1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

Homossexualismo?

Tópico em 'J.R.R. Tolkien e suas Obras (Diga Amigo e Entre!)' iniciado por Dark Light, 10 Dez 2003.

  1. Dark Light

    Dark Light Eu mato quem for um

    A pergunta é: Existia, em Arda, pessoas homossexuais/bissexuais/etc?

    existem alguns argumentos contra, outros a favor.

    um contra: tolkien nunca citou nada sobre homossexualismo nos livros.

    um a favor: homossexualismo é comum em qualquer sociedade.

    eu queria que as pessoas que entendem muito do assunto (como, dentre outros, o slicer e o tilion) postassem suas opnioes aqui.

    ps: eu queria respostas sérias, e não pequenas piadas como "Se nao houver homossexualidade, o que os elfos são?" ou coisas piores..
    pps: talvez seja uma péssima idéia abrir esse tópico, mas é bem importante.
    ppps: se já houver um tópico sobre esse assunto, minhas sinceras desculpas.
     
  2. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Hum... seu argumento contra já acaba com o argumento à favor, não? Se você tem absoluta certeza que Tolkien nunca citou nada sobre homossexualismo em suas obras, e o mundo (leia-se nesse caso "sociedade") em questão foi criado por ele, logo não há.

    Seria uma sociedade artificial, então não precisa necessariamente obedecer às regras como "homossexualismo é comum em qualquer parte".

    Só um palpite :mrgreen:
     
  3. Oakshield

    Oakshield Usuário

    Até onde sei, Tolkien era um catolico fervoroso e acho que por isso ele nao abordou o tema da homossexualidade em sua obra... uma vez que a igreja condena tal comportamento

    Outro ponto, é que o SDA foi escrito em meados do século XX, um epoca em que as mulheres buscavam a igualdade de seus direitos, onde os negros americanos nem haviam começado a lutar pelos seus..... antes de "faça amor e nao faça guerra" e antes de "sexo, drogas e rock n' roll"... um época onde ainda era tabu abordar publicamente temas ligados a sexualidade e que era aberraçao falar sobre homossexualismo...

    Onde muitos veem características homossexuais na obra, eu vejo apenas amizade verdadeira, entre seres que nao estao preocupados com as imposicoes de conduta de uma sociedade machista e homofobica...
     
  4. Dark Light

    Dark Light Eu mato quem for um

    Hum.. eu lembro de um argumento ótimo de um amigo meu: tolkien nunca falou nada sobre o ato de defecar em nenhum livro dele. 8-)
     
  5. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    :gotinha:

    o argumento vai por água abaixo se você levar em conta que defecação é uma necessidade fisiológica e homossexualismo é uma opção sexual.
     
  6. Dark Light

    Dark Light Eu mato quem for um

    não, geralmente não é uma opção; é uma orientação sexual. algumas pessoas simplesmente se sentem atraidas por pessoas do mesmo sexo, e não se sentem atraidas por pessoas do sexo oposto.
    so' seria opcao se a pessoa se sentisse atraida por pessoas de ambos os sexos, e optasse por se relacionar apenas com pessoas do mesmo sexo.

    ps. espero nao ter falado besteira. se falei, me corrija(m) 8-)
     
  7. Slicer

    Slicer Velho de Araque

    Bem, não sei se você precisa de mais alguma palavra além das da Ana e do Oakenshield, mas de qualquer jeito vou escrever.

    Não acho que Tolkien tenha realmente feito algo sobre homossexualismo nas suas obras. Primeiro, como o Oakshield falou, Tolkien era um Católico Romano muito ativo, ao ponto de toda manhã antes de tomar café ir até a igreja e rezar (o que eu acho louvável, aliás, embora eu mesmo nunca freqüente a igreja). Que eu me lembre, o homossexualismo é tido como um dos motivos pela destruição de Sodoma e Gomorra, ou seja, um ato condenável.
    Depois, na época de Tolkien grupos de amigos inseparáveis do sexo masculino era a regra, e Tolkien fazia parte desses e até escrevia sobre esses. Com certeza a ausência de piadinhas maldosas sobre um grupo desse tipo fazia com que todo o ambiente fosse normal e agradável. Grupos mistos, na verdade, eram praticamente inexistentes, e Tolkien, como ele escreveu na carta (eu acho) 37 do Letters que está traduzida na Valinor, não acreditava em amizade pura e verdadeira entre um homem e uma mulher, pois ele não acreditava que um pudesse se relacionar com o outro sem interesses românticos. Suponho portanto que os relacionamentos entre homens nos livros, como o de Frodo e Sam, embora exista amor entre os dois, é um amor fraterno.
    Resumo da ópera: não existem homossexuais nas obras de Tolkien, pois (1) não havia necessidade para o enredo, (2) Tolkien não encorajava esse "padrão de comportamento" e (3) sendo uma obra puramente cristã, como Tolkien falou várias vezes, não poderia haver algo que a própria doutrina da Igreja é contra.


    Cuio mae!
     
  8. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Se nas obras Tolkien não abordava nem mesmo a relação homem-mulher (ou elfo-elfa, homem-elfa etc) de um modo mais explícito, muito menos seria abordar o homossexualismo...
     
  9. Oakshield

    Oakshield Usuário

    Slicer, valeu por fundamentar os meus argumentos.... ficou bem melhor do que eu havia postado...

    Ana, acho que para um homossexual, a relaçao com outra pessoa do mesmo sexo é uma necessidade de igual força e apelo a de uma relaçao entre sexos opostos para uma pessoa heterossexual.... e tlz o desejo possa ser considerado uma necessidade fisiologica nao? aqueles calores... aquela angústia.. vontade de que te façam carinho.... :x uma vez que tudo isso é provocado fisiologicamente por hormonios...
     
  10. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    Afinidade não é nem de perto a mesma coisa que "necessidade". Uma coisa é pirar em uma teoria, outra completamente diferente é ficar pirando no sentido de uma palavra para que ela comprove uma teoria.

    No mais, faço minhas as palavras do Slicer Ð.
     
  11. Oakshield

    Oakshield Usuário

    calma moça..

    nao podemos nos guiar por definicoes de dicionarios.. pois muitas dessas pessoas possuem PREconceitos e como grande academicos que sao, nao podem partir para uma vanguarda... preferem as definicoes classicas com mais de cem anos...

    mas voltando ao assunto, será que mais alguém tem algum ponto de vista.. ou podemos todos fechar com os argumentos do Slice?
     
  12. Balbo

    Balbo Usuário

    Se ele não citou nada, significa que não há informações sobre isso, e isso não quer dizer que existe nem que não existe.

    Tolkien também não fez uma lista com todos os personagens e suas respectivas características sexuais, portanto talvez houvesse alguém diferente de heterossexual (assim como não podemos excluir a possibilidade de haver um humano psicopata, por exemplo, só porque não existe menção a isso).

    Por exemplo, quem pode provar que Sam não se sentia atração física por Frodo? Quais são as evidências? Uns dizem que é amor fraternal, mas carícias e beijos não precisam estar incluídos no pacote.

    Eles são hobbits, mas seguem uma lógica comportamental essencialmente humana, e não há nada que indique que esse povo tivesse o costume supracitado.
     
  13. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Isso não depende da raça. Depende da cultura.

    Os povos eslavos se cumprimentam com beijos, sejam homens ou mulheres.

    Não consigo conceber homossexualismo nas obras de Tolkien. Mesmo entre os hobbits.
     
  14. Ana Lovejoy

    Ana Lovejoy Administrador

    nha, desculpa, mas vocês estão pirando.

    Um autor quando tem alguma intenção a expõe na obra. Se não há citação, não houve intenção. No caso, se Sam fosse realmente homossexual não haveria razão da Rosinha existir, por exemplo.

    Colocando as coisas em uma proporção menor (porque ao se falar de Tolkien isso dificulta bastante), o que vocês estão fazendo é quase alegar que o J Pinto Fernandes da poesia Quadrilha do Drummond poderia ser homossexual.

    É uma personagem e toda ou qualquer característica da mesma não "pode ser" de tal forma. "é" como o autor descreveu. Eventualmente o autor pode colocar uma observação ou outra após a obra ser publicada, mas, volto a repetir, se Tolkien nunca esboçou a possibilidade de existirem personagens homossexuais, não somos nós que colocaremos em sua obra, não é?
     
  15. Oakshield

    Oakshield Usuário

    Condordo com a lovejoy,

    é claro que podemos inferir sobre o comportamento das personagens.. eh claro que estaremos nos apoiando nas informaçoes que o autor nos dá... mas isso nao é impedimento para verificarmos se há ou nao um determinado comportamento, seja psiquico seja sexual , nas personagens da obra...

    Para os mais "puristas": assumam que tudo que falamos aqui possui o seguinte trecho subentendido no inicio de nossas respostas BASEADO NAS DESCRICOES QUE JRR TOLKIEN NOS FAZ EM SUA OBRA... ok?

    fui
     
  16. Vilya

    Vilya Pai curuja, marido apaixonado

    Frodo e Sam não eram homeosexuais. Nenhum dos personagens são descritos como homesexuais. Não há exemplo algum de homosexuais na obra. Mas Tolkien se propõe a criar uma mitologia em que a gênese da humanidade é descrita... :think:
     
  17. O maximo q podemos dizer é q Tolkien n cita nenhum caso homosexual e nunca o faria devido a sua fé, mas que n quer dizer q se a sociedade de Tolkien existisse n houvesse homosexualidade, quer simplesmente dizer q ele nunca achou necessario (quer para dizer mal, quer para dizer bem) citar nenhuma relaçã homo.
    Resumindo, se existisse TM provavelmente la haveria homosexualidade, dentro da obra de Tolkien n ha qualquer tipo de homosexualidade e como é ele o criador da TM podemos dizer q n ha casos de homosexualidade entre os povos da TM.
     
  18. Láthspell

    Láthspell Usuário

    Não entendi o que você quis dizer...

    Se existisse a Terra Média, haveria homossexualidade mas, ao mesmo tempo, não haveria porque Tolkien não menciona a mesma em suas obras? :o?:
     
  19. Se Tolkien não disse se existia, quem garante que não existia???
     
  20. Láthspell

    Láthspell Usuário

    O post da Lovejoy deve responder sua pergunta, Theodred.
     

Compartilhar