• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Idosa que danificou pintura está de cama, com "ataque de ansiedade"

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Cecília Giménez, 81, a idosa espanhola que, numa tentativa de restauração, danificou uma pintura do século 19, está arrasada.

Vizinhos e pessoas próximas de Giménez disseram à agência Efe nesta quinta-feira (23) que ela está de cama com "ataque de ansiedade" desde que a notícia do restauro desastroso da pintura "Ecce Homo", de Elías García Martínez, se espalhou pelo mundo.

182162-970x600-1.jpeg

Cecilia Giménez, responsável pela restauração​

Em entrevista à rede espanhola TVE, a idosa disse que o padre da igreja na qual estava a obra sabia o que ela estava fazendo.

"O padre sabia. Como ia fazer algo sem dizer nada se todo mundo que entrava me via pintando?",
questionou. Ela disse também que decidiu retocar a pintura porque o salitre da parede da igreja onde fica a obra, em Borja, na Espanha, estava quase destruindo a imagem.

Segundo Giménez, esta não foi a primeira vez em que ela mexeu na pintura --informação confirmada por Teresa García, parente do pintor.
"Antes ela já havia consertado alguns problemas na túnica [de Jesus]. O problema foi que desta vez ela mexeu no rosto",
disse García.

Na próxima segunda-feira (27), duas restauradoras estudarão a obra com Giménez. Elas vão avaliar os danos e verificar se é possível fazer algo para recuperá-la. Segundo um vereador, será muito difícil fazer um reparo, pois a obra já estava muito deteriorada.

PIADA

Desde que a notícia foi veiculada na terça-feira (21), começaram a circular na internet versões da pintura modificada por Giménez.

Em uma delas, Jesus aparece como o personagem Chewbacca, de "Guerras nas Estrelas". Também há versões em que o rosto de Jesus é substituído por um gato ou por outras figuras conhecidas.

A obra ganhou uma página no Facebook, chamada La señora que pintó el Troll de Borja, e uma hashtag no Twitter, #EcceMono --"mono" significa "macaco" em espanhol.

Circula ainda um abaixo assinado pedindo à cidade de Borja que mantenha a pintura como está.
"O trabalho realizado pela artista anônima no Ecce Homo do Santuario de la Misericordia de Borja supõe um reflexo inteligente da situação política e social do nosso tempo",
afirma o texto.

"É uma crítica sutil às teorias criacionistas da Igreja",
continua o documento, em tom jocoso.
"O resultado da intervenção combina inteligentemente o o expressionismo primitivo de Francisco de Goya com figuras como Ensor, Munch, Modigliani e o grupo Die Brücke, pertencente à corrente artística do expressionismo alemão."

Veja mais imagens
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo