1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Idade das Raças da Terra Média

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Lucas Gabriel Medeiros, 16 Jul 2017.

  1. Pessoal... Estava assistindo as Trilogias de o Senhor dos Anéis e o Hobbit e me dei conta de uma coisa, criada por Peter Jackson. Todos sabemos que Aragorn é homem, mas eu gostaria de saber se os homens na terra média vivem mais que nossa média de idade, se não eu acho que percebi uma quebra de roteiro muito tosca do Jackson. No final de O Hobbit e a Batalha dos cinco exércitos e Thranduil manda legolas procurar Aragorn e diz que ele é um guardião conhecido como "Passolargo"(sabemos que o legolas não está no livro do Hobbit), e no começo do Snhor dos Anéis, Bilbo diz à Frodo que tem o Anel a 60 anos, ou seja, daí Aragorn já teria no mínimo 60 anos. Alguém sabe dizer se os homens vivem mais em Arda ou isso foi viagem do Peter Jackson?
     
  2. Neoghoster Akira

    Neoghoster Akira Brandebuque

    Segundo os livros, nos quais os filmes da trilogia do PJ estão baseados, Aragorn é o remanescente (o último rei) da linhagem pura Númenoreana de Elros, que vinha do irmão de Elrond e viveu 500 anos. Em outras palavras, Aragorn é parente distante de Elrond.

    Ademais dos efeitos mágicos e especiais advindos do sangue élfico dessa linhagem até mesmo os homens de Númenor "não-descendentes de Elros" também viviam um pouco mais que os homens médios por terem sido abençoados pelos Valar com dons.

    Homens comuns de Númenor podiam chegar a 200 anos enquanto a linhagem dos reis e rainhas (de Aragorn) podia chegar aos 300-350 anos. Em comparação aos homens de Rohan que eram apenas "homens médios" os Numenoreanos eram chamados de "homens altos" e "reis dos homens".

    Por essa razão a infância, juventude e maturidade deles se dilatava por um período superior aos dos outros homens.

    Lifespan

    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
     
    • Ótimo Ótimo x 2
    • LOL LOL x 1
  3. Eriadan

    Eriadan Bears. Beets. Battlestar Galactica. Usuário Premium

    @Lucas Gabriel Medeiros, em verdade Aragorn já tinha 87 anos na época dos acontecimentos de O Senhor dos Anéis. Ele é da linhagem de Númenor, homens que envelheciam mais lentamente e tinham maior longevidade que os demais.
     
    • Ótimo Ótimo x 2
  4. Fëanor

    Fëanor Fnord Usuário Premium

    Na verdade tem um problema de cronologia aí sim. Eu não lembro bem a fala do Thranduil n'O Hobbit, mas vamos olhar para as datas do Apêndice B do SdA:

    • Aragorn nasce no ano 2931 da Terceira Era.
    • A Batalha dos Cinco Exércitos ocorre em 2941. Bilbo retorna para o Condado em 2942.

    Aragorn teria, então, apenas 10 anos ao final dos eventos d'O Hobbit. Ele não seria conhecido ainda por Passolargo e nem seria de alguma utilidade para os elfos então. Mas vamos reforçar isso voltando para a cronologia do Apêndice:

    • Em 2951 Elrond revela a Aragorn (então com 20 anos) seu verdadeiro nome (Estel) e sua ascendência. Então é bem possível que até então ele não tinha nenhuma ideia de sua importância e de seu possível papel. Isso reforça a noção de que seria inútil Legolas procurá-lo 10 anos antes. Aliás, ele não precisaria sair procurando por aí, pois até então Aragorn vivia em Valfenda.
    • No mesmo ano, Aragorn recebe os fragmento da Narsil, conhece Arwen e sai de Valfenda para os Ermos pela primeira vez. Cinco anos depois (2956) ele vai conhecer Gandalf, e entre 2957 e 2980 ele fará suas grandes jornadas pela Terra-média, servindo em Rohan e em Gondor.
    Então, sim, é invenção do PJ, e está deslocada temporalmente em relação aos livros. Aliás, até a menção ao nome "Passolargo" é uma falha: Aragorn era conhecido por esse nome em Bri, não na Terra-média como um todo.

    Agora, tem uma possível justificativa para a menção do Thranduil não entrar em conflito com a idade do Aragorn: nos filmes não há o gap de 17 anos entre a festa do Bilbo e o início da jornada dos Hobbits rumo a Valfenda*. Então é como se na cronologia do filme tudo ocorresse 17 anos antes. Como sabemos que a
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    , isso faria ele ter em torno de 27 anos quando os eventos d'O Hobbit ocorrem, e aí sim daria para encaixar a coisa. Com essa idade ele estaria no começo de suas grandes jornadas.

    ---
    * Não sabemos na verdade quanto tempo passou nos filmes, já que há sim a implicação de ter transcorrido algum tempo entre esses eventos, mas podemos deduzir que não foram 17 anos, por duas razões: i) sendo um salto temporal grande, o filme deixaria mais explícito se quisesse passar a ideia de ter passado tanto tempo; e ii) nenhum dos hobbits envelhece nesse período. O mais provável é que se passaram apenas alguns meses mesmo.
     
    • Ótimo Ótimo x 6
  5. deusxlr

    deusxlr Usuário

    Na moral o legolas aparecer no filme o Hobbit, nem foi algo ruim na minha opinião, quando comparado a outras falhas e encheções de linguiça maiores "anão + elfo ".
     
    • Gostei! Gostei! x 1
  6. Placebo

    Placebo O Bonitão das Tapiocas

    até agora tentando digerir o casinho do anão com uma elfa...
     
  7. Razoer

    Razoer Eru laita-lyë

    Uma elfa que nem existe, diga-se de passagem.
     

Compartilhar