• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Idade de usuários da internet e do fórum

Shazan

siscapuliu
Até que ponto a idade dos usuários torna a internet boa ou ruim para todos?

Digo, cada vez mais temos crianças na internet, até pela facilidade da internet de alta velocidade e PCs cada vez mais baratos e acessíveis à população. Quando eu comecei a usar a internet, há 6 anos, com meus 14 anos, me deparei com o fato de que eu era um "caçula" da internet. Meu irmão mais velho, interessado em computações, programação etc ganhou um computador e tive assim a minha chance de ter acesso em casa. Só mais um pouco de nostalgia... naquela época os jogos online (Ultima, Diablo) pareciam menos populosos (e eram), mais "familiares" e amigáveis, pelo menos entre os brasileiros. Mesmo duelos rolavam de forma respeitosa, você não via as pessoas se xingando nos jogos como se vê hoje. (estou falando como um velho...)

Quando conheci um fórum de discussão aos 15 as de idade foi uma das maiores felicidades da minha vida. Sempre fui meio "fechado", de poucos amigos e passava muito tempo sozinho em casa, jogando alguma coisa, lendo outra coisa. Tudo era lindo... e por mais de um ano em postei na comunidade "Survivors", inicialmente de gamers mas que se expandiu para discussões sobre tudo, como aqui em Valinor. Era um paraíso, eu passava horas no fórum, esperando novos tópicos, pronto pra discutir tudo o que aparecesse. As pessoas se encontravam fora da comunidade, se gostavam, se respeitavam. Era tudo bem democrático e quem desrespeitava as regras era punido. Com o passar dos anos, já em outros fóruns e jogos presenciei a explosão de lan houses, o tal barateamento das peças de computador e uma nova "Geração" de usuários cada vez mais jovens na net. Os brasileiros começaram a se tornar mais presentes na internet... (vide "domínio" do orkut, que presenciei)

Os fóruns de discussão começaram a lotar, massificaram-se os "flooders" que acabam com as boas discussões. Nos jogos online o Brasil ficou famoso por seu potencial de xingamento (existem em diversos jogos salas e grupos anti-brasileiros), bug exploit e por serem ótimos hackers. Há meses, literalmente, eu procurava uma boa comunidade online para postar algo legal, relaxar sem ter que ver uma massa de flood sem sentido e sentir que não valia a pena ficar naquele lugar. Já tinha desistido. Observado a comunidade Valinor e mais especificamente os "aniversários" do fórum percebi que tem um pessoal mais velho por aqui. Não um "Mais velho" de quem é "tio", mas de quem está em uma faixa "velha" em relação à idade média de quem está invadindo a internet: "a pivetada". Seria isso pura coincidência?

Valinor é então um oásis pra mim... fortalecido por discussões fortes e uma temática que não interessa à tal "molecada". Sim, todos gostam de senhor dos anéis, mas poucos querem saber muito mais sobre isso. Eu mesmo não sou um grande fã mas me aproveitei dessa muralha para me abrigar em um grpo de pessoas legal. Mas e os outros lugares? E os jogos online, minha outra paixao? Esses só se salvam com bons CLÃS, de gente que joga numa boa, se respeita e tem uma boa "ideologia" dentro do jogo. E, infelizmente, tenho notado que essas pessoas são as mais velhas... a "molecada" está estragando certos aspectos da internet.

Agora, não quero que isso pareça um discurso anti-crianças na internet... pelo contrário, acho que todo mundo deve te o direito acessar tudo aqui.... só gostaria de mostrar e discutir a minha insatisfação que deve ser a de alguns outros aqui e a dificuldade de se encontrar grupos legais, "lugares" realmente bacanas e que não sejam banais para se fazer parte na internet. Deve ser uma preocupação de poucos, mas eu realmente passo bastante tempo no pc, a internet é um abrigo mesmo pra mim, um refúgio mesmo para os problemas e às vezes ver tanta banalização me desanima de verdade.

E por último, sem muito puxasaquismo tenho que agradecer à comunidade por ser tão legal. A espera e procura por uma boa comunidade valeu a pena.

Sem mais, abraços
 
V disse:
Eu odeio crianças.

Que mauzão. :mrgreen:


Eu acho que realmente cada vez é mais dificil encontrar um local onde possamos comunicar sem ter interrupção dos "pivetes". E pessoalmente a mim também me incomoda bastante ter de aturar imaturidades de algumas pessoas. Mas por outro lado, tal como o Shazan disse, essas pessoas têm direito a acessar a internet, tal como o resto do mundo. Não sei se é uma questão de os pais estarem mais atentos ao que fazem os seus filhos, uma vez que estes muitas vezes chegam a ser mal educados, ou se é um "mal" irremediável. Com isto não quero atacar ninguém que seja jovenzinho, uma vez que a relação entre a idade e a maturidade das pessoas muitas vezes não é linear, apesar de eu achar que não foge muito à regra. Só que também acho dificil lidar com uma pessoas novinhas, sabendo que ela é novinha, com 12 anos por exemplo. Por outro lado, pode ser pedagógico um jovem andar em fóruns, uma vez que a troca de ideias pode cimentar as suas opiniões ou fazê-lo reflectir em outras que muitas vezes não dá valor.

Eu acho que já houve um tópico do género por aqui.:think:
 
"Nem tudo que reluz é ouro" Shazan.

Eu ainda sou uma criança, e daí?
Já fiz floods, já xinguei, já banalizei. Mas até certo ponto.
Depois de ver que todos odiavam minha forma de expressar e comentar sobre algo interessante, resolvi mudar as minhas formas de expressão e atitudes que não convinham, parei di ixcrev axim, começei a escrever assim.
Aprendei que tudo tem sua hora e que torna enjoativo acabar com uma discussão tão boa com idéias futeis e sem noção.

Acho que isso depende de cada um, meu "simancol" veio com defeito e eu troquei. Se faço alguma coisa digamos que banal, é por causa da minha inocencia (nem tanto).

A galera jovem deve se mancar e perceber que não está agradando, assim como eu percebi, ou acho que percebi =]
 
Como curiosidade: da última vez que calculamos a média de idade dos usuários do Fórum obtivemos aproximadamente 20 anos.
 
Deriel disse:
Como curiosidade: da última vez que calculamos a média de idade dos usuários do Fórum obtivemos aproximadamente 20 anos.
E quando foi isso?

Porque temos que lembrar que a galera também envelhece. Além do que, existem alguns aqui com idade próxima ou superior aos 40, o que acaba ajudando a elevar a média.
 
Deriel disse:
Como curiosidade: da última vez que calculamos a média de idade dos usuários do Fórum obtivemos aproximadamente 20 anos.

Nossa... Que LEGAL! =D

É impressionante ver o pessoal mais adulto ainda estar interessado na Fantasia.

Mas bem, é fato que criança tem mais tempo livre. Logo, tem mais tempo pra ficar na Internet. Logo(2), às vezes por não ter o que fazer, acaba destruindo/atrapalhando a comunidade até então em harmonia dos outros.

Eu acredito que sim, as crianças devem ter contato com a tecnologia, mas não estaria este sendo cedo DEMAIS?

Em parte, seria legal que elas desconhecessem computador até uma certa idade. Muitas acabam não saindo mais da frente do PC (em vez de usá-lo com parcimônia) por conhecerem e saber usá-lo desde piticotico.
 
Poxa, mas cada caso é um caso.
Considerando minha idade, acho que posso ser categorizada como "pirralha".
(eu tenho so famosos 15 anos)
Ok, já estou acostumada com isso, todos os meus amigos (a grande maioria, e os mais achegados) são muito mais velhos do que eu, o que me faz com frequencia conhecer novas pessoas mais velhas.
Essas de primeira mão já ficam meio assim sei lá cmg,
sabe... a 1ª impressão...
"ah, ela é pirralha q tal".
Depois que vão conhecendo, a imagem geralmente muda.

Mas isso depende muito da maturidade da pessoa, que não pode ser julgado pela idade. Maturidade não tem haver com idade.
Tem pessoas que não tem mentalidade suficiente mesmo depois de mais velhas.
E mesmo quando eu era uma pré adolescente feliz, nunca fui de ficar esculhambando, xingando, escrevendo "axim" (nada contra quem fez e quem faz, se bem que dá uma agonia de ler...) entre outros. Nunca fui de ficar usando milhares de irritantes emoticons no msn substituindo letras (grrr).
porém há coisas que eu faço que alguns podem considerar infantilidade,
como por exemplo, ficar rindo por horas de uma piada muito sem graça, ou rindo por horas de qualquer outra coisa, etc, que acho que mesmo depois de muuuito velha eu não vou parar de fazer, ou espero não parar (não quero).


E talvez eu até mesmo me arrependa de não ter feito tudo isso. Faz parte da construção intelectual da pessoa hoje em dia. Sabe, você olhar pro seu passado, tão proximo e ver que você mudou tanto... "nossa, eu fazia isso?!"
é gostoso :D

E na valinor poucas vezes encontrei o que eu não queria :D
 
Falassion disse:
Nossa... Que LEGAL! =D

É impressionante ver o pessoal mais adulto ainda estar interessado na Fantasia.

Mas bem, é fato que criança tem mais tempo livre. Logo, tem mais tempo pra ficar na Internet. Logo(2), às vezes por não ter o que fazer, acaba destruindo/atrapalhando a comunidade até então em harmonia dos outros.

Eu acredito que sim, as crianças devem ter contato com a tecnologia, mas não estaria este sendo cedo DEMAIS?

Em parte, seria legal que elas desconhecessem computador até uma certa idade. Muitas acabam não saindo mais da frente do PC (em vez de usá-lo com parcimônia) por conhecerem e saber usá-lo desde piticotico.

Piticotico :lol: :lol: :lol:
concordo plenamente com você =)
 
Eu acho que reduziu a idade por ter atraído um público mais de filmes. Eu chutaria 18,5-19 anos de média.
 
De uns tempos pra cá,a internet ficou completamente popular e acessível.Isso gerou uma hiperpopulação pra qual ela não estava preparada.Tem a ver com o que o Shazam disse, pq essa popularização atingiu a "molecada" em cheio.Como de repente um meio restrito a pouca gente ficou muito mais popular,acabou ficando uma grande salada mista de idades e preferências.Daqui pra frente,eu acho q a internet vai ter q se organizar pra começar a criar espaços mais ,digamos,"exclusivos" pra cada tipo de gente...
Mas pode ter certeza q isso só vai diminuir a confusão:enquanto a net for essa coisa fantática q é hj,ela vai ter q ser desregulada ,desorganizada e talz.....e a gente q vai ter q se acostumar com isso.

O que cargas d'água é um "lurker"?

Deve ser aquele cara q posta por um tempo,depois pára,depois volta e assim em diante :dente:

Ou seja,eu.
 
Última edição:
Ramalokion disse:
Bom alguém tem que perguntar: O que cargas d'água é um "lurker"?

lurk - espreitar, atalaiar, emboscar.
lurker é quem pratica lurk.

Em suma é quem só lê os tópicos mas não posta.



Qto ao assunto do tópico.
Eu acho que é mais em função da popularização mesmo do q algo ligado diretamente à idade dos usuários.
Qlq coisa q se populariza mto acaba trazendo alguns desses males de pessoas que só querem avacalhar.
 
Última edição:
Falassion disse:
Nossa... Que LEGAL! =D

É impressionante ver o pessoal mais adulto ainda estar interessado na Fantasia.

Mas bem, é fato que criança tem mais tempo livre. Logo, tem mais tempo pra ficar na Internet. Logo(2), às vezes por não ter o que fazer, acaba destruindo/atrapalhando a comunidade até então em harmonia dos outros.

Eu acredito que sim, as crianças devem ter contato com a tecnologia, mas não estaria este sendo cedo DEMAIS?

Em parte, seria legal que elas desconhecessem computador até uma certa idade. Muitas acabam não saindo mais da frente do PC (em vez de usá-lo com parcimônia) por conhecerem e saber usá-lo desde piticotico.

Não concordo com você, a maior e mais fácil disponibilização da tecnologia/informática para crianças não deve acabar, apenas deve ser acompanhada corretamente para que a criança saiba aproveitar da melhor forma a internet ou o que for ou então fação como meu pai: Não tinha dinheiro para tal começou a comprar livros e se informar sobre o mundo digital, assim que ele teve oportunidade de adiquirir um pc ele já sabia utilizar =]

Eu mesmo sei mexer em pcs desde os 3 anos, ou seja, carrego 10 anos e uns quebrados de pc nas costas.
 
Mas isso depende muito da maturidade da pessoa, que não pode ser julgado pela idade. Maturidade não tem haver com idade.
Tem pessoas que não tem mentalidade suficiente mesmo depois de mais velhas.
E mesmo quando eu era uma pré adolescente feliz, nunca fui de ficar esculhambando, xingando, escrevendo "axim" (nada contra quem fez e quem faz, se bem que dá uma agonia de ler...) entre outros. Nunca fui de ficar usando milhares de irritantes emoticons no msn substituindo letras (grrr).
porém há coisas que eu faço que alguns podem considerar infantilidade,
como por exemplo, ficar rindo por horas de uma piada muito sem graça, ou rindo por horas de qualquer outra coisa, etc, que acho que mesmo depois de muuuito velha eu não vou parar de fazer, ou espero não parar (não quero).


E talvez eu até mesmo me arrependa de não ter feito tudo isso. Faz parte da construção intelectual da pessoa hoje em dia. Sabe, você olhar pro seu passado, tão proximo e ver que você mudou tanto... "nossa, eu fazia isso?!"
é gostoso

Somos almas gêmeas. Mas eu tenho 16.
 
Mas quem é que vcs chamam de crianças? uma galerinha de 15, 16 ( e até mesmo 20 e lá vai pedrinha) não deveria estar muito preocupada com suas "infantilidades". Cada coisa tem seu momento, e transformar a internet em um palco de amadurecimento "forçado", por assim dizer, só vai prejudicar o indivíduo... o lance é liberar mesmo as bobices, as criancices, que isso faz parte da adolescência, oras. E cabe a nós, os tios (que atualmente são raros por aqui) uma boa dose de tolerância, e até mesmo, quem sabe, ajudar o figura a se encontrar... como o Asca acha que se encontrou... :lol:
Pensem na coisa por um outro ângulo: muitos dos moleques agressivos, malas ou simplesmente sem noção podem estar justamente se "escondendo" atrás da tela por não ter outros meios de orientação...

Ps: se vc me considerar nessa estatística, tua média vai pro espaço, Deriel...:lol:
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo