• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Imitando Tolkien

Tolkien criou um mundo e sua historia, raças, línguas, mapas, fora seus trabalhos líricos dentro dos livros, cheios de canções e poemas... Livros que mechem com nossas emoções, que nos fazem rir e chorar... bem, é indescritível.
Por ser tão Maravilhoso assim, ele é e foi muito imitado.

A pouco comprei um livro chamado ERAGON, de Christopher Paolini.
O que me chamou atenção nele foi o fato dele falar sobre dragões, assunto que me interessa muito, se em primeiro lugar sou apaixonada pelos elfos, em segundo sou apaixonada por dragões. Mas voltando ao que interessa: não pude deixar de notar semelhanças (ou imitações ^^) com as obras de tolkien:

* MAPAS. Mapa de uma terra inexistente, (ele também criou um mundo ¬¬ ) com a mesma edição gráfica dos mapas de Tolkien ¬¬

* ELFOS. Tudo bem que os seres mitológicos como “elfos”, “dragões”, “minotauros” e “sacis pererês” sempre existiram, antes até de tolkien aparecer, mas os elfos mitológicos sempre tinham asas e não viviam por “anos sem fim”, em geral na mitologia aparecem como vivendo 500 anos, também não há citação alguma sobre os elfos pegarem um navio mar adentro para ir para valinor, tolkien também criou isso, e nesse livro ERAGON os elfos são exatamente iguais aos de tolkien, com a diferença que a palavra “Elfa” existe no livro, o que não existe nas obras de tolkien (ou até hoje eu não vi/percebi)

*LINGUAS. No final ele (crhistopher) colocou um glossário (muito pobre, 1,5 folhas para 3 línguas!) sendo que ele chama língua dos elfos (que no livro alguns humanos usam também) de “língua antiga” (Oh, da onde ele tirou isso? Da onde será? Criativo ele não?) e uma das línguas imita a língua dos anões criados por tolkien, o perfil é idêntico, o uso das letras e palavras, e a dos elfos de Crhistopher imita o quenya e sindarim, com o mesmo uso das letras, as tremas em cima das vogais, tudo. ¬¬

*TRIOLOGIA. É uma triologia ¬¬ (mas existem muitas triologias ^^)

Bem, mas no mais até que é um livro bonzinho sabe? \o/
Aconselho vocês a lerem...é bonzinho mesmo...mas o problema é que eu só tenho o 1/ e ainda não achei o 2° para comprar ¬¬

Outra que gosta de imitar o Tolkien é a JK. Vocês já compararam a descrição que Tolkien faz sobre o efeito que causam sobre as pessoas e as características físicas dos nazgûl com a que JK faz dois dementadores? Idêntico, sem tirar nem por, apenas diferente que demetadores não montam dragões e tem o tal do beijo e a mão podre(eca)
(dementador e nazgûl)
Mas sobre a tirstesa, o frio, sentimento ruim etc...que eles “deslisam” não andam, capas pretas e tal...

Dizem que “as boas ideias tem de ser imitadas...”

**Eärwen Anárion** \o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/\o/
 
O que temos aí é uma influência de um autor (Tolkien no caso) sobre outro (C. Paulini, por exemplo). E quando a influência é muito grande pode incomodar as pessoas.
Mas eu penso da seguinte forma: se todos tivessem o amplo conhecimento que Tolkien tinha com relação à mitologias e textos, seríamos capazes de perceber o que influenciou o autor em determinadas passagens de suas obras. Um exemplo clássico é Kulervo, personagem do Kalevala da Finlândia. Túrin Turambar é basicamente uma releitura de Kulervo. Porém poucos são (ao menos aqui no Brasil) os que conhecem o Kalevala.
Acaba rolando uma idéia de que Tolkien era original em tudo, o que não é fato. Mas isso não o desmerece de forma alguma.
Mas ele ao menos buscou suas fontes em textos antigos, e tudo mais. Outros autores pularam essa parte e beberam direto de Tolkien, o que os deixa com ares de "cópia".
 
Última edição:
Pandatur disse:
Mas eu penso da seguinte forma: se todos tivessem o amplo conhecimento que Tolkien tinha com relação à mitologias e textos, seríamos capazes de perceber o que influenciou o autor em determinadas passagens de suas obras. Um exemplo clássico é Kulervo, personagem do Kalevala da Finlândia. Túrin Turambar é basicamente uma releitura de Kulervo. Porém poucos são (ao menos aqui no Brasil) os que conhecem o Kalevala.

Poderiamos de maneira injusta, por exemplo, dizer que Michael Moorcock baseou seu Elric de Melnimboné completamente em Túrin, quando na verdade a "chupinhação" foi pra cima do pobre Kullervo. :lol:
A única diferença que eu vejo é que uma nova versão de Kullervo era necessária, de certa maneira, para revigorar o personagem aos olhos do público em geral, embora quem estude mitologia prefere-a em sua forma original. Já Tolkien é muito recente e está ainda saindo de um hype, o que torna tais esforços supérfluos e irritantes.



Tenn' enomentielva!
 
Slicer disse:
Poderiamos de maneira injusta, por exemplo, dizer que Michael Moorcock baseou seu Elric de Melnimboné completamente em Túrin, quando na verdade a "chupinhação" foi pra cima do pobre Kullervo. :lol:
A única diferença que eu vejo é que uma nova versão de Kullervo era necessária, de certa maneira, para revigorar o personagem aos olhos do público em geral, embora quem estude mitologia prefere-a em sua forma original. Já Tolkien é muito recente e está ainda saindo de um hype, o que torna tais esforços supérfluos e irritantes.


Tenn' enomentielva!
Agora, falando em Túrin, e aproveitando o assunto do tópico, como é que Siegfried não pôde ter sido a inspiração perfeita para o Turambar? O próprio Tolkien já desmentiu essa hipótese, mas será que, lá no fundo do subconsicente, não houve uma certa influência?... :hanhan:
 
Não creio q seja cópia...esse tipo de livro sempre tem Elfos,Anoes e etc...não tem como !=P
 
Concordo com Nindë, para muitas coisas Tolkien serviu como base, pode se notar isso nos livros de Rpg, que surgiram com a história dacomitiva, que influenciou pessoas a criar um outro mundo e uma aventura.
Ou seja, uma grande obra sempre serve de inspiração!
 
A influência de Tolkien foi grande, mas derta forma não interfiriu na história do livro; ou será que o livro conta a história de um "Cordão do Poder", ou algo do tipo?
Um livro pode ser influenciado até certo ponto, né? Senão já vira plágio ou sei lá o que.
Mas o que podemos fazer se a genialidade de Tolkien nunca poderá ser equiparada? :D
 
Uma hora ou outra, eu já esperava por comparações mais rígidas entre C. Paolini e J.R.R.Tolkien. Minha opinião já deixei nó tópico sobre o livro, lá no Literatura, mas aqui vou tomar um outro rumo que o tópico pede.

C.Paolini admitie que Tolkien é uma de suas influências (e não somente a única). Isso é perceptível em mapas, em alguns nomes e em alguns detalhes (os elfos vieram do outro lado do mar para habitar Alagaesia); quanto a dragões, Paolini tomou um rumo diferente do de Tolkien e criou algo seu, uma mitologia a parte para esses animais - bem como para os povos de Alagaesia.

Existe um segundo ponto fundamental que difere um autor do outro, que aponta que Paolini não copiou Tolkien, além do que já citei acima: o estilo de escrita entre um e outro é absurdamente diferente.

Agora, um fato me incomoda com relação a alguns fãs extremamente fanáticos por Tolkien (não me refiro a ninguém aqui que escreveu no tópico): a mania de achar que só Tolkien quem foi o pioneiro da literatura fantástica. Junto dele temos tantos outros autores que serviram de inspiração tanto para Tolkien quanto Tolkien os serviu como inspiração (vejo mais os escritores atuais e alguns poucos mais "antigos" se basearem em Tolkien do que os de mesma época).

Enfim, Tolkien era escritor e buscou inspiração em muitos locais: na vida que ele teve e, sem dúvida alguma, em outros escritores. :D

Malgalad disse:
A influência de Tolkien foi grande, mas derta forma não interfiriu na história do livro; ou será que o livro conta a história de um "Cordão do Poder", ou algo do tipo?

"Cordão do Poder" existe em várias obras. Tolkien foi genial ao assimilar esse "Cordão" a um Anel, por exemplo, deixar claro que por trás desse "cordão" tem alguém poderoso.

Cada escritor adapta o "cordão" de alguma forma e, às vezes, oculta tal fator.

Um livro pode ser influenciado até certo ponto, né? Senão já vira plágio ou sei lá o que.
Mas o que podemos fazer se a genialidade de Tolkien nunca poderá ser equiparada?

Plágio seria copiar parcialmente ou quase que inteiramente a história que J.R.R.Tolkien criou, mesmo mudando alguns pequenos detalhes aqui e alí. E posso garantir que Paolini não cometeu plágio explícito e nem camuflado. =]
 
JK não copiou os dementadores dos nazgul. E em sua obra há pouca influencia explicita de tolkien (os dementadores representam a depresão. eles não causam medo, como os nazgul, mas tristeza e, claro, depressão)

Já li o Eragon, e alem de nomes como furnost e ardwen, realmente é bastante influenciado em tolkien. Mas então um monte de jogos de rpg também o são. E anões e elfos não foram criados por tolkien, mas estão na mitologia nórdica.
 
Capitão Nemo disse:
JK não copiou os dementadores dos nazgul. E em sua obra há pouca influencia explicita de tolkien (os dementadores representam a depresão. eles não causam medo, como os nazgul, mas tristeza e, claro, depressão)
Na minha opinião ela meio que só "mudou um pouco" as coisas, mas acho que foi influenciada sim.

Capitão Nemo disse:
E anões e elfos não foram criados por tolkien, mas estão na mitologia nórdica.
Mas os Elfos altos, belos e etc foram criação do Tolkien. Os Elfos nórdicos são diminutos.
 
Isso eh um caso muito complicado, pois nem sempre eh imitação e sim idéias parecidas.... mas não eh caso.
 
Capitão Nemo disse:
JK não copiou os dementadores dos nazgul. E em sua obra há pouca influencia explicita de tolkien (os dementadores representam a depresão. eles não causam medo, como os nazgul, mas tristeza e, claro, depressão)

Do jeito que você colocou, Nemo, todos os autores que criaram ou criarem um personagem que roube a alegria dos outros ou meta medo teve influência dos Nazgûl. :lol:

Vejo os dementadores como nazgûls? Não muito, embora possam ter uma dose de influência sim com relação as características - embora até aqui ambas criaturas se distanciem um pouco.

Rowling foi influenciada, não nego isso, mas afirmo. Porém falar em cópia já é outra coisa. E muitas vezes, nem influência é, gente; idéias batem muitas vezes, embora no caso da J.K.Rowling eu ache que seja mais influência do que qualquer coutra coisa.


Já li o Eragon, e alem de nomes como furnost e ardwen, realmente é bastante influenciado em tolkien. Mas então um monte de jogos de rpg também o são.

Sim, ele teve uma boa dose de influência e isso é muito explícito. Os nomes, o mapa e até algumas raças. E jogos de RPG já são reconhecidos como sendo influenciados pro Tolkien, isso é fato comprovado.

E anões e elfos não foram criados por tolkien, mas estão na mitologia nórdica.

Conforme o Panda disse, o "altos e belos elfos foram criação de Tolkien, equanto os nórdicos são diminutos". Existe uma descrição sobre elfos da noite, onde eles tem a aparência muito semelhante aos elfos de J.K.Rowling.

Já os elfos de Paolini, em Eragon (e Eldest, futuramente), se aproximam muito mais dos de Tolkien em praticamente tudo; até o jeito como surgiram em Alagaësia se assemelha a chegada dos Noldor em Beleriand.
 
Bem, tolkien apenas deu um papel maior aos elfos nordicos. Na mitologia nordica, temos os elfos da luz (calaquendi?), altos e belos, sabios etc. Tolkien apenas os deu um papel muito grande em sua obra, enquento q na mitologia nordica eles são quase que esquecidos.

E na hora do medo, eu estava me referindo que os nazgul possuem o efeito de causar um medo extremo nas pessoas, não nessessariamente deles. Por exemplo, quando eles andam despidos (sem as capas) as pessoas nao os veem, mas sãotomadas por um medo.

Quanto aos elfos da noite acho que vc esta se referindo aos Svaltafar (ou Stalvafar, ou outra coisa desse tipo, num lembro como se escreve :D), ou os elfos da escuridão (moriquendi?) que são uma outra raça muitas vezes confundida com os anões.
 
Idr¡l disse:
Do jeito que você colocou, Nemo, todos os autores que criaram ou criarem um personagem que roube a alegria dos outros ou meta medo teve influência dos Nazgûl. :lol:

É isso que eu penso às vezes, e por isso dou uma refletida melhor para ver se não estou sendo preconceituoso.

Tolkien foi um marco com relação à citações de mitologia e tal. Ao menos, se não foi o 1° a citar todas as coisas, foi um dos que mais teve popularidade com relação à isso. Por isso, falou em elfo (ao menos eu), eu já penso: "Iiih, tão imitando Tolkien..". Mas, aí você dá uma pensada melhor e vê que, em muitos aspectos, você está sendo preconceituoso, e que essas "lendas" são precedentes ao autor de O Hobbit.

Um livro (relativamente novo) o qual tenho notado uma certa "distinção" quanto à essa similaridade é O Segredo De Guerra, aí da Arte & Letra. Apesar de ter como foco principal os Elfos e Anões, menciona raças até então não conhecidas por mim, como os.

Enfim, ao menos para mim, acho que é um preconceito meu. Para que um autor "comece do zero" e crie raças, mundos e lendas totalmente originais e novas, anos de trabalho terão que ser dedicados. E, para que haja credibilidade dos leitores, deve haver uma certa "herança cultural", como no caso dos Elfos, que são citados em algumas Mitologias. Então, nada mais "à mão" (nem prático nem fácil, pois convenhamos que anos de trabalho são algo meio fora de mão) do que pegar alguns elementos de outros autores e culturas e criar a sua própria.
 
Nemo disse:
Bem, tolkien apenas deu um papel maior aos elfos nordicos. Na mitologia nordica, temos os elfos da luz (calaquendi?), altos e belos, sabios etc. Tolkien apenas os deu um papel muito grande em sua obra, enquento q na mitologia nordica eles são quase que esquecidos.

Quanto aos elfos da noite acho que vc esta se referindo aos Svaltafar (ou Stalvafar, ou outra coisa desse tipo, num lembro como se escreve ), ou os elfos da escuridão (moriquendi?) que são uma outra raça muitas vezes confundida com os anões.

É verdade, me esqueci dos elfos da luz também, duh!

E também sou da sua opinião, Nemo: Tolkien designou um papel maior aos elfos do que a própria mitologia nórdica, em especial aos elfos da luz.

E na hora do medo, eu estava me referindo que os nazgul possuem o efeito de causar um medo extremo nas pessoas, não nessessariamente deles. Por exemplo, quando eles andam despidos (sem as capas) as pessoas nao os veem, mas sãotomadas por um medo.

E os Dementadores causam quase a mesma coisa. Mas, se pegarmos o papel fundamental dos Nazgûl, que é guardar/proteger o Um Anel, daí eu já faria uma comparação com os Comensais da Morte, de Rowling embora seja uma comparação vaga e tola até.


Falassion disse:
Enfim, ao menos para mim, acho que é um preconceito meu. Para que um autor "comece do zero" e crie raças, mundos e lendas totalmente originais e novas, anos de trabalho terão que ser dedicados. E, para que haja credibilidade dos leitores, deve haver uma certa "herança cultural", como no caso dos Elfos, que são citados em algumas Mitologias. Então, nada mais "à mão" (nem prático nem fácil, pois convenhamos que anos de trabalho são algo meio fora de mão) do que pegar alguns elementos de outros autores e culturas e criar a sua própria.

A partir do momento em que você tem um leque de influências e possibilidades, a criação de um novo mundo fica mais fácil. Mas tem-se que tomar todo o cuidado do mundo para não copiar as influências e jogar barranco abaixo aquilo que seria um belo trabalho. =]
 
Tirando a parte em que ele fala que os elfos atravessaram o Grande Mar para habitar Alagaësia e como os anões se organizavam e onde moravam, a história otda pra mim parece ter somente pitadas de influência de Tolkien e outros escritores de literatura fantástica.

Aliás, eu praticamente disse isso em alguns posts atrás. =]
 
Mas, se vocês leram a contracapa, podem ver que Paolini tem paixão por "fantasia e ficção científica".
Logicamente, já deve ter lido pelo menos um livro de J.R.R.Tolkien.

*think about it*
 
Última edição:
Crei um tópico com o mesmo assunto no Literatura, sob o título de "Eragon: O Clone de O Senhor dos Anéis". Infelizmente, um Moderador disse que eu estava criando tópicos repetidos e o redirecionou para a Trilogia de Chistopher Paolini. Vai saber...:loser:

Bom, respondendo ao tópico, concordo plenamente que Chistopher Paolini imita Tolkien. Vejo até um porque dele dizer abertamente que se "inspirou" ou se "baseou" em SDA: Muito provavelmente para obscurecer o fato de que ele praticamente "COPIOU" a obra de Tolkien. Até as falas e os personagens são iguais ou parecidos. Por exemplo:

Eragon, uma espécie de Frodo, vive com seu tio Garrow (uma espécie de Bilbo), em um vilarejo chamado Carvahall (que talvez não se pareça muito, mas Chistopher com certeza quis dar um toque de condado). Um velho sábio, contador e conhecedor de histórias, cujo objetivo no livro e perfil é extremamente parecido com o de Gandalf, mas sob o nome de Brom; começa a encontrar-se e ajudar Eragon. Depois, os Raza'c (semelhantes a cavaleiros negros) chegam procurando Eragon e pertubando a paz do vilarejo. Um rei tirano, entitulado de Galbatorix mas notavelmente uma figura de "Sauron", domina toda a Alagaesia.

Esses são alguns dos personagens que, "NA MINHA OPINIÃO", foram descaradamente copiados. Outras muitas semelhanças encontram-se no livro, o qual recomendo que leiam e formem suas proprias opiniões. Bom, e apesar de tudo, eu gosto muito do livro Eragon. Pode até parecer que não, mas gostei da história e pretendo comprar os outros livros, apesar deste notável ponto negativo da trilogia de Chistopher Paolini.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo