• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Quando vejo essa notícia da crise energética da Venezuela, fico com uma enorme pena de quem vive em Roraima. Boa parte do estado consome energia vindo de lá e o desabastecimento é um risco real.

Isso que dá do Brasil ainda não ter uma rede de distribuição totalmente interligada, coisa que o PT tanto reclamou do seu antecessor na crise de 2000-2001, mas em 13 anos a frente do poder não conseguiu colocar em prática como prometeram.
 
Aponte ai as asneiras ou in verdades que eu disse na época entao...

Pq postar duas noticias recentes, mais de 3 anos depois da morte so Chaves, com outro governo para provar que eu falei besteira é uma asneira muito maior
 
"Outro governo" :lol: Exatamente o mesmo, apenas trocou-se o chefe de estado.

Como você pode ainda querer defender o indefensável, Chávez falhou, Maduro falhou e a Venezuela está colhendo o que foi plantado por ambos.

Todas as benfeitorias citadas por você na época não servem pra nada hoje em dia.

Só sendo venezuelano pra sentir na pele o que esses lixos fizeram, eu sou brasileiro e me solidarizo.

Apenas lembrei desse post ao ler a notícia. :lol:
** Posts duplicados combinados **
Aguardando seu textão tentando defender o indefensável.
 
"Outro governo" :lol: Exatamente o mesmo, apenas trocou-se o chefe de estado.
Não, outro governo.
Assim como Dilma é outro governo do que o governo Lula, basta uma observação superficial sobre ambos para atestar isso. Mantém alguns pontos em comum, claro, mas não são a mesma coisa.

No caso venezuelano é ainda pior, pois no Brasil o Lula saiu do cargo mas se manteve por um tempo como eminencia parda do governo Dilma, enquanto na Venezuela o Chaves morreu e o título de "herdeiro do Chaves" caiu no colo do Maduro, que está longe de ser uma unanimidade dentro do próprio chavismo. Pode dar um google ai que vc encontra material sobre isso.

Como você pode ainda querer defender o indefensável, Chávez falhou, Maduro falhou e a Venezuela está colhendo o que foi plantado por ambos.
Chavez não falho em nada. Chavez venceu todas as eleições e plebiscitos que disputou desde que subiu no poder em 1999 até sua morte em 2013. Morreu sendo aclamado pela população local, se tornou referencia de governos de esquerda na América Latina e no mundo e se tornou estudo de caso em todas as universidades de Ciências Políticas no mundo. Resistiu à um golpe de estado e entregou um país muito melhor do que pegou em 1999.
Ah, e antes que vc fale groselha sobre as eleições venezuelanas, lembre-se que todas elas foram acompanhadas por organismos internacionais e a própria Fundação Jimmy Carter, principal orgão de fiscalização de pleitos eleitorais do mundo, considerou os pleitos venezuelanos exemplos de transparência.

Todas as benfeitorias citadas por você na época não servem pra nada hoje em dia.
Verdade, acabar com o analfabetismo não serve pra nada, grande bobagem.
** Posts duplicados combinados **
Só sendo venezuelano pra sentir na pele o que esses lixos fizeram, eu sou brasileiro e me solidarizo.
Pois é, e olha que os venezuelanos que "sentem na pele" o que esses "lixos" fizeram deram vitória pra eles desde 1999, imagine se eles fossem bons.
** Posts duplicados combinados **
E só pra lembrar que o FHC enfrentou um problema de crise energética de natureza similar, com falta de água nas hidrelétricas, e ainda mais recentemente o governador Alckmin, em SP, quase deixou todo o estado sem água, se utilizando de racionamentos e diminuição da pressão d'água em toda capital, principalmente em bairros pobres.

Mas esses dois não são lixos né? O Maduro, quando responsabiliza o maior El Niño de todos os tempos recentes para justificar a falta de energia está apenas arrumando desculpa, o Alckmin quando culpa uma "seca" está sendo coerente e honesto.
** Posts duplicados combinados **
E sobre as noticias, o dia útil de 2 dias são pra funcionários públicos em repartições não fundamentais. Escolas, hospitais e outras repartições públicas continuam com o funcionamento normal.
 
Chavez não falho em nada. Chavez venceu todas as eleições e plebiscitos que disputou desde que subiu no poder em 1999 até sua morte em 2013. Morreu sendo aclamado pela população local, se tornou referencia de governos de esquerda na América Latina e no mundo e se tornou estudo de caso em todas as universidades de Ciências Políticas no mundo. Resistiu à um golpe de estado e entregou um país muito melhor do que pegou em 1999.

Rapaz, Chavez falhou em tanta coisa...

O desempenho da Venezuela é historicamente atrelado ao petróleo. No período Chavez, o que aconteceu foi uma conflagração de bons fatores, sobretudo o preço internacional do petróleo, que fez o dinheiro jorrar aos borbotões para o país. Nesse cenário, não foi nada surpreendente a economia crescer e a condição de vida das pessoas melhorar.

No entanto, o que Chavez ficou devendo (assim como todos governantes antes dele) foi não ter superado a condição de dependência do petróleo, não ter realizado mudanças instucionais que garantissem a sustentabilidade do crescimento do país, que fizessem a economia se tornar mais diversificada e vigorosa. Resultado: quando acabaram os bons ventos, a nau venezuelana parou de navegar. Não compraram um motor pro barco enquanto podiam e tinham condições. Agora, além de parada, a embarcação está indo a pique.

Mas quem fala isso não sou só eu não. Veja só o que diz o autor desse artigo, por exemplo:

"Os arranjos institucionais construídos no país ao longo do tempo, essencialmente, incentivaram a lógica rentista dos atores sociais, de empresários a sindicatos. Esse legado institucional do país construído sobre a dependência do petróleo e a lógica rentista permaneceu no governo Chávez"

Mas para não dizer que não houve nenhuma mudança, tem esse trecho também:

"Segundo Búfalo (2006) durante o governo Chávez ocorreu, na verdade, uma mudança substancial na gerência do modelo, ou melhor, uma troca no grupo político e dos atores que passaram a comandar o Estado. Segundo este autor, fundamentalmente ocorreu a substituição do velho clientelismo, em que foram beneficiados os tradicionais grupos econômicos venezuelanos, por um novo sistema clientelista em favor da nova classe dirigente e dos setores sociais ligados aos novos dirigentes.

Segundo Aguilar (2007), Chávez resgatou os aspectos sociais, econômicos e ideológicos que determinaram a singularidade da Venezuela no século XX: intervencionismo do Estado na economia e o uso da renda petroleira como forma para reconstruir as bases de uma economia estatal e popular.

A despeito da retórica radicalmente reformadora, o governo de Hugo Chávez não conseguiu romper com o legado institucional que, durante a maior parte do século passado, impossibilitou a criação de um sistema adequado de incentivos e restrições que contribuísse para o desenvolvimento das atividades produtivas, permitindo assim a sobrevivência de antigas e novas formas de rentismo, à medida que prosseguiu incentivando a adoção de estratégias e ações no sentido de capturar parte da renda petroleira"


Além disso, existem trabalhos que apontam que os problemas da atual crise Venezuelana remontam à péssima gerência macroeconômica, e também que os ganhos sociais no período Chavez sequer podem ser creditados à sua política.

Isso guarda algumas semelhanças com o Brasil ao longo dos anos 2000: melhorou economicamente graças a uma conjunção de bons fatores (começo de política econômica acertada no Lula 1 + dólar fraco + expansão do crédito que não redundou em inflação devido ao câmbio apreciado), mas não soube aproveitar os bons ventos pra mudar o que precisava. Inclusive, comparando com grupos de controle, o Brasil também se saiu economicamente pior do que poderia. Para nossa sorte, a estrutura econômica brasileira não é tão frágil quanto a venezuelana, e o PT não é nem um pouco radical perto do Chavez. Mas também estamos pagando pela ingerência macroeconômica e pela ausência de reformas estruturais.
 
Resumindo a briga e os governos:

Chavez tinha o dinheiro do petroleo.
Maduro não tem o dinheiro do petroleo porquê desvalorizou muito.

Lula tinha o dinheiro de uma economia forte, principalmente vindo da China.
Dilma não tinha essa grana.

Os 4 governos foram ruins, mas os 2 primeiros tinham grana pra comprar um populismo que deu certo.
 
Diferente de qualquer país da península arábica ou do Norte da África que são desérticos e tem pouquíssimos recursos fora o petróleo pra se sustentar, a Venezuela se tivesse aplicado bem os recursos tinha bem mais a oferecer e prosperar em outros setores e atividades, mas o Chavez não soube valorizar e explorar e deixou o país vários anos numa ilusória zona do conforto. Por isso que de minha parte jamais acharei que o governo dele foi efetivamente bom, pois a longo prazo o país tá conseguindo ficar pior do que antes.
 
poutz, achei que ia estar maior treta maligna aqui.

agora que eu vi que o negócio foi bem light.

:think:
 
Eita. Tem algo que não consigo ver aqui?
O post do FCM não faz sentido. E o do Caio, em resposta, faz menos ainda.

...
Ah, sim. Fui quotar o FCM e vi que tem um link para um vídeo do Face. Aqui não abre no serviço. :dente:
 
Publicado por Bolsonaro Zuero 3.0.
independente da fonte, a crítica é pura e simples. Os DCEs de esquerdas defendem o regime catastrófico do Maduro.
Na manchete, fala-se que a população está disputando com cães o lixo de uma feira. Simples.
 
independente da fonte, a crítica é pura e simples. Os DCEs de esquerdas defendem o regime catastrófico do Maduro.
Na manchete, fala-se que a população está disputando com cães o lixo de uma feira. Simples.
Você usa a fonte de bolsonaretes para associar a situação calamitosa da Venezuela com seu apoio por DCEs... Meu, quem liga para DCEs? A esquerda estudantil é uma das maiores merdas irresponsáveis, academicistas, self-masturbatory e burguesas já produzidas pela esquerda brasileira. E isso nem é tão ruim aqui. O pós-modernismo universitário norte-americano é algumas centenas de vezes pior que o nosso, que é sua cópia declarada.

Agora você vai comparar o chavismo com esse lixo autista que se faz passar por esquerda? Por quê?

É claro que você não quer debater seriamente nada por aqui. O que você quer é flamewar.
 
Última edição:
Você usa a fonte de bolsonaretes para associar a situação calamitosa da Venezuela com seu apoio por DCEs... Meu, quem liga para DCEs? A esquerda estudantil é uma das maiores merdas irresponsáveis, academicistas, self-masturbatory e burguesas já produzidas pela esquerda brasileira. E isso nem é tão ruim aqui. O pós-modernismo universitário é algumas centenas de vezes pior que o nosso, que é sua cópia declarada.

Agora você vai comparar o chavismo com esse lixo autista que se faz passar por esquerda? Por quê?

É claro que você não quer debater seriamente nada por aqui. O que você quer é flamewar.

até porque se a intenção fosse debater, o que seria postado aqui é a reportagem da folha, e não o videozinho ~~zoando~~ dce. aliás, wtf, olha a manchete em si. fazer piada com tragédia alheia só para provar um ponto sobre política? que negócio mais demente.
 
Agora você vai comparar o chavismo com esse lixo autista que se faz passar por esquerda? Por quê?
é muito mimimi.
O chavismo foi um erro e o resultado está na situação calamitosa que o país está atravessando.
A esquerda brasileira, nesse caso representada pelo DCE, apoiou esse governo irresponsável. Não só os DCEs que você detonou no seu post, mas o governo do PT e afins (PSOL,PCdoB,PSTU e etc) apoiaram essa trupe.
Acabou a grana do populismo? A crise veio em doses cavalares e a situação do país tá calamitosa.

Agora me desculpe se o vídeo atingiu vocês só pq veio de um facebook Bolsonaro Zuero, o ponto é que o governo chavista deu errado e a esquerda aqui apoia esse erro. E no mais, qdo a fonte atinge tanto assim é pq doeu na consciência. Neste caso Bolsonaro wins.

 
Você não argumento sobre o chavismo, até ignora o que ele seja.

Você associa a situação atual da Venezuela com o chavismo e não unicamente a medidas imbecis tomadas (ou que deixou de tomar) pelo Maduro e não explica o porquê disso.

Você associa o apoio da esquerda ao chavismo (que é belo, moral e necessário) a um apoio irresponsável e acrítico ao Maduro.

Você associa Maduro ao chavismo.

Em resumo, você posta vídeos de bolsominions, acusa e não explica. Logo, não critica, porque a crítica pressupõe embasamento, fundamentação, explicação, racionalidade. Você ofende o próprio sentido da crítica. Não é crítica, é birra infantil, ódio, flame.

E você não me ofende, não à minha pessoa. Você, me ofender? Hahaha. Você ofende a palavra, ofende o discurso, rasga ao meio a possibilidade mesma de discussão, de debate, vilifica o diálogo entre pessoas, ofende a ideia mesma de pessoas que se descobrem umas às outras como consciências livres e responsáveis através do outro.

Você despreza seus interlocutores de fórum por opiniões políticas, ofende sua inteligência e sua dignidade.

Ofender a mim é o de menos, mas nem isso você conseguiu.

O ponto é que você é um babaca e eu estou me retirando de qualquer discussão em que a sua babaquice esteja presente.

bjs de luz.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo