• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ilustrações por J.R.R. Tolkien

Meneldur

We are infinite.
Usuário Premium
Abri esse tópico para divulgar uma faceta quase desconhecida da arte de Tolkien: seus desenhos.
Pra quem não sabe, ele desenhava muito bem. Desenhou muitas gravuras sobre suas obras (como as que aparecem em "O Hobbit"), mas muitas outras também sem relação com a obra dele, e até pinturas bem "modernosas".

Existem dois livros sobre as islustrações dele (ambos sem tradução):
Pictures by J.R.R. Tolkien: contém cerca de cinquenta gravuras, com pequenos comentários. Infelizmente está fora de prensa atualmente.

J.R.R Tolkien: Artist & Illustrator
: escrito por Wayne G. Hammond e Christina Scull. Contém 200 gravuras, de vários temas, e extensos comentários. Os autores se corresponderam com membros da família Tolkien ao escrever o livro, o que facilita o entendimento e a datação das gravuras.
Está dividido em seis partes, a saber:
1 - Early Work: exemplos do trabalho mais antigo do Professor. Temos muitas gravuras de paisagens de lugares visitados por Tolkien.
Exemplo de gravura:
http://img72.imageshack.us/img72/103/ex1l.jpg
O nome da gravura é High Life at Gipsy Green, e foi feita na década de 20. Vemos cenas da vida diária de Tolkien. Podemos ver o bebê John e Edith ao piano.

2 - Visions, Myths and Legends
Mostra algumas "viagens" de Tolkien, digamos assim. "Visões" dele, imaginações, etc. Mostra também algumas figuras do Silmarillion.
Exemplo:
http://img521.imageshack.us/img521/9441/taniquetil.jpg

Taniquetil


3 - Art for Children
Mostra desenhos de Tolkien feito para as crianças, desenhos para Roverandom e alguns desenhos que acompanhavam as cartas que ele escrevia para os filhos no Natal.

4 - The Hobbit
Mostra desenhos relacionados ao Hobbit, publicados, inéditos, esboços. Inclui também outras versões para o mapa de Thrór.
Exemplo:
http://img535.imageshack.us/img535/6752/deathofsmaug.jpg
The Death of Smaug


5 - The Lord of the Rings
Mostra desenhos relacionados ao Senhor dos Anéis, como desenhos do Portão de Moria, da Balsa do Brandevin, do Salgueiro-homem, de Orthanc, e uma linda de Lothlórien na primavera.
Exemplo:
http://img94.imageshack.us/img94/3063/baraddr.jpg
Barad-dûr


6 - Patterns and Devices
Mostra padrões geométricos e brasões de vários personagens.
Exemplo:
http://img132.imageshack.us/img132/3520/earendilegilgalad.jpg
Eärendil e Gil-galad
O brasão de cima é de Eärendil e os dois com as estrelas de Gil-galad.

Taí, espero que gostem!
P.S.: Desculpem as imagens ruins, eu tive que escanear do meu livro.
P.P.S.: Se quiserem posso postar mais algumas depois.
 
Última edição:
Essas imagens são muito legais Célio!

A gente descobre as diversas facetas artísticas do Professor assim.
Parabéns!
 
Sim Tolkien desenha bem quando queria, mas muito dos seus desenhos são rascunhos apenas. Eu me lembro de um tópico tipo esse Celio antes da Valinor perder a memória( :( )
Acho muito legal vc divulgar esses desenhos.
 
Sim Tolkien desenha bem quando queria, mas muito dos seus desenhos são rascunhos apenas. Eu me lembro de um tópico tipo esse Celio antes da Valinor perder a memória( :( )
Acho muito legal vc divulgar esses desenhos.

Lembra muito bem Tathi!
O Célio recuperou o tópico :D
 
Tokien não cansa de me surpreender, além de um grande escritor ele também era um ótimo desenhista!
Nem acredito que vi o Smaug como Tokien o imaginava...
 
Mais umas imagens legaizinhas pra vocês :joy:

São três daquelas 'visões' de Tolkien.

São elas:
The End of the World
http://img525.imageshack.us/img525/5238/enoftheworld.jpg

Before
http://img294.imageshack.us/img294/685/beforet.jpg

Afterwards
http://img525.imageshack.us/img525/9176/afterwards.jpg

Examinemos mais de perto as duas últimas imagens. Elas são claramente relacionadas. Provavelmentes foram feitas originariamente no mesmo pedaço de papel, que foi posteriormente separado.
Quem seria o homem na segunda gravura? Um sacerdote, talvez? Seriam as figuras uma metáfora da morte?
 
O The End Of the World me lembra o Roverandom por causa do nome, la comentava algo sobre cair da beirada do mundo e ir direto para a lua, mas tb me lembra do Silmarillion que fala do encontro da Lua e do Sol na ponta to mundo.
O Afterwards me fez lembrar de Valinor não sei por, algo do tipo depois do circulo da lei ou depois da construção das Silmarils por causa do brilho.

Aposto que não tem nada haver mas me lembrei =)
 
Lothlórien na primavera, desenhada por Tolkien... simplesmente lindo, não tenho nem palavras!!
 
Wow

Muito legal esses desenhos, especialmente a Lothlórien na primavera. É realmente uma visão única de como ele via seu próprio universo. O que me faz perguntar como seria a fotografia do filme se ele ainda estivesse vivo.
 
Tolkien nunca optou por ser desenhista, mais pelos desenhos que ele fez citados a cima, eu diria que não estão nada mal!

Muito interessante.
 
Muito legal ver a visao do autor de sua propria obra, como podemos ver Lothlorien na primavera , que , diga-se de passagem, esta maravilhoso.
Parabens Celio por dar a nos a oportunidade de conhecer esse lado do Professor.
 
Realmente é muito legal ver como Tolkien imaginava suas proprias criações, sem falar que os desenhos não são nada mal, nada mal mesmo!!
 
Realmente, são ilustrações muito boas. Mais um registro dos talentos de Tolkien, que era um ótimo desenhista.

Agora, aproveitando a imagem do desenho feito pelo Professor, parece que o topo da Montanha Branca, junto com o Palácio de Ilmarin alcança a região de Ilmen (o "espaço") 8-O. Eu sempe imaginei o contrário, as Pelóri por completo dentro de Vista (a "atmosfera respirável").
Enfim, adorei essa nova visão que passei a ter.


A altura da Taniquetil facilita/explica como o trabalho de Varda era feito. :yep:
 
Agora, aproveitando a imagem do desenho feito pelo Professor, parece que o topo da Montanha Branca, junto com o Palácio de Ilmarin alcança a região de Ilmen (o "espaço") 8-O. Eu sempe imaginei o contrário, as Pelóri por completo dentro de Vista (a "atmosfera respirável").
Enfim, adorei essa nova visão que passei a ter.
Depois que eu li o Ambarkanta, eu achei "esquisita" essa ilustração, mas no sentido exatamente oposto: acreditava que Taniquetil ficava totalmente fora de Vista, dentro apenas de Ilmen! Afinal, o Ambarkanta diz que o Vista "acabava" nas Pelóri, e em Valinor havia apenas Ilmen. Mas os autores do livro acabaram com minhas dúvidas, lembrando que às vezes Vista "fluía" da Terra-média para Valinor.
Ainda sobre esse desenho, o livro menciona uma curiosidade interessante: as estrelas vistas no canto superior esquerdo da figura provavelmente são as Plêiades.

Agora, mais algumas gravuras bem interessantes:
Aqui a primeira: Beleg finds Flinding in Taur-na-Fúin, feita em 1928:
attachment.php
Traduzindo o título para o português e adaptando os nomes que mudaram no decorrer do tempo, temos Beleg encontra Gwindor em Taur-nu-Fuin.
Não achou os dois? É, eles estão pequenos mesmo. Beleg se encontra no inferior da imagem, perto do canto esquerdo, e Gwindor está deitado perto das raízes da árvore mais grossa.

Tolkien deve ter gostado muito dessa gravura, pois a reaproveitou no mínimo duas vezes: em uma ele a redesenhou e a usou como uma gravura para O Hobbit, representando a Floresta das Trevas:
attachment.php

Mas agora vem o mais esquisito: Tolkien reaproveitou essa gravura para usá-la no The J.R.R. Tolkien Tolkien Calendar 1974. A única mudança que Tolkien fez foi mudar o título para Fangorn Forest. 8-O Pelo visto ele achou que daria uma boa ilustração para o episódio em que Merry e Pippin se aventuram sozinhos por Fangorn. Pois é, Beleg e Gwindor se transformam em Merry e Pippin! O fato que Merry e Pippin, ao contrário do que a ilustração mostra, estavam descalços, sem lâmpada e espada deve ter parecido do pouca importância ao Professor.


Agora volte à primeira figura e preste atenção em Beleg. Viu? Não? Então vou ampliar um pouco:
attachment.php

Agora viu? Pois é, Beleg tem uma curta barba nesse desenho.

Mas a concepção que todos elfos teriam barba foi abandonada mais tarde por Tolkien. Muitos anos depois que essa ilustração foi feita, em um escrito bem tardio, publicado no jornal linguístico Vinyar Tengwar, Tolkien afirma:
Elfos não tinham barbas até entrarem no seu terceiro ciclo de vida. O pai de Nerdanel era uma exceção, estando apenas no começo do seu segundo.
Tolkien não dá maiores detalhes quanto ao que seria esse 'terceiro ciclo'. Mas sabemos que Beleg não pode ter alcançado esse ciclo, pois Elrond à época do Senhor dos Anéis era bem mais velho que Beleg à época da ilustração, e não é descrito com barba. Só nos resta supor que a barba de Beleg foi uma ideia passageira do Professor.
 

Anexos

  • beleg2.jpg
    beleg2.jpg
    23,2 KB · Visualizações: 1.562
  • NOTA FISCAL DEVOLUÇÃO LUIZ ROGERIO 001.jpg
    NOTA FISCAL DEVOLUÇÃO LUIZ ROGERIO 001.jpg
    203,1 KB · Visualizações: 1.711
  • mirkwood 001.jpg
    mirkwood 001.jpg
    169,1 KB · Visualizações: 1.923
Última edição:
Pôxa?!
Muito bom, Nolyon. Ótimas imagens, que por sinal, já vão para minha Coleção( é claro! ).
Pena eu já ter te dado um Karma em outro tópico...
Parabéns!:clap:

PS/Edite:

Ele não era muito bom com os desenhos, mas é aí que percebemos o quanto ele se esforçou para mostrar o que se passava em sua imaginação. E o bacana é ver que ele acabou se aperfeiçoando e melhorando seu traço. Muito interessante!
 
Última edição:
Bem, qualquer um que elogiar os desenhos do Prof, são suspeitos!

Tem pessoas que não curtiram os traços do Velho, talvez, por um maios apego à arte com exatidão; aquela em que se parece muito com o real.

Eu adorei os traçados de Tolkien, justamente por não ser nada tão exato, mostra muito de uma imaginação incrível, com traços simples, mas marcantes.

Gostei mesmo.
 
É justo!

Estamos muito acostumados com "desenhos realísticos", com imagens trabalhadas no computador, com imagens animadas e efeitos especiais. É o avanço da tecnologia e isso, acaba, de certa forma, com a arte verdadeira.
Os desenhos do Professor evoluem, de um para o outro, e é interessante ver a evolução do trabalho dele, da tecnica com as tintas e aquarelas. Sem deixar para trás seus desenhos com o nanquim. Alguns desses desenhos com efeitos de sombras muito elaborados e feitos de forma que parecem feitos por um profissional.
Desses desenhos, um que gosto muito são os da descrição dos Portões de Gondolin...
 
caraca... muito show... parabéns Celio e obrigado por trazer essas imagens pra cá...:yep:


gostei em paticular de Taniquetil, das d'O Hobbit e, claro, de Lórien na primavera....

nosso Mestre era um cara iluminado... tinha o poder de fascinar com palavras, mas era gênio tbm em seus desenhos... simples porém fantásticos...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo