, podemos: sabemos que seu nascimento se dá próximo ao fim da 1a Era do Sol, ainda em Beleriand, portanto, comparado a Galadriel, Celeborn e Círdan, Elrond é mto, mas mto jovem.

Xiiii vacieli outra vez... tem toda razão.

Mediante aos argumentos tenho que dizer que sim, a barba era sim um signo de envelhecimento...
Concordo piamente de que os Elfos não são imortais (quando a Arda acabar eles acabam também)...
 
Aya!
Por Eru! Elfos não são imortais?!!!!!!
E eu que achava que sabia alguma coisa de Sda T.T
Só recaptulando: Elfos envelhecem devagar e NÃO são imortais, podem ter barba e etc, mas isso não significa um sinal de velhice?!
Agora quanto ao Elrond ser um jovensinho fica até dificil acreditar hahaha! Até a idade é relativa! hehehe
Bem então agora uma dúvida simples, quase banal:
Quem é o elfo mais velho da TM?
Um grande abraço aos sabios deste mundo, e especialmente aos companheiros que neste tópico, me mostraram que meus queridos elfos não são imortais! - é algo triste mas essencial de se saber- snif snif.
Serë!
 
Última edição:
Lessandri disse:
Bem então agora uma dúvida ultramega simples, quase banal:
Quem é o elfo mais velho da TM?
Um grande abraço aos sabios deste mundo, e especialmente aos companheiros que neste tópico, que me mostraram que meus queridos elfos não são imortais! - é algo triste mas essencial de se saber- snif snif.
Serë!

Cirdan minha querida Lessandri...Na TM era o Cirdan...

Opá... ganhei mais um abraço...obaaaa
 
eu já tinha lido uma vez, acho que num texto da valinor mesmo, que um elfo pode sim morrer: de tristeza, de estar exausto da vida como foi o caso da mãe de feanor se não me engano; ou então por decaptação, não dá pra viver sem cabeça né?

mas também é possível eles perecerem sob um grande mal, gil-galad e glorfindel morreram lutando não é?

acho que existe essa imagem de imortalidade porque eles envelhecem muuuuuito devagar e possuem aquele brilho antigo no olhar que faz parecer que estiveram e estariam sempre vivos. Na visão de qualquer outro dos povos mortais da terra média(e acho que até nossa) é difícil conceber que um ser tão sábio, poderoso e belo e que conserva essa beleza durante o tempo de muitas vida humana pode de fato morrer. Posso estar viajando, mas é essa minha visão...

Quanto ao elfo mais velho, na TM eu achava que era Celeborn ou Galadriel...
Imagino que o mais velho de toda Arda seja o Rei dos Vanyar, certo?
 
opa, acabou de me ocorrer uma coisa!
quando o corpo de um elfo é destruído, seu espírito vai para mandos... então ele não morre pravaler né, uma vez que ele pode voltar a vida... não é?o0
 
Eldarwen disse:
opa, acabou de me ocorrer uma coisa!
quando o corpo de um elfo é destruído, seu espírito vai para mandos... então ele não morre pravaler né, uma vez que ele pode voltar a vida... não é?o0

O Elfo mais velho e Cirdan mesmo!!!

Agora, não é bem assim quanto a voltar da vida. Não é só chegar lá e sair pedindo para Mandos e volta a vida.
Tem que tem um motivo e tem que convencer o homem lá.
 
Realmente, círdan era o mais velho. O cara tinha até barba (os elfos são em sua maioria imberbes). Aliás, pode-se dizer que os elfos são teoricamente imortais... eu acho...
 
sim sim, claro que não é chegar e voltar a vida, mas o espírito dos elfos permanece lá nos palácios e não é destruído ou some para outro lugar, diferentemente do espirito dos homens que nem mesmo Mandos sabe seu destino, correto?
 
Os espíritos dos elfos ficam sim em Mandos, sem serem destruidos ou movidos para outro lugar. De lá eles só saem para reeencarnar em um novo corpo.
 
Proview disse:
Os espíritos dos elfos ficam sim em Mandos, sem serem destruidos ou movidos para outro lugar. De lá eles só saem para reeencarnar em um novo corpo.


Tá ai uma coisa que não me lembro muito bem. Sei que ficavam em Mandos. Mas reencarnar??? Teve algum elfo que reencarnou??? Eu sei que teve mas não me lembro....
 
Todos os elfos no fim das contas acabam reencarnando, mas citados, só me lembro de Glorfindel e Finrod.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo