• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Huan era imortal?

Huan tem pinta de ser imortal sim. Estava em Valinor desde antes da Queda das Árvores, e ainda ficou em Beleriand por algumas centenas de anos. Quantos cachorros vivem mais de 14 anos?
 
Huan tem pinta de ser imortal sim. Estava em Valinor desde antes da Queda das Árvores, e ainda ficou em Beleriand por algumas centenas de anos. Quantos cachorros vivem mais de 14 anos?
Ele podia viver muito, pela graça dos Valar, mas não ser imortal. Como Thorondor aparentemente era.

Será que Huan era um dos ainur que tomou a forma de um animal? :think:
Provavelmente não, vide o trecho do Myths que eu postei uns posts acima.
 
Huan tem pinta de ser imortal sim. Estava em Valinor desde antes da Queda das Árvores, e ainda ficou em Beleriand por algumas centenas de anos. Quantos cachorros vivem mais de 14 anos?
Olhando por esse lado, realmente Huan parece imortal. Ainda mais que ele não envelhece: com essa idade ele ainda faz frente a Carcharot.

Será que Huan era um dos ainur que tomou a forma de um animal? :think:
Não acho. Se fosse ele poderia falar a vontade.

Ele podia viver muito, pela graça dos Valar, mas não ser imortal. Como Thorondor aparentemente era.
Thorondor era imortal? Comé que ele morre então? Não foi de velho?
 
Última edição:
Thorondor era imortal? Comé que ele morre então? Não foi de velho?
_Sauron_, quis dizer o contrário: que talvez Huan fosse como Thorondor, que provavelmente não era imortal mas tinha uma vida extraordinariamente longa (digo provavelmente porque não me lembro se é dito o destino final de Thorondor, se morreu ou não).
 
Realmente, a possibilidade de Huan ter no mínimo uma vida muitíssimo longa é real. O maior lobo de todos os tempos, que deveria aparecer para tirar sua vida, poderia aparecer em qualquer era e Huan deveria estar lá para cumprir sua sina como faziam os seres que não se rebelavam. Laracna era outra que tinha cara de ser vem velhota.:lol:
 
Pelo que me lembre não há confirmação da morte de Thorondor - ele poderia muito bem ter ido descansar nas Terras Imortais, Gwaihir substituindo-o na Terra-Média.

Se há animais imortais (se não me engano, além de Nahar, são mencionadas aves imortais dadas pelos eldar a Erendis), não vejo melhores candidatos a essa condição do que as águias ou Huan. Huan em especial, afinal ele não poderia morrer até que sua sina fosse cumprida, o que poderia demorar mais pra ocorrer.
 
Pelo que me lembre não há confirmação da morte de Thorondor - ele poderia muito bem ter ido descansar nas Terras Imortais, Gwaihir substituindo-o na Terra-Média.
Realmente não há confirmação.
Se há animais imortais (se não me engano, além de Nahar, são mencionadas aves imortais dadas pelos eldar a Erendis), não vejo melhores candidatos a essa condição do que as águias ou Huan. Huan em especial, afinal ele não poderia morrer até que sua sina fosse cumprida, o que poderia demorar mais pra ocorrer.
Alguém olha no CI aí. Não lembro disso não, mas faz muito tempo que li...
 
Realmente, a possibilidade de Huan ter no mínimo uma vida muitíssimo longa é real. O maior lobo de todos os tempos, que deveria aparecer para tirar sua vida, poderia aparecer em qualquer era e Huan deveria estar lá para cumprir sua sina como faziam os seres que não se rebelavam. Laracna era outra que tinha cara de ser vem velhota.:lol:

Pelo menos uma longa vida ele teve, já que ele foi dado a Celegorm por Oromë na Fuga dos Noldor. Finrod morreu por volta de 460 da P.E. logo Huan estaria na Terra-média a mais ou menos 480-490 anos. Mas acho que ele era apenas um cão de caça de uma alta linhagem de Valinor; assim como os cavalos que vieram com Maedhros, resistentes e superiores aos da Terra-média, mas ainda somente cavalos.
 
Última edição:
Thorondor era um dos Ainur de Manwë, páginas 17 e 33 do Silma confirmam isso (eu acho, tô sem os livros). Era imortal, era um dos poderes.

E Huan, assim como Nahar e outras criaturas dos Valar, (interpretação minha das obras, já que não existe uma confirmação sobre Huan) era imortal sim. Uma coisa é viver mais, como os Dunedain de Númenor, que de 70 anos em média, viviam 500. Mas um cachorro normal vive no máximo 15 anos, já Huan viveu por centenas de anos em Beleriand, sem contar a Era das Estrelas, que são anos incontáveis. Não duvido nada de Huan ser um dos cães que acompanhavam Oromë nas caçadas na TM.
 
Thorondor era um dos Ainur de Manwë, páginas 17 e 33 do Silma confirmam isso (eu acho, tô sem os livros). Era imortal, era um dos poderes.
Neithan, lembro de nenhum lugar do Silma que diga que as Águias eram Ainur. Muito pelo contrário, dá a entender exatamente o contrário:
Não te lembras agora, Kementári, que teu pensamento cantava, nem sempre sozinho? Que teu pensamento e o meu tampouco se encontravam, de modo que nós dois alçávamos voo juntos como grandes aves que sobem acima das nuvens? Isso também irá se passar pela intenção de Ilúvatar; e antes que os Filhos despertem, as Águias dos Senhores do Oeste surgirão com asas como o vento.

Não dá a entender que as Águias surgiram do pensamento de Manwë? Ainda mais se considerarmos todo o contexto, que trata da criação dos Ents. Além disso, se elas fossem Ainur, porque elas precisariam 'passar pela intenção de Ilúvatar' de novo?

De qualquer modo, o texto do Myths em que Tolkien diz que Thorondor não é Maia é, salvo engano posterior aos escritos do Silma. Além disso, Thorondor não pode ser Maia por outro motivo: ele teve filhos (Gwaihir era descendente dele) e Tolkien diz, em escritos relacionados ao texto The Shibboleth of Fëanor (e em alguns outros lugares), que Melian foi a única Maia a ter filhos.
 
Thorondor era um dos Ainur de Manwë, páginas 17 e 33 do Silma confirmam isso (eu acho, tô sem os livros). Era imortal, era um dos poderes.
A página 17 está apresentando os valar ainda, não há nenhuma citação as águias que eu tenha visto. A página 33 diz isso: "Espíritos na forma de falcões e águias sempre chegavam em voo à sua morada e dela partiam; e seus olhos enxergavam as profundezas dos mares e penetravam nas cavernas ocultas nos subterrâneos do mundo." Mas não há citação alguma a Thorondor.
 
Explicitamente não, mas Thorondor é o líder das águias de Manwë, que eram espiritos dos Ainur.

Thorondor tinha 60m de envergadura, feriu Melkor...ele era mais que um simples animal.
 
Explicitamente não, mas Thorondor é o líder das águias de Manwë, que eram espiritos dos Ainur.

Thorondor tinha 60m de envergadura, feriu Melkor...ele era mais que um simples animal.
Realmente mais que um simples animal, mas até onde eu me lembro, ele era o senhor das águias da TM, não de Manwë. Gwaihir pelo menos não era águia de Manwë, e herdou o trono de Thorondor.
 
Realmente mais que um simples animal, mas até onde eu me lembro, ele era o senhor das águias da TM, não de Manwë. Gwaihir pelo menos não era águia de Manwë, e herdou o trono de Thorondor.

Ungoliant teve sua prole, sendo ela um ainu. Thorondor se encaixa nesta mesma categoria. Ou não?

A dúvida que ficaria é? Se Thorondor era imortal, por que ela não está na TE? Creio que as Águias de Manwë foram enviadas para a TM para vigiar Melkor, também é dito isso no Silma, não me lembro a página. Após a Queda de Morgoth e de Beleriand, Thorondor se retira da TM, deixando o "trono das Aves" para seus descendetes mortais.
 
Ungoliant teve sua prole, sendo ela um ainu. Thorondor se encaixa nesta mesma categoria. Ou não?

A dúvida que ficaria é? Se Thorondor era imortal, por que ela não está na TE? Creio que as Águias de Manwë foram enviadas para a TM para vigiar Melkor, também é dito isso no Silma, não me lembro a página. Após a Queda de Morgoth e de Beleriand, Thorondor se retira da TM, deixando o "trono das Aves" para seus descendetes mortais.
É Célio, pelo jeito além de Melian Ungoliant também teve filhos. Tinha me esquecido disso. Agora eu já não sei mais.
 
É Célio, pelo jeito além de Melian Ungoliant também teve filhos. Tinha me esquecido disso. Agora eu já não sei mais.
Aí é que está: quem disse que Ungoliant era Maia? Em nenhum lugar isso é dito explicitamente por Tolkien. A única coisa que Tolkien diz sobre a origem dela é que ela é a Personificação da Noite Primeva. Aliás, esse argumento de que Melian foi a única Maia a ter filhos é o argumento mais forte contra a teoria de que Ungoliant era Maia. Se Tolkien realmente pensasse nela como um Maia, não esqueceria da prole dela tantas vezes.

E repito: não é só esse trecho que nos diz que Thorondor não era Maia: Tolkien nos disse explicitamente em um trecho do Myths. E descartou a teoria de que Thorondor pudesse ser um Maia justamente por ele ter tido filhos!

Ser um espírito que serve os Ainur não significa ser Maia. Ents não deixam de ser espíritos que servem a Yavanna (no Silma é dito que Yavanna 'convocou espíritos' quando cirou os ents) e nem por isso são Maiar.

O que acontece com esses seres de raça indefinida é o seguinte: olhamos as evidências -> verificamos se não há nada nas Obras que a contradiga -> se há, a nossa teoria deve estar errada, a priori.

Por exemplo: olhemos o caso de Bombadil: tem teoria por aí que ele diz que é Eru. Tem alguma passagem das Obras que a contradiga? Tem, Tolkien diz que não há personificação de Eru nas obras. Teoria errada.

É o caso de Thorondor: Tolkien diz que ele não é Maia.

E o de Ungoliant também: ela é Maia. A única Maia a ter filhos foi Melian. Ungoliant teve filhos. Como isso é uma contradição lógica, a teoria tem que ser descartada ou, no mínimo, ajustada.

Ungoliant ser uma Maia é uma teoria (e bem fraca, na minha opinião, justamente pelo texto acima e por vários outros). E está longe de ser consenso.
 
Última edição:
Mas ninguém disse MAIA. É dito ainu. Ungoliant é um, veio de fora dos círculos de Arda, atraída por sua luz.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo