• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

"Ideologia" do futebol

ExtraTerrestre

Usuário
Tenho notado, já faz algum tempo, que dentre os que acompanham futebol e gostam e buscam notícias e tal, há uma certa "polarização ideológica" sobre como deve ser o modelo utilizado no esporte.

Haveria a "esquerda", que defende um futebol com mais relações com a comunidade local (inclusive com restrições à utilização de jogadores estrangeiros), melhor aproveitamento da base, diretorias democráticas eleitas diretamente pelos torcedores. Este esquerdismo também seria a favor de um regime que ajudasse os clubes pequenos, unificando o profissional com o futebol de várzea municipal através de um sistema com múltiplas divisões, mantendo competições como o Estadual com os grandes e o atual modelo da Copa do Brasil, por exemplo, com as equipes de maior expressão tendo que jogar desde o início. O mais parecido com isso talvez seja a GAA, a liga irlandesa que controla os esportes gaélicos e o Croke Park.

A "direita" já defenderia o predomínio do grande, com clubes-empresa fechados, sem a ingerência do torcedor, um conselho de administração profissional com a presença, se possível, de executivos de renome, a concentração dos grandes craques nos melhores times do mundo, ingressos no preço com a margem de lucro mais alta possível, a saída dos grandes dos campeonatos Estaduais, dando espaço para as temporadas de verão na Europa, e a extinção dos departamentos de outros esportes, se eles não forem rentáveis.

E você, onde você se coloca nesse expectro? E outra questão importante, vê o seu posicionamento sobre isso alinhado com a sua opinião política para as coisas mais importantes?
 
Com relação as minhas visões politicas eu não sei.

Mas eu seria mais a favor desse "esquerdismo" que você citou.
Não 100%, pois acho que profissionalização é importante.

Sinceramente não conseguiria acompanhar futebol numa situação hipotética totalmente empresarial com 20 Barueris/Prudentes/Indaiatuba/Bauru na primeira divisão.
 
Eu embora vejo bons pontos na direita eu diria que seria centro-direitista, pois em determinadas vezes eu tendo a ficar no meio-termo entre as duas opções.
 
Última edição:
Só fiz os dois grupos para fazer as definições que por vezes atrapalham muito, mas alguma rotulação é inevitável e por vezes até necessária. Obviamente, a opinião sobre cada uma dessas coisas deve ser avaliada individualmente.

Eu vejo essa discussão como tendo muito potencial na situação do esporte do País justamente porque hoje, o atual modelo, que não é nem um, nem outro, é insustentável. Ele não só contém e mantém vícios políticos, como os alimenta ainda mais dando passe livre a quem for do "Clube do Bolinha" de cada agremiação.
 
No caso especifico do Flamengo me agradou que a nova presidenta tenha um pensamento um pouco diferente do Marcio Braga, buscando o reerguimento dos esportes amadores do Flamengo.
Mas o clube precisa de uma reestruturação geral física das instalações. Não é só contratar o Cielo e achar que tá tudo bem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo