• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

HQ é literatura?

Diego-

Usuário
Sei que já foi criado um tópico com essa questão por aqui, mas já que ele se perdeu com o apagão e desde então muita gente nova chegou, por que não levantar a pergunta novamente?

Então, em resumo é isso, na sua opinião, HQ pode ser considerado literatura?

Opinião do Mauricio de Sousa sobre a questão:
1. HQ é literatura?
Sem dúvida. A criação de todo um universo de histórias faz parte da visão de um escritor. A diferença é que também há referências de imagens nessa linguagem.

E um vídeo bem bacana sobre o assunto:
 
Última edição por um moderador:
HQ é HQ e literatura é literatura. Misturar os dois dá naquela velha história de sempre: HQ boa é literatura, HQ ruim é HQ; em outras palavras, o gênero artístico das HQs não pode ser bom enquanto não for literatura ou não se confundir com a mesma.

Mesmo porque eu achei a resposta do Mauricio bem incompleta. HQ é a visão de um escritor e de um desenhista, um pintor, um artista plástico, em suma. E não existe essa de "imagens nessa linguagem"; pois se fosse assim, um livro ilustrado seria HQ oras!

HQ é texto correlacionado com imagem. É um e o outro; não a imagem como chaveiro do texto.
 
Como disse o Mavericco, HQ é HQ (e ponto).

Até onde eu sei, existem 10 gêneros artísticos (Música, Dança, Pintura, Escultura, Teatro, Literatura, Cinema, Fotografia, Quadrinhos e Videogame), sendo que cada um deles explora de maneira única sua forma de expor um pensamento, ideal ou história, mesmo que alguns sejam literalmente a mistura de outros gêneros. E não é uma questão de opinião, porque se você admite que literatura é arte, concorda automaticamente com os mecanismos que fazem essa afirmação se tornar factível, logo, qualquer outra afirmação encima dessa lógica vai estar correta também.

O problema está no fato de que a gente curte fazer comparações. Neguinho gosta de dizer que cinema é a maior expressão artistica e que ela engloba todas as outras e bla bla bla. Na real, não tem como medir isso, simplesmente porque cada arte toca as pessoas de formas diferentes.

Se alguém questiona se quadrinhos são literatura, então ele não sabe o que é literatura e muito menos o que são histórias em quadrinhos (ou textos ilustrados).
 
Creio que seja sim, afinal, literatura é a arte de criar e recriar textos, sejam eles ilustrados ou não. As pessoas tem mania de simplificar, minimizar, reduzir, o significado das coisas. Precisam aprender a ler mais, isso sim. :hahano:
 
Tayana disse:
Creio que seja sim, afinal, literatura é a arte de criar e recriar textos, sejam eles ilustrados ou não. As pessoas tem mania de simplificar, minimizar, reduzir, o significado das coisas. Precisam aprender a ler mais, isso sim. :hahano:

E quando os textos partem das ilustrações? Usando essa lógica, nesse caso a HQ seria uma pintura.
 
Não exatamente, Brenão.

Isso que coloquei é o significado de literatura, não quer dizer que não existam outros dependendo de cada caso. Não se diz que pintura é pintura só pelo fato que foi feita antes de algo ser escrito. :rofl:
 
HQ e Clássicos da Literatura de mãos dadas. Já faz algum tempo essa reportagem, mas achei interessante postar. Se alguém quiser ler vai aí o link.

http://www.hojeemdia.com.br/cmlink/hoje-em-dia/colunas-artigos-e-blogs/blogs/hoje-em-quadrinhos-1.60827/classicos-da-literatura-mundial-viram-hq-1.108573
 
Digamos que as HQs seriam uma ramificação da literatura. Acho que tanto as HQs quanto a literatura são artes distintas e ligadas ao mesmo tempo.
Mas depende do caso a ser analisado, pois não consigo pensar, por exemplo, em uma HQ do Homem Aranha sendo citada como literatura. É no máximo um produto que atende a indústria gráfica, o que lhe retira qualquer relação como literatura.
Por outro lado, há livros escritos para atender um mercado que, sob um bom senso, não poderia ser qualificado como literatura, mas sim jogadas comerciais.
É questão de tomar alguns exemplos e observar o que é arte e o que é produto.
 
A HQ está para a literatura assim como o cinema está para a fotografia. Só porque uma coisa é feita de outra não significa que estejam todas no mesmo saco. E isso não é, de jeito algum, "minimizar" a arte dos quadrinhos.
 
Não creio se possa dizer que são a mesma coisa.

O que parece estar no centro da discussão é se os quadrinhos podem atingir o mesmo grau de complexidade da literatura e provocar nos leitores o mesmo efeito. Acho que sim. Mesmo sendo uma linguagem diferente, os quadrinhos podem ter até mais complexidade e falar dos temas mais interessantes.

Por outro lado, quanta literatura se pode jogar no lixo sem que se perca nada? Tanto a literatura quanto os quadrinhos ou outros meios podem produzir coisas espetaculares ou medíocres...
 
Quando vi essa pergunta do tópico fiquei até um pouco confusa, porque ultimamente tenho visto vários clássicos da literatura serem adaptados pra HQ. E acho que essa é uma ótima maneira de apresentar livros que na maioria das vezes são taxados de "chatos" aos jovens (como o Iracema por exemplo, que só li o HQ e finalmente entendi a história.. rs)

Mas no geral, HQ não pode ser chamado de literatura! HQ é Arte!

Porque Literatura é um conjunto de textos literários e HQ é um enredo narrado a partir de uma união de imagens (alguns HQ's nem mesmo possuem textos!).
 
Então de acordo com o seu raciocínio, Iracema deixou de ser um livro de literatura para ser um livro de arte? :think:
 
Se é literatura ou não, não sei, só sei que a HQ The Walking Dead é maravilhosa! :iei: E deixa muitos livros no chinelo, não só pela história e sua profundidade, mas pelas imagens que são incríveis também!
 
ai entra toda aquela discussão sobre qual o formato inicial de uma obra e tals.

Num universo mais profundo, a gente tem noção de que todas as artes, até a música, nascem de um "texto" mental, onde o autor vai organizando cada elemento e jogando ele para outra área.
 
É possível fazer uma HQ sem texto, e muitas das melhores HQs tem vários quadros sem textos.

O mérito do texto na HQ não é propriamente literário (ainda que haja) mas da sinergia narrativa dele com a imagem em que ele se encontra.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo