• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ideologias na TM

Patukov

Usuário
Eu sou novo aqui,e sempre tive esta dúvida,que ficou mais aguçada quando vi um tópico parecido em outro forúm,a minha dúvida é:se existisse facismo e comunismo na Terra-Média,poderiamos ter uma nação comunista ou facista na Terra-Média?
OBS:SE OFENDI ALGUÉM,PERDÃO
 
Eu acho muito difícil fazer esse tipo de comparação. O comunismo e o fascismo nasceram e se desenvolveram nos séculos XIX e XX, em realidades muito diferentes da Terra-média. Não dá pra olhar pra Terra-média usando conceitos atuais. Grande parte das características desses sistemas dizem respeitos à aspectos de economia e organização que não existiam na Terra-média.

Não sou historiador, mas fazendo uma comparação mais ou menos, acredito que NÃO, não haviam nações comunistas ou fascistas.
Por exemplo: uma das características do fascismo é a submissão da vontade do indivíduo à vontade do Estado. Não vejo realmente nenhum reino da Terra-média que suprisse de um modo tão radical as liberdades do indivíduo (talvez os reinos de Sauron e Morgoth).
Outra característica do fascismo é o nacionalismo xenófobo, e não há reino na Terra-média que proíba de modo radical todos os estrangeiros.
P.S.: não confundir fascismo com regime autoritário ou ditadura.

Como característica do comunismo temos que os meios de produção pertencem ao Estado, e isso não se vê na Terra-média.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo