• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homossexualismo

Lasgalen disse:
4) Elfos assexuados? faziam sexo só prá procriar? por Eru, me digam de ONDE vcs tiraram isso!! :roll:

Tomo como referência o texto O que Tolkien oficialmente falou sobre sexo entre os elfos, que tem como referência o texto "Leis e Costumes entre os Eldar", publicado no livro Morgoth’s Ring: History of Middle Earth, referido como LCE.

A má notícia é que elfos tendem a perder o interesse no sexo depois de terem tido filhos. “Com o exercício do poder (de gerar), o desejo cessa rapidamente, e a mente se volta para outras coisas… eles têm muitas outras necessidades do corpo e da mente que a natureza deles urge em cumprir.” Eles lembram alegremente da época sexualmente ativa da sua vida, um período ente uma e várias centenas de anos. (LCE) Também, “eles são freqüentemente dominados pelas necessidades da carne, mas são por natureza controlados e firmes.”(LCE) Sinto muito.

Ou seja, o principal motivo era ter filhos. É claro que eles aproveitavam o prazer, mas quando o principal motivo era concluído, eles não faziam sexo mais por prazer. Ora, se eles dessem uma importância significativa de fazer sexo por prazer, não haveria motivo para eles pararem. Mas param, ou seja, o prazer do sexo não era tão importante para eles assim como é conosco.

"“Em todas as coisas que não são referentes à concepção de crianças, os neri e nissi (quer dizer, homens e mulheres) dos eldar são iguais..." (LCE)

Ou seja, elfos possuem uma certa androgenia.

Sem falar disso aqui:

Os elfos não lembram nem celebram o dia em que nasceram como o dia em que passaram a existir. Em vez disso, eles celebram o dia em que os pais o conceberam. Este é o dia que os pais fizeram o sexo que o gerou. (LCE) Aparentemente, havia alguma vontade parental envolvida no ato da concepção. Ou isso ou eles transavam tão pouco que era fácil de lembrar. “Grávida? Como isso aconteceu? Oh, foi naquela quinta-feira há três luas atrás. Oh, sim…” Este parece ser um bom momento para mencionar que Tolkien era católico, então isto era compatível com seu sistema religioso e de crenças.

Enfim, se não há uma atração sexual significativa e se são de certa forma andrógenos, não há como você definir o elfo como hetero, homo, bi, etc.

É claro, é minha opinião baseada em especial nesse texto e nas impressões que tive ao ler as obras, sendo vocês não obrigados a concordar. Confesso que não pesquisei ao fundo o assunto.
 
Última edição:
Lasgalen disse:
Amor com interesses sexuais é malicioso? :roll:

....se Frodo reprovasse, era capaz dele permanecer solteiro, pro conta da "devoção" a seu amo ...
.... ele o amava como a um par...

Na minha visão ele o amava como a um Mestre, de uma maneira parecida com aos samurais dedicavam-se aos seus senhores. Dispostos a dar a vida e a morte.

*mas como disse, é a Minha visão.. rs
 
Amigos, já disse e renovo minha opinião: nãp será mais seguro, para darmos uma opinião definitiva, esperar pelas "Cartas de J. R. R. Tolkien", que saem daqui a um mês e meio?...
 
Haran Alkarin disse:
Tomo como referência o texto O que Tolkien oficialmente falou sobre sexo entre os elfos, que tem como referência o texto "Leis e Costumes entre os Eldar", publicado no livro Morgoth’s Ring: History of Middle Earth, referido como LCE.

A má notícia é que elfos tendem a perder o interesse no sexo depois de terem tido filhos. “Com o exercício do poder (de gerar), o desejo cessa rapidamente, e a mente se volta para outras coisas… eles têm muitas outras necessidades do corpo e da mente que a natureza deles urge em cumprir.” Eles lembram alegremente da época sexualmente ativa da sua vida, um período ente uma e várias centenas de anos. (LCE) Também, “eles são freqüentemente dominados pelas necessidades da carne, mas são por natureza controlados e firmes.”(LCE) Sinto muito.

Ou seja, o principal motivo era ter filhos. É claro que eles aproveitavam o prazer, mas quando o principal motivo era concluído, eles não faziam sexo mais por prazer. Ora, se eles dessem uma importância significativa de fazer sexo por prazer, não haveria motivo para eles pararem. Mas param, ou seja, o prazer do sexo não era tão importante para eles assim como é conosco.
Talvez eles percam o desejo sexal, pq quando geram, passam uma parte de sua essencia(espírito) ao filho. Parece que isso está mais ligado a quantidade de poder de cada um(vide Fëanor, que era muito poderoso, e teve 7 filhos), do que à eles serem assexuados.
 
De fato, na época de Tolkien seria impensável colocar personagens de orientação homossexual. Mas não seria nada que causasse um "Deus me livre" se o Christopher confirmasse que algum deles fosse. A mitologia grega está repleta de heróis que amavam homens e mulheres, e isso era normal. Aquiles era, Apolo era, Héracles...etc...etc...
Claro que o Mestre não tinha essa intenção de colocar nenhuma influência grega ou troiana em sua saga. Pois ele a inventou para seus filhos.
 
Elring disse:
De fato, na época de Tolkien seria impensável colocar personagens de orientação homossexual. Mas não seria nada que causasse um "Deus me livre" se o Christopher confirmasse que algum deles fosse. A mitologia grega está repleta de heróis que amavam homens e mulheres, e isso era normal. Aquiles era, Apolo era, Héracles...etc...etc...
Claro que o Mestre não tinha essa intenção de colocar nenhuma influência grega ou troiana em sua saga. Pois ele a inventou para seus filhos.

Só que essas influências existem. Um exemplo é o nome Argonath, que vem de Argonautas, que estão presentes na mitologia grega. E existem outras coisas também que são influência dessas mitologias. Tolkien se baseou tanto na mitologia nórdica quanto na grega. =]

Mas com relação a homossexualismo, não teve.
 
Última edição:
Ah... se formos falar de fontes de inspiração, não só gregos e romanos entram no jogo, mas celtas, africanos, atlantes...
 
Vamos dizer que Tolkien não teve intenção nenhuma de colocar relações com conotações homossexuais em suas histórias. Afinal, o cara era moralista e puritano até a raiz dos cabelos, ia ousar tanto assim, ainda mais naquela época? Inimaginável.

Mas o fato é que, aos olhos da sociedade atual e de uma interpretação mais flexível, a gente consegue achar vááááárias brechas prá extrapolar o assunto. O que eu não engulo muito é essa história de "poderia haver homossexualidade entre homens, hobbits, anões... mas não entre os elfos".

Porque? ao meu ver, os elfos estariam muito mais propensos a desenvolver relações desse tipo - ainda que totalmente platônicas.

Quanto ao lance dos "assexuados" (pobres elfos), a Shanti deu um bom exemplo com o caso do Fëanor e seus sete filhos... eu diria que eles iam perdendo o interesse pelo sexo à medida em que se realizavam em outros aspectos - inclusive o de procriar. Tipo um humano mesmo: vai chegando nos 50, 60... os interesses vão mudando, né!

Mas daí a eles serem frios, desinteressados e assexuados... sei lá. Nunca li nada nas histórias que me sugerisse isto, muito pelo contrário! afinal, eles bem que adoravam passar horas/dias/anos "passeando de mãos dadas pelas florestas"... :cool:
 
Lasgalen disse:
Vamos dizer que Tolkien não teve intenção nenhuma de colocar relações com conotações homossexuais em suas histórias. Afinal, o cara era moralista e puritano até a raiz dos cabelos, ia ousar tanto assim, ainda mais naquela época? Inimaginável.

Mas o fato é que, aos olhos da sociedade atual e de uma interpretação mais flexível, a gente consegue achar vááááárias brechas prá extrapolar o assunto. O que eu não engulo muito é essa história de "poderia haver homossexualidade entre homens, hobbits, anões... mas não entre os elfos".

Ah sim... aí sim dá pra falar de homossexualismo na obra dele... mas mesmo assim destacando-se que é a partir de uma interpretação mais flexível, destacando bastante a consciência que se tem de que é uma interpretação que desconsidera bastante a época que o Tolkien viveu e o seu próprio conservadorismo...

E sim, concordo que se é pra falar disso,os elfos não podem ser excluídos disso não...
 
Lasgalen disse:
2) Alguns pensam que humanos poderiam ser homossexuais, mas elfos não... como se os elfos, como seres "perfeitos", fossem incapaz desta "falha". Haja preconceito... :blah:

O que foi dito é que o corpo e a alma combinavam em tudo, inclusive no sexo. Ou seja, uma alma masculina sempre teria um corpo masculino, e vice-versa.

Lasgalen disse:
4) Elfos assexuados? faziam sexo só prá procriar? por Eru, me digam de ONDE vcs tiraram isso!! :roll:
Hm, acho q li num ensaio aqui na Valinor, talvez o Leis e Costumes, não tenho certeza, que os Elfos faziam sim, sexo por prazer, mas após o nascimento dos filhos esse prazer era "abandonado" para que eles buscassem outras formas de prazer, cuidando de seus filhos e etc. (o que não significa que eles não continuassem fazendo, Fëanor que o figa :mrgreen:)

Lasgalen disse:
5) A amizade fraternal de Beren :grinlove: e Turin, Sam e Frodo, e até mesmo de Legolas :grinlove: e Gimli já foi palco de muitas insinuações... e algumas delas bem pertinentes, admitamos! :hanhan:

Hm, na minha opinião esses "amores eram, sem dúvidas sinceros, grandes mas completamente inocentes e fraternais...
Mas piadinhas eu tb faço heheheh





Edit: Desculpem, não tinha visto a segunda página do tópico, e uma das pergunats respondidas :oops:
 
Última edição:
Dr. Estranho disse:
O que foi dito é que o corpo e a alma combinavam em tudo, inclusive no sexo. Ou seja, uma alma masculina sempre teria um corpo masculino, e vice-versa.

Mas isso não é pressuposto pra afimar que seria impossível a existência de elfos homossexuais. Não estamos falando de gênero, e sim de preferência sexual. Um homem não deixa de ser homem, nem uma mulher deixa de ser mulher por sentir atração por pessoas do mesmo sexo(gênero). Aproveitei o ensejo do texto "Leis e Costumes" está sendo tão citado e reli-o. e tem uma parte que diz o seguinte:
Amor não era sempre correspondido; e mais de um poderia desejar outra por esposa. Cientes disto, o único motivo pelo qual a mágoa entrou na bem-aventurança de Aman, os valar ficaram em dúvida. Alguns sustentavam que isto vinha do desfiguramento de Arda, e da Sombra sob a qual os eldar despertaram; pois daí [eles diziam] vinha somente pesar e desordem. Alguns sustentavam que isto vinha do próprio amor, e da liberdade de cada fëa, e era um mistério da natureza dos Filhos de Eru.
Do mesmo modo, acredito, que essa poderia ser uma brecha para tornar a homossexualidade élfica algo mais plausível.
 
Última edição:
Ñ acho q Tolkien fosse "puritano e moralista até a raiz do cabelo"...

Uma vez ele deixou de ir a uma conferência, para ir beber com os amigos, num "pub" chamado "Jerusalém".

Foi educado por um padre, mas casou-se (contra a vontade inicial do padre) com uma evangélica.

Fumava...

Por estas e outras razões, não vejo que por aí, só por isto, a gente possa negar a possibilidade da homossexualidade.

Agora, escrever sobre ela, ele ñ parece ter escrito. Não devia ter sentido, dentro da obra dele, para ele...
 
Poder existir, é claro que poderia. O homossexualismo pode existir dentro de qualquer círculo.
Mas não creio que existisse na Sociedade. Creiuo que oque existia lá era a amizade verdadeira, a amizade sem barreiras, sem preconceito. Algo que está em extinção nos dias de hoje.
 
Creio que esse sentimento na Sociedade é impossível de ser conhecido sem que se viva uma situação semelhante. O laço que envolve tais pessoas, uma amizade profunda e irrestrita, deve ter sido baseado, como muito já se falou, nas experiências de guerra do professor. Band of Brothers também mostra isso, situações limites que criam laços especiais entre aqueles que as vivem. Quando sua vida depende daquele com quem você está na trincheira e vice-versa, como dizia o general alemão no discurso final.
Quanto aos elfos, homossexualidade não implica necessariamente em uma alma feminina num corpo masculino e vice-versa. Portanto, extrapolando as intenções originais de Tolkien, acho que poderia haver elfos homossexuais sim, como em todas as demais raças da Terra-Média.
 
De todas as obras que li de Tolkien nenhuma descreve homossexualismo, então como pode existir algo que não foi descrito pelo autor, sendo ele ocriador da obra?
 
Raskólnikhov disse:
De todas as obras que li de Tolkien nenhuma descreve homossexualismo, então como pode existir algo que não foi descrito pelo autor, sendo ele ocriador da obra?

Se a partir do momento que Arda = Terra, supoem-se que casos de homossexualismo exisitiriam. Porém, podem surgir visões mais "puristas e conservadoras", dizendo que por Tolkien ser católico fervoroso ele baniu o homossexualismo de sua obra. Porém, tudo não passa de suposições e eles são interessantes de serem debatidas - tirando aquela infame acerca dos persongens usarem ou não banheiro e tals.

Mas conforme eu disse, são somente suposições de nós, fãs, bem como para muitas coisas que Tolkien não deixou por escrito. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo