• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homossexualismo

Lasgalen disse:
A questão seguinte foi: se uma coisa não é descrita na obra ( tipo os banheiros :lol: ) isso significa que ela não existe?
Sim, concordo, a masturbação, por exemplo, deveria existir mas não foi citada. Ela, assim como os banheiros, causam um certo (na falta de palavra melhor) constrangimento no leitor. Eu não gostaria de ler "Aragorn foi defecar em uma moita" ou coisas piores no livro.

Tolkien, no mínimo, deveria ter o mesmo constrangimento com a homossexualidade. E isso já mostra um pequeno preconceito em relação a ela.

Lasgalen disse:
A terceira: católicos fervorosos por acaso se recusam a admitir que a homosexualidade existe? ou apenas a condenam?
A quarta: mesmo que eu condene alguma coisa, eu vou me privar de expô-la em uma obra? xi... adeus terror,suspense, bem x mal ...

Condenam-na, tanto é que, se Tolkien colocasse isso em um livro, seria de forma que a condenasse. Como, por exemplo, ser fruto de Melkor, ser praticada apenas por povos renegados, etc.

Sobre a quarta, bom, se você não gosta da homossexualidade, com certeza você não a colocará como sendo algo bom; você não colocará seus heróis como homossexuais, e sim seus vilões e etc. E Tolkien, como era um católico extremamente fervoroso (já ouviu a história dele ter exorcizado um gravador?) ele com certeza não gostava da homossexualidade. Ou seja, é só juntar os fatos: ele, como qualquer católico fervoroso, abominava a homossexualidade e não a colocaria como sendo algo bom em sua obra.

Alias, ele nem se deu o trabalho de colocar isso na obra, ou seja, ele privou de expô-la em sua obra, gostando ou não. Se você acha que quem condena não colocaria isso em sua obra, então por que ele, se gostasse, a privou? No mínimo ele acha que isso é algo tão desinteressante que não merece ter posto na história (o que a homossexualidade não é, já que é uma questão importante). Outro indício de certo preconceito.

Lasgalen disse:
A quinta: se a TM é aqui ... havia. Entre elfos, homens, hobbits, anões, orcs... a homosexualidade é uma realidade da vida tal qual o céu é azul. Tolkien pode não ter abordado esse assunto em seus livros (...). Mas, daí a negar que pudesse ser possível... é extrapolar a própria realidade .

Se bem que elfos não são reais... :think:

Hehehehehehehe.
Temos que entender a cabeça de Tolkien: para ele homossexualidade não era algo natural e benéfico, e sim maligno, portanto não a colocaria nos "homens nobres" da suposta época. É dito na história que nós perdemos grande parte de uma certa nobreza comparadas as dos homens na Terra-Média, e a homossexualidade deveria ser um fruto disso. Por isso os homens da época da história não tinham nada disso (os "bonzinhos e nobres", ao menos).

É claro que não compartilho dessa opinião.


Lasgalen disse:
(embora eu ache que abordou sim, de forma muito sutil - mas isso é uma opinião PESSOAL)

Cite os argumentos dessa opinião pessoal, ora. Quem sabe possa nos convencer.
 
Haran, o que eu leio por suas palavras é o seguinte: Tolkien não abordou ou citou o homossexualismo na obra porque o via como algo maléfico ou, no mínimo, questionável. Perdão se tiver interpretado errado, mas eu discordo. Assim como masturbação, excreção e outras coisas assim que representam total futilidade para ser engajada na história, simplesmente não houve qualquer necessidade ou mesmo oportunidade coesa para se falar de homossexualismo na obra. Imagine, por exemplo: "Frodo, que por sinal era gay, era o primo preferido de Bilbo."

Talvez Tolkien não aprovasse o homossexualismo, que seja, mas, se era assim, ele foi inteligente em reservar da história suas opiniões pessoais; se não era assim, ele não tinha obrigação de caracterizar um personagem seu como gay, ou abordar de qualquer forma o tema.
 
Eriadorion disse:
Haran, o que eu leio por suas palavras é o seguinte: Tolkien não abordou ou citou o homossexualismo na obra porque o via como algo maléfico ou, no mínimo, questionável. Perdão se tiver interpretado errado, mas eu discordo. Assim como masturbação, excreção e outras coisas assim que representam total futilidade para ser engajada na história, simplesmente não houve qualquer necessidade ou mesmo oportunidade coesa para se falar de homossexualismo na obra. Imagine, por exemplo: "Frodo, que por sinal era gay, era o primo preferido de Bilbo."

Mas a homossexualidade não tem nenhuma futilidade. É uma sexualidade como tantas as outras. E, se você pensar na teoria da necessidade, não há necessidade de nada, já que se trata de uma ficção. A necessidade depende do autor. Mas por que Tolkien acharia a homossexualidade desnecessária?

E por que não houve oportunidade? Ora, Tolkien, se quisesse, poderia citar o assunto em qualquer parte de sua obra. Falta de oportunidade não é. ("eu adoraria citar esse assunto na saga, mas infelizmente não deu").

Se Frodo ou qualquer personagem fosse gay, ele poderia sim escrever a respeito. Ora, não é preciso ser tão direto como você escreveu (e mesmo se fosse não veria mal algum), mas não há menção de nenhum relacionamento homossexual.

Eriadorion disse:
Talvez Tolkien não aprovasse o homossexualismo, que seja, mas, se era assim, ele foi inteligente em reservar da história suas opiniões pessoais; se não era assim ele não tinha obrigação de caracterizar um personagem seu como gay, ou abordar de qualquer forma o tema.
Bom, isso volta a questão da necessidade.

Mas ok, ele não tem a obrigação, mas por qual motivo ele não o faria? Se ele fosse a favor, sua obra seria um ótimo meio para expor essa opinião e ajudar a causa. Para que privar isso de sua obra? Ele achava, no mínimo, o assunto fútil, o que a homossexualidade não é. E ora, falar que ele não tinha obrigação não é justificativa para ele não tê-la posto na obra.

Alias, e os preceitos católicos na obra? Não seriam opiniões pessoais?
 
Mith disse:
Acho que Tolkien não iria detalhar tanto a suas obras, colocando elementos da vida real, que quase certeza, ele não dava a mínima. A história era dele e pronto, não tinha que colocar isso para agradar, se é que vocês me entendem =)

100% apoiado!!!

Mas...(vou explorar este assunto pq é mto interessante)
Acho que SE houvesse tudo isso, se os elfos fossem reais e houvesse uma sociedade deles, ela seria bem liberal, sem tabús! claro com normas e etc, claro com preconceitos também, mas para os elfos - na minha visão- o que importaria seria o amor! não importa entre quem fosse. o importante seria amar e apreciar as belezas do mundo!
(perdõem minha visão ultra-extremamente romântica dos elfos)
 
Homossexualidade

Eu fiquei 20 minutos respondendo isso aqui, e quando fui mandar o trem bichou.. fala sério. :disgusti:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo