• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hubble registra 'berçário' de estrelas a 50 milhões de anos-luz da Terra

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Galáxia NGC 4700 fica na constelação de Virgem e é semelhante à nossa.
Região foi descoberta em 1786 pelo astrônomo britânico William Herschel.[/h]

O telescópio Hubble, da agência espacial americana (Nasa), captou um "berçário" de estrelas de coloração rosada a 50 milhões de anos-luz da Terra. Nele, nascem e vivem milhares de astros jovens.

A galáxia NGC 4700 fica na constelação de Virgem e é do tipo "espiral barrada" – semelhante à Via Láctea –, pois seus "braços" saem de uma estrutura parecida com uma barra.

A nebulosa foi descoberta em março de 1786 pelo astrônomo britânico William Herschel, que a descreveu como uma área de intensidade fraca.

hubble.jpg

Hubble capta nebulosa na constelação de Virgem, a 50 milhões de anos-luz da Terra (Foto: ESA/Nasa)​

O brilho das nuvens é causado pela interação entre a luz ultravioleta emitida pelas estrelas jovens e o gás hidrogênio. A NGC 4700 está se afastando de nós a cerca de 1.400 km/s, por causa da expansão do Universo.

A região é conhecida pelos estudiosos como H II. Em 1610, o astrônomo francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc identificou, por meio de um telescópio, o que seria primeira região desse tipo: a Nebulosa de Órion, localizada relativamente próximo ao Sistema Solar.

Os astrônomos estudam essas regiões na Via Láctea e aquelas facilmente vistas em outras galáxias para medir a composição química de ambientes cósmicos e sua influência sobre a formação estelar.

Fonte
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo