1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Iluvatar tinha um lado ruim?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Dwain, 18 Fev 2005.

  1. Dwain

    Dwain Banned

    Hum...andei lendo e pesquisei, se realmente os Ainur vieram do pensamento de Eru, então certamente vem das mesmas vontades, compartilham sentimentos em comum, pois eles são uma parte do todo, da matriz.Se Melko tinha um lado ruim, sombrio e nefasto deve ter sido apartir de Eru.Que em algum momento deve ter cultivado tais sentimentos, pois se foi ele que tudo criou, os sentimentos ruins,são obras suas tambem, o mal não poderia ter sido criado sem razão...a maldade não vem do nada...deve ter havido um motivo...porque Melko então era diferente?Porque ele conservava a parte ruim? Ela deve ter sido origem da matriz....?....o mal não vem do nada
     
  2. Finrond

    Finrond Usuário

    isso depende pq, em todas as religiões(vamos encarar eru como o grande deus, se for pensar tem seu lado ruim q eh o de castigar seus filhos), e na religião catolica segundo a lenda lucifer era um anjo e acabou virando o dabo por ser "mal", e Melkor era como se fosse isso, e na religião catolica e em varias outras eh como se o mal viesse do nd
     
  3. Haran Alkarin

    Haran Alkarin Usuário

    Não li uma boa discussão que teve aqui no Obras, mas acredito que o mal é o resultado do mal uso do livre-arbítrio. O bom uso seria seguir os conceitos de Eru.
     
  4. Elrond Meio-Elfo

    Elrond Meio-Elfo Usuário

    Existem boas discussões sobre o assunto (antigas e novas) por todo o fórum. Dá um search básico que você irá se deliciar. :wink:

    Honestamente eu acredito que Ilúvatar não tem lado nenhum, pois ele tem todos os lados. Mas sim, ele criou tanto o bem quanto o mal pois um não existe sem o outro. Cabe a nós, seres criados, escolher qual caminho tomar, e Ilúvatar tem uma grande preferência pelo caminho do bem.
     
  5. Fingolfin

    Fingolfin Feitiço de Áquila

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)


    Aconselho esse tópico onde o assunto foi esgotado...

    Acho que é um tópico muito complexo pra vc recomeçar do zero e as melhores opiniões vc já encontra aí.
     
  6. ExtraTerrestre

    ExtraTerrestre Usuário

    Eru, o Ilúvatar, é uma média dos vários deuses.
    - Tinha a complexidade de comportamento dos deuses gregos - inclusive havia o que mais admirava no mundo
    - uma certa etereidade, de vez em quando, que fazia lembrar os deuses das Três Religiões Ocidentais, e a onipotência também vinha dessa
    - Não entrava em guerra com os outros deuses, como Ukko, da Finlândia. Aliás Ilúvatar de alguma forma deve vir de Ílmatar, a Dama do Éter, ou algo assim
    - a Violência para agir dos deuses germânicos: ah, era só deformar e matar suas mais divinas criações, seus filhos, os homens e elfos, para ver ele ficar meio endemoniado [tá bom, endeussupremizado], viu....
     
  7. Beriadar

    Beriadar And I will see it all before

    Tb acho ..
    Afinal, o temperamento de Iluvatar vai um poukinho além da compreensão de homens e elfos (kem sabe, até de Valars) ..
     
  8. Denethor II

    Denethor II Pontífice Inquisidor de Gondor

    Só gostaria de fazer um comentario:

    do mesmo jeito que agente sente o frio e o frio não existe (pois, de acordo com a ciencia moderna, o frio não passa da ausencia do calor, que este sim existe propriamente), e que a escuridão é apenas a ausencia da luz (isso quer dizer que a escuridão não existe, mas ela aparece apenas com a ausencia da luz), assim acho que Melkor tinha seu lado "mau"

    O "mau" apareceu pelo desejo dele de reverter o caos. Acho que ele herdou o lado do "cosmos" de Eru... E o caos que existia no principio o frustrou, e a frustração faz parte de Eru tb! (lembra quando ele dividiu o mundo quando Pharazon invadiu valinor?)
     

Compartilhar