• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ilustrações de Tolkien

thunderbreaker disse:
falando em mapas
alguem ae pode postar 1 link para os mapas???
realmente esta dificil eu me situar aki
ja q no silmarillion o mapa veio .... cortado
se alguem poder me dar o endereco d alguns mapas da terra media, beleriand, angband, valinor, e aman eu ficaria mto grato :)

Nunca se esqueçam deste link aqui ó: Valinor. Tem muita, mas muita coisa no site, inclusive Mapas. :D
 
Sr. Cachopardo disse:
O 10º membro da Sociedade disse:
Não obstante a qualidade dos desenhos de Tolkien, eu considero os seus mapas muito bem feitos.

Qual mapa você se refere ? Se for o da TM então foi o CT, seu filho quem desenhou.

Quando referi os seus mapas referi os que foram desenhados por ele, portanto o da Terra-Média obviamente que não é incluído nesta categoria (não obstante também está bem feito). Referi realmente os seus mapas, o de Beleriand, o que vem no Hobbit, e não só mapas mas também desenhos de outro tipo distinto: os portões de Mória e as inscrições no Túmulo de Balin, que denotam bem que Tolkien tinha uma qualidade de desenho bastante satisfatória.
 
Não tenho certeza, 10º, mas acho que todos os mapas publicados nos livros do Professor (não levando os HoME em consideração) foram desenhados pelo Christopher, a partir dos mapas do pai.
 
Pandatur Parmandil disse:
Não tenho certeza, 10º, mas acho que todos os mapas publicados nos livros do Professor (não levando os HoME em consideração) foram desenhados pelo Christopher, a partir dos mapas do pai.

De certeza? Pelo menos o mapa que acompanha O Hobbit, e que representa a Montanha Solitária e as terras adjacentes penso que é de Tolkien e não foi alterado, pois nota-se que os traços são diferentes dos dos outros desenhos. Bom, mas com certeza CT em algum lugar comenta isto não?
 
É que não tenho os livros em mãos aqui, mas o mapa dO Hobbit é este, certo?
Veja a assinatura: diverge daquela que conhecemos do Professor, logo, acho que também é do Christopher.
Mais tarde quando eu tiver mais tempo eu pesquiso isso com cautela.
 
Pandatur Parmandil disse:
É que não tenho os livros em mãos aqui, mas o mapa dO Hobbit é este, certo?
Veja a assinatura: diverge daquela que conhecemos do Professor, logo, acho que também é do Christopher.
Mais tarde quando eu tiver mais tempo eu pesquiso isso com cautela.

Como podemos ver por este link fornecido pelo Blind Guardian, esse mapa de O Hobbit é da autoria de J.R.R.Tolkien.
Editado: É o mapa 7, e tem como autor, segundo o site, J.R.R.Tolkien.
 
O mapa das Terras Ermas, mostrado no livro O Hobbit, não foi finalizado por Ronald Tolkien, mas sim pelo seu filho C.T. Portanto os traços rápidos e/ou contornos, digamos assim, podem ter sidos sim feitos pelo autor Ronald.

Então, quando Ronald construía O Hobbit, o desenho dos mapas podem ter sidos feitos por ele, mas rapidamente. Já a finalização de como ficou foi mesmo CT que fez.

Mas falando no geral sobre os mapas, todos para mim foram finalizados e aperfeiçoados por CT: seja de Numenor, TM, Terras Ermas, ... Já as ilustrações não precisa-se falar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo