1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

"Ideologia" do futebol

Tópico em 'Esportes' iniciado por ExtraTerrestre, 16 Mai 2010.

1. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

Tenho notado, já faz algum tempo, que dentre os que acompanham futebol e gostam e buscam notícias e tal, há uma certa "polarização ideológica" sobre como deve ser o modelo utilizado no esporte.

Haveria a "esquerda", que defende um futebol com mais relações com a comunidade local (inclusive com restrições à utilização de jogadores estrangeiros), melhor aproveitamento da base, diretorias democráticas eleitas diretamente pelos torcedores. Este esquerdismo também seria a favor de um regime que ajudasse os clubes pequenos, unificando o profissional com o futebol de várzea municipal através de um sistema com múltiplas divisões, mantendo competições como o Estadual com os grandes e o atual modelo da Copa do Brasil, por exemplo, com as equipes de maior expressão tendo que jogar desde o início. O mais parecido com isso talvez seja a GAA, a liga irlandesa que controla os esportes gaélicos e o Croke Park.

A "direita" já defenderia o predomínio do grande, com clubes-empresa fechados, sem a ingerência do torcedor, um conselho de administração profissional com a presença, se possível, de executivos de renome, a concentração dos grandes craques nos melhores times do mundo, ingressos no preço com a margem de lucro mais alta possível, a saída dos grandes dos campeonatos Estaduais, dando espaço para as temporadas de verão na Europa, e a extinção dos departamentos de outros esportes, se eles não forem rentáveis.

E você, onde você se coloca nesse expectro? E outra questão importante, vê o seu posicionamento sobre isso alinhado com a sua opinião política para as coisas mais importantes?

2. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

Com relação as minhas visões politicas eu não sei.

Mas eu seria mais a favor desse "esquerdismo" que você citou.
    Não 100%, pois acho que profissionalização é importante.

Sinceramente não conseguiria acompanhar futebol numa situação hipotética totalmente empresarial com 20 Barueris/Prudentes/Indaiatuba/Bauru na primeira divisão.

3. Fúria da cidade

Fúria da cidade ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ

Eu embora vejo bons pontos na direita eu diria que seria centro-direitista, pois em determinadas vezes eu tendo a ficar no meio-termo entre as duas opções.

Última edição: 16 Mai 2010
  4. ExtraTerrestre

ExtraTerrestre Usuário

Só fiz os dois grupos para fazer as definições que por vezes atrapalham muito, mas alguma rotulação é inevitável e por vezes até necessária. Obviamente, a opinião sobre cada uma dessas coisas deve ser avaliada individualmente.

Eu vejo essa discussão como tendo muito potencial na situação do esporte do País justamente porque hoje, o atual modelo, que não é nem um, nem outro, é insustentável. Ele não só contém e mantém vícios políticos, como os alimenta ainda mais dando passe livre a quem for do "Clube do Bolinha" de cada agremiação.

5. [F*U*S*A*|KåMµ§]

[F*U*S*A*|KåMµ§] Who will define me?

No caso especifico do Flamengo me agradou que a nova presidenta tenha um pensamento um pouco diferente do Marcio Braga, buscando o reerguimento dos esportes amadores do Flamengo.
    Mas o clube precisa de uma reestruturação geral física das instalações. Não é só contratar o Cielo e achar que tá tudo bem.

Compartilhar