1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

I chair gwannar???

Tópico em 'Idiomas Tolkienianos' iniciado por Olórin- i Nimrandir, 17 Fev 2004.

  1. Já faz algum tempo que tenho essa dúvida, mas só deu pra mandá-la agora...
    "Arwen, tollen i lû. I chair gwannar na Valannor, si bado no círar"
    Assim fala Elrond em Sindarin nAs Duas Torres. Sendo a tradução, segundo o próprio filme:
    "Arwen, chegou a hora. Os Navios vão partir para Valinor, vá logo não demore."
    Escutei a frase uma vez, percebendo um erro: chair é a mutação nasal de cair "navio" cujo plural é cîr, então pensei o correto seria I chîr gwannar...
    Passou-me pela cabeça que poderia ter escutado a frase erroneamente, confundindo gwannar "partem, morrem" com gwanna "parte, morre".
    Chequei então no gwaith i phethedein... é "gwannar" mesmo!
    Seria isso um erro nas falas élficas do filme ( O navio partirão para Valinor)? Ou eu estou fazendo confusão?
     
  2. Tauraherion

    Tauraherion The eyes of truth

    o próprio fauskanger já falou sobre o assunto... e lá no gwauth tem uma nota falando que sim...está gramaticalmente errado, o que dá pra tentar dizer se for o caso de defender até a morte é que Elrond tava muito nervoso na hora e acabou confundindo e empregando o plural erradamente :think:
     
  3. Mas o erro foi do ator do Elrond, porque é a mesma coisa se nós falássemos "nós vamos para os lugar", não se erra assim. Quem falou errado foi o ator mesmo, não?
     
  4. Mas se não me engano foi David Salo que teria escrito a frase, não estou certo... vou ver se dou uma conferida.
     

Compartilhar