ruims
"Mais uma cerveja!" diz o
Uma parte da mitologia grega contém muitas passagens dos livros de Homero. Mas... não terá ele apenas inventado toda a história, como um simples escritor?
Chama-se a Tolkien o pai da literatura de fantasia.
Mas não terá Homero apenas fantasiado também?
Não terá ele inventado nomes de deuses, lugares, acontecimentos, sem qualquer ligação com a realidade?
E Platão, ao escrever sobre a Atlântida, não estaria também no reino da ficção?
Afinal, a fronteira que separa a mitologia "inventada" por Tolkien, será assim mais fantasiosa que a escrita por Homero ou Platão?
Ou seja: será que daqui a mil anos, a mitologia de Tolkien não será estudada como mais uma mitologia europeia?
Por exemplo, o Kalevala finlandês, baseia-se no que um suposto historiador recolheu. Mas, Ellias Lonrott (escritor do Kalevala, o épico finlandês), não terá escrito somente também ele uma ficção?![Pensando :think: :think:](/forum/styles/default/xenforo/smilies/eusa_think.gif)
Desculpem a confusão do raciocínio.
Mas é que nos dois últimos anos tenho comprado e lido muitos livros sobre Mitologia, e quanto mais leio, mais fico com a sensação de que cada autor "inventa" um bocadito.
Já li coisas sobre os elfos, por exemplo, tão diferentes umas das outras, que já nem sei que pensar.
Para uns autores, eles eram pacíficos. Para outros, eles eram quezilentos. Uns dizem que nunca se viam. Outros autores dizem que estavam por toda a parte. E o mais engraçado é que uns dizem que os elfos eram muito pequenos, e outros dizem que eles eram de elevada estatura.
Ou seja, perdoem-me esta conclusão (que eu sei que é muito polémica), mas, para mim, Homero, Lonrott e outros autores antigos, também tinham muita imaginação.
E agora podem bater-me...![Laughing :lol: :lol:](/forum/styles/default/xenforo/smilies/icon_lol_2.gif)
Chama-se a Tolkien o pai da literatura de fantasia.
Mas não terá Homero apenas fantasiado também?
Não terá ele inventado nomes de deuses, lugares, acontecimentos, sem qualquer ligação com a realidade?
E Platão, ao escrever sobre a Atlântida, não estaria também no reino da ficção?
Afinal, a fronteira que separa a mitologia "inventada" por Tolkien, será assim mais fantasiosa que a escrita por Homero ou Platão?
Ou seja: será que daqui a mil anos, a mitologia de Tolkien não será estudada como mais uma mitologia europeia?
Por exemplo, o Kalevala finlandês, baseia-se no que um suposto historiador recolheu. Mas, Ellias Lonrott (escritor do Kalevala, o épico finlandês), não terá escrito somente também ele uma ficção?
![Pensando :think: :think:](/forum/styles/default/xenforo/smilies/eusa_think.gif)
Desculpem a confusão do raciocínio.
Mas é que nos dois últimos anos tenho comprado e lido muitos livros sobre Mitologia, e quanto mais leio, mais fico com a sensação de que cada autor "inventa" um bocadito.
Já li coisas sobre os elfos, por exemplo, tão diferentes umas das outras, que já nem sei que pensar.
Para uns autores, eles eram pacíficos. Para outros, eles eram quezilentos. Uns dizem que nunca se viam. Outros autores dizem que estavam por toda a parte. E o mais engraçado é que uns dizem que os elfos eram muito pequenos, e outros dizem que eles eram de elevada estatura.
Ou seja, perdoem-me esta conclusão (que eu sei que é muito polémica), mas, para mim, Homero, Lonrott e outros autores antigos, também tinham muita imaginação.
![Mr. Green :mrgreen: :mrgreen:](/forum/styles/default/xenforo/smilies/icon_mrgreen.gif)
E agora podem bater-me...
![Laughing :lol: :lol:](/forum/styles/default/xenforo/smilies/icon_lol_2.gif)
Última edição: