• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Houghton Mifflin lança curso de Tolkien para professores

Pandatur

Usuário
A Houghton Mifflin, editora oficial dos livros de Tolkien nos EUA, acaba de lançar um curso para professores do ensino secundário que querem ajudar seus estudantes a explorarem o mundo criado pelo autor britânico.

O material foi agrupada em nove unidades temáticas desenvolvidas para durarem uma semana, mas também há material adicional para aqueles que quiserem explorar alguns temas mais a fundo. As unidades estão focadas em "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis".

Segundo a Houghton Mifflin, com o curso o estudante se tornará apto a:

• Compreeender "O Hobbit" e "SdA" no nível de trama, personagens, cenário e idéia.

• Apreciar o assombrosamente complexo mundo no qual os romances de Tolkien se desdobram.

• Pensar criticamente e escrever claramente sobre os temas de Tolkien, com ênfase especial em sua relevância conteporânea.

• Entender como a ficção de Tolkien é informada por muitas tradições literárias e lingüísticas, bem como por questões filosóficas, psicológicas, sociológicas e polítcas que reverberam através de todo o currículo da escola secundária.

As nove unidades do Curso são:

1 - Introducing Tolkien and His Worlds ("Introduzindo Tolkien e seus mundos")

2 - Riddles, Runes, and a Ring of Power ("Charadas, Runas e um Anel de Poder")

3 - There and Back Again ("Lá e de volta outra vez")

4 - One Ring to Rule Them All ("Um Anel para a todos dominar")

5 - "The Tides of Fate Are Flowing" ("'As marés do destino estão fluindo'")

6 - Treebeard's Lament ("O lamento de Barbárvore")

7 - Tolkien's Moral Universe ("O Universo moral de Tolkien")

8 - War and Peace in Middle-earth ("Guerra e paz na Terra-Média")

9 - "The Quest Is Achieved" ("'A jornada é realizada'")

Todas unidades podem ser adquiridas gratuitamente no site da Houghton Mifflin.

Simplesmente fantástico. :clap:
 
Já baixei as unidades e dei uma rápida olhada. Realmente, o material é ótimo! :D
E me deu algumas inspirações... :obiggraz:

É bom ver o quanto Tolkien é levado a sério lá fora, a ponto de desenvolverem planos de aulas sobre sua Obra para o ensino secundário. Mas ao mesmo tempo é triste ver um material desse tipo e saber que ele não será aproveitado aqui no Brasil em instituições similares.

Tudo bem, literatura inglesa no Ensino Médio brasileiro é algo meio surreal mesmo, mas o pior é que nem em uma faculdade de Letras isso seria usado, tal é o estigma que a literatura tolkieniana possui por aqui, sempre taxada de "literatura menor" ou "coisa pra crianças" (essa última é duplamente absurda, tanto pelo fato de não ser para "crianças" como por colocar o "ser para crianças" como se fosse algo ruim). :?

O que se pode esperar é a boa vontade de algum grupo tolkieniano em ministrar essas aulas de modo informal, em encontros e/ou eventos maiores. :|
 
Tilion disse:
O que se pode esperar é a boa vontade de algum grupo tolkieniano em ministrar essas aulas de modo informal, em encontros e/ou eventos maiores. :|
Ou quem sabe da própria Valinor traduzir as lições e disponibilizá-las aos usuários, não? Além de que talvez possam render boas discussões também, creio eu. :D
 
Buenas,
Pelo amor de Eru, tentem traduzir o curso!
A idéia é fantástica! Eu tenho que levar pra minha professora de literatura!
Eu naum sei absolutamente nada de inglês, e muita gente aqui na valinor também naum deve saber então por favor tentem traduzir...
 
Entrei em contato com a Houghton Mifflin pedindo autorização para fazer a tradução do material e disponibilizá-lo na Valinor. Agora é torcer por uma resposta positiva. :D
 
Acredito que a idéia de um estudo em grupo seria de grande valor. Vamos esperar pela liberação da Houghton Mifflin :)
 
Até que enfim. Pensei que isso nunca ia acontecer. Tá certo que nao aconteceu aqui, mas pelo menos aconteceu.
E o Panda tem razão: precisamos reacender as discuções na Valinor e isso seria uma boa!!!

E valeu por já estar tentando uma tradução, Gabriel (Gabriel?)! Não sei o que eu faria sem a boa vontade do pessoal daqui!!! :D
 
Sensacional esta ideia de curso
sempre bom ter mais materias p poder aprofundar um pouco mais
na rica obra do Professor
ainda tenho muito o q aprender sobre este lindo mundo criado por Tolkien
fiquei curiosissima pra ver o material mas como meu inglês é péssimo
nem vou tentar vou esperar por alguma tradução :mrgreen:
estamos torcendo por resposta positiva :grinlove:
 
Esse tipo de material sobre o Professor deveria ser lançado por aqui, para que até mesmo alguns professores perdessem o preconceito que têm para com as obras do saudoso escritor. Tive uma professora que chamou os livros de Tolkien de porcaria. Isso é inaceitál, e também mostra a importância que tal material teria se lançado no Brasil, já que muitos dos que chamam as obras de Tolkien de porcaria e outras coisas piores nem mesmo as conhecem.
 
Essa tua professora tem é inveja do grande Tolkien!
Porcaria é o que ela deve fazer em sala de aula!
------------------------------------------------------------
Estou torcendo para uma resposta positiva...

Mirk :D
 
Eu fico pensando: assim como a professora do Hellequin, muitos professores têm certo preconceito com as obras do professor. Será que alguem aceitaria "perder o seu tempo e o tempo dos alunos" estudando e dando aulas sobre Tolkien?
Não que eu ache perda de tempo, claro que não, muito pelo contrário. O que quero dizer é que vai ser difícil, principalmente aqui no Brasil.
O Gabriel (Gabriel?:eek:) já disse isso lá pra cima, mas só agora caiu minha ficha.
 
Opa,
E aí Tilion, a Houghton Mifflin já respondeu?
Você vai poder traduzir o curso?
Bom, tomara que sim....
 
Ainda não respondeu. Mas eles deixam bem claro no site deles que resposta e permissão de pedidos costumam demorar mesmo, então...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo