• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Imobiliária Valinor

Procurando no Google sobre Valinor, como sempre faço, e de repente vejo algo estranho: Grupo Valinor. Clico, curiosa, para ver se era algo a mais do meu querido fórum, e vejam o que descubro: uma empresa imobiliária com o nome da morada dos Valar... Olhem: http://www.grupovalinor.com/

Isso não se enquadra num caso de descumprimento aos direitos autorais? Tentei investigar alguma referência à obra de Tolkien no site, mas não encontrei nada, e ainda não tive coragem de entrar em contato com eles para perguntar a respeito. O que vcs acham?
 
Mandei um pedido de contato, e recebi um e-mail, lá eu falei a respeito do fórum e da coincidência dos nomes, apenas perguntei de onde o tal grupo tirou a idéia:think:
 
Resta saber se a Empresa usa esse nome há 20 anos. Pelo que parece, trata-se de um nome Fantasia e não Razão Social. Mas não entendo muito de burocracia legislativa/ judiciária referente à pessoa jurídica, então...
 
Olha, não existe problemas de direitos autorais nestes casos não. As patentes geralmente estão ligadas ao setor de entretenimento e por aí vai. Poucas ou quase nenhuma empresa registra sua marca para todos os domínios. Apenas marcas como Coca-Cola, Microsoft e por aí vai. Senão, daqui a pouco aparece um Biscoitos Coca-Cola.

Além disso, nestes casos, os juizes tendem a não permitir o uso do nome caso eles acreditem que a utilização do mesmo nome poderá confundir o consumidor que comprará o produto achando que é de uma marca quando não é.

No caso do nome Valinor, que no Brasil não tem nenhum impacto, não há problema algum.

Eu já criei uma empresa chamada Optimus Prime Consulting, quando ganhava como PJ. A empresa do Isildur leva o nome do Dr. Gori e por aí vai. Lembro que ele tentou usar Giraya e o nome estava disponível para este ramo. Só não usou pq achou q ia dar na cara demais. Tudo registrado na maior legalidade.
 
Não há problemas porque funciona que nem para comércio real, seria um problema se o site fosse igual a este aqui, ou seja sobre Tolkien e suas obras com o mesmo estilo, aí sim, poderia se fazer algo.
 
Post Original de Industrial
Mandei um pedido de contato, e recebi um e-mail, lá eu falei a respeito do fórum e da coincidência dos nomes, apenas perguntei de onde o tal grupo tirou a idéia

eu tive a mesma idéia, mas não tive a mesma coragem...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo