• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ibirapuera é eleito o melhor parque do mundo pelo The Guardian

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Parque fica na frente do Buttes-Chaumont, de Paris, do Boboli, de Florença e até do Parque Güell, de Barcelona

O jornal britânico The Guardian elaborou uma lista com os 10 melhores parques espalhados pelo mundo. Curiosamente, o veículo não cita o Central Park, de Nova Iorque, talvez o mais conhecido do planeta.

De acordo com o jornal, o Parque Ibirapuera é a "estrela" entre as melhores áreas verdes urbanas, desbancando o Buttes-Chaumont, de Paris, o Boboli, de Florença, a High Line, de Nova Iorque, o Hampstead Heath, de Londres e até o Parque Güell, de Barcelona.

ibirapuera.jpg

São Paulo, segundo o jornal , é uma cidade dura, sem litoral, que faz os 221 hectares do Ibirapuera se tornarem essenciais. Além disso, o local foi projetado por Burle Marx, grande arquiteto-paisagista brasileiro, que combinou cubismo e inspiração surrealista, com profundo conhecimento de botânica nacional, para a criação do espaço verde.

Segundo o jornal, o parque é exuberante, curvilíneo em todas as direções e contém, ainda, a Oca e o pavilhão de artes da Bienal de São Paulo, projetados por Oscar Niemeyer, outro grande arquiteto brasileiro.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Cara.
Posso falar pelo Buttes Chaumont e Guell.
Sem contar que ele cita o passeio suspenso em NY, e eu achei o Promenade Plantee melhor até que Buttes.
Além do jardim inglês em Munique que tem tanto a parte de parque urbano, como uma área mais estilo bosque e até lugar pra peladões curtirem a vida.

Pode ser arquitetonicamente ou paisagistiamente melhor, não posso avaliar isto.
Apesar de achar estranho um parque arquitetado por Gaudi perder.

Mas os 4 citados acima me fariam facilmente deslocar meia cidade só pra andar por lá e relaxar.
O Ibirapuera nunca me despertou essa vontade quando passava férias em sampa com família.


Eu morei ao lado de Duisburg.
Esse parque até onde me lembro era um parque mais industrial num local onde ficavam muitas fábricas e industrias daquelas clichês cheias de chaminés e tubos de metais pra tudo quanto é lado. Parece aqueles filmes de futuro distópico ou no estilo steampunk.
Tem clubes de tecno na região que se aproveitaram muito bem desse clima mais gótico. Bem legal.
 
O Ibirapuera é ótimo! É muito gostoso ir dar um passeio lá. Fora as atrações que o parque proporciona.
 
Mas os 4 citados acima me fariam facilmente deslocar meia cidade só pra andar por lá e relaxar.
O Ibirapuera nunca me despertou essa vontade quando passava férias em sampa com família.

Quando o Ibirapuera tem suas estruturas perfeitamente funcionais como o prédio da Bienal que já foi sede de vários grandes eventos culturais, a Oca e o Planetário (o mais antigo do Brasil) por exemplo, não há como negar que ele se torna um lugar muito atraente e pelo menos nesse quesito reconheço que ele não fica devendo pros outros grandes parques mundo afora. Pra mim o grande diferencial e pontos positivos do parque são justamente essas estruturas que trazem cultura e entretenimento.

Por outro lado, o grande problema é a limpeza, pois sempre haverá pessoas que descartam corretamente o lixo que produzem nas lixeiras, mas outros não e é sempre um desafio mantê-lo limpo em dias mais movimentados. No mais, acho perfeitamente discutível e aberto comparar o projeto paisagístico com outros parques mundo afora até porque o título da matéria não se referiu ao Ibirapuera como o mais bonito.
 
Última edição:
Não esperava por essa mudança. Sei lá, Rita Lee é a cara de SP, maior cantora feminina de rock do país, mas, sempre sou avesso à mudanças em cima de coisas tradicionais.

Eu também vou pelo mesmo caminho. Por mais que a mídia faça um grande esforço, popularmente vai demorar muito pra pegar, sem falar que Ibirapuera é um nome de origem tupy-guarani e ao renunciarmos um nome genuinamente nativo, abrimos mão das poucas palavras popularmente conhecidas desses idiomas que ainda estão presentes com alguma frequência no nosso vocabulário.

Se tivesse homenageado a Rita com uma futura nova estação de metrô, algo que por sinal simplesmente não falta, dado o enorme número de obras em linhas inacabadas, seria algo bem mais fácil e tranquilo e que não deixaria de ser uma bela e justa homenagem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo