1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Ideologias na TM

Tópico em 'De Fã Para Fã' iniciado por Patukov, 1 Mar 2010.

1. Patukov

Patukov Usuário

Eu sou novo aqui,e sempre tive esta dúvida,que ficou mais aguçada quando vi um tópico parecido em outro forúm,a minha dúvida é:se existisse facismo e comunismo na Terra-Média,poderiamos ter uma nação comunista ou facista na Terra-Média?
    OBS:SE OFENDI ALGUÉM,PERDÃO

2. Meneldur

Meneldur We are infinite.

Eu acho muito difícil fazer esse tipo de comparação. O comunismo e o fascismo nasceram e se desenvolveram nos séculos XIX e XX, em realidades muito diferentes da Terra-média. Não dá pra olhar pra Terra-média usando conceitos atuais. Grande parte das características desses sistemas dizem respeitos à aspectos de economia e organização que não existiam na Terra-média.

Não sou historiador, mas fazendo uma comparação mais ou menos, acredito que NÃO, não haviam nações comunistas ou fascistas.
    Por exemplo: uma das características do fascismo é a submissão da vontade do indivíduo à vontade do Estado. Não vejo realmente nenhum reino da Terra-média que suprisse de um modo tão radical as liberdades do indivíduo (talvez os reinos de Sauron e Morgoth).
    Outra característica do fascismo é o nacionalismo xenófobo, e não há reino na Terra-média que proíba de modo radical todos os estrangeiros.
    P.S.: não confundir fascismo com regime autoritário ou ditadura.

Como característica do comunismo temos que os meios de produção pertencem ao Estado, e isso não se vê na Terra-média.

Compartilhar