• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Idiomas nórdicos (noruguês, sueco, dinamarquês, etc)

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Alguém aqui domina um pouco de um desses idiomas? Quando vejo palavras em norueguês, sueco, dinamarquês, finlandês, etc acho bem parecidas na grafia.

Existem diferenças muito grandes entre esses idiomas ou eles de fato compartilham muitas semelhanças como é entre o português, espanhol e o italiano que são base latina?

Sueco, Dinarmaquês e Norueguês são muito parecidos entre si, a ponto de serem mutualmente inteligíveis.

Já Finlandês não tem NADA a ver com os anteriores.

Eu gostaria muuuito de aprender Sueco e Finlândes...
:obiggraz:

Sueco sei algumas palavras (bem poucas)... bem, ja é um começo :lol:

Tírion Windlord disse:
Finlandês fica mais pra o que eles falam na Estônia, Lituânia e Russo, estou correto?

Do que sei só os russos que moram na região mais próxima a fronteira com a Finlândia falam. Apesar que estas outras ex-republicas soviéticas pela proximidade geográfica também tem uma certa influência do finlândes.

eu naum sei NAAAAAAAAAADA desses idiomas,mas eu jah ouvi sueco e finlandes e parece uma lingua bonita..eu gostaria de aprender esses idiomas..pelo menos um pokinho,mas aki no fim do mundo nem curso de ingles tem :x

É também relacionado com Húngaro, mas não tão próximo assim...

eh verdade q o hungaro eh a lingua mais dificil de se aprender q existe ??

Coiote disse:
eh verdade q o hungaro eh a lingua mais dificil de se aprender q existe ??

Não é fácil definir o que é uma língua mais fácil e uma mais difícil. Tudo depende das línguas que você conhece.

Para alguém que só fala português, húngaro será realmente difícil, já que pertence a uma outra família de línguas, então as semelhanças são muito poucas. Saber inglês, alemão, etc. também não ajuda muito, pois essas são da mesma família que o português

Mas isso não quer dizer que seja a mais difícil: há outras línguas também não relacionadas com o português e que são difíceis.

E, para alguém que conhece alguma língua que seja relacionada com o húngaro, esse não será tão difícil.

Finalmente, eu acho que na média, todas as línguas seriam mais ou menos iguais em dificuldade. Pois uma língua pode até ter uma parte muito complicada, mas em outros aspectos sera bem fácil. Isso cria uma espécie de equilíbrio.

como q ingles e alemao saum da mesma familia do portugues??? :o?:
a q familia em comum pertencem o portugues,o ingles e o alemao ?? :o?:
desculpe se eu to sendo chato :mrgreen:

ex disse:
Saber inglês, alemão, etc. também não ajuda muito, pois essas são da mesma família que o português

Coiote disse:
como q ingles e alemao saum da mesma familia do portugues???
a q familia em comum pertencem o portugues,o ingles e o alemao ??
desculpe se eu to sendo chato

Corrigindo a primeira e respondendo à segunda:

O inglês e o alemão pertencem à mesma família, a das línguas germânicas.
Já o português pertence à família das línguas latinas, da qual também fazem parte o espanhol, francês, italiano e romeno, por exemplo. ;)

Tilion disse:
O inglês e o alemão pertencem à mesma família, a das línguas germânicas.

Correto.

Tilion disse:
Já o português pertence à família das línguas latinas, da qual também fazem parte o espanhol, francês, italiano e romeno, por exemplo. ;)

Correto.

Complementando: As duas famílias mencionadas (melhor chamar de ramo, no entanto) são ramos da "família" (mas num sentido mais amplo) Indo-Européia. Daí a ligação entre alemão e português, por exemplo. Só que não tão próxima quanto a ligação com espanhol ou italiano, naturalmente.

Mas essa ligação do Alemão com o Português é puramente no sentido histórico...isto é, as duas tem origems tribais!! A primeira vêm dos Primitivos Têutos...e a segunda dos Lusos...a primeiro uma tribo ehrrr, bem, teutônica...e a segunda, o que podemos chamar de celta!

Discordo com a sua analogia em relação ao Italiano e o Espanhol...já que essas duas são parecidissímas...o que não acontece com o alemão e o português, sendo que, a única semelhança, seria a quantidade de declinações!!!!...e, ainda assim, o alemão tem mais declinações que o próprio latin, que é o predescessor do Português, sendo essas 9, enquanto as do latin são 7...se não me engano! :aham:

Alemão tem 4 casos. Latim tinha 5 ou 6.

Como eu disse, as semelhanças entre português e alemão são muito menores que as entre português e italiano ou espanhol. Isso porque o português está muito mais perto dessas línguas ao olharmos a "árvore" das línguas, que, para vossa conveniência, reproduzo abaixo:

languagefamily_ie.jpg

Mas que essas línguas são todas de certa forma relacionadas, pois vieram de uma língua ancestral comum (que estima-se ter sido falada lá por 4000aC), é fato.

AH!! Desculpe se houve algum mal entendido, caro amigo X-Factor!

Agora sim....acho que estavamos discutindo afirmando a mesma coisa!! Con cordo contigo que as semelhanças entre o Português e o Alemão são menores que o primeiro com o Espanhol e o Italiano!!

Desculpe..acho que me precipitei ao ler a sua mensagem anterior!! :anjo:

Aliás...mapa maneiríssimo!! Já até fui lá no site!!! :clap:

Quanto a essa lingua "comum"! Acho que seriam somente especulações!! Voc~e tem fontes seguras com relação a isso?!

Arforyon disse:
Quanto a essa lingua "comum"! Acho que seriam somente especulações!! Voc~e tem fontes seguras com relação a isso?!

Sim, são especulações. Não podemos saber ao certo como foi o proto-indo-europeu (esse é o nome), já que não houve registros escritos. Mas são especulações com bases científicas: os mesmos processos que permitiram afirmar que tais línguas descendem dela permitem descobrir como provavelmente teria sido. Ainda assim, o que se descobriu é pouco.

Vou ver o que posso achar de informações sobre isso e coloco os links.

Um outro idioma de base latina que aprecio e acho muito interessante é o Catalão. Basicamente uma miscelânia de espanhol e francês, mas com algumas palavras próprias que não são comuns aos dois idiomas.

Mas bem interessante esta "árvore" dos idiomas.

Alguém aí poderia postar uma passagem em alguma dessas línguas?

Por acaso Islandês tem algo a ver com Noruegês? Suponho que sim, já que os Vikings compartilhavam ambas as terras...

Adicionando a lista de idiomas latinos, Edu...podemos incluir o Romeno...por incrivel que pareça!!

Tirion, acredito que sim...mas vou ficar só no achismo....se não me engado, a diferença entre elas era que o islandês tinha alguns elementos, coincidentemente, latinos!

Arforyon...Listening to Ayreon!! 8-)

Tírion of Ithaca disse:
Alguém aí poderia postar uma passagem em alguma dessas línguas?

Por acaso Islandês tem algo a ver com Noruegês? Suponho que sim, já que os Vikings compartilhavam ambas as terras...

A Islândia apesar de sua localização isolada bem proxima do circulo polar ártico não foge a regra e compartilha boa parte da cultura e a base dos principais idiomas nórdicos. Já a Groenlândia um pouco mais ao norte tem o dinamarquês como idioma oficial e dominante.

Grønland er en oplevelse for livet.
"Groenlândia é uma experiência para a vida"

Frase em dinamarquês que aparece no site oficial de turismo da Groenlândia.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.734,79
Termina em:
Back