• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Humanos podem ter implante como Wolverine, mas de espuma de titânio

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Wolverine não será o único a ter metais fundidos no corpo se uma espuma feita de titânio for eficaz substituindo ou fortalecendo ossos humanos.

Embora não haja rejeição pelo corpo, o implante feito atualmente com materiais sólidos, geralmente o titânio, é mais duro que o osso.


10200374.jpeg


Wolverine e as garras feitas de metal; pesquisador alemão criou espuma de titânio inspirada na porosidade de ossos

Isso significa que pode acabar arcando com o peso de um dos ossos ao redor, o que poderia levar a uma deterioração do osso e a uma troca do implante, explica Peter Quadbeck, do Instituto de Pesquisa Fraunhofer de Manufatura Tecnológica e Materiais Avançados de Dresden, na Alemanha.

Quadbeck e seu grupo desenvolveram um implante de titânio cuja estrutura se assemelha a uma espuma, inspirada no fato de os ossos serem naturalmente esponjosos.

Como a espuma é porosa, o osso poderia crescer ao redor e dentro dele, verdadeiramente se integrando ao esqueleto humano. Os pesquisadores também descobriram que a espuma de titânio responde melhor ao osso do que os metais sólidos em termos de flexibilidade, além de encorajar a recomposição do mesmo.​

Ainda sem aprovação para o uso em seres humanos, Quadbeck está trabalhando com médicos para explorar quais tratamentos em que o material poderia ser usado.

Fonte
 
Interessante isso. Em vez de placas de metal parafusdas ao osso, a espuma será integrada a ele, afinal o osso crescerá também em seu interior.

Parece ser mais sólido, mas será que facilita no tempo de duração para a cicatrização do osso? Porque quando o osso é fixado com pinos e placas comuns, ele demora um bom tempo para cicatrizar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo