• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Idade de usuários da internet e do fórum

Níniel disse:
Eu acho que realmente cada vez é mais dificil encontrar um local onde possamos comunicar sem ter interrupção dos "pivetes". E pessoalmente a mim também me incomoda bastante ter de aturar imaturidades de algumas pessoas.

Eu demorei pra encontrar. A verdade é que a maior parte das comunidades chega em uma fase em que é "Invadida" pela pivetada, depois que se torna mais popular. Ao lado disso os bons administradores/moderadores começam a ficar de saco cheio e a coisa perde controle. Aposto que aqui em Valinor existem quase que "pilares"... gente que às vezes se pergunta se vale a pena continuar o projeto mas que se pararem se postar podem tornar isso aqui uma confusão.

O que me alegra é que a "explosão" senhor dos aníes, que veio com os três filmes já passou! Então o que deve ficar por aqui e ir se agregando aos poucos são pessoas realmente interessadas. Não exagerei quando disse que é um paraíso para mim... já fiz parte de MUITOS fóruns, e a molecada realmente está acabando com eles, não é só a minha opinião. Vide "hardmob", "gameforum", "uoljogos" etc... puro flood.

Uma comunidade que eu ADORO, até pelas discussões sobre política que envolvem pessoas do mundo todo é "gamingforce.com"... outro fórum antigaço que de vez em quando passa por reformas, que nem aqui em Valinor, só que é em inglês. Seria legal se os administradores fossem lá e vissem uma coisa que eles têm... o "choco Jornal"... é um tipo de "blog" que o usuário pode fazer e é interligado ao fórum. Muito famoso por lá. Acho que eles também usam vBulletin :)

---



Deriel disse:
Como curiosidade: da última vez que calculamos a média de idade dos usuários do Fórum obtivemos aproximadamente 20 anos.

Isso mostra que meus dados empíricos refletem a realidade, e que meu tópico não foi criado em cima de uma mera suposição, mas de um fato. :)

---



elfah disse:
Isso depende muito da maturidade da pessoa, que não pode ser julgado pela idade. Maturidade não tem a ver com idade.
Tem pessoas que não tem mentalidade suficiente mesmo depois de mais velhas.

Tenho que dizer que isso é um "clichê". Um escudo de discussões sobre o tema. Você mesmo já não ouviu isso diversas vezes? Pois bem, o que eu acredito é que existem sim uma série de casos em que gente masi jovem é madura, pelo menos na maior parte do tempo. Até porque ninguém é maduro o tempo todo... todos querem relaxar, "soltar a franga" mesmo às vezes. Meu pai, um cara super sério, "gerente" que precisa dar exemplo, vira um palhaço quando está com a família...

Agora... prestemos atenção... "quando está com a família"... "quando está com os amigos"... "no momento certo". O problema de quem é mais jovem, geralmente, é perceber outro clichê que geralmente os professores no colégio colocam: "Tem hora e lugar pra brincar"... geralmente aplicado aos bagunceiros que não deixam a aula continuar por causa do barulho. O que me faz lembrar que mesmo na faculdade a gente encontra os caras que não calam a boca UM SEGUNDO. E lá o mais jovem tem 17-18 anos.

Contraditório? Bem, uma coisa é certa, apesar de termos gente jovem que sabe encontrar lugar e hora para brincar e gente mais velha que, pelo contrário, não encontra, é possível sim fazer uma generalização, porque estamos falando de maiorias. E aí sim, depois de assumir que o que eu coloquei é verdade, podemos falar de excessões como você, Elfah.

---


Lasgalen disse:
Cada coisa tem seu momento, e transformar a internet em um palco de amadurecimento "forçado", por assim dizer, só vai prejudicar o indivíduo... o lance é liberar mesmo as bobices, as criancices, que isso faz parte da adolescência, oras. E cabe a nós, os tios (que atualmente são raros por aqui) uma boa dose de tolerância, e até mesmo, quem sabe, ajudar o figura a se encontrar... como o Asca acha que se encontrou... :lol:
Pensem na coisa por um outro ângulo: muitos dos moleques agressivos, malas ou simplesmente sem noção podem estar justamente se "escondendo" atrás da tela por não ter outros meios de orientação...

Ps: se vc me considerar nessa estatística, tua média vai pro espaço, Deriel...:lol:

"Como o Asca se encontrou" foi ótimo. Parece até um encosto.

Vou lembrar qual é o intuito da minha discussão... não é criticar infantilidades, é criticar as mesmas no lugar e na hora errada. Não acho que uma uma criança de 8 anos deva ser madura, ela está na fase dela... há realmente idade para ser infantil: a infância, a pré-adolescência e a transição para a adolescência, na minha opinião. E depois disso, momentos e lugares certos.

Discutir também como é difícil encontrar lugares que estejam a salvo disso, depois que você passa a fase de achá-las engraçadas... discutir até que ponto é legal os infantis invadires e desvirtuarem comunidades de jogos e fóruns de discussão, que é algo que realmente eu vi acontecer mais de uma vez. Acho que criei esse tópico porque estou entrando em uma nova fase. Depois de dois anos sem trabalhar e finalmente de férias me peguei com MUITO tempo... podendo lembrar como é passar bastante tempo na internet... há um bom tempo eu não lia e postava em um fórum realmente legal.

Enfim!
 
Shazan disse:
Tenho que dizer que isso é um "clichê". Um escudo de discussões sobre o tema. Você mesmo já não ouviu isso diversas vezes? Pois bem, o que eu acredito é que existem sim uma série de casos em que gente masi jovem é madura, pelo menos na maior parte do tempo. Até porque ninguém é maduro o tempo todo... todos querem relaxar, "soltar a franga" mesmo às vezes. Meu pai, um cara super sério, "gerente" que precisa dar exemplo, vira um palhaço quando está com a família...

Agora... prestemos atenção... "quando está com a família"... "quando está com os amigos"... "no momento certo". O problema de quem é mais jovem, geralmente, é perceber outro clichê que geralmente os professores no colégio colocam: "Tem hora e lugar pra brincar"... geralmente aplicado aos bagunceiros que não deixam a aula continuar por causa do barulho. O que me faz lembrar que mesmo na faculdade a gente encontra os caras que não calam a boca UM SEGUNDO. E lá o mais jovem tem 17-18 anos.

O grande problema é que tentamos usar esse fato de que existem pessoas maduras com pouca idade como uma regra e isso acaba se tornando um erro. Essas poucas pessoas devem ser tratadas como excessões a regra, por que tiveram uma vida social diferente das outras na maior parte do tempo e/ou tem isso direto do sangue mesmo.
 
Pensem na coisa por um outro ângulo: muitos dos moleques agressivos, malas ou simplesmente sem noção podem estar justamente se "escondendo" atrás da tela por não ter outros meios de orientação...
pode ser uma fase tb, rebeldia...
regras para que... viva a zona! :joy:


ai depois que cria juizo ou leva uma ou duas na cabeca, ele amadurece, e vira um "tio"
 
:rofl:

Obrigado Lesgalen.

Mas é que a paz do meu eu interior sente-se melhor depois de botar toda a "merda" que estava na minha cabeça pra fora.

Omykron disse:
ai depois que cria juizo ou leva uma ou duas na cabeca, ele amadurece, e vira um "tio"

Ou um deficit mental por causa da pancada na cabeça. :roll:

Assim como eu. :dente:
 
Última edição:
A questão é mais simples do que parece. A internet é tão boa ou tão ruim quanto possível em qualquer idade. Sempre pode ser feito bom uso, quanto mal uso (como tudo nessa vida). Eu vejo a internet como mais um meio de comunicação, simplesmente, só que este, muito mais interativo do que seus antecessores. Cabe a todo usuário de computador conhecer artifícios para tirar melhor proveito deste recurso, e nunca, o pior proveito.

O raciocínio é válido pra qualquer idade. Benefícios específicos em cada idade, males específicos em cada idade.
 
Última edição:
.{Ascagalad}. disse:
Mas é que a paz do meu eu interior sente-se melhor depois de botar toda a "merda" que estava na minha cabeça pra fora.
vc colocou a sua cabeca na privada e deu descarga?
 
Shazan disse:
Vou lembrar qual é o intuito da minha discussão... não é criticar infantilidades, é criticar as mesmas no lugar e na hora errada. Não acho que uma uma criança de 8 anos deva ser madura, ela está na fase dela... há realmente idade para ser infantil: a infância, a pré-adolescência e a transição para a adolescência, na minha opinião. E depois disso, momentos e lugares certos.

Resta saber o que é "lugar e hora errada"... vai muito pela cabeça de quem analisa, né! ao meu entender, nenhum lugar é mais adequado para se brincar, divertir, flanar, floodar, do que a internet e seus fóruns absolutamente inofensivos... :mrgreen:

E ao meu ver 15, 18, 25, 40, 60 anos são ótimas idades para ser infantil... até mesmo nos locais e horas mais inusitadas! Aliás, a vantagem de ser "maduro" é justamente poder ser infantil a hora que bem entender! :cool:

Cara rigoroso, sô. :roll:

PS: Asca... eu disse "acha"....:lol:
 
Eu considero. Mas cinco pessoas de 15 anos e uma de 50 anos dá uma média de 20,8 anos :yep:
 
Mais um de 15 por aqui. :mrgreen:
É bem verdade que antigamente (bom eu já uso a net faz tempo.) os usuários em média eram mais velhos e o povo respeitava mais, hoje devido ao maior número de adolescentes desocupados(crianças não fazem nada) você entra num MMORPG e o cara já te manda tomar no @#$. Eu reparo que depois de um tempo fazendo alguma coisa nenhum de meus amigos resiste a dar um esculacho(autocrítica não vale). Mesmo assim tem gente tonta pra toda idade, em vez de tomar juízo, toma pinga.
 
Lasgalen disse:
Resta saber o que é "lugar e hora errada"... vai muito pela cabeça de quem analisa, né! ao meu entender, nenhum lugar é mais adequado para se brincar, divertir, flanar, floodar, do que a internet e seus fóruns absolutamente inofensivos... :mrgreen:

E ao meu ver 15, 18, 25, 40, 60 anos são ótimas idades para ser infantil... até mesmo nos locais e horas mais inusitadas! Aliás, a vantagem de ser "maduro" é justamente poder ser infantil a hora que bem entender! :cool:

Cara rigoroso, sô. :roll:

Eu ainda acho que você está confundindo bom-humor e simpatia com infantilidade/imaturidade. o tal "lugar e hora errada", para mim pode ser achado de forma bem objetiva.

  • Na vida: interromper o discurso/fala de alguém (para mim é preciso ouvir antes de responder... com familiares, amigos, parceira(o) ou mesmo um desconhecido), não aceitar diferenças alheias, não se desculpar ou arrepender-se do que fez de errado e foi condenado, não seguir regras de um grupo/instituição. Saída? Procurar grupo ou instituição que aceite seu jeito de ser.
  • Nos jogos na internet: essencialmente atrapalhar a jogatina alheia ou desequilibrar o mundo/economia com bug exploits/bad manner. Aliás eu considero egoísmo em si algo imaturo, sinceramente (o tal "querer ser o mais forte a qualquer custo"). Saída? Principalmente evitar jogos massivos, preferir jogos em que dê para se "criar jogo"... "cheaters" e "jogadores ruins "conseguem acabar com servidores inteiros.
  • Em um fórum, além do "basicão" (desrespeitar user, ser flooder, ser flammer etc): mudar o assunto de um tópico ao invés de criar um tópico com o tema, transformar um tópico em chat/conversa paralela, ser irônico ou sarcástico o tempo todo, postar piadas em tópicos sérios... enfim, ficou até redundante. Saída? Procurar outro fórum... existem CENTENAS de comunidades voltadas principalmente pra brincadeiras e até só para elas. Tem muita gente MESMO que só quer descansar um pouco na internet e dar umas risadas, além de ver o número de posts subir por aí... não vale a pena estragar comunidades organizadas como Valinor com excesso de infantilidade. Mesmo aqui tem espaço só pra reladar/dar umas risadas por auqi. A chave é mesmo o bom-senso.


O que eu queria colocar é que pra mim é de certa forma "objetivo" encontrar infantilidade na vida e na internet. É impossível não tem um toque "Shazan" aí no meio, um pouco de subjetividade, mas mesmo um juiz se deixa levar pelo coração antes de condenar/absolver alguém. Mas estou tentei ser o mais imparcial possível. Isso me lembrou até o comentário estranho que eu deixei por MP a um moderador aqui de Valinor. Eu "agradeci" ele por ter me chamado a atenção duas vezes por causa de assinatura. Aliás ela foi arrancada duas vezes hahahaa. Não se trata de masoquismo, a gente vê mesmo que o pessoal se preocupa com qualidade e igualdade por aqui. Isso é muito "gostoso" de presenciar. Eu queria ver essas "mãos jardineiras" na minha empresa, na minha faculdade, no política do meu país...

Sem mais, abraços
 
Última edição:
Gasp. :blah:

Creio que nosso problema aqui está sendo puramente semântico, Shazan... simplesmente o que vc chama de infantilidade/imaturidade eu chamo de falta de educação. E isso não é privilégio das crianças e/ou imaturos... :mrgreen:
 
Edrahil disse:
Tu entra naquela faixa do pertos dos 50. :mrgreen:
Que isso, Edrahil, a Las nem viu o Dilúvio (mas pisou no barro) :abraco:

Brincadeiras à parte, para não floodar somente, concordo com a Las, existem coisas que são mais um fator de educação e não do comportamento imaturo. Pessoas que não sabem se comportar no real nem no virtual são um fato que temos que lidar.

Por isso a idéia de ter os saitori é muito legal aqui na Valinor, veja o próprio Asca, que mudou bastante o perfil dos posts nos últimos tempos. Minha pesquisa com comunidades virtuais mostra que geralmente quem define o padrão de comportamento é a própria comunidade. Se ela permitir um determinado tipo de atitude, não há como reverter depois. Por isso existe comunidades com alto grau de meritocracia, a escalada "social" depende do seu valor para o restante da comunidade e as pessoas buscam mostrar seu mérito.
 
Povo, vcs nem imaginam como o Dilúvio foi legal... deixava qualquer Poseidon ou Titanic no chinelo! :uhu:

Mas, se vcs estão considerando o fator-maior como 50, podem ter certeza de que a média pode cair bastante ... :cool: a não ser que estão contando com o Enerdhil também, que foi quem me puxou prá dentro da Arca quando eu já ia me afogando. :lol:

Mas - temos que considerar ainda o tipo de fórum que se anda. Fóruns de jogos normalmente são coalhados de pivetes (e tios) mal-educados. Já os fóruns de artes e literatura - no qual a Valinor pode de certa forma se encaixar - já tem um pessoal mais esclarecido, independente da idade, e os sem-noção logo percebem que não dá prá surfar nessa praia, então entram no esquema ou caem fora...

Bem, quase todos. :anjo:
 
Deriel disse:
Como curiosidade: da última vez que calculamos a média de idade dos usuários do Fórum obtivemos aproximadamente 20 anos.
estatisticamente falando, a média não é uma boa medida: ela é facilmente alterada por valores discrepantes, vide:
Deriel disse:
Mas cinco pessoas de 15 anos e uma de 50 anos dá uma média de 20,8 anos


para se ter uma melhor idéia da idade dos usuarios, poderia-se observar a moda, mediana, desvio-padrão, fazer um histograma, ou até um boxplot:blah:
 
Erunyauvë Calië disse:
para se ter uma melhor idéia da idade dos usuarios, poderia-se observar a moda, mediana, desvio-padrão, fazer um histograma, ou até um boxplot

Nossa, falando assim da a impressão de que vc cursa estatística... :lol:
:roll:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo