• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

ilustração Sociedade do Anel

Provavelmente o sujeito fez as ilustrações sem nenhum compromisso em ser fiel aos detalhes da obra, o que acabou dando nisso aí.

Como o Panda falou: ele nem deve ter lido os livros, e só tomou um conhecimento superficial da obra.
 
Provavelmente o sujeito fez as ilustrações sem nenhum compromisso em ser fiel aos detalhes da obra, o que acabou dando nisso aí.

Como o Panda falou: ele nem deve ter lido os livros, e só tomou um conhecimento superficial da obra.
Exato. Você sabe que a história gira em torno de um Hobbit (um tipo de anão) que tem um anel mágico e precisa destruí-lo. Dentre outras aventuras, ele e seus amigos passam por floresta "encantadas" repletas de perigos, no primeiro volume da série...
Dá pra desenhar alguma coisa, né? :dente:



Ou até pode ser que o cara leu mesmo as obras, mas não se ateve à detalhes e foi infeliz na hora de ilustrar (não contava com tantos chatos de plantão analisando cada traço de seu trabalho, hehehe).
 
Ou até pode ser que o cara leu mesmo as obras, mas não se ateve à detalhes e foi infeliz na hora de ilustrar (não contava com tantos chatos de plantão analisando cada traço de seu trabalho, hehehe).

Cheguei a pensar nisso também. O cara desenhou conforme ele lembrava da história, e as impressões de cenário que ele teve.

Acho que o cara foi escolhido para fazer a capa simplesmente por desenhar bem pra caramba, e não por ser um desenhista das obras de Tolkien.
 
Acho que o cara foi escolhido para fazer a capa simplesmente por desenhar bem pra caramba, e não por ser um desenhista das obras de Tolkien.

Desenhista das obras de Tolkien = Alan Lee, John Howe, Ted Nasmith, Angus Mc Bride, Irmãos Hildebrandt, e alguns outros por aí, embora mesmo os tidos como "fodões" já deram seus "deslizes" com alguns desenhos, alguns inclusive capas de livros do Professor, no exterior. Exemplo: Morgoth X Fingolfin, capa de "The Lays of Beleriand", do John Howe. Tolkien nunca disse que havia armaduras completas de placas na Terra-média, e Fingolfin era moreno, não loiro. :razz:
 
Última edição:
Desenhista das obras de Tolkien = Alan Lee, John Howe, Ted Nasmith, Angus Mc Bride, Irmãos Hildebrandt, e alguns outros por aí, embora mesmo os tidos como "fodões" já deram seus "deslizes" com alguns desenhos, alguns inclusive capas de livros do Professor, no exterior. Exemplo: Morgoth X Fingolfin, capa de "The Lays of Beleriand", do John Howe. Tolkien nunca disse que havia armaduras completas de placas na Terra-média, e Fingolfin era moreno, não loiro. :razz:


Mas esse é o desenho mais fodão já feito para as obras. :obiggraz:

Enfim, é provável que a editora não tivesse dinheiro para pedir uma ilustração de alguém mais famoso.
E se mesmo eles cometeram deslizes, também não dá pra condenar o cara comparando ele aqueles. Eu até gosto do desenho dessas capas.
 
O fato de Tolkien nunca ter mencionado esse tipo de armadura não significa que elas não existiam e que ele não poderia mencioná-las caso achasse relevante. =]

Ele deixou de mencionar um monte de coisas devido ao caráter inacabado de boa parte do legendário, mas muitas dessas coisas não deixam de ser presumidas, especuladas, etc.
 
E mesmo que oc ara tenha querido ilustrar a Floresta Velha, ele errou, pois até onde me lembro os hobbits só estavam com um pônei lá, não? Ou três, não lembro.. além de que na imagem mais parecem cavalos mesmo do que pôneis...
Não, cada um tinha seu pônei, mas o estranho é que há um lobo ou raposa nesta ilustração, na floresta Velha não tinha animais, tinha?
 
Ou até pode ser que o cara leu mesmo as obras, mas não se ateve à detalhes e foi infeliz na hora de ilustrar (não contava com tantos chatos de plantão analisando cada traço de seu trabalho, hehehe).

Hehehe!! Deve ser isso mesmo! Mas devemos concordar que foi um belo de um deslize, não?! E que ele está perdoado de certa forma...
 
Não tinha reparado nesse lance do "encaixe". Isso é bacana.
Nem eu ...
Parece aquelas ilustrações das ultimas capas da MAD...:lol:

Olhem bem no lado esquerdo, bem no meio. Não parece uma árvore segurando uma lança? Ou algo assim. :eek:
Vigi ...é sim...

Mesmo que fosse o Salgueiro, que raios ele estaria fazendo segurando uma lança? :eek:
Indo pescar no riacho mais próximo?????:mrgreen:

O cara que desenhou isso se lembrava vagamente da história...

Não, cada um tinha seu pônei, mas o estranho é que há um lobo ou raposa nesta ilustração, na floresta Velha não tinha animais, tinha?
E por que não haveri de ter?
 
Pippim e Merry comentam sobre a impressão que em Fangorn e na Floresta Velha não havia como animais sobreviverem lá, pois eram florestas "arvorescas" e os animais acabariam "sufocados" pelas árvores. E também não há a menção de animais nessas florestas, até na Floresta das Trevas existem animais como as aranhas, esquilos e outras coisas. Mas eu não tenho certeza isso é só o que está escrito no livro.
 
Última edição:
*laninha* disse:
Não, cada um tinha seu pônei, mas o estranho é que há um lobo ou raposa nesta ilustração, na floresta Velha não tinha animais, tinha?

Da mesma forma que você não iria encontrar uma águia voando entre as árvores, ainda mais sendo uma águia de Manwë.

Eu gostei da idéia de imaginar aquele cenário (ao menos do primeiro), como um apanhado de tudo que aconteceu no livro. Águia salvando Gandalf, Hobbits na floresta, Árvores vivas (que não usam lanças), quanto ao lobo/raposa, em qual livro os hobbits falam com um/uma?
 
Shantideva disse:
Na verdade a raposa não fala com os Hobbits, apenas faz um comentário sobre a estranheza de hobbits dormindo ao relento. Isso tá no SdA:SdA.

Então pra mim esse assunto morreu. =]

As capas não estão a falar de apenas um momento que aconteceu nos livros, mas sim de uma apanhado de vários acontecimentos espalhados pela ilustração. Apenas para que esses fatos encaixem na figura, deixando ela mais dinâmica e abrangente.
 
Quando vi a primeira capa tive certeza de que ilustrava a passagem dos hobbits pela Floresta Velha montados nos pôneis, sendo aquele com o cavalo branco à frente Tom Bombadil. A árvore, o Salgueiro-homem.
 
Quando vi a primeira capa tive certeza de que ilustrava a passagem dos hobbits pela Floresta Velha montados nos pôneis, sendo aquele com o cavalo branco à frente Tom Bombadil. A árvore, o Salgueiro-homem.

vixi! tbm imaginei isso!! eu ficava um tempão olhando e tentando descobrir o q era, e foi o q + me pareceu parecido (pareceu parecido.. hehehehehe ficou tosco isso.. eeheheh):rofl:
 
O interessante é que eu nunca tinha parado pra realmente prestar atenção nessas capas... mas agora, apesar da falta de relação entre o desenho e os fatos relatados dentro do livro, a ilustração é bem legal... :mrgreen:
 
Bem, como os meus estao em Volume Unico, a unica capa que eu vejo e' do Gandalf andando rapido por uma estrada (do Condado? :think: ).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo