1. Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dismiss Notice
Visitante, junte-se ao Grupo de Discussão da Valinor no Telegram! Basta clicar AQUI. No WhatsApp é AQUI. Estes grupos tem como objetivo principal discutir, conversar e tirar dúvidas sobre as obras de J. R. R. Tolkien (sejam os livros ou obras derivadas como os filmes)

HOMERO um Furo na História!?!?!?

Tópico em 'Autores Estrangeiros' iniciado por Erion Storm eyes, 7 Nov 2007.

1. Erion Storm eyes

Erion Storm eyes Usuário

8-O Homero, que muitos historiadores consideram o pai da literatura, é um mistério, pois não se tem certeza de sua existência, muitas cidades gregas disputam ter visto seu nascimento em suas terras, autor de clássicas epopéias como a Odisséia e Íliada que narram as aventuras dos Aqueus (gregos) na guerra de Ilion (Troia) e nas tribulações fantásticas de Ulisses o de muitos ardiz. Vcs acreditam que ele existiu ou foi só mais um furo de nossa história, muitos acham que não foi um homem que escreveu tais obras e sim uma sociedade de escritores, qual é a teoria mais cotada para vcs!?!?!?

Última edição: 7 Nov 2007
  2. Kainof

Kainof Sr. Raposo

Apesar de gostar muito, muito de Homero, não tenho conhecimento dessas pequenas nuances literárias. Não tive acesso ao texto em grego original (não que isso resolvesse, afinal não sei nada de grego...). Então é difícil dar uma opinião tirada das próprias conclusões.

O que é possível, é analisar as teorias de quem entende do assunto e pender pro lado que parece mais provável.

Na minha opinião, um poeta determinado deve ter escrito o épico na quase totalidade, sendo que depois foram acrescentadas partes e "reparações". Parece ser o caso da Dolônia (canto X da Ilíada), que tem meio que a unanimidade dos estudiosos de destoar do restante. E mesmo lendo, parece estranho, ainda que não inverossímil.

Agora, as diferenças entre A Odisséia e a Ilíada são razoavelmente grandes. Na tradução que tive a oportunidade de ler (Círculo do Livro), até na composição narrativa isso é perceptível. Mas diferença não quer necessariamente dizer que não foi o mesmo autor. Escritores amadurecem o estilo e, por vezes, o diferenciam de obra para obra.

3. Erion Storm eyes

Erion Storm eyes Usuário

É como comparar a lua e o sol, pois as diferenças entre a Íliada e a Odisséia são enormes, que as vezes chego a pensar na evolução enorme que Homero teve e na possibilidade de ter cada uma autores distintos, ai minha mente entra em parafuso!

4. Amani

Amani Usuário

Não tenho muita certeza.. mas quem tem??

Por enquanto prefiro acreditar que varias pessoas escreveram a Ilíada e Odisséia, pois há muitas diferenças de estilo e tal..

quanto à historia em si.. é provavel que ele tenha usado um fato e inventado uma historia por cima.. Pois há evidencias de guerras, incendios na epoca dita a epoca da guerra de troia.. mas nada a respeito de helena..

tem tambem um texto hitita que se refere a um principe chamando alexandros (nome de páris) da mesma epoca..

é um assunto muito rico, prefiro ler mais e depois me pronunciar..

Compartilhar