1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Igreja Católica pode ter que responder por crimes de padres

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Morfindel Werwulf Rúnarmo, 12 Jul 2012.

1. Morfindel Werwulf Rúnarmo

Morfindel Werwulf Rúnarmo Geofísico entende de terremoto

Diocese britânica foi responsabilizada em acusação de abuso sexual cometido por religioso

A Corte de Apelação britânica negou nesta quinta-feira um recurso solicitado pela Defesa da Diocese de Portsmouth, responsabilizada no ano passado pelo crime de pedofilia cometido por um padre local, segundo informações da emissora BBC. Em 2011, o juiz Mr Justice Macduff, da Suprema Corte britânica, entendeu que a Igreja deu ao religioso William Baldwin uma posição de autoridade, o que possibilitou que ele tivesse a liberdade para ganhar a confiança e abusar de uma menina.

- Ele (Baldwin) tinha contato direto com a comunidade e tinha autoridade e total liberdade para agir como um representante da Igreja – disse o magistrado, no anúncio de sua decisão no ano passado. – Ele tinha um imenso poder nas mãos, dado pelos réus (os dirigentes da Diocese local). Foram eles que o escolheram para essa posição de confiança, da qual ele abusou, se as alegações forem provadas.

A Corte de Apelação confirmou a decisão de Macduff, afirmando que o caso
    Após a última audiência, um porta-voz da Diocese de Portsmouth disse que
    mas sim sobre
    Ainda não está claro se a Diocese de Portsmouth pode recorrer a outras instâncias contra a acusação.

Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)

• Gostei! Gostei! x 2
  2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Por mais que possa ser tentador essas condenações a igreja e talz, a punição tem que ser sempre preferencialmente ao individuo.
    Se quer pegar algo superior, que puna o bispo local também.

3. abylos

abylos Usuário Usuário Premium

Acho que a punição deve ser ao individuo e a quem dentro da igreja soube e encobriu(se isso ocorreu)...

A instituição não defende essas praticas, portanto, não deve se responsabilizada pelos atos do individuo...

Só se eles não afastaram o cara após as denuncias ou coisa assim, ai cabe alguma punição por omissão.

Claro que seria interessante um controle mais rigoroso para o cara assumir certas posições, para evitar esse tipo de coisa. Mas a justiça não pode tornar uma instituição cúmplice com base apenas no fato dele pertencer a mesma.

4. Excluído045

Excluído045 Banned

Eita titulozinho sensacionalista.

Quem vai responder é a diocese, não a Igreja Católica, é uma célula da instituição, que não deixa de ser uma pessoa jurídica.

Enfim, quem tem que responder é o padre tarado, não a diocese. Não vejo cabimento nisso.

• Gostei! Gostei! x 3
  5. General Artigas

General Artigas Não tá morto quem peleia

Isso parece coisa made in Brazil, de tão sem fundamento que é.

O padre estudou sei lá quantos anos pra virar padre. Teoricamente não haveria problema nenhum em deixarem o vivente cuidando de um templo.
    Até hoje nunca vi alguém nascer com "estuprador de menores" marcado na testa, a Igreja não tinha como saber. Mas se acabou sabendo e jogou pra debaixo do tapete, mete um processo no rabo da diocese.

• Gostei! Gostei! x 2
  6. Indily

Indily Balrog de Pantufas Fofas

Juridicamente falando eles devem estar analisando a igreja como uma empresa...

Se um fulano X usa a camisa da empresa ou se ele é "a cara da empresa" e qquer coisa que ele faça automaticamente lembre a empresa, quando o cara apronta qquer coisa vão pensar "nossa, o a empresa tal fez" ou "nossa o o tipo de gente que a empresa tal contrata"... Essa ligação com o empregador pesa, pois no final queima a cara da empresa e não do fulano em si, afinal o nome do fulano depois de um tempo todos vão esquecer, mas da empresa conhecida no mundo todo, todos vão lembrar da idoneidade...

É a única resposta que vejo pra Igreja ser vinculada diretamente aos crimes dos padres... se o padre fez e o padre é da igreja e o padre ta de batina e é da igreja que vão lembrar, então a igreja deve pagar também. Seria essa a "lógica". E talvez pelo fato conhecido de que padres não tem dinheiro, e sim seu empregador... sei lá.

Confesso que achei engraçado, mas era só o que faltava o cara aprontar pq num sabe controlar o libido e a quem paga é o catolicismo... Pq sim, isso sempre queimou e sempre vai queimar a cara da igreja católica.

• Gostei! Gostei! x 1
  7. abylos

abylos Usuário Usuário Premium

pessoalmente eu nunca gostei dessa visão...

O individuo representa antes de mais nada ele mesmo.
    Atribuir ações dele a um grupo, seja qual for, pra mim, é um absurdo...

8. Indily

Concordo, mas em relação a empresa por exemplo, se o cara bate o carro pq tava bebado e ele ta usando o carro da empresa... quem vc acha que é o culpado maior? Só o bêbado? Nãããããão, a tonta da empresa que deu o carro pro paspalho...

Acho que eles não perceberam que empresas não bebem, não estupram, não comem criancinhas, não matam... sei lá... Acho que se O DONO da empresa fizer merda e num tiver dinheiro pra pagar, que pague com o bem que tiver, casa, carro, empresa, dane-se, ngm mandou ser otário... mas o funcionário fazer merda e a empresa arcar é dose.
    Mesmo que depois possa cobrar do funcionário por ter pago o que ele fez... sempre achei abuso.

• Gostei! Gostei! x 2
  9. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Que coisa!

Pelo visto querem fazer ter sentido ao pé da letra a frase clássica do Capitão Nascimento "Põe na conta do Papa"

Punir a entidade e não o individuo não tá com nada.

Última edição: 12 Jul 2012
    • LOL LOL x 3
  10. Excluído045

Excluído045 Banned

Coitado do Bentinho.

Tanta merda chover na cabeça de um dos melhores pontífices que Roma já teve. Chega a parecer escatológico.

11. Indily

Ainda acho que ele lembra demais o Palpatine pra ser bom... mas se tu acha... :dente:

• LOL LOL x 4
  12. Éomer

Éomer Well-Known Member

E tu esperava algo diferente vindo do Morindel? Ele é um fundamentalista da igreja ATEA.

No mais eu acho que os superiores só devem ser responsabilizados se sabiam do ocorrido e se calaram. E quem prova isso?

• Gostei! Gostei! x 3
    • LOL LOL x 2
  13. Excluído045

Excluído045 Banned

Sorte do Palpatine ser comparado a ele. Alguém aqui já leu algum livro de Bento XVI? Chuto que a Alinde e a Loth tenham lido... :think: O cara é genial, muito inteligente, teólogo brilhante.

14. Tar-Mairon

Tar-Mairon DARK LORD AND LOVING DAD

.

Penso que a estratégia da promotoria, de punir também a instituição, é no sentido de fazer com que ela crie meios para evitar que mais casos escabrosos como estes aconteçam.

.

• Gostei! Gostei! x 2
  15. Ainu Alcarinaqua

Ainu Alcarinaqua Usuário

Creio que a Igreja , a diocese, ou o raio que o parta deve ser punida por seus crimes - como só mudar o padre em questão de lugar e não falar nada à Justiça - e não pelos crimes dos seus sacerdotes. Certo?q
    E eu acho o Bento XVI um chato, na boa. E realmente, ele é a cara do Palpatine. Preferia o João Paulo II, ele era mais legal...

• Fail Fail x 1
  16. Excluído045

Excluído045 Banned

A Igreja tem de ser punida porque um padre molestou uma criança? Mas hem? E de que crimes o senhor está falando.

Aproveita e explica porque João Paulo II era 'mais legal'. E quais livros do Bento XVI você leu.

17. Ainu Alcarinaqua

Ainu Alcarinaqua Usuário

Creio que a Igreja , a diocese, ou o raio que o parta deve ser punida por seus crimes - como só mudar o padre em questão de lugar e não falar nada à Justiça - e não pelos crimes dos seus sacerdotes. Certo?q
    Ou seja, os crimes de OMISSÃO e talvez, quem sabe, CÚMPLICIDADE que em certos momentos podem acontecer , oi?

E eu nunca li nada dele. Falo que eu acho ele chato como figura pública, e não, em absoluto, como escritor, isso eu desconheço. E , nos mesmos moldes de figura pública acho o João Paulo II mais simpático, por isso mais legal. Não digo que o Bento XVI é um mal escritor ou até um mal pontífice, ou sacerdote. Só acho que ele é bem maçante, coisa que não achava do João Paulo II. Ele foi um dos motivos de eu me afastar da Igreja - o que só posso agradecer , por sinal-.

• Gostei! Gostei! x 3
  18. Indily

"E quem prova isso"

Frase boa a do Éomer... Relacionado a Igreja nada se prova tudo se some... então...

• Gostei! Gostei! x 1
  19. Excluído045

Excluído045 Banned

Ah, melhorou. De fato, no caso de sumiço de provas, negligências nos processos canônicos pra evitar escândalos, mentiras em julgamentos, essas coisas, a diocese ou até o vaticano, dependendo do caso, tem de ser punidos SIM!

Quanto aos Papas, bom, não é da minha conta porque você saiu da Igreja católica (eu também saí), só acho bem superficial criticar o pontífice por questão de 'simpatia'. Sei lá, meio furado esse teu critério.

20. Ainu Alcarinaqua

Ainu Alcarinaqua Usuário

Talvez seja bem superficial, mas, fazer o que? Eu sou um tanto quanto superficial -q Talvez a semelhança dele com o Palpatine me ajude a desgostar dele.

• LOL LOL x 1

Compartilhar