• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Imitando Tolkien

Claro que tem como comprar. Tem pelo menos três traduções inglesas em catálogo, sendo que a melhor (na minha opinião) é uma em prosa, mas que mantém o texto dividido em versos com a cesura (um espaço no meio da linha) e é a mais fiel ao original em sentido, traduzida por Francis P. Magoun Jr.

As traduções em verso tentam imitar a sonoridade do original e, além de nem sempre serem bem sucedidas nisso, embora talvez às vezes sejam mais "legíveis" para o "leitor comum", o conteúdo do texto em si é sacrificado em prol da rima e coisas do gênero.
 
Saudações! Bem, pra mim há diferenças entre "plágio", "inspirado" e "da mesma fonte"... temos que ser bastante cuidadosos a avaliar uma obra para não tirar os créditos do autor. A fonte para todos esses escritores do gênero com certeza é a mitologia e por isso não é de se espantar que haja tantas coisas semelhantes. Eu mesmo faço ensaios (de contos) e tento evitar semelhanças... mas não tem como, elfos são sempre elfos e assim por diante, o que da pra fazer é oferecer características "próprias" aos indivíduos do seu "mundo". Também acho q não tem nada haver em criar seu próprio mundo para narrar suas estórias. Criticas são fundamentais para melhorarmos, porém só quando são construtivas ao contrario disso apenas atrapalham. E é fácil “meter o pau” (perdão da palavra), se dedicar por noites, fazer pesquisas, colocar suas fantasias é o mais difícil o.o .Mas aqui, que Turambar matou o Glaurung da mesma forma que Siegfrid matou o Fafnir não tem como negar.
 
Creio que o mapa não seja totalmente criação de Tolkien...
Andei dando uma pesquisada e notei uma semelhança enooooooooorme entre o mapa do continente Pangéia (que era quando os continentes eram um só) e o mapa de Tolkien.
Creio que a história da Terra-Média se passa muito antes do que imaginávamos, em um lugar um tanto inesperado. pelo menos para mim imaginar que essa história se passou a mais de 100 milhões de anos atrás foi uma idéia um tanto chocante, um tanto interessante.


A respeito dos Elfos, se você der uma paginada na mitologia Celta, Germânica e Vikking verá que os Elfos de Tolkien são uma "salada mista" dos elfos de várias culturas.
Já foi comentado em um tópico anterior que Tolkien juntou as mitologias Celta, Vikking, Persa, Grega/Romana, Turca e japonesa para criar esse mundo fantástico. Veja alguns exemplos:

Orcs: Presentes nas mitologias Celta, Vikking e Germânica. Sua descrição varia de seres sujos, fortes e rudes a seres verdes, altos e muito fortes.
Trolls: Presentes nas mitologias Celta e Viking. Sua descrição é de seres grandes como rochas, que vivem em montanhas e arremessavam, durante a noite, os homens que se aventuravam em seus lares.
Dragões: Estão entre as criaturas mais populares do mundo, presente em TODAS as mitologias. Recentemente, foi descoberto a real existência dos dragões, INCLUSIVE NA IDADE MÉDIA!
Balrogs: Figuras da mitologia Grega/Romana (não-alados) e na Germânica (alados portando grandes açoites).
Anões: Presentes na mitologia de todos os povos bárbaros como grandes ferreiros e mineradores, muito baixinhos, barbudos e gananciosos.
Hobbits: Com o nome de Halflings, eles estavam presentes na mitologia Celta.
Magos: Presentes em todas as mitologias.


Juntando tudo, Tolkien conseguiu criar um belo mundo de magia, mistério e ação que conquistou milhões de fãs em todo o mundo, como nós.
Acho que a única criação que foi realmente do Tolkien foram os Nazgûl, os Maiar e Valar.
 
Última edição:
É, são da mitologia.Mas se eu por um "Balrog" no meu livro, vão estar pensando que eu estou fazendo uma cópia descarada.E mago não é presente em todas as mitologias(pelo menos o que eu sei).Fale um mago da mitologia brasileira...(Brasil tem mitologia né?huahuhaha)
 
O mago recebe também nomes diferentes... o Pajé, ou curandeiro, era uma espécie de mago de nossa cultura antiga... os sábios chineses, aqueles que fumavam ópio e acabavam tendo idéias interessantes e sábias também eram considerados um tipo de mago. Até mesmo no cristianismo, se você for analisar, aqueles que realizam milagres, os Santos, podem ser considerados magos também. Portanto a palavra "mago" tem um sentido bem relativo, podendo ser inserida em vários contextos. O que Tolkien fez foi pegar o mago medieval, auqles que faz encantamentos com o mago celta/germânico/gaulês, que é um mago guerreiro, extremamente sábio. Olhe as características de Merlin e compare com Gandalf para você ver a semelhança.
 
Resumindo todos os posts anteriores, tito Tolkien colocou tuuudo isso num caldeirão gigantesco e fez uma gororoba deliciosa ;D
 
Mas eu penso da seguinte forma: se todos tivessem o amplo conhecimento que Tolkien tinha com relação à mitologias e textos, seríamos capazes de perceber o que influenciou o autor em determinadas passagens de suas obras. Um exemplo clássico é Kulervo, personagem do Kalevala da Finlândia. Túrin Turambar é basicamente uma releitura de Kulervo. Porém poucos são (ao menos aqui no Brasil) os que conhecem o Kalevala.
Acaba rolando uma idéia de que Tolkien era original em tudo, o que não é fato. Mas isso não o desmerece de forma alguma.

Vi, há já cerca de um ano, uma mini-série televisiva de dois episódios chamada O Anel dos Nibelungos (que, pelo que sei, também é uma ópera de Wagner). A série em si era bem fraquinha, mas o que me chamou a atenção foi que a história da personagem principal era em tudo semelhante à história de Túrin, ou melhor, era a história de Túrin, apesar de umas duas ou três grandes diferenças. Só alguns promenores: ele era filho de um rei qualquer, que morria quando ele ainda era muito novo, então fugia e ia viver numa quinta com um velho de quem gostava muito, certo dia cai um meteoro ali perto e ele faz uma espada a partir dele, acaba por se tornar um grande guerreiro, há um dragão pelo meio que ele tem de matar, o final é super trágico e há um monte de suicídios. Devo deduzir que essa história de que você fala foi onde se baseou esta, tal como Tolkien anos atrás.

bem, se voce perceber, "eragon" é muito parecido com "aragorn"

Eragon = Dragon - D + E

Foi aí que ele foi buscar o nome. ;) Coitado do rapaz, também não vamos tão longe. Ele copiou todo o conceito mitológico de Tolkien, mas a história é inventada por ele. Requere algum esforço e talento escrever livros daquele tamanho com um mínimo de interesse.

Dragões: Estão entre as criaturas mais populares do mundo, presente em TODAS as mitologias. Recentemente, foi descoberto a real existência dos dragões, INCLUSIVE NA IDADE MÉDIA!

Beber faz mal à saúde Witchking! :lol: Ou você está a falar daquele documentário da Discovery? :roll:

Creio que o mapa não seja totalmente criação de Tolkien...
Andei dando uma pesquisada e notei uma semelhança enooooooooorme entre o mapa do continente Pangéia (que era quando os continentes eram um só) e o mapa de Tolkien.

E então? ambos são massas terrestres. Essa é a única semelhança que encontro entre os dois. O mapa foi inventado por ele sim, e se tiver bases em algo será na sua visão da Europa. Quando se fala que Paolini copiou o mapa, é não só por os mapas serem extremamente semelhantes (em termos de colocação e tudo, com a costa virada para Oeste e a existência de territórios desconhecidos a Sul...), mas por todo aquele conceito de mapas para ajudar o leitor a compreender a situação geográfica do mundo imaginário narrado ter sido uma ideia original de Tolkien.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo