• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Imagens e Vídeos Aleatórios

"Quatre-vingt-dix." Sério, quem será que foi o fdp?
Os celtas e alguns germanos, assim como todos os grupos paleo-europeus da Europa Ocidental -- por exemplo os bascos -- usavam (e muitos ainda usam) um sistema numérico vigesimal, enquanto o romanos e gregos (e creio que a maioria dos povos Indo-Europeus) sempre usaram decimais. Aparentemente o latim vulgar na Gália adotou diversos galicismos, como concordar dizendo hoc ille>oïl>oui, além do sistema numérico; como a romanização da Gália não se completou até a Idade Média, ainda existia esse sistema em alguns registros da língua quando os normandos, que utilizavam esse sistema, lhe restituíram o prestígio.
 
Haha é que é mesmo muito curioso os caras não terem uma palavra para "noventa" e ao invés disso eles praticamente dizem 4 x 20 + 10. :lol: Eu não sabia do lance deles usarem o sistema vigesimal. Mas enfim, adoro o idioma, mesmo com essas bizarrices todas é com certeza um dos mais belos para mim.
 
Em tempo: Já fui de criticar isso, mas depois que iniciei o estudo de um idioma oriental, isso aí é simplesmente café com leite :lol:

Fora o fato que quem sou eu pra criticar leitura de números se tenho em meu local de trabalho um relógio em linguagem binária? Só quem é da eletrônica entende isso.
A mim me praz (tentar) usar o antigo sistema romano: quando o Sol nasce começa a hōra prīma diēs, e quando se põe começa a prīma noctis; o dia, do nascer ao por do Sol, dura exatamente doze horas, e igualmente a noite, ou em outras palavras, uma hora do dia é exatamente um doze-avos do período diurno, e uma hora da noite é exatamente um doze-avos dos período noturno, de forma que horas do dia e da noite têm durações diferentes entre si, e mudam a cada dia segundo as estações. Chamo esse sistema de "hora natural", mas os judeus o chamam "hora relativa".


Haha é que é mesmo muito curioso os caras não terem uma palavra para "noventa" e ao invés disso eles praticamente dizem 4 x 20 + 10. :lol: Eu não sabia do lance deles usarem o sistema vigesimal. Mas enfim, adoro o idioma, mesmo com essas bizarrices todas é com certeza um dos mais belos para mim.
Na verdade existe o nonante; só não lhes praz usá-lo, mesmo.
 
Haha é que é mesmo muito curioso os caras não terem uma palavra para "noventa" e ao invés disso eles praticamente dizem 4 x 20 + 10. :lol: Eu não sabia do lance deles usarem o sistema vigesimal. Mas enfim, adoro o idioma, mesmo com essas bizarrices todas é com certeza um dos mais belos para mim.

Não é a toa que o pessoal mais "das letras" ou odiadores de matemática ficam putos, tiram sarro ou acham idiota :lol:, porque pra mim que sou das exatas onde no aprendizado de eletrônica digital lido por exemplo com sistema binário e hexadecimal. Ler um número em cada sistema é como se fosse trocar de idioma (só que numérico). Então pra mim não vejo nenhum problema nisso nessa herança que ficou no idioma francês.
 
tenor.gif
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo