1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Houghton Mifflin lança curso de Tolkien para professores

Tópico em 'Comunicados, Tutoriais e Demais Valinorices' iniciado por Pandatur, 15 Jan 2005.

1. Pandatur

Pandatur Usuário

A Houghton Mifflin, editora oficial dos livros de Tolkien nos EUA, acaba de lançar um curso para professores do ensino secundário que querem ajudar seus estudantes a explorarem o mundo criado pelo autor britânico.

O material foi agrupada em nove unidades temáticas desenvolvidas para durarem uma semana, mas também há material adicional para aqueles que quiserem explorar alguns temas mais a fundo. As unidades estão focadas em "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".

Segundo a Houghton Mifflin, com o curso o estudante se tornará apto a:

• Compreeender "O Hobbit" e "SdA" no nível de trama, personagens, cenário e idéia.

• Apreciar o assombrosamente complexo mundo no qual os romances de Tolkien se desdobram.

• Pensar criticamente e escrever claramente sobre os temas de Tolkien, com ênfase especial em sua relevância conteporânea.

• Entender como a ficção de Tolkien é informada por muitas tradições literárias e lingüísticas, bem como por questões filosóficas, psicológicas, sociológicas e polítcas que reverberam através de todo o currículo da escola secundária.

As nove unidades do Curso são:

1 - Introducing Tolkien and His Worlds ("Introduzindo Tolkien e seus mundos")

2 - Riddles, Runes, and a Ring of Power ("Charadas, Runas e um Anel de Poder")

3 - There and Back Again ("Lá e de volta outra vez")

4 - One Ring to Rule Them All ("Um Anel para a todos dominar")

5 - "The Tides of Fate Are Flowing" ("'As marés do destino estão fluindo'")

6 - Treebeard's Lament ("O lamento de Barbárvore")

7 - Tolkien's Moral Universe ("O Universo moral de Tolkien")

8 - War and Peace in Middle-earth ("Guerra e paz na Terra-Média")

9 - "The Quest Is Achieved" ("'A jornada é realizada'")

Todas unidades podem ser adquiridas gratuitamente no
    Este conteúdo é limitado a Usuários. Por favor, cadastre-se para poder ver o conteúdo e participar (não demora e não possui custos)
    .

Simplesmente fantástico. :clap:

2. Tilion

Tilion Administrador

Já baixei as unidades e dei uma rápida olhada. Realmente, o material é ótimo! :D
    E me deu algumas inspirações... :obiggraz:

É bom ver o quanto Tolkien é levado a sério lá fora, a ponto de desenvolverem planos de aulas sobre sua Obra para o ensino secundário. Mas ao mesmo tempo é triste ver um material desse tipo e saber que ele não será aproveitado aqui no Brasil em instituições similares.

Tudo bem, literatura inglesa no Ensino Médio brasileiro é algo meio surreal mesmo, mas o pior é que nem em uma faculdade de Letras isso seria usado, tal é o estigma que a literatura tolkieniana possui por aqui, sempre taxada de "literatura menor" ou "coisa pra crianças" (essa última é duplamente absurda, tanto pelo fato de não ser para "crianças" como por colocar o "ser para crianças" como se fosse algo ruim). :?

O que se pode esperar é a boa vontade de algum grupo tolkieniano em ministrar essas aulas de modo informal, em encontros e/ou eventos maiores. :|

3. Pandatur

Pandatur Usuário

Ou quem sabe da própria Valinor traduzir as lições e disponibilizá-las aos usuários, não? Além de que talvez possam render boas discussões também, creio eu. :D

4. Olórin

Olórin ai que uó

Buenas,
    Pelo amor de Eru, tentem traduzir o curso!
    A idéia é fantástica! Eu tenho que levar pra minha professora de literatura!
    Eu naum sei absolutamente nada de inglês, e muita gente aqui na valinor também naum deve saber então por favor tentem traduzir...

5. Tilion

Tilion Administrador

Entrei em contato com a Houghton Mifflin pedindo autorização para fazer a tradução do material e disponibilizá-lo na Valinor. Agora é torcer por uma resposta positiva. :D

6. Ispaine/Estus

Ispaine/Estus Ohtari Parmaron

Acredito que a idéia de um estudo em grupo seria de grande valor. Vamos esperar pela liberação da Houghton Mifflin :)

7. Gandalf The Black

Gandalf The Black Vivo-Vivo

Copiei tb e já estou estudando...
    Primeiro Mundo é F***!!! Bora acordar Brasil!!!

8. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Até que enfim. Pensei que isso nunca ia acontecer. Tá certo que nao aconteceu aqui, mas pelo menos aconteceu.
    E o Panda tem razão: precisamos reacender as discuções na Valinor e isso seria uma boa!!!

E valeu por já estar tentando uma tradução, Gabriel (Gabriel?)! Não sei o que eu faria sem a boa vontade do pessoal daqui!!! :D

9. WaneArwen

WaneArwen Usuário

só precisa de um inglês báááááááásicooooo..............

10. *Artanis*

*Artanis* Siga as borboletas!

Sensacional esta ideia de curso
    sempre bom ter mais materias p poder aprofundar um pouco mais
    na rica obra do Professor
    ainda tenho muito o q aprender sobre este lindo mundo criado por Tolkien
    fiquei curiosissima pra ver o material mas como meu inglês é péssimo
    nem vou tentar vou esperar por alguma tradução :mrgreen:
    estamos torcendo por resposta positiva :grinlove:

11. Hellequin

Hellequin Usuário

Esse tipo de material sobre o Professor deveria ser lançado por aqui, para que até mesmo alguns professores perdessem o preconceito que têm para com as obras do saudoso escritor. Tive uma professora que chamou os livros de Tolkien de porcaria. Isso é inaceitál, e também mostra a importância que tal material teria se lançado no Brasil, já que muitos dos que chamam as obras de Tolkien de porcaria e outras coisas piores nem mesmo as conhecem.

12. Mirk Wood

Mirk Wood Usuário

Essa tua professora tem é inveja do grande Tolkien!
    Porcaria é o que ela deve fazer em sala de aula!
    ------------------------------------------------------------
    Estou torcendo para uma resposta positiva...

Mirk :D

13. Snaga

Snaga Usuário não-confiável!!!

Eu fico pensando: assim como a professora do Hellequin, muitos professores têm certo preconceito com as obras do professor. Será que alguem aceitaria "perder o seu tempo e o tempo dos alunos" estudando e dando aulas sobre Tolkien?
    Não que eu ache perda de tempo, claro que não, muito pelo contrário. O que quero dizer é que vai ser difícil, principalmente aqui no Brasil.
    O Gabriel (Gabriel?:eek:) já disse isso lá pra cima, mas só agora caiu minha ficha.

14. Ancalenion

Ancalenion Usuário

Muito bom o curso mesmo, já dei uma olhada em algumas partes e é realmente bom! :D E que bom que é gratuito...

15. Olórin

Olórin ai que uó

Opa,
    E aí Tilion, a Houghton Mifflin já respondeu?
    Você vai poder traduzir o curso?
    Bom, tomara que sim....

16. Tilion

Tilion Administrador

Ainda não respondeu. Mas eles deixam bem claro no site deles que resposta e permissão de pedidos costumam demorar mesmo, então...

Compartilhar