• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Houveram escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Gorbag

Ontem eu comi um
Escolas do tipo Historia, matematica, portugues, geografia......
Não de luta etc


Tinha???
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Não é citado especificamente não, acredito eu.
Porem certamente deviam existir em Minas Tirith, ao menos para a aristocracia.
Em Rohan não deviam existir, assim como no condado.
Vou ver se acho alguma citação.
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Escolas do tipo Historia, matematica, portugues, geografia......
Não de luta etc


Tinha???

De português eu acho que não, né... Mas talvez de Sindarin e da Língua Geral...

Não acho que existissem escolas como as conhecemos hoje, mas nas sociedades mais organizadas, certamente exisitiam sábios e mestres que compartilhavam seus conhecimentos e as histórias dos tempos antigos com os Nolyoni. Além do mais, especificamente sobre o estudo de História, ela era passada através de músicas...
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

No terceiro livro, "O Retorno do Rei", é mostrado que o conhecimento era passado oralmente pelos mestres da tradição.
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

De português eu acho que não, né... Mas talvez de Sindarin e da Língua Geral...

Não acho que existissem escolas como as conhecemos hoje, mas nas sociedades mais organizadas, certamente exisitiam sábios e mestres que compartilhavam seus conhecimentos e as histórias dos tempos antigos com os Nolyoni. Além do mais, especificamente sobre o estudo de História, ela era passada através de músicas...

Meglin, posso estar enganado, mas suponho que ao final da terceira era, os povos humanos de forma geral ( com exceção dos Dunedain talvez ) não falassem Sindarin, talvez no máximo uma pequena parcela de escrivãos de Gondor tivessem mestria tanto da língua como dos caracteres do Tengwar.
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Acho que a educação era passada numa tradição oral, poucos eram os que sabiam escrever. Tem uma parte no SdA em que Carrapicho diz ter orgulho de ser letrado.
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Se não me engano era tradição oral mesmo.
Ainda não se organizavam escolas, e tampouco a população geral dava atenção a isso.
Talvez uns poucos só, mas esses eram tão poucos, que os sábios passavam oralmente...
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Não sei porque disseram aí em cima que em Rohan não deveria ter nada semelhante a ensinamentos e coisas do tipo.

Eu imagino que em todas as aristocracias deveria existir mestres para ensinar as pessoas; e imagino que esses ensinamentos só fossem passados para os homens e ás mulheres como sempre aliás ficasse reservado as tarefas de cuidar da casa e da familia.
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Estou na parte em que Denetor reclama de Gandalf dizendo que ele não seria um pupilo de um Mago.

Imagino que Gondor era uma das sociedades mais bem estruturadas. Por lá devia haver no mínimo um sistema de discípulo/aprendiz talvez como havia na Grécia com filósofos e seus alunos.

A organização mais definida aparenta ser a militar, com graus de patentes e também há casas especializadas como a "casa de cura".

Entretanto nós vemos estruturas muito complexas como navios e fortalezas que precisariam pelo menos de uma fraternidade ou sociedade para levar a cabo essas profissões. Em Portugal havia escola naval e antigamente os construtores/artesãos e comerciantes se organizavam em Guildas ou algo parecido. O conhecimento secreto de Númenor provavelmente era guardado por uma Guilda secreta.
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Escolas própriamente ditas acho que não, mas os ensinamentos eram passados através de livros, e oralmente,como disseram, por sábios e pessoas mais vividas.

Em cidades aristrocáticas, maiores como Rohan e Minas Tirith deviam ter um tipo de bliblioteca com livros, documentos, dicionários , mapas que pudessem orientar quem procurasse conhecimento.
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Imagino que Gondor era uma das sociedades mais bem estruturadas. Por lá devia haver no mínimo um sistema de discípulo/aprendiz talvez como havia na Grécia com filósofos e seus alunos.


Eu pensei nisso também. Agora me surgiu uma dúvida, quem seriam (caso existisse esse sistema) as pessoas mais indicadas para serem "mestres"?
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Eu pensei nisso também. Agora me surgiu uma dúvida, quem seriam (caso existisse esse sistema) as pessoas mais indicadas para serem "mestres"?

Acredito que aqueles com maior conhecimento das histórias antigas, além de maior capacidade de "ler" a natureza e seus fenômenos. De um modo geral, os mais velhos e mais sábios...
 
Re: Teve escolas ou algo parecido na Terra-Média?

Tudo que Frodo aprendeu praticamente foi com Bilbo, acho que, como já dito, era passado de gerações, assim Frodo foi aprendendo a fazer análises de mapas (Geografia), a entender élfico, entre outros.

Me lembro também desses mestres, + no Condado, acredito que não, porém Bilbo poderia ser um desses.
 
Olha nao tenho nada escrito que possa provar, mas creio que em uma sociedade tao organisada como a Gondor, sim.
Quanto a Edoras creio que teria sim, talvez nao como conhecemos e frequentamos, mas muitas artes eram passados aos mais jovens, se nao fosse assim nao teria como continuar os "paises".
Nao vou nem falar dos elfos, já quanto o condado, lembrem que que profissoes eram passadas e isso tambem é forma de educar, e de certa forma em qualquer lugar que se ensine algo, é uma escola.

Valeu:mrgreen:
 
Sim acho que existia pois alguns membros sabiam mais de uma língua !Agora pense se ensinar uma língua para uma criança imagine ensinar 2 ou 3.
 
sim, devia ser algo parecido como os antigos ensinamentos das épocas passadas, tipo Confúcio, Aristóteles, etc....
mas não sala de aula com professor, lição de casa, etc.....

bem que poderia ser assim hoje em dia ainda, né?????
 
Escolas poderiam até existir, principalmente em Gondor. Mas acredito que era um privilégio para poucos, como a família real, regentes etc. Quanto à outras regiões, provavelmente, Rohan tinha seu modo de passar a sabedoria adiante também.

Quanto aos hobbits, talvez somente os Tuks, que possuiam uma hierarquia bem definida. Mas Bilbo é um exemplo de que existiam algum tipo de aprendizado por lá.

As histórias, como já disseram aí pra cima, eram passadas de forma oral, como contos ou canções, sempre com um ar de lendas, penso eu.

Já quanto aos elfos, acredito que todos eram alfabetizados... ou tengwartizados! :mrgreen:

Enfim, acho que esse tópico tá na área errada.
 
Acredito que os conhecimentos eram passados de pais para filhos, geração à geração, como citado nos posts acima. Independente de níveis hierárquicos, suponho que todos tinham acesso à alguma informação sobre -por exemplo- a geografia d'onde mora, ou de outros lugares, sobre o 'preço' de produtos para troca...enfim, de algum jeito, os habitantes de arda tinham acesso à informação.
 
Acredito que os mais jovens eram educados em casa por seus pais e familiares, ou aprendiam ouvindo historias e canções com os mais velhos e sábios.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo