• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Hora do Planeta - 28 de março, entre 20h30 e 21h30

imported_?

Usuário
www.wwf.org.br/informacoes/horadoplaneta/

attachment.php


• No dia 28 de março, entre 20h30 e 21h30, milhões de lares, milhares de ruas, centenas de monumentos, bairros e cidades ao redor do mundo apagarão suas luzes. A “Hora do Planeta” é uma forma que a Rede WWF encontrou para engajar e mobilizar a sociedade para manifestar – por meio de uma ação simbólica e emblemática – a sua preocupação com o aquecimento do planeta. Localmente, também tem por objetivo alertar para o problema do desmatamento e das queimadas, principais fontes emissão de gases de efeito estufa no Brasil.

• Em nível global, a Hora do Planeta é uma das ações que serão desenvolvidas pela Rede WWF para que a população se manifeste de forma a influenciar as autoridades mundiais rumo à assinatura de um Acordo Global de Clima, em Copenhagen, no mês de dezembro.
Porque apagar as luzes?

• Porque é um gesto simples e de visibilidade que pode ser adotado em todo o planeta. Apagar a luz, no nosso caso, é sinalizar que como brasileiros estamos preocupados com o aquecimento do planeta e queremos dar nossa contribuição para a solução do problema, combatendo o desmatamento.

• Apagando a luz por 60 minutos, a população poderá demonstrar o quanto valoriza nossas florestas em pé, a sua preservação e uso sustentável e o combate ao aquecimento global. O ato de apagar as luzes, no Brasil, não tem relação com economia de energia, que tem como principal fonte a produção proveniente de usinas hidrelétricas, diferentemente de outros países participantes da Hora do Planeta, que produzem energia elétrica a partir de combustíveis fósseis como carvão, gás e diesel.

• Apagar a luz também é um ato que simboliza a eficiência, o uso dos recursos com inteligência e responsabilidade. Apesar da eletricidade no Brasil ser gerada principalmente, partir de hidroeletricas, considerada uma fonte renovável, o dados para o futuro apontam para um maior uso de energia oriunda de fontes fósseis e de grandes centrais hidrelétricas em regiões como a Amazônia, que também provocam grande impacto ambiental e social.

Mais informações:
Hora do Planeta chega ao Brasil
No Twitter
Manual (o link abre um arquivo em pdf)
Vídeos no Youtube
 
Meu namorado e eu estávamos na rua nessa hora, então participamos hihi. Na verdade, chegamos meia hora antes de acabar, então ficamos na sacada aqui de casa observando os prédios, imaginando quem estaria participando ou não! =]
 
Eu participei (com meia hora de atraso :timido: ) mas acho que fui a única aqui na rua (quiçá no bairro).
 
Eu participei! Não só desliguei as luzes como também TV, ventilador, computador... e acendi uma vela, pq apaguei todas as luzes mesmo.

Mas tive que usar uma tomada pra ligar um ventilador, porque ontem tava um calor insuportável ¬¬
 
Também me esqueci que era ontem, Shaytan.
Mas de qualquer forma, eu não estava em casa nesse horário e as luzes estavam apagadas. :dente:
 
Esse do UOL ficou bem foda,belas imagens ao redor do mundo:


http://noticias.uol.com.br/album/090328horadoplaneta_album.jhtm



[size=medium]Mundo ficou às escuras na Hora do Planeta [/size]

A estátua do Cristo Redentor, uma das sete novas maravilhas do mundo escolhidas em 2007, ficou às escuras das 20h30 às 21h30 deste sábado, pelo horário de Brasília, na chamada Hora do Planeta, assim como alguns outros símbolos de cidades grandes de toda a Terra.

Sob a alegação de "salvar a terra" da eventual mudança climática, a ONG WWF (Fundo Mundial para a Natureza) fez campanha para que as luzes de símbolos como a torre Eiffel, em Paris, e a Opera House, de Sidney, na Austrália, fossem apagados.

A campanha previa uma hora sem luz em quase quatro mil cidades de 88 países, em todos os fusos horários, e foi apoiada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Além do Cristo, foram apagadas, no Rio, as luzes do bondinho do Pão de Açúcar, e da orla de Copacabana.

Os poucos turistas que passeavam pela praia nessa hora, sob uma chuva fina, foram surpreendidos pela escuridão, enquanto a polícia aumentou sua presença na orla de forma ostensiva, para evitar que ladrões aproveitassem o apagão proposital para assaltar.

No total, 88 cidades brasileiras participaram da campanha. São Paulo apagou a ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, sobre o rio Pinheiros, enquanto Brasília deixou às escuras o Congresso e o Palácio do Planalto, que, de qualquer forma, não funcionam mesmo nos fins de semana.

Enquanto o Brasil apagava suas luzes, a campanha completava 17 horas.

Ela começou na ilha Chatham, na Nova Zelândia, às 20h30 locais de sexta-feira (3h30 de sábado pelo horário de Brasília).

Nesse instante, Austrália e Nova Zelândia junto com vários pequenos países do Pacífico Sul apagaram seus principais monumentos para apoiar o manifesto ecológico.

Além da Opera House e dos principais arranha-céus de Sidney, na Austrália, a Nova Zelândia apagou o Parlamento e a Torre de Comunicação de Auckland.

Em seguida, a Tailândia celebrou a Hora do Planeta no Parque Saim e, em Jacarta, capital da Indonésia, os arranha-céus também se apagaram na hora prevista, como na China, que participou pela primeira vez desta campanha.

A Europa se uniu ao movimento às 19h30 de Greenwich (16h30 de Brasília), com seus principais monumentos e edifícios simbólicos apagados em Londres, Paris, Bruxelas, Portugal, Roma e Madri, entre outras capitais.

Paris, por exemplo, apagou o museu do Louvre, além da torre Eiffel, entre diversos outros pontos turísticos de primeira grandeza.

Em Londres, a tradicional Trafalgar Square, próxima ao rio Tâmisa, foi totalmente apagada, assim como, na Escócia, o castelo de Edimburgo e, em Portugal, a torre de Belém.

Na Itália, a própria cúpula de São Pedro no Vaticano ficou às escuras, da mesma forma que a ponte de Rialto, em Veneza, e a Torre de Pisa, enquanto, no Egito, as pirâmides de Guiza também passaram uma hora sem luz.

Além do Cristo Redentor, o continente americano incluiu na Hora do Planeta obras como o Obelisco de Buenos Aires; a Casa Branca, em Washington; a Times Square, em Nova York e a ponte Golden Gate, em San Francisco.

O Havaí será o último local do planeta a apagar as luzes. O Japão e a Arábia Saudita foram os únicos países do grupo do G20 (Grupo dos Vinte, que reúne os países mais ricos e principais emergentes) a não respaldar oficialmente a iniciativa.

Esta campanha pretende pressionar os líderes mundiais que irão à Conferência sobre Mudança Climática de Copenhague, em dezembro, a firmar uma redução "definitiva" da emissão de gases que provocam o efeito estufa.
 
Belas fotos. Gostei da Catedral Nacional de Washington, ficou com um ar meio sombrio na fotografia :) .
 
Eu tinha lido muito por alto sobre isso, nunca dou crédito para essas ações por puro desleixo
Achei bem legal, me falaram no msn na hora que tava rolando, mas nem pude ajudar muito, tinha que fazer umas coisas de ultima hora e luz era necessária.

Movimentar pessoas de todo o planeta é sempre válido!
 
Aqui em casa as pessoas não quiseram participar, mas eu desliguei tudo o que estava usando... Legal link com o álbum que o Phantom Lord mandou!

Estava lendo sobre como as estrelas andam cada vez menos visíveis por causa da quantidade de luzes acesas, hoje em dia não existe mais uma hora em que a maioria apaga as luzes, é constante.
 
Aqui em casa participamos, agora se mais alguém da cidade participou não faço a mínima ideia, espero que sim.

Imaginem quem não sabia dessa ação e estava em algum lugar onde as luzes foram apagadas, deve ter levado O susto.
 
Não participei. Simples assim. O Thui tava o dia todo usando o PC e quando chega a minha vez eu tenho que desligar tudo? Ah não... =B
 
Meus pais estavam preparando a janta nessa hora, e minha avó assistindo à TV no quarto do meu irmão... Mas meu namorado e eu, pelo menos, estávamos fazendo a nossa parte. ^^'
 
Carolina T. disse:
Meus pais estavam preparando a janta nessa hora, e minha avó assistindo à TV no quarto do meu irmão... Mas meu namorado e eu, pelo menos, estávamos fazendo a nossa parte. ^^'

Para com o meio ambiente e a raça humana? :hanhan:
 
:rofl:

Eu já faço economia de energia lá em casa, mas participei também!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo