1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Hugo Chavez, o Simon Bolívar da nova Era?

Tópico em 'Atualidades e Generalidades' iniciado por Lordpas, 2 Mar 2006.

  1. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    As discussões acerca de Chavez voltaram a tona com a vitória da Vila Isabel, como vcs podem ter visto em tudo que é canto. Eu até aposto um dedo como a Veja dessa semana vai meter um pau danado no Chavez por ter financiado uma Escola de Samba no Brasil e tudo o mais.

    Mas enfim, qual a opinião de cada um sobre Chavez? O que ele defende e toda essa história de reviver a cada momento uma espécie de "Congresso de Guaiaquil" (é assim que se escreve?) para pregar uma América Latina unida é válido ou não?

    Vcs são a favor do "pan-americanismo"? Ou isso é besteirol de quinta categoria?

    Eu particularmente acho o Sr. Chavez bem stáile. :lol:
     
  2. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Stáile ele tem, mas que o cara é um saco, isso ele é. :roll:
     
  3. Lordpas

    Lordpas Le Pastie de la Bourgeoisie

    Saco? Porque?

    Ele defende uma teoria ultra-supimpa, independente de ser ególatra ou não.

    Eu acredito em duas coisas básicas:

    1) Sem liderança, não existe processo de mudança de um estilo de ordem social para outro.

    2) Alguém tem que instigar as pessoas pra simplesmente não deixar uma idéia morrer e o tempo deixar todos como uma grande massa gelatinosa e homogênea a mercê de interesses mais superfluos que os de Chavez.

    É inegável a importância de Chavez dentro desse contexto... e é isso que eu queria discutir, independente de vc discordar do ponto de vista dele ou não. Saca?
     
  4. Edrahil

    Edrahil Usuário

    Nesse ponto sou mais o Lula. O Chavez chama tanta atenção que deia a coisa até meio que debochada.

    Está na hora de lideranças coerentes. Por mais que o Lula seja questionado no país, fora ele tem um bom trabalho.

    Em relação às idéias do Chavez, acho que em parte as idéias podem ser aplicadas. Mas a resistência que ele gosta de criar a países com dindim, é algo meio que ultrapassado.

    Infelizmente a América Latina caiu na servidão de grandes países, e com certeza a maioria dos países não conseguirá sair disso sozinhos, e uma união ajudará.

    Mas isso deve ser feito de forma consciente, e não abrupta, como quer o Chavito.
     
  5. Vovin

    Vovin Steve Vai, The Mars Volta

    Eu gosto do Chavez, mas acho que muito do discurso dele é só discurso mesmo, tipo, ele fala dos Eua, mas continua vendendo petróleo pra eles e administrando bens no território americano e ele estimula o conflito social a seu favor, não muito diferente do que muitos políticos de direita fazem no Brasil...

    Mas o Chavez comparado com o que veio antes dele na Venezuela e com o que costuma mandar na America Latina é muito melhor, e ele é divertido, eu adorei quando teve aquela confusão e ele colocou o Vicente Fox no seu devido lugar, bem que ele podia fazer o mesmo com o Uribe...

    Quanto a ele ser um Simon Bolivar, ele pode tentar, mas não acho que va conseguir, há muitas diferenças entre os paises latino americanos, há abismos sociais entre eles e mesmo internos, há rivalidades históricas (Chile x Vizinhos), há a influencia dos Eua principalmente sobre a Colombia e o Mexico etc etc...

    Uma integração latino americana é trabalho pra longo prazo, não pra um homem só, o que o Chavez faz e é importante é mostrar pro povo esse ideal de integração, até financiando escola de samba :)
     
    Última edição: 2 Mar 2006

Compartilhar