• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Homossexualismo e religião

Tenho esta posição: I Coríntios 6:9-10 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.


Não é o "Ser contra" mas é preocupante com pessoas que tem esta prática. :|
 
Também está escrito "Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados" (Lc 6:37).
 
Não julguei, nem julgo as que conheço que tem esta posição, sequer a Igreja pode julgar estas pessoas, mas dar as costas a uma situação de engano (seja qual for! ) é ser omisso!
Não se pode simplesmente dizer: Antes eles do que eu ou não tenho nada haver com a situação logo (dane-se). :?

Diz ainda: Hebreus 3:13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
 
Lyniëth Tasartir disse:
Não julguei, nem julgo as que conheço que tem esta posição, sequer a Igreja pode julgar estas pessoas, mas dar as costas a uma situação de engano (seja qual for! ) é ser omisso!
E o que seria "não dar as costas" sem julgar?

Tipo: "Não é por nada não, mas o que vocês estão fazendo é contra a lei de Deus, etc."?

Isso já é julgar. Se você fala que não julga, mas fala que é errado, está sendo contraditório.

É simples: quem vai pro inferno vão ser os gays, não a Igreja ou whatever. Não precisa "dar as costas" para a pessoa, basta simplesmente ignorar a opção sexual. Com certeza isso não é contra as Leis de Deus.

Diz ainda: Hebreus 3:13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
"Exortar"?? Quer dizer, desculpa, mas por estarmos falando de sexualidade isso soou meio engraçado... tô imaginando alguém falando: "Aí, cara, um conselho: não seja gay, beleza?" :lol:

Até porque isso não tem muito sentido nesse tipo de conversa. Afinal, você pode se redimir dos pecados, mas pode se redimir da sexualidade? Eu adoraria ser hetero, eu falo sério, faria qualquer coisa para que amanhã eu acordasse sentindo atração por mulheres, mas não é questão de alguém me exortar, entende? Eu não comi a maçã, não por livre e espontânea vontade... e, *se* eu comi ou não, isso ainda é muito relativo.
 
Sim, se fôssemos "dar as costas" pra todos que cometessem um pecado não poderíamos nos olhar no espelho. Quem sou eu pra julgar alguém? Cada um faz o que quer com a própria vida.
 
Lyniëth Tasartir disse:
Tenho esta posição: I Coríntios 6:9-10 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus.

Concordo. Caras afeminados vão pro inferno, mesmo que sejam hetero. Homossexuais que fazem pose de machão vão pro céu.

Olha, eu tenho uma amiga que traiu o namorado, ficando com outro amigo meu. Segundo a bíblia, ela deve ser apedrejada em praça pública.
Eu pensei em viajar com ela até a praça da Sé, em São Paulo, porque lá teriam mais pessoas, e portanto mais pedras. Assim, o estrago seria maior e ela teria uma morte mais rápida. Você acha isso sensato, ou seria melhor usar a praça do Japão, aqui em curitiba, e aproveitar e sujar a estátua de Buda de sangue, já que ela é uma imagem profana, né?

O que diz a bíblia com relação a isso?
Se ela fosse homem ela (no caso ele) poderia continuar sua vida normalmente?

Você usa/usaria camisinha? A igreja proíbe, sabia?

Não estou dizendo que a bíblia esteja errada. Mas ela foi escrita por homens, portanto as palavras divinas foram afetadas pela opinião do escritor.

E alí diz que idólatras também vão para o inferno?

A minha visão da Bíblia é mais como um guia que uma tabela de regras. Os ensinamentos devem ser submetidos ao bom senso. Isso inclui a diferença social dos homossexuais na época em que foi escrita e hoje em dia.
 
Já que o Vela se aprofundou um pouco mais na mudança de assunto que rolou por aqui, lembrei de um texto que se aplica bem a esse assunto (interpretações bíblicas desprovidas de bom senso). Fake ou não, as dúvidas são bem pertinentes.

Laura Schlessinger é uma personalidade do rádio americano que distribui conselhos para pessoas que ligam para seu show.

Recentemente ela disse que a homossexualidade é uma abominação de acordo com Levíticos 18:22 e não pode ser perdoada em qualquer circunstância. O texto abaixo é uma carta aberta para Dra. Laura, escrita por um cidadão americano e também disponibilizada na Internet.

"Cara Dra. Laura
Obrigado por ter feito tanto para educar as pessoas no que diz respeito à Lei de Deus. Eu tenho aprendido muito com seu show, e tento compartilhar o conhecimento com tantas pessoas quantas posso. Quando alguém tenta defender o homossexualismo, por exemplo, eu simplesmente o lembro que Levíticos 18:22 claramente afirma que isso é uma abominação. Fim do debate.

Mas eu preciso de sua ajuda, entretanto, no que diz respeito a algumas leis específicas e como seguí-las:

  • Quando eu queimo um touro no altar como sacrifício, eu sei que isso cria um odor agradável para o Senhor (Levíticos 1:9). O problema são os meus vizinhos. Eles reclamam que o odor não é agradável para eles. Devo matá-los por heresia?
  • Eu gostaria de vender minha filha como escrava, como é permitido em Êxodo 21:7. Na época atual, qual você acha que seria um preço justo por ela?
  • Eu sei que não é permitido ter contato com uma mulher enquanto ela está em seu período de impureza menstrual (Levíticos 15:19-24). O problema é: como eu digo isso a ela? Eu tenho tentado, mas a maioria das mulheres toma isso como ofensa.
  • Levíticos 25:44 afirma que eu posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, se eles forem comprados de nações vizinhas. Um amigo meu diz que isso se aplica a mexicanos, mas não a canadenses. Você pode esclarecer isso? Por que eu não posso possuir canadenses?
  • Eu tenho um vizinho que insiste em trabalhar aos sábados. Êxodo 35:2 claramente afirma que ele deve ser morto. Eu sou moralmente obrigado a matá-lo mesmo?
  • Um amigo meu acha que mesmo que comer moluscos seja uma abominação (Levíticos 11:10), é uma abominação menor que a homossexualidade. Eu não concordo. Você pode esclacer esse ponto?
  • Levíticos 21:20 afirma que eu não posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver algum defeito na visão. Eu admito que uso óculos para ler. A minha visão tem mesmo que ser 100%, ou pode-se dar um jeitinho?
  • A maioria dos meus amigos homens apara a barba, inclusive o cabelo das têmporas, mesmo que isso seja expressamente proibido em Levíticos 19:27. Como eles devem morrer?
  • Eu sei que tocar a pele de um porco morto me faz impuro (Levíticos 11:6-8), mas eu posso jogar futebol americano se usar luvas? (as bolas de futebol americano são feitas com pele de porco).
  • Meu tio tem uma fazenda. Ele viola Levíticos 19:19 plantando dois tipos diferentes de vegetais no mesmo campo. Sua esposa também viola Levíticos 19:19, porque usa roupas feitas de dois tipos diferentes de tecido (algodão e poliester). Ele também tende a xingar e blasfemar muito. É realmente necessário que eu chame toda a cidade para apedrejá-los (Levíticos 24:10-16)? Nós não poderíamos simplesmente queimá-los em uma cerimônia privada, como deve ser feito com as pessoas que mantêm relações sexuais com seus sogros (Levíticos 20:14)?

Eu sei que você estudou essas coisas a fundo, então estou confiante que possa ajudar. Obrigado novamente por nos lembrar que a palavra de Deus é eterna e imutável. Seu discípulo e fã ardoroso.
 
Lyniëth Tasartir disse:
Não julguei, nem julgo as que conheço que tem esta posição, sequer a Igreja pode julgar estas pessoas, mas dar as costas a uma situação de engano (seja qual for! ) é ser omisso!
Ristow disse:
E o que seria "não dar as costas" sem julgar?
Tipo: "Não é por nada não, mas o que vocês estão fazendo é contra a lei de Deus, etc."?

Se vc tem uma opinião ou toma uma ação, vc concorda que em algum momento talvez, esta opinião/ação vai de encontro ou entra em oposição à uma outra pessoa? O fato de eu simplesmente ter encontrado através da Bíblia (que foi escrita por homens inspirados por Deus) atitudes a serem tomadas e como disse o sr. Vela um guia do qual eu posso viver bem comigo mesma, com meu próximo e com Deus acima de tudo, não me dá o direito de julgar mas dentro dela existe posições a respeito de uma gama "enorme" de atitudes a tomadas e/ou ser evitadas. O que escrevi é um dos versículos, digo novamente, somente "UM" dos versículos que fala a respeito deste tema.

Vela disse:
Caras afeminados vão pro inferno, mesmo que sejam hetero. Homossexuais que fazem pose de machão vão pro céu.
Olha, eu tenho uma amiga que traiu o namorado, ficando com outro amigo meu. Segundo a bíblia, ela deve ser apedrejada em praça pública.
Naquela época e naquela terra, realmente ela teria sido apedrejada em praça pública mas, lembre-se do texto em que trouxeram a Jesus (Naquela época e naquela terra) uma mulhor que foi pega em adultério e Ele impediu que a apedrejassem dizendo que quem não tivesse pecado jogasse 1ª pedra: resultado todos foram embora e o que Ele disse para mulher: Vá, e não peques mais. Você já leu este texto? "Não há quem não peque, nem um sequer" diz a Bíblia mas a vários versículos (não os cito aqui porque senão...haja coisa para ler) que diz para confessarmos os pecados e andarmos na sã doutrina. Lamento dizer mas eu, nem a Igreja atual (independente das lei do Governo) temos direito a apedrejar ninguém (seja física ou psicologicamente) daí então entra a premissa: Não julgueis...a Deus cabe o julgamento). Ao ler a Bíblia é melhor lê-la por completo tentando compreende-la e não histórias isoladas para atacar a fé de alguém sem saber discutir com seriedade que o assunto requer. Vc simplesmente segue sua vida normalmente qd vê uma criança pedindo no meio da rua? Vc faz de conta que não viu nada ao saber da notícia de um assassinato até mesmo de ? Houve alguém que não cuidou da criança? Houve o assassino? Quem é o culpado? Governo, sociedade? Nós? O que quero dizer por fim a vc é que se a Bíblia diz que ENTRE OUTROS, efeminados, sodomitas (leia a história de Sodoma e Gomorra caso seja de curiosidade) não herdarão o reino dos céus, a minha posição é que se em algum momento eu me visse em uma situação de escolha sexual sabendo disto eu não faria esta opção e recorreria a meios dos quais eu pudesse ser ajudada a respeito seja com pessoas, seja com a ajuda do Espírito Santo (se vc não souber sugiro que leia a respeito Dele também).

Vela disse:
E alí diz que idólatras também vão para o inferno?

A esse respeito eu já escrevi: I Coríntios 6:9-10 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tudo aquilo que vc coloca acima do amor por Deus, se torna idolatria, não somente imagens, esculturas, etc.


Ristow disse:
"Exortar"?? Quer dizer, desculpa, mas por estarmos falando de sexualidade isso soou meio engraçado... tô imaginando alguém falando: "Aí, cara, um conselho: não seja gay, beleza?" :lol:
Até porque isso não tem muito sentido nesse tipo de conversa. Afinal, você pode se redimir dos pecados, mas pode se redimir da sexualidade?

A respeito disso posso dizer que é LÓGICO E SERIA ESTUPIDEZ/FALTA DE SABEDORIA uma pessoa chegar simplesmente dizendo este tipo de coisa a alguém! Não é simples dessa forma para alguém dizer isto e tão pouco não é simples para a pessoa envolvida aceitar isso, tenho certeza que com isto vc concorda não é? Existe neste caso vários fatores a serem considerados e alguns porquês para se ter esta opção. Não sei qual é o seu, não sei da sua história seja familiar ou social, nem mesmo do seus antepassados (por incrível que parece isso tb pode vir a influir). Não me intrometeria sem saber nada a seu e principalmente se não fosse do seu interesse em me escutar.

Ristow disse:
Eu adoraria ser hetero, eu falo sério, faria qualquer coisa para que amanhã eu acordasse sentindo atração por mulheres,

Olha Ristow, quanto a isso é que, quando li este trecho tive a impressão de que o fato de ser homossexual não lhe traz bem estar consigo mesmo ou alguma “normalidade de vida” que ser simplesmente hetero pode trazer, imagino que deve ser difícil.Vc é jovem ainda tem muito o que viver e terá ainda muitas experiências na vida, dê a si mesmo oportunidades para tal. Conheci pessoas que por causa desta opção tornaram marginalizadas, estereotipadas e ridicularizadas muitas vezes até pelos próprios familiares. Quanto a história de como mudaram sua opção já daria um bom caldo para se escrever aqui. Meus dedos doem.

Ristow disse:
mas não é questão de alguém me exortar, entende? Eu não comi a maçã, não por livre e espontânea vontade... e, *se* eu comi ou não, isso ainda é muito relativo.
Não estou aqui na posição de dizer: Se arrepende! Vê- se muda! Apenas escrevi o que a Bíblia diz a respeito do que vai de encontro as ordenanças de Deus.
Exortar significa: 1. Incitar, encorajar. 2. Aconselhar, persuadir.
Escrevi o texto bíblico, o texto em si lhe aconselhou? Incitou? Persuadiu? Não é tão simples assim, digo mais uma vez.. Se há algo que não está dentro do que Deus espera de nós, exortemo-nos uns aos outros, diga-se o que se está escrito.

Gildor disse:
Já que o Vela se aprofundou um pouco mais na mudança de assunto que rolou por aqui, lembrei de um texto que se aplica bem a esse assunto (interpretações bíblicas desprovidas de bom senso). Fake ou não, as dúvidas são bem pertinentes. .

Claramente pelo texto dá para ver que a pessoa entrou em clima de gozação a respeito do que se é dito no programa de Laura Schlessinger (não sei quem ela é) e sobre as escrituras :| . Infelizmente há pessoas gostam de distorcer a Bíblia. Basta ler o Novo Testamento e observar o que Jesus ensinou e o que o apóstolo São Paulo escreveu. Este apóstolo em específico foi um dos responsáveis pela propagação do evangelho de Jesus pelo mundo, os povos tinham e têm práticas diferenciadas. Tenho estudos a respeito deste assunto e a livros disponíveis sobre isso. O Deus do Antigo e do Velho testamento, Ele mudou? Caramba se eu for me estender nesse assunto haja dedo para digitar. Estou aberta a conversas para quem quiser. Só não agora, quero descansar meus dedos, me poupem galera...aí, ui...vou colocar de molho na água morna. :(
[/b]
 
Entendi melhor agora. :wink:

Enfim, faltava eu considerá-la como um guia, não como um livro de regras. Mas, apesar disso, o assunto de homossexualidade continua irreversível, ao contrário dos outros pecados, dos quais você pode se redimir ou não fazer de novo (como o caso do adultério que você citou).

Tasartir disse:
Existe neste caso vários fatores a serem considerados e alguns porquês para se ter esta opção. Não sei qual é o seu,
Nem eu. :?

Quanto a história de como mudaram sua opção já daria um bom caldo para se escrever aqui
Então, não "mudaram", eu sempre fui assim e sei lá por que.

E, supondo que tivessem mudado, não seria injusto eu pagar por um "pecado" por causa da persuação dos outros? Pode até ter uma explicação bíblica pra isso, mas empiricamente, pra mim, isso não tem lógica.

Não estou aqui na posição de dizer: Se arrepende! Vê- se muda! Apenas escrevi o que a Bíblia diz a respeito do que vai de encontro as ordenanças de Deus.
Exortar significa: 1. Incitar, encorajar. 2. Aconselhar, persuadir.
Escrevi o texto bíblico, o texto em si lhe aconselhou? Incitou? Persuadiu? Não é tão simples assim, digo mais uma vez.. Se há algo que não está dentro do que Deus espera de nós, exortemo-nos uns aos outros, diga-se o que se está escrito.
Eu entendi a passagem, só falei que, dentre todos os "pecados", o único que eu considero "impossível" (entre aspas porque prefiro nunca dizer nunca) de resolver é o homossexualismo, por não depender da minha vontade própria, tampouco das exortações e conselhos dos outros (da Bíblia também), para mudar.

Eu sou ateu e portanto não me preocupo com isso, mas como isso não me impede de falar usando bases religiosas, tenho o direito de achar injusto que alguém seja condenado por um "pecado" que não dependeu dela para cometer, e que também não depende dela ou dos conselhos/persuações dos outros para redimí-lo.

Homossexualismo não é uma coisa que acontece, é uma coisa que é.

É como a Bíblia falar que quem tiver olhos azuis irá para o inferno, sendo que não foi você quem escolheu ter isso, e não tem como mudar. Não faz sentido.

Agora voltando o seu post para quotar outra coisa:

Olha Ristow, quanto a isso é que, quando li este trecho tive a impressão de que o fato de ser homossexual não lhe traz bem estar consigo mesmo ou alguma “normalidade de vida” que ser simplesmente hetero pode trazer, imagino que deve ser difícil.Vc é jovem ainda tem muito o que viver e terá ainda muitas experiências na vida, dê a si mesmo oportunidades para tal.
Não traz bem estar mesmo. Eu só não entendi o que você quis dizer com "dê a si mesmo oportunidades para tal." Eu posso interpretar de duas maneiras:

1) Viver feliz da maneira que eu sou, gay mesmo.

2) Experimentar "coisas novas" para que eventualmente eu mude minha opção (que na verdade não é opção) sexual.

Não sei a qual das duas você se referia (ou se existe um terceito significado, sei lá :P), mas vão os meus ocmentários para ambos:

1 - É o que eu tento. É difícil, mas não não há outra coisa a ser feita. No entanto, continuarei sendo homossexual, e portanto não irei para o Reino de Deus, o que entra em contradição com tudo o que você disse, e por isso acho que não foi isso que você quis dizer.

2 - Moça (seu nick é complicado, viu? :mrgreen: ), eu não sei o que você pensa sobre o homossexualismo, e longe d'eu querer insinuar que você seja ignorante ou algo do gênero, mas tá aqui a opinião de alguém que convive com isso o tempo inteiro, durante anos: não, não vou mudar. Nunca vou ser hétero. Aliás... como eu disse, 'nunca diga nunca'. Mas eu sei, que há 99,9999999...% de chances d'eu ser gay pro resto da vida. Uma pena, mas é o fato. Sim, existem coisas que eu nunca experimentei, e estou disposto a dar a mim possibilidades para tal, mas, mesmo assim, eu sei que não vou mudar. Não tem como imaginar, é simplesmente inaceitável. Eu não acho que não vou mudar porque li num livro que dizia que isso não é possível, mas sim por ser uma questão de consciência, experiência, sentimentos, razão, de conhecer a si mesmo. Você consegue imaginar um modo de sentir atração por mulheres? Exortação... Conselhos... Persuação... Bíblia... vão adiantar? Eu não quero assinar um certificado de 'mente fechada', mas, se for essa a impressão que eu estiver passando, que seja: eu não vou mudar. Eu nunca vou ser hétero. Eu odeio ser gay, e não é por causa do preconceito dos outros. É por causa de um, um simples sentimento, que equivale a ser amarrado numa cadeira, olhando prum prato de comida suculenta, depois de 4 dias sem comer nada. Seria preferível morrer de fome sozinho preso numa sala a passar os últimos momentos da vida olhando praquela comida deliciosa, morrendo de fome, sem poder se soltar da cadeira. Mas você não tem opção. Você não vai conseguir se desamarrar dessa cadeira porque sequer tem força para se mexer. E nem sentindo isso eu consigo mudar.

Acabei falando metaforicamente, mas entende?


(err, acabei desabafando um pouco, tente ignorar essa parte :eek:)
 
Lyniëth Tasartir disse:
Vela disse:
Caras afeminados vão pro inferno, mesmo que sejam hetero. Homossexuais que fazem pose de machão vão pro céu.
Olha, eu tenho uma amiga que traiu o namorado, ficando com outro amigo meu. Segundo a bíblia, ela deve ser apedrejada em praça pública.
Naquela época e naquela terra, realmente ela teria sido apedrejada em praça pública mas, lembre-se do texto em que trouxeram a Jesus (Naquela época e naquela terra) uma mulhor que foi pega em adultério e Ele impediu que a apedrejassem dizendo que quem não tivesse pecado jogasse 1ª pedra: resultado todos foram embora e o que Ele disse para mulher: Vá, e não peques mais. Você já leu este texto? "Não há quem não peque, nem um sequer" diz a Bíblia mas a vários versículos (não os cito aqui porque senão...haja coisa para ler) que diz para confessarmos os pecados e andarmos na sã doutrina. Lamento dizer mas eu, nem a Igreja atual (independente das lei do Governo) temos direito a apedrejar ninguém (seja física ou psicologicamente) daí então entra a premissa: Não julgueis...a Deus cabe o julgamento). Ao ler a Bíblia é melhor lê-la por completo tentando compreende-la e não histórias isoladas para atacar a fé de alguém sem saber discutir com seriedade que o assunto requer. Vc simplesmente segue sua vida normalmente qd vê uma criança pedindo no meio da rua? Vc faz de conta que não viu nada ao saber da notícia de um assassinato até mesmo de ? Houve alguém que não cuidou da criança? Houve o assassino? Quem é o culpado? Governo, sociedade? Nós? O que quero dizer por fim a vc é que se a Bíblia diz que ENTRE OUTROS, efeminados, sodomitas (leia a história de Sodoma e Gomorra caso seja de curiosidade) não herdarão o reino dos céus, a minha posição é que se em algum momento eu me visse em uma situação de escolha sexual sabendo disto eu não faria esta opção e recorreria a meios dos quais eu pudesse ser ajudada a respeito seja com pessoas, seja com a ajuda do Espírito Santo (se vc não souber sugiro que leia a respeito Dele também).

Pois é. Eu realmente considero Jesus um Cristo. Você sabe o que é um Cristo? Suponho que sim, porque você fala com ares de quem tem suma autoridade no assunto. Sendo assim, você naturalmente sabe que Jesus era um Cristo porque era um líder e um exemplo. Eu não estou criticando a sua fé, eu acredito em Jesus como Cristo, como disse, e busco sabedoria na bíblia. Eu estou criticando a sua visão. Como sugestão, tenha certeza que você lê a bíblia não nas linhas, mas nas entrelinhas. Estou cansado de ver pessoas que a lêem nas linhas (o que é um erro). As leis ditas na Bíblia mandavam apedrejar a coitada extra-matrimonialmente, e Jesus fez com que as pessoas não cumprissem o julgamento da Bíblia, porque achou que este era injusto. Se nos inspirarmos na atitude dele, descumprindo os julgamentos bíblicos que nos parecem injustos - ou seja, submetendo-os ao bom senso, por humildade, então Jesus estará cumprindo seu papel de Cristo. (Não que o papel dele se limitasse a isso, longe de tal.)

Vela disse:
E alí diz que idólatras também vão para o inferno?

A esse respeito eu já escrevi: I Coríntios 6:9-10 Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tudo aquilo que vc coloca acima do amor por Deus, se torna idolatria, não somente imagens, esculturas, etc.

Pois é, era uma indireta. Alí diz que idólatras não hão de herdar o reino de Deus. Isso também se aplica a quem idolatra a bíblia? A quem idolatra a Deus? Não seja tão ávida em interpretar símbolos alegóricos ao pé da letra, e isso inclui a parte de homossexuais.

A respeito disso posso dizer que é LÓGICO E SERIA ESTUPIDEZ/FALTA DE SABEDORIA uma pessoa chegar simplesmente dizendo este tipo de coisa a alguém! Não é simples dessa forma para alguém dizer isto e tão pouco não é simples para a pessoa envolvida aceitar isso, tenho certeza que com isto vc concorda não é? Existe neste caso vários fatores a serem considerados e alguns porquês para se ter esta opção. Não sei qual é o seu, não sei da sua história seja familiar ou social, nem mesmo do seus antepassados (por incrível que parece isso tb pode vir a influir). Não me intrometeria sem saber nada a seu e principalmente se não fosse do seu interesse em me escutar.

(...)

Olha Ristow, quanto a isso é que, quando li este trecho tive a impressão de que o fato de ser homossexual não lhe traz bem estar consigo mesmo ou alguma “normalidade de vida” que ser simplesmente hetero pode trazer, imagino que deve ser difícil.Vc é jovem ainda tem muito o que viver e terá ainda muitas experiências na vida, dê a si mesmo oportunidades para tal. Conheci pessoas que por causa desta opção tornaram marginalizadas, estereotipadas e ridicularizadas muitas vezes até pelos próprios familiares. Quanto a história de como mudaram sua opção já daria um bom caldo para se escrever aqui. Meus dedos doem.

Olha, quem disse a você que existe opção sexual, e que uma pessoa pode simplesmente escolher de qual lado ela é, não tem a menor idéia do que está falando. Gostar de um sexo ou de outro é como gostar de heavy-metal ou funk. Você não pode obrigar uma pessoa a "optar pelo outro estilo". Se ela gosta, ela gosta, e isso não é opção. Talvez ela goste dos dois e isso não seria falta de caráter ou falta de fidelidade para com um dos estilos.

O máximo que eu vejo acontecer no sentido de escolher a opção é um bissexual suprimir/sufocar um dos seus lados. Creio que esse foi meu caso até poucos anos atrás.

Claramente pelo texto dá para ver que a pessoa entrou em clima de gozação a respeito do que se é dito no programa de Laura Schlessinger (não sei quem ela é) e sobre as escrituras :| . Infelizmente há pessoas gostam de distorcer a Bíblia.

Discordo. Ele fez um post irônico mostrando que algumas coisas da bíblia sofrem interpretações ridículas, e frequentemente são mantidas assim por preguiça de reinterpretar.

Basta ler o Novo Testamento e observar o que Jesus ensinou (...)

;)
 
Vela disse:
Pois é. Eu realmente considero Jesus um Cristo. Você sabe o que é um Cristo? Suponho que sim, porque você fala com ares de quem tem suma autoridade no assunto.

Sim, eu sei que Jesus foi um Cristo. Sei o que significa a palavra Cristo. E discordo que tenha dito algo por ter alguma "suma autoridade". Simplesmente por dar minha opinião e dize-la sem recorrer a agressividades, gracinhas e piadas grosseiras não me torna uma autoridade. Li o primeiro ponto deste tópico como assunto sério e vi as repostas em algumas partes, piadas sobre o assunto e falta de respeito com os homossexuais. Será que tinha que escrever no mesmo estilo de algumas pessoas (em especial as engraçadinhas)para poder não ser criticada agora pela minha opinião?


Vela disse:
Sendo assim, você naturalmente sabe que Jesus era um Cristo porque era um líder e um exemplo. Eu não estou criticando a sua fé, eu acredito em Jesus como Cristo, como disse, e busco sabedoria na bíblia. Eu estou criticando a sua visão. Como sugestão, tenha certeza que você lê a bíblia não nas linhas, mas nas entrelinhas. Estou cansado de ver pessoas que a lêem nas linhas (o que é um erro). As leis ditas na Bíblia mandavam apedrejar a coitada extra-matrimonialmente, e Jesus fez com que as pessoas não cumprissem o julgamento da Bíblia, porque achou que este era injusto. Se nos inspirarmos na atitude dele, descumprindo os julgamentos bíblicos que nos parecem injustos - ou seja, submetendo-os ao bom senso, por humildade, então Jesus estará cumprindo seu papel de Cristo. (Não que o papel dele se limitasse a isso, longe de tal.).

Existem as leis/mandamentos no Velho e Novo testamento, o que Jesus disse a respeito delas: "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Mateus 5:17 "
"Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus. Mateus 5:19 "
A Bíblia explica (a passagens a respeito) que Jesus foi enviado a terra para uma nova aliança de Deus com os homens, alianç esta de amor. Segue os textos abaixo:
Mas agora alcançou ele(Jesus) ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas. Hebreus 8:6
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, Hebreus 8:8
Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Hebreus 8:9
Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; Hebreus 8:10
Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar. Hebreus 8:13



Vela disse:
Pois é, era uma indireta. Alí diz que idólatras não hão de herdar o reino de Deus. Isso também se aplica a quem idolatra a bíblia? A quem idolatra a Deus? Não seja tão ávida em interpretar símbolos alegóricos ao pé da letra, e isso inclui a parte de homossexuais.

Os interpretes da Lei perguntaram a Jesus uma coisa: Qual o grande mandamento? Ele respondeu: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.

Se faço isso, idolatro a Deus?...Olha, muiiiitas pessoas vão dizer e vão achar que sim, muitas por não buscarem a Ele, outras por não acreditarem nele, entre outros motivos, não dá para citar todos não é :wink:. Se vc ama alguém o que vc faz? Cada um expressa da forma que melhor lhe convém ou gosta. Agora se amo alguém que não se mostra em carne e osso e acredito que é real as pessoas naturalmente vão dizer que sou maluca. Acho que a Bíblia é bastante clara. Utiliza-se sim de termos (vou utilizar o que falou) símbolos alegóricos, como por exemplo no Apocalípse.
Agora, onde exatamente eu fui "Ávida" em interpretar algo, esclareça se quiser é claro.

Vela disse:
Olha, quem disse a você que existe opção sexual, e que uma pessoa pode simplesmente escolher de qual lado ela é, não tem a menor idéia do que está falando. Gostar de um sexo ou de outro é como gostar de heavy-metal ou funk. Você não pode obrigar uma pessoa a "optar pelo outro estilo". Se ela gosta, ela gosta, e isso não é opção. Talvez ela goste dos dois e isso não seria falta de caráter ou falta de fidelidade para com um dos estilos..

Em nenhum momento obriguei alguém. Fere inclusive o livre árbitrio de todos nós.(tenho certeza que vc vai falar alguma coisa sobre isso). Desculpe-me então pelo uso errado do termo OPÇÃO.
Gays, lésbicas e bissexuais cada um na sua sem em nenhum momento optarem. Vou lembrar de escrever assim daqui por diante caso continuemos com o debate.

Vela disse:
O máximo que eu vejo acontecer no sentido de escolher a opção é um bissexual suprimir/sufocar um dos seus lados. Creio que esse foi meu caso até poucos anos atrás...

Conheci e vi casos de perto de pessoas que eram gays assumidos e alguns que viviam no armário, como se diz, e ainda transformistas. Elas sentiram-se suprimidas de sua sexualidade? Não. (não dá simplesmente para contar a história de uma a uma aqui, haja digitação) . Digo uma coisa , Deus ama as pessoas como elas são e da forma que elas são. Outro ponto:Deus também abomina o pecado. Ou seja, odeia o pecado e ama o pecador. O amor de Deus toca as pessoas e o Espírito Santo as transforma.

Agora, qual sua opinião sobre estas passagens:
"Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25 "
"Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. Romanos 1:26 "
"E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. Romanos 1:27

Apesar de ter escrito estes versículos eu reitero: Não estou aqui para julgar ninguém, estou expondo o que está escrito. O julgamento cabe a Deus, e diga-se de passagem um Deus de amor.

**Ristow** Depois eu te escrevo em resposta ao que vc escreveu. :D
 
Vela disse:
A minha visão da Bíblia é mais como um guia que uma tabela de regras. Os ensinamentos devem ser submetidos ao bom senso. Isso inclui a diferença social dos homossexuais na época em que foi escrita e hoje em dia.
um bom ponto q eu quero pegar para encaixar com umas coisas ditas aqui, mesmo desobedecendo a glorwendel.

na época em que as passagens biblicas foram escritas (a biblia surgiu só maaaaaaais para frente), os romanos que _comandavam_ o mundo.

vale lembrar que os romanos era praticantes de:
Orgias
Homossexualismo
Pederastria
e em alguns casos, pedofilia.

não sei se todos sabem, mas para os romanos, a vida sexual de garoto deveria ser iniciada com um outro homem.

como os hebreus tinham de fazer para que evitar que essas idéias romanas naum tomassem conta da sua cultura? usar os ensinamentos de cristo, deturpa-los de certa forma que, todos aqueles q seguirem a sua ideologia, naum seguiriam os romanos.

atualmente, como ja foi dito, é muito mais facil vc ficar com pensamento de mais ou menos 2500 - 1800 anos (por volta), do que abrir a mente e aceitar que esses pensamentos são erroneos e impróprios para a atualidade.

sobre essa do porco, só lembrar que aquele local era povoado de judeus, eles tinham de atrair de alguma forma mais pessoas a sua crença. fizeram o q?

usar um livro modificado por anos e anos, sem contar a interpretação humana de quem o fez antes de escreve-lo, naum eh mtu bom(minha visão como ateu.). :roll:

tenho amigos e amigas homossexuais. falaram abertamente para mim, sabe o q eu fiz? continuei sendo o mesmo. se eu fosse mais amigo, poderia ser um sinal de 'piedade' para com ele, me afastastando, seria um grande sinal de preconceito.
nenhum dos homossexuais me cantou nem nada.. continuo tendo as mesmas brincadeiras q antes, todos sabem minha opção e respeitam. pq EU deveria ser diferente e virar o preconceituoso da história?
 
Na questão de iterpretação da biblia, cada pessoa deve fazer a suainterpretação individual, pq Deus escolhe para cada um uma maneira de provar que existe,e fazelo trilhar o caminho :wink:
Ser um bom conhecedor da biblia não que dizer que um individuo seja uma pessoa justa e coerente :roll:
Tomem como exemplo o Inri Cristo (um caraquese intitula o novo messias), ele é um grande conhecedor da biblia , e ela consegue dar uma certa coerencia a tudo que ele fala embasando-se em trexos da biblia... Mas isso não quer dizer que ele esteja certo :wink:
Eu conheço pessoas que por cerem a igreja não podem receber transflusão de sangue, transplate de orgãos, mesmo que isso signifiue a morte da pessoa. Agora eu pergunto: Pq Desu deixou o homem evolir ao ponte de poder salvar as vias fazendo isso ? Sera que essa pessoa que não morreu por causa dessas tecnicas merece morrer?
Eu tbm sei de igrjas que não permitem a mulher de cortar os cabelos, raspar as axilas nem nenhuma partede seu corpo, nem se limpar com shampoo. Vcs acham isso certo? Deus por um acaso pede a ploriferação de piolhos???
Tem um casal amigo da minha famila que tiveram 5 filhos, pq a igreja que eles frequentam não permite o uso de metodos contraceptivos. A mulher so fez a esterilização pq corrria o risco de morrer. Graças a Deus esa familia tem condições de se sustentar , mas se num tivesse? Deus tbm prega a superpopulação,e a miseria?
Conheço outra familia cuja igreja não permite ver TV ou ouvir radio,que não seja evangelica. Desu tbm pede a faltade conhecimento, e alienação das pessoas ?
Por isso euacho nos devemos fazer um interpretação da biblia, adequada aus tempos de hoje :wink:
 
Só uma ressalva: Gildor, este quote que você colocou é da antiga lei. Vale apenas para os judeus e não para os cristãos, visto que Cristo se sacrificou, lavando os pecados daqueles que seriam apedrejados e no inutilizando o sacrifício de animais, entre outras coisas. :mrgreen:
 
Gildor disse:
Isso invalidaria também o "Levíticos 18:22", que cita o homossexualismo? :think:

Não, já que isso é reafirmado no Novo Testamento. :mrgreen:
Os pecados continuam os mesmos, o que muda é o tratamento dado ao pecador e a maneira de conseguir o perdão.
 
Dar a si oportunidades para tal me soou meio... hã... promíscuo.

Entendo o ponto do Ristow... só é desconfortável e deixa uma pessoa homossexual infeliz, não necessariamente porque a pessoa acredite que é errado, mas porque muitas vezes as pessoas te julgam uma coisa só porque você é magrelo, nerd, tem zoio azul do Bombadil...

Esse "sofrimento" provém nào porque a pessoa faz algo errado, mas porque a angústia do que as outras pessoas vão fazer contigo é insuportável. Se Deus é uma figura boa, mesmo sendo pai severo, a gente não fica tão mal... o ruim é quando te apedrejam quando muitos não tem moral ou mesmo direito para fazer isso.

Uma coisa no entanto, Tasatir você deve se perguntar... você faz essa exortação porque seu Deus vai te castigar se não salvar o seu semelhante, ou você faz essa exortação no sentido de julgar teu próximo?

Não necessariamente os escritos antigos foram compelidos por gente que foi inspirado por Deus. Há até uma controversa a respeito de onde foram parar certos textos antigos, ao mesmo tempo que Paulo nos é suspeito hoje em dia. Não foi Deus quem eliminou tais textos, e com certeza, a supressão deixa muita gente curiosa que vai atrás. A curiosidade matou o gato...

Também tem outro problema: o Judaísmo dá base para o Cristianismo, e por seu lado, tem diversas ramificações. Estou supondo que tu tens em mãos a Bíblia já editada pela Igreja Católica... (mesmo protestante, luteranos).

Essa Bíblia é claramente anti-semita, e daí vem todo o alvoroço com o filme de Gibson. O ponto anti-semita da Bíblia levou a sociedade ocidental considerar os judeus como culpados pela morte do Salvador (se bem que SEM o sacríficio, não haveria salvação, e sem o carrasco não haveria o suplício, que tornaria Cristianismo tão popular)

Com base na Bíblia, temos o problema de idolatria na Igreja Católica. Mas mesmo sem os santos, temos o problema de idolatrar uma imagem (a cruz).

Engraçado que o primeiro símbolo cristão tenha sido o peixe, pois a cruz causava muita dor e sofrimento aos primeiros crentes.

A idolatria foi vetada por Jesus (evitarei usar o termo Salvador-Cristo pois isso refere-se apenas ao ramo Cristão) e de tal forma foi eficaz que por muito tempo não houve um símbolo, ou relíquia sagrada para idolatrar (mesmo sua própria cruz ou o falado Graal). Isso se devia a um motivo: para que o ser humano parásse de achar "vou até o templo, pago um sacrífio, vou fazer uma oferenda e acabaram-se meus problemas pois Deus vai dar um jeito".

Pois o sacrífico do melhor novilho tinha um papel em séculos anteriores a Jesus: o fruto de trabalho duro, o desprendimento do orgulho de seu rebanho em favor a um amor maior que seria dado ao Pai. Foi deturpado por matar bichinhos comprados no mercado na frente do templo.

Jesus roga por perdão, mas não é bobo não... ele fez um adendo à pecadora "vá e não peques mais"

(o que é ruim de hoje em dia do pessoal ir se confessar e refazer os mesmos erros, já que limpou a ficha)

Mesmo assim, ele foi humano (sim, eu sei que ele também é deus, já que até hoje ele está vivo :) ) e não podia prever que mesmo assim, haveria como perverter seus ensinamentos. E ter sempre gente que entende tudo errado o que ele quis dizer.

Nesse ponto, fiquei muito interessada pelo Budismo, que num determinado ponto me chamou a atenção por uma frase praticamente científica. Sobre não confiar nos ensinamentos e escritos cegamente.

Há outros pontos interessantes do Budismo, como o fato de não citar Deus (não diz que Deus existe, mas não diz que Deus não existe). Claramente a iluminação pode ser almejada por qualquer pessoa, mas ele não diz que no final do caminho o que encontraremos. Talvez seja Deus, talvez o paraíso, mas ele não disse.

Esses dois pontos fundamentais tornam essa religião quase impar: não é possível ter fundamentalismos, pois o próprio fundador impele as pessoas de procurar respostas e não de seguir cegamente os conselhos de outros.

Tanto foi assim, que ao contrário de Cristo que não teve suas palavras escritas por muito tempo, por conta de sua escolha de pessoas humildes como apóstolos (e com isso salvando sua palavra de ser pervertida - por algum tempo - como algo certo e verdadeiro... pois seus apóstolos tinham de falar às pessoas) Sidarta o Buda também viu o perigo de deixar algo escrito, e somente muito tempo depois foram postos no papel.

Pois o perigo do escrito é que se foi escrito é porque a pessoa pensou muito antes de escrever bobeira. Então o leitor vai achar e confiar que é a verdade.

Aí que mora o perigo do fundamentalismo. Cristo não preveu que haveria alguém que escreveria. Ele confiava mais na palavra, em falar, em estar presente olho no olho. Ele dava o livre arbítrio para a pessoa pensar... pois até então as pessoas também estavam presas a um sistema e não pensavam.

Ele as fez questionar o mundo em que viviam, e a ter esperanças. A não serem presas por leis escritas por homens. A lei de Deus é muito mais forte e garante a felicidade, e não é usando regra de 3 que dá para conseguir o Reino dos Ceus.

Podem até achar que o Budismo é concorrente, mas diz exatamente a mesma coisa. Sidarta teve de tudo, e não era feliz. Resolveu usar da austeridade e auto-flagelação para alcançar a iluminação, e viu que isso também não funcionava. Ele encontrou no entanto a Iluminação, o ponto onde o sofrimento não podia alcançá-lo em vida (pois em morte ninguém mais pode nos fazer sofrer :mrgreen:). Isso para um principe nascido em uma sociedade de castas, onde um marginal é filho de marginal e não poderia sair desse karma interminavel de miséria. (coisa que ainda ocorre na Índia).

Jesus ao ensinar usava de parábolas para ensinar. Pois sabia que fazer uma lei seria o mesmo que a gente faz para passar no vestibular: decoramos mas não aprendemos. E achamos que aquilo não deve ser contestado jamais. Mesmo que a contestação seja um simples "vou pensar um pouco no que ele quer dizer".

O ponto é que ambos fazem menção a um caminho. Na verdade, o ser humano é medroso por natureza em começar uma jornada. Ele gosta de ficar quietinho em sua casa, e jornadas tendiam a ser perigosas no passado. Ele prefere ficar acorrentado a grilhões do que sair e procurar sua vida, sua felicidade e sua salvação.

O ponto é que ficar citando palavras de homens mortos que dizem que Jesus disse alguma coisa, é o princípio. Prender-mo-nos apenas a essas palavras, seria o mesmo que ouvir uma pessoa e dando mais crédito nas palavras apenas porque tá no papel. O ponto principal de todas as teologias foi evitar essa cegueira compulsiva das tradições. Dar o dedivo valor e ouvidos, sim. Mas obedecer cegamente, não. E muito cuidado nas entrelinhas, pois são as nossas entrelinhas e não as do autor. E fazendo isso, cuidado para distribuir a nossa justiça e não a de Deus.

Agora deu sono e tenho de ir medir umas histereses.
 
Como se o caráter de uma pessoa fosse definido pela sua opção sexual.

:wall:

O que uma pessoa é não diz respeito a ninguém, a não a ser ela.

Portanto... Que direto se tem de querer "julgar" alguém?

Não consigo entender.. que coisa!
 
Ok, chegou a hora do agnóstico deísta se meter na história...

Deus é algo para além da nossa compreensão como mortais, certo?

Se ele é algo para além da nossa compreensão, podemos tentar no máximo entender linhas gerais do que seria a vontade do Criador, isso se Ele tem uma vontade.

E mais, julgar o que Ele julga correto quando lidamos com uma causa tão pequena como a opção sexual (sim, pode parecer uma coisa vexatória, chamativa, problemática dentro de um contexto pequeno-burguês moralista no qual pessoas desocupadas vão discorrer sobre a vida alheia) é no mínimo menosprezar a instância superior. Algumas pessoas nascem gays, e sinceramente Deus tem mais o que fazer da eternidade dele do que introjetar na própria capacidade ilimitada tabus reguladores e afins. Isso faz parte de nós, mortais, e da nossa bíblia, talvez inspirada, mas certamente humana no seu conteúdo e propósitos.

Deus é criador de todos, gays ou não.

Que separemos Deus e Igreja como dois conceitos alienados um do outro, pois pra mim o são na medida em que a própria Igreja recai em contradições que não me proponho a desenvolver nesse tópico. A Igreja não tem a menor obrigação de consentir relacionamentos e casamentos homossexuais no religioso, e muito menos tem os casais homossexuais de se sentirem minimamente lesados por isso.

Foi se o tempo em que o secularismo impregnava a mentalidade de todos, felizmente vivemos hoje e cada vez mais numa sociedade laica onde o bom senso predomina sobre valores arbitrários e retrógrados que datam da antiguidade.

Numa boa numa boa? Cada religioso que cuide da sua doutrina, mas acho que Deus, a fonte de tudo, tem mais o que fazer do que perder seu precioso e ilimitado tempo com pequenezas.

Palavra de Eru. :wink:
 
Desde que eu conheci um amigão meu, ano passado, discutimos sobre isto. Porque eu sou ateu fanático e ele é presbiteriano fanático. E ele considera totalmente errado. E eu to até hoje tentando convencer ele do contrário. Porque não tem motivo além de estar escrito na Biblia, homossexualismo não machuca ninguém. E nenhum Deus que se julgue feito de amor proibe amor.

Quando eu penso que talvez Deus exista, porque ainda estou em busca da minha verdade (por isso frequento a igreja presbiteriana que este amigo frequenta e pesquiso sobre isto, porque estou de mente aberta para mudar de religião quando eu achar uma verdade maior do que a minha), eu penso logo que se existe, não "escreveu" a Biblia. Acho a Biblia o livro mais lindo já escrito, um épico. Mas não é uma verdade, é um guia moral que deu as bases da nossa sociedade. =)

Adorei o tópico, me deu muitos argumentos. Vamos agitar isso daqui! =)

Parabéns pelo tópico excelente, moça ^^
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo