• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hot Wheels

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Como essa é uma área de hobbies, achei legal postar um com sabor de nostalgia de criança, mas que tem muito adulto que adora praticar que é fazer longas e vem variadas pistas de Hot Wheels. Muito legal

 
Última edição por um moderador:
Ow, eu gosto muito desses carrinhos. Aquelas coisas de criança, que nunca morrem dentro de você. Tenho uns poucos, que ganhei depois de velho. Estão guardadinhos na embalagem ainda, cuido deles com maior zelo. As pistas mesmo, nunca tive. Num futuro não muito distante, pretendo colecionar carros, pistas e whatever. (Por agora, a condição financeira de universitário maisdoqueduro impede esses luxos.)

Até lá, espero que esse tópico ainda exista e que eu possa trocar ideias com os futuros arquitetos de pistas Hot Wheels que eventualmente aparecerão por aqui. :mrgreen:
 
Hot Wheels se aproxima de montadoras e vira 'brinquedo de gente grande'


chevrolet-camaro-hot-wheels-edition-1570822557954_v2_1170x540.jpg


A Hot Wheels faz parte de uma geração inteira de crianças. Algumas delas já são até bem crescidas, mas que não abandonam a mania de colecionar carrinhos. Foi isso que a Mattel (fabricante dos brinquedos) percebeu a partir dos anos 2000.

Fundada em 1968, a marca começou suas atividades vendendo uma versão customizada do clássico Camaro. Logo mais 15 carrinhos foram lançados, formando a série inicial conhecido como "Sweet 16".

Naquela época a Mattel tinha um objetivo claro: desbancar a britânica Lesney, dona da marca Matchbox - famosa pelas reproduções altamente detalhadas e até então líder absoluta em carrinhos na escala 1/64. A Hot Wheels decidiu seguir pelo caminho totalmente oposto.

hot-wheels-sweet-16-1570823326752_v2_750x421.jpg


"Sweet Sixteen" foi o nome dado à série com os 16 primeiros carrinhos da Hot Wheels
Imagem: Divulgação

"A gente estudou exatamente aquilo que eles não tinham feito. Aí veio a ideia do 'California Custom', com cores berrantes, rodas com detalhes vermelhos e motores grandes", afirmou Larry Wood, lendário designer da Mattel ao site "Petrolicious".

Deu certo: hoje a Hot Wheels é sinônimo de carrinhos de brinquedo e fabrica 16 carrinhos por segundo. A marca trabalha atualmente com cerca de 350 parceiros e está presente em 150 países. A Mattel estima que mais de 6 bilhões de unidades já foram fabricadas desde 1968, e é claro que este número cresce a cada dia.

Brincadeira de gente grande


Nem foi preciso tanto tempo assim para atingir esta meta (e até ir além, já que hoje os carrinhos são o brinquedo mais vendido do mundo), mas não sem a ajuda dos adultos. São eles, por exemplo, os grandes responsáveis por sustentar o crescimento de 21% da marca nas vendas em 2018.

Tudo isso em meio à concorrência da tecnologia (que cada vez mais afasta as crianças dos brinquedos tradicionais) e ao anúncio do fechamento da Toys "R" Us, maior rede de lojas de brinquedos do país com quase 800 pontos de vendas apenas em seu país de origem e quase 1.800 espalhadas pelo mundo.

hot-wheels-beach-bomb-1570822156557_v2_750x421.jpg

Beach Bomb: miniatura mais cara da história atingiu US$ 70 mil
Imagem: Divulgação

As comunidades de colecionadores de Hot Wheels crescem sem parar pelo mundo. São eles que lotam convenções realizadas em todas as partes do planeta. A maior convenção já realizada contou com 30 mil participantes e aconteceu na Cidade do México.
Se você visitar uma delas pode dar a sorte de trombar com Bruce Pascal. É dele a maior e mais valiosa coleção do planeta, avaliada em US$ 1 milhão.

São nesses eventos que grandes negócios são fechados entre colecionadores. Segundo a Mattel, o Hot Wheels mais caro já vendido na história foi um Beach Bomb (baseado em uma Volkswagen Kombi com uma prancha de surfe no teto) por US$ 70 mil.
A exemplo do que fez a Lego, a Mattel investiu pesado no licenciamento de grandes franquias do cinema.

hot-wheels-velozes-e-furiosos-1570821862618_v2_750x421.jpg

Clássicos da telona: carros de "Velozes e Furiosos" viraram miniaturas
Imagem: Divulgação

Assim surgiram as linhas de carrinhos do filme "Velozes e Furiosos", da saga "Star Wars" (como a Darth Vader Character Cars, baseada nos personagens da trama de George Lucas) e de James Bond, além de outros inspirados em desenhos como "Toy Story 4".

Outra estratégia para atrair o público mais jovem é apostar em títulos de videogames, como o simulador de corrida Forza Motorsport.

Carrinho ou carrão?


A Hot Wheels já fez parcerias com praticamente todas as fabricantes de automóveis do mundo. Recentemente até os modelos da Tesla viraram carrinhos. Uma das primeiras marcas a se unir com a empresa foi a General Motors. Até hoje, o Chevrolet Corvette é o único modelo a ter uma nova versão anualmente desde 1968.

chevrolet-camaro-hot-wheels-edition-2-1570823672669_v2_750x421.jpg

Camaro foi primeiro carro reproduzido em escala 1/64
Imagem: Divulgação

Por falar na marca da gravatinha dourada, a Chevrolet lançou em 2018 o Camaro Hot Wheels Edition. O modelo oferecido nas versões 2LT cupê e 2SS conversível tinha faixas verticais na cor preta e detalhes exclusivos em laranja, além de logotipos comemorando os 50 anos da Hot Wheels.

Os brinquedos também já foram transformados em carros de verdade. O primeiro deles foi o Twin Mill, em 2001, que seria fabricado pelo lendário construtor Boyd Coddington com a ajuda de um então pouco conhecido Chip Foose - alçado ao status de celebridade mundial alguns anos depois com a série "Overhaulin'".

hot-wheels-twin-mill-1570824183421_v2_750x421.jpg

Twin Mill foi primeiro Hot Wheels "em escala real" - e totalmente funcional
Imagem: Divulgação

Após alguns percalços, o carro finalmente foi terminado e era totalmente funcional, inclusive com dois motores V8 que geram aproximadamente 1.400 cv.

Desde então, a Hot Wheels já construiu 20 carros baseados em seus brinquedos. Aqui no Brasil ainda não tivemos um exemplar, mas a empresa personalizou em 2008 um Fiat Punto com o mesmo visual de seus carrinhos.

O visual foi escolhido a partir de um concurso cultural realizado por Fiat e Mattel em parceria com a revista Fullpower, e o carro não só foi exposto no Salão do Automóvel de São Paulo daquele ano como (reza a lenda) existe até hoje.

Mercado brasileiro


Há tempos o Brasil é um dos maiores e mais importantes mercados de Hot Wheels do mundo. A própria Mattel realizou três convenções entre 2008 e 2010, sendo duas delas em São Paulo e uma delas em Porto Alegre, mas não voltou a realizar este tipo de evento desde então. Um evento estava previsto para ser realizado em 2017, mas acabou cancelado meses antes.

hot-wheels-stock-car-1570824345026_v2_750x421.jpg

Marca patrocinou equipe de Stock Car em 2009
Imagem: Divulgação

Em contrapartida, a empresa fez e faz algumas ações pontuais com a marca. Patrocinou uma equipe de Stock Car em 2009, disponibilizou um Chevrolet Camaro para fazer corridas de Uber ao lado do ex-jogador Ronaldinho Gaúcho (peripécia esta acompanhada por UOL Carros) e mantém desde o ano passado um grande espaço no Parque Beto Carrero World, em Penha (SC).

Lá existe um complexo com pista de kart, loja e a cereja do bolo: uma arena com shows de acrobacias feitos por carros de verdade. São 14 Fiesta e Fiesta Sedan descaracterizados e preparados para entregar 250 cv, que se revezam fazendo cavalos de pau, manobras em duas rodas e muitos saltos, como se fossem carrinhos andando nas pistas cor de laranja da Hot Wheels.

hot-wheels-epic-show-1-1570822190815_v2_750x421.jpg

Fiestas foram descaracterizados e envenenados para participar do show
Imagem: Divulgação

Mas, voltando ao mundo das miniaturas em escala 1/64, os designers da Mattel já fizeram cinco carrinhos inspirados no nosso país. O Amazoom foi o primeiro deles e surgiu em 2008 com inspiração nos carros da Stock Car daquele tempo.

O mais interessante deles veio em 2010: o Volkswagen SP2 virou parte da linha de carrinhos daquele ano e popularizou ainda mais o esportivo projetado totalmente no Brasil em meados dos anos 70. Carismático, ele faz parte da linha de produtos da Hot Wheels até hoje e constantemente ganha novas variações. Recentemente, a série "Aircooled" trouxe um SP2 personalizado com as cores da bandeira brasileira.

hot-wheels-volkswagen-sp2-1570824687077_v2_750x421.jpg

Brasileiríssimo SP2 virou carrinho da Hot Wheels
Imagem: Divulgação

A Volkswagen Brasilia veio na linha de 2011 e foi o segundo carro projetado por brasileiros que virou carrinho. O Chevrolet Opala surgiu no ano seguinte como "Chevrolet SS" e, apesar de não utilizar o nome do famoso modelo, deixou claro sua fonte de inspiração.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo