• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ilustrações de Tolkien

eu, particularmente, acho as ilustracoes de tolkien mt
toscas, naum vale a pena procurar isso.

o kra tinha muito talento pra escrever, mas pra desenhar.......

adios :lol: :lol:
8-)
 
Blind, acho que essas são ou as únicas, ou pelo menos as melhores/principais do mestre Tolkien.

E, ei! Vocês acham que é fácil fazer um desenho desses? Eu acho até que ele tinha talento para desenhar e adoro as ilustrações que ele fez de Valfenda :grinlove:
 
Concordo, Nerwen.
Mas o Professor tambpém não era obrigado a fazer tudo né. Ele já escrevia perfeitamente, para que virar um Da Vinci? :mrgreen:
 
Eu gosto das ilustrações dele, algumas realmente são mal feitas, mas com elas podemos ter uma melhor noção de como ele imaginava a Terra-Média, principal mente nas ilustrações referentes a lugares. (destaque para o Glaurung dele que é realmente muito tosco :lol: )
 
Algumas ilustrações de Tolkien são bacanas, mas não venham querendo compará-lo com artistas proficionais né. Tolkien tinha seu estilo de pintar, e muito do que ilustrou ficou realmente bonito.

Uma coisa que sempre gostei foram os brasões, principalmente o de Gil-galad.
As páginas do Livro de Marzabul também são incríveis (1, 2 e 3)

As plantas aqui (principalmente a primeira, com uma flor vermelha no topo) ficaram muito bonitas, assim como as duas plantas nas extremidades desta ilustração.

Esta ilustração dos Trolls também é muito interessante (tem nO Hobbit) devido ao seu estilo. A fumaça da fogueira talvez chega a ser o que mais chama a atenção, e sei lá... tem algo muito foda nesta imagem, que eu acho que a versão colorizada por H. E. Riddett perde (apesar de também ser bacana).
O mesmo ocorre em The Front Gate, cuja versão P&B do Tolkien supera a colorizada, e em "The Mountain-path" (versão do Professor e versão do Riddett, que apesar de bacana perde o charme que preto & branco da original possui.
Em The Hall at Bag-End, Residence of B. Baggins Esquire, Riddett acaba pecando nas cores ao fazer isto.

esta imagem dos trolls não me agradou, porém, a versão colorizada por H. E. Riddett ficou interessante. O mesmo ocorre com The Misty Mountains looking West from the Eyrie towards Goblin Gate, onde a versão de Tolkien eu considerei inferior à colorizada pelo Riddett, assim como The Elvenking's Gate (versão P&B de Tolkien e versão colorizada pelo Riddett).
Riddett também fez um belo trabalho ao colorizar "Tol Sirion", apesar de que a imagem em preto e branco desenhada pelo Tolkien dá um certo ar de "ilustração antiqüíssima", daquelas que parecem tesouros em forma de pintura. (versão do Professor e versão do Riddett.
Fazer esta imagem de Gongolin se tornar esta também é de se elogiar.

Rivendell looking East, vejam só. Como dizer que esta imagem não é bela? É este o estilo de Tolkien, e muitas das suas pinturas (como esta) são bem sucedidas em sua proposta de representar visualmente o que ele escreveu.

Outras belas ilustrações: Rivendell e Bilbo comes to the Huts of the Raft-elves I, Bilbo comes to the Huts of the Raft-elves II e The Forest of Lothlórien in Spring.
Conversation with Smaug também é bacana (não tanto quanto as demais), e dá uma ótima idéia visual do salão onde o dragão dormia. Por falar em "dar uma ótima idéia visual", Helm's Deep and the Hornburg (que eu nunca havia visto) faz muito bem tal função, já que imaginar o Abismo de Helm e Honrburg da forma como Tolkien descreve no livro é uma tortura para mim.
Polar Bear had fallen from top to bottom onto his nose é muito legal também, mas o Papai Noel no alto da escada deu uma "avacalhada" pois não ficou bom não.

Beorn's Hall já é um exemplo de uma ilustração P&B muito bacana, mas que o Riddett conseguiu deixar ainda mais legal assim, assim como em "Lake Town", onde a versão do Riddett deixou ainda melhor a já bacana versão do Professor.

É claro que existem ilustrações que não me agradam (da mesma forma que certas ilustrações do Alan Lee, do Howe, Nasmith e dos Hildebrandt também não), mas no geral eu acho que Tolkien fez sim um bom trabalho ilustrativo.
 
magnifico!!!!!
nao sao obras d arte mais ajudam bastante a imaginar a tm como tolkien imaginava
ahhhhh q sorte meu livro do hobbit vem com alguma dessas figuras :~~~ e pensar q foi tolkien q desenhou tudo caralho
o kra screvia
e ainda desenhava
nao mto bem
mais ja servia pra da ideia das coisas
tirando os dragoes eh claro :lol: :lol:
 
Acho que o grande problema de vocês é não conseguirem deixar de lado as comparações com os artistas profissionais e tentarem observar e analisar o estilo do Tolkien. :|
 
É, os trolls ficaram mto fodas no filme, o engraçado é que em algumas figuras ele dava um ar infantil aos desenhos coisa que ele repugnava.. :lol:
 
Nossa, eu nunca tinha visto essas imagens do Tolkien.. Gostei muito :) , é muito legal poder ver como ele imaginava os lugares :anjo: . A casa do Bilbo é um pouco maior nos desenhos dele do que no filme, né..
É claro que esse post-guia do Pandatur ajudou bastante ( :mrpurple: ) Adorei a versão colorida dos trolls virando pedra. Ficou melhor do que a em preto e branco porque dá mais destaque para o sol (que é bem importante naquela cena) e para o contraste dele com o escuro da floresta. Gostei de ver a imagem do Abismo de Helm também, apesar de não esclarecer muuito, porque realmente não é tão fácil imaginar pelo livro quanto alguns outros lugares.
E o que é essa imagem fofinha que tem um urso polar e o Papai Noel? Parece que em cima tá escrito "1928 A merry christmas. from father" Por acaso ele fez para o filho?
 
°Arien° disse:
E o que é essa imagem fofinha que tem um urso polar e o Papai Noel? Parece que em cima tá escrito "1928 A merry christmas. from father" Por acaso ele fez para o filho?
São ilustrações que o Tolkien enviava aos filhos na época do Natal, como sendo do Papai Noel para as crianças. Acho que foram publicadas no livro "Father Christmas Letters".

BLIND WIZARD disse:
Nesse site tem varias outras cartas de Natal do Tolkien
http://www.diar.ru/tolkien/pictures/christma/ (como fasso para o link virar uma palavra?)
Interessante, quando tiver mais tempo quero olhar com mais calma. Valeu, Blind!
E para fazer um link virar palavra você deve fazer assim:

coloque aqui a palavra
Exemplo:

Código:
[url=http://www.diar.ru/tolkien/pictures/christma/1929m.jpg]desenho do Tolkien[/url]
 
Valeu pela explicação. Já editei o 1° Post, só não posso esquecer como se faz isso :mrgreen: .
Sobre as cartas de Natal, são bem legais, tem uma que é desenhada no mesmo estilo da ilustração dos Trolls (meio pontilhada), outra que tem letras letras que lembram runas, e a que eu achei mais legal é uma da escrita Goblin.
 
Não obstante a qualidade dos desenhos de Tolkien, eu considero os seus mapas muito bem feitos. E de resto estas ilustrações são o melhor que temos que nos transmita o que, visualmente, Tolkien achava acerca de certas coisas. Acho que muitos historiadores de Tokien deviam dar mais atenção a estas ilustrações do que dão.
 
As ilustrações de Tolkien são boas sim. Eu não considero ruins. Apenas um desenho que ficou um tanto esquisito foi o Smaug na capa de O Hobbit (não aquela versão de losangos azuis, mas sim da ilustração de Tolkien); é um dragão vermelho com o corpo um tanto disproporcional.

Mas de qualquer forma, num resumo geral Tolkien desenhava bem sim. Poxa, o cara foi filólogo, escritor, professor, pai e ainda sabia desenhar muito bem. As ilustrações de Tolkien não precisam ser semelhantes e ilustradores profissonais, mas passando uma mensagem de como ewram as cores, o contorno e tal, aí já dá para pegar a mensagem da coisa.

O 10º membro da Sociedade disse:
Não obstante a qualidade dos desenhos de Tolkien, eu considero os seus mapas muito bem feitos.

Qual mapa você se refere ? Se for o da TM então foi o CT, seu filho quem desenhou.
 
falando em mapas
alguem ae pode postar 1 link para os mapas???
realmente esta dificil eu me situar aki
ja q no silmarillion o mapa veio .... cortado
se alguem poder me dar o endereco d alguns mapas da terra media, beleriand, angband, valinor, e aman eu ficaria mto grato :)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo