• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hotel da literatura na Alemanha oferece mais do que bons quartos

Palazo

Mafioso Literário
LH_02.00_Hotel2_top.jpg


Paisagem bucólica, ambiente silencioso e tranquilidade, quem sabe para ler um bom livro: é o mínimo que um hotel pode oferecer a quem quer descansar. O Literaturhotel Franzosenhohl, no entanto, tem um diferencial: aqui, o hóspede não precisa se preocupar em trazer os livros de casa.

Andrea Reichart, a proprietária, conta que resolveu colocar em prática um desejo que ouviu de muitos clientes de sua livraria na cidade de Essen. "Tranque-me aqui por uma noite, só com uma lanterna, para que eu possa ler até me fartar, e em paz", pediam.

Foi assim que, em 2006, ela teve a inspiração para um negócio que aliasse descanso e boa leitura. Seu hotel de 25 leitos foi inaugurado na cidade de Iserlohn há um ano. O prédio restaurado, às margens dos bosques da região de Sauerland, mantém o charme do século 19, numa paisagem que convida mesmo a mergulhar na leitura.

Livros por toda a parte
Antes mesmo de chegar à recepção, o hóspede já recebe um livro em mãos. Best-sellers ocupam o espaço por completo, são mais de 2.700 volumes impressos e 40 mil audiolivros à disposição, dos corredores e quartos até o bar.

Registrado na Associação do Comércio Livreiro Alemão, o Literaturhotel recebe regularmente exemplares gratuitos, como se fosse uma livraria. "Não somos um albergue convencional que se classifica como hotel literário por ter alguns clássicos amarelados e um quarto dedicado a Goethe", afirma Reichart, apontando para a diversidade nas prateleiras.

Crime infalível
Para que o hóspede não perca tempo na busca dos seus títulos preferidos, o hotel já procura saber de suas preferências no momento da reserva. Dessa forma, ao chegar, ele já encontra ao lado da cama alguns romances de poderá gostar.

E para quem não sabe bem o que quer ler, uma solução quase infalível: "Quem não consegue se decidir recebe um romance policial. Sempre funciona", revela a hoteleira.

Dicas literárias no elevador
Nos finais de semana, os fãs da boa leitura podem participar de workshops de escrita e leituras com os autores. Reichart se alegra por atrair também as pessoas da região com esses eventos.

Por enquanto a maior parte dos hóspedes é de empresários, um público mais interessado nos quartos confortáveis e no bom serviço do que em boa literatura, reconhece a proprietária. Mas sua grande ambição continua sendo que o hotel se torne, um dia, local favorito dos literatos

LH_02.01_Empfang5_top.jpg


"Seria maravilhoso se os hóspedes trocassem dicas sobre livros, logo pela manhã, no elevador. Ou se autores se encontrassem aqui para escrever", sonha Reichart.

Um marcador à espera
No momento, a lotação do hotel oscila entre 30% e 40%. "Para um primeiro ano, estamos satisfeitos com os resultados. Antes é preciso que as pessoas falem mais sobre nós", comenta Hilla Holzhauer, diretora-gerente e nora dos investidores.

Para Andrea Reichart, os amantes de boa literatura são o público ideal, em sua maioria culto e bem situado. Mas todo mundo é bem-vindo. "Espero que nossos hóspedes apenas comecem a ler os livros, e tenham, assim, que retornar. No meio tempo, deixo sempre um marcador de páginas onde pararam a leitura", promete.
Fonte: UOL
 
Isso me faz pensar se a Shakespeare and Company em Paris, fundada por George Whitman em 1951 ainda abriga hóspedes a um livro por dia...
 
eu conheci _o/ tem uma prateleira de primeiras edições que é de babar. mas o que eu sabia é que eles deixavam escritores morarem lá em troca de algumas horas de trabalho na livraria :think:
 
Bom, como a minha história é de ouvi dizer (tem um livro chamado Um livro por dia, de Jeremy Mercer, que passou um ano lá), é capaz de vc estar certa Anica, afinal vc esteve lá *inveja*
 
kika_FIL disse:
Bom, como a minha história é de ouvi dizer (tem um livro chamado Um livro por dia, de Jeremy Mercer, que passou um ano lá), é capaz de vc estar certa Anica, afinal vc esteve lá *inveja*

Kika, eu li este livro, esse acordo de um livro por dia foi só com o Jeremy, essa era a troca dele com o George Whitman, de resto é como a Anica falou, hospedagem em troca de trabalhar na livraria!

Báh eu ia amar me hospedar num hotel assim...
 
Com certeza incrível!
Tudo que eu mais sinto falta hoje em dia é de um tempo em paz pra sentar e ler bons livros.:sim:
A vida anda muito corrida, e esse hotel é simplesmente a ideia perfeita. Qualquer hora vou pegar um avião e ir direto para a Alemanha! XD
___________________________
[size=small]Elämä. Se tarkoittaa jotain sinulle? Todistaa sen.[/size]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo